Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sábado, 11 de janeiro de 2025

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°84155
De: Prefeitura Data: Quarta 14/8/2019 19:18:58
Cidade: Montes Claros

Município consegue suspensão de reajuste da Copasa - Em ação movida pelo município de Montes Claros contra a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), a justiça suspendeu o reajuste que a empresa havia realizado na prestação do serviço de abastecimento de água e esgoto, no percentual de 8,69%. A vitória do município irá beneficiar todos os moradores da cidade, já que, por determinação judicial, a Copasa deverá suspender imediatamente o reajuste, sob pena de multa diária. A decisão foi tomada pelo juiz Francisco Lacerda Figueiredo, no último dia 6 de agosto. Em sua decisão, o magistrado pontuou que o reajuste da tarifa deve ser considerado irregular desde março deste ano, quando transitou em julgado a ação movida pelo município em 2017, na qual a justiça já havia atestado a irregularidade do mesmo. Ainda em sua decisão, o magistrado entendeu que a Copasa não pode realizar os reajustes sem a prévia análise e homologação do município ou da Agência Municipal de Água, Saneamento Básico e Energia de Montes Claros (AMASBE).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84154
De: Manoel Hygino Data: Quarta 14/8/2019 10:16:38
Cidade: Belo Horizonte

O problema ambiental

Manoel Hygino

O problema da preservação ambiental aquece a discussão em todos os lugares do Brasil. Sábado, a novidade foi o presidente da República declarar que não precisa de dinheiro da Alemanha para esse objetivo. À noite de domingo, a Globo News discutiu o problema com três conceituados entendedores do assunto, a começar pelo respectivo ministro, o quente na defesa de Bolsonaro e suas posições.

O presidente fizera uma sugestão controversa, à imprensa. Ao ser perguntado sobre medidas para equilibrar a preservação ambiental e o crescimento, apelou para o controle fisiológico humano. Explicou:

“É só deixar de comermos um pouquinho. Você fala para mim em poluição ambiental. É só você fazer cocô dia sim, dia não, que melhora bastante a nossa vida também, declarou ao sair do Alvorada acompanhado do ministro Sérgio Moro”. Completou com um paralelo entre o número de filhos das famílias e sua cultura. “O mundo, quando eu falei que cresce mais de 70 milhões por ano, precisa de uma política de planejamento familiar. Não é controle não. Eu entendo que tem que ter controle de natalidade”.

No entendimento presidencial, o número de filhos será critério para esta observação. Contudo, ele afirmou ser uma exceção à própria regra. “Você olha para as pessoas que têm mais cultura – têm menos filhos. Eu sou uma exceção à regra – tenho cinco. Mas como regra é isso”.

A ideia do chefe da nação desperta para a poesia de Salomão Sousa, que habita a região descoberta por Juscelino para capital do Brasil. Com muita poesia publicada e muito mais a sê-lo, Salomão soma elogios daqui e dali, no Brasil e no exterior.

No seu livro mais recente, que é de 2020, depara-se finalmente com uma revelação, para mim desconhecida, mas que pode servir – quem sabe? – para as circunstâncias do Brasil presente e do atual ocupante do Palácio dos Despachos:

“Para concluir uma observação inútil sobre a manifestação do processo de composição poética de Salomão Sousa que, na infância, manipulava bostas secas para adubação de flores e hortaliças. Em sua poesia, os versos não advêm de uma escrita automática, mas não espontâneas e felizes como as moscas que se agrupam e se alimentam da bosta verde, indiferentes ao asco. Com a experiência de decomposição, e com o avanço do desmanche desaparecem os desenhos do arquiteto e da cartografia, desaparecem o sumário e a paisagem de onde surgem as imagens. Com a experiência da manipulação do excremento, Salomão Sousa tem confiança de que o sol ressecará com urgência a bosta verde para que desapareçam as moscas que causam o desastre social e prevaleçam a poesia e a harmonia que a Democracia estimula”.

Diante da desagradável situação por que passam os setores envolvidos, inclusive entidades internacionais e técnicos prestigiosos de várias nacionalidades (nem fale nos brasileiros), as observações de um poeta nascido no interior – como o é a cidade goiana de Silvânia (o nome já diz muito), sobre a infância de Salomão e a transformação de dejectos humanos – fazem sentido e merecem estudos adequados.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84153
De: José Ponciano Neto Data: Terça 13/8/2019 17:03:12
Cidade: Montes Claros- MG

O CAPITÃO-GENERAL VEM CHEGANDO COM A SUA EMBARCAÇÃO

Depois de um ano à deriva em alto mar, estão chegando os marujos de Miguel Sapateiro, com eles os Caboclinhos e Caboclinhas, acompanhados dos catopés de João Faria e Mestre Expedito.

Enfrentaram a severidade do “Mar”, mas, depois das intervenções do Divino Espírito Santo – Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, estão, mais uma vez, atracando nas sesmarias de Dona Germana - Gonçalves Figueira – Dona Eva Bárbara - José Lopes de Carvalho – João Chaves e Hermes de Paula. Estas personagens ajudaram robustecer a tradição.

Nestes próximos dias, as ruas de Montes Claros serão os corredores perfeitos onde, pessoas de todo o mundo reunirão para apreciar o nosso mais primoroso folclore e, através da mídia e das redes sociais, mostrar ao mundo porque a festa é especial e única.

Se você quiser fazer parte deste festival, seja nosso convidado – notarão uma mistura de rica história de 200 anos – tradição e vida moderna.
Vocês estarão junto de nós. Temos este estereótipo catrumano, também constituído de um forte sentimento fraternal e especificamente católico e carismático..

A estória não revela somente a trágica travessia de uma Nau Catarineta – mas, recontada em canto, coreografia, sorrisos e Fé em Deus.

Vamos apreciar os Gajeiros em frente à Igrejinha de Nossa Senhora do Rosário.

(*) José Ponciano Neto é Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84152
De: Manoel Hygino Data: Terça 13/8/2019 07:52:13
Cidade: Belo Horizonte

As festas de agosto

Manoel Hygino

As festas de agosto se realizam no Norte de Minas, mais precisamente em Montes Claros, há mais de cem anos. São festas religiosas em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, São Bendito e ao Divino Espírito Santo, respectivamente. Quem o conta é o médico e historiador Hermes de Paula. Ele pormenoriza: além das práticas estritamente religiosas, como bênçãos, missas e levantamento de mastros, há ainda os marujos, cabocladas e/ou caboclinhos, catopês ou dançantes, cavalhadas, bumba meu boi, estas desaparecidas há anos dos programas.

O registro mais antigo dessas festividades é de 23 de maio de 1839, não se relacionando quais eram, mas pela coroação do segundo imperador, após o cortejo ou passeata em honra e com a efígie de D. Pedro II. Eram permitidos divertimentos durante três dias, desde que “não ofendamos a moral pública. O escritor explica que os divertimentos como o zumbi ou congada em outros lugares existiam, mas com certas características regionais.

Detalhe: os participantes eram na maioria pretos dóceis e alegres, agrupados em ternos, isto é, de mais ou menos vinte pessoas, entre adultos e crianças, somente homens, distribuídos em colunas, começando pelos mais altos, à frente.

Há um chefe, que dança e comanda os cantos entre duas colunas, com dois porta-bandeiras à paisana. Usavam uniforme simples, composto por calça, paletó e camisa, esta de cor branca ou clara. O calçado não é obrigatório. Cada ator leva um lenço atado sobre a cabeça e, sobre este, um capacete, espécie de cilindro ocado de papelão do tamanho da cabeça, aberto dos dois lados e enfeitados com espelho, aljôfar e fitas de várias cores, com metros até.

O grupo é incentivado por uma banda, com pandeiro, tamborim ou caixa. Não pode faltar uma flauta de bambu. Os dançantes, donos da festa, têm o dever de acompanhar o reinado como nas festas de Chico Rei, em Ouro Preto.

Jornalista e advogado conceituado, Paulo Narciso - como Darcy Ribeiro, sociólogo, educador e ex-ministro, este já falecido -, é ardoroso admirador das festas.

A Festa de Catopês, a mais importante manifestação cultural de Montes Claros, e que se aproxima dos 200 anos, este ano não terá a presença de um dos dançantes que nos últimos mais de 70 anos jamais faltou. O carroceiro Tonão, de presumíveis 80 anos, embora seu documento registre pouco menos, partiu deste mundo. Tonão estava internado, num quadro de complicações respiratórias. Além de Catopê histórico, irmão de João Faria que o antecedera na partida por três anos, era carroceiro. Consta que nos tempos mais difíceis da vida, quando a renda do dia não cobria todas as despesas, ele reservava o primeiro dinheiro para alimentar o burro de sua carroça, explicando que dali vinha o sustento de todos.

Os catopês, marujos e caboclinhos estão consternados, a duas semanas da sua trajetória bicentenária. Hoje ainda, nos ensaios marcados, houve homenagem ao velho companheiro, enquanto o corpo seguia em visitação, em casa, na Vila Telma.

O carroceiro Tonão, cuja generosidade era parelha com sua imensa mão de tratador de burros, foi um dos personagens mais fotografados de toda a já longa história dos Catopês. Como último pedido, o carroceiro doou suas córneas. Todos os ternos de catopês, marujos e caboclinhos se organizaram para cantar o “A retirada, A retirada, eh meus camaradas...”.

Filhos e netos de Tonão e do irmão João Faria, também carroceiro e mais novo do que ele, já substituem os dois irmãos do Terno de Nossa Senhora do Rosário. A tradição da família nas Festas de Agosto é das mais antigas, passada através de sucessivas gerações.

Há poucos anos, no enterro de João Faria, a quem cedeu a liderança do grupo, Tonão encerrou a cerimônia ao pronunciar bem alto, comovido, um “vá com Deus, meu irmão!”. Os Catopês se despediam, e o silêncio foi duradouro, solene, até que todos se retiraram.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84150
De: Ernani Data: Segunda 12/8/2019 11:35:14
Cidade: Montes Claros

Seg 12/08/19 - 10h - Lua Cheia (a 404.254 km da Terra) e recuo na temperatura para a entrada dos Catopês em Montes Claros, a partir de quarta-feira

Impressionante como as Festas de Agosto em Montes Claros retomaram o seu lugar na história. Depois de inaugurado o Parque de Exposições em 1957, e gradativamente, as exposições agropecuárias, sempre no mês de julho, cresceram por muitas décadas como data preferida para que os montes-clarenses ausentes retornassem à cidade.

Contudo, já há cerca de 10 anos, as Festas de Agosto já trazem cada vez mais visitantes, se assim podemos chamar os nativos que retornam para vitaminar a sua origem.

Cito o caso de um amigo meu: por décadas ausente, morando fora do País, ele encerrou seu contrato de trabalho como engenheiro, aposentou-se, e voltou para ver os Catopês. Transpôs o Atlântico, disse by by África do Sul. Seu pai também foi notável em tudo.

Mais do que isso: ciente de que as pessoas de boa vontade podem também se incorporar ao desfile, desde que não os mutile, providenciou o fardamento e vai sair com os catopês já neste ano, prometendo nunca mais os deixar.

Não é fato isolado. Toda hora alguém avisa que está chegando para matar a saudade dos Catopês, Marujos e Caboclinhos, na sua festa que tem comprovação oficial já por quase 200 anos.

Desta forma, Montes Claros repete os festivais folclóricos que tanto encantam e valorizam os mais tradicionais países da Europa.

Montes Claros ganha muito, em todos os sentidos, sendo que o primeiro, e principal, é o reforço das tradições bi-centenárias.

Pamplona, por exemplo, que o diga, no País Basco, hoje Espanha, tonificando dia a dia o costume que tanto encantou Ernest Hemingway, o Nobel da Literatura. Festejo que cresce nas suas lustrosas e estreitas ruas.

Portanto, não tenham medo: venham todos, deixem que o povo se insira nas Festas de Agosto, e as leve vida a fora. Cantem, cantem.

A Festa é geral, e os Catopês - nossa ordem cultural mais importante, superior - gostam disso.

Reparem no seu largo sorriso, multiplicado por muitos mais.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84149
De: Manoel Hygino Data: Sábado 10/8/2019 08:39:47
Cidade: Belo Horizonte

Tempo enfarruscado

Manoel Hygino

Enfarruscar: nunca usara a palavra, nem a ouvira em qualquer tempo ou lugar. Recorro ao dicionário. O mesmo que mascarrar? Encontro, enfim, uma definição mais utilizada no cotidiano – o mesmo que enevoado, sujo de fuligem, carrancudo. Estes são mais utilizados. Nublado, talvez, indefinido. Companheiro de profissão vem em meu auxilio: “Muita mentira, distorções, má-fé. Ocupo-me mais em contemplar o belo céu noturno de nossa cidade. E em exaltar o Criador, do ‘oceano sem margens’, sua própria definição. O Oriente, Sigamos”. Melhor assim.

No dia 7 último, a juíza federal Carolina Lebbos autorizou transferência do ex-presidente Lula para São Paulo. A decisão foi publicada. Lula está preso em Curitiba, desde de abril de 2018, condenado pelo caso do tríplex do Guarujá. No documento, a juíza responsável pelas decisões sobre a custódia de Lula acolheu o pedido da defesa e decretou que as autoridades policiais tomassem as providências pertinentes.

Ao autorizá-la, a magistrada acatou pedido da Superintendência da Polícia Federal no Paraná. A PF diz que, desde a prisão, “diversas pessoas passaram a se aglomerar no entorno da sede da Polícia Federal”. Esta argumentou que a presença de “grupos antagônicos” (não tinham o quê fazer?) passou a demandar atuação permanente dos órgãos de segurança, para evitar confrontos, garantir a segurança dos cidadãos e das instalações. O TJ de São Paulo autorizou a transferência para a Penitenciária 2 de Tremembé.

Chamada de “presídio dos famosos”, a penitenciária abriga, entre outros, Suzane Von Richthofen, Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, condenados pela morte de Isabella Nardoni, e Gil Rugai, ex-seminarista condenado pelo assassinato do pai e da madrasta. Os três prisioneiros foram libertados para o Dia dos Pais, inclusive a primeira, assassina dos progenitores. Do último, não se teve notícia.

A defesa pediu suspensão da transferência de Lula para São Paulo por não concordar com a medida. E recorreu ao STF para impedi-la. Frei Chico, irmão mais velho de Lula, resumiu o sentimento entre os parentes: a intenção é esculachar ainda mais. O STF examinou o caso e, decidiu por 10 votos a 1, vetar a transferência de Lula.

A descrição do episódio sobre a pretendida libertação do ex-presidente dá ideia do tempo e do dinheiro público que se perde no Brasil em toda e qualquer providência. E ainda se pensa em reduzir a burocracia: é difícil, está difícil. Tudo leva a pensar em texto já envelhecido (de 2014) de João Ubaldo Ribeiro, que nos direciona à peça famosa – como tudo de Shakespeare – “Muito barulho por nada”. O texto do escritor baiano é expressivo – “O correto uso do papel higiênico”. Ei-lo:

“O título é meio enganoso, porque não posso considerar-me uma autoridade no uso de papel higiênico, nem o leitor encontrará aqui alguma dica imperdível sobre o assunto. Mas é que estive pensando nos tempos que vivemos e me ocorreu que, dentro em breve, por iniciativa do Executivo ou de algum legislador, podemos esperar que sejam baixadas normas para, em banheiros públicos ou domésticos, ter certeza de que estamos levando em conta não só o que é melhor para nós como para a coletividade e o ambiente. Por exemplo, imagino que a escolha da posição do rolo do papel higiênico pode ser regulamentada, depois que um estudo científico comprovar que, se a saída do papel for pelo lado de cima, haverá um desperdício geral de 3.28 por cento, com a consequência de que mais lixo será gerado e mais árvores serão derrubadas para fazer mais papel. E a maneira certa de passar o papel higiênico também precisa ter suas regras, notadamente no caso das damas, segundo aprendi, outro dia, num programa de tevê”.

Nada mais a declarar.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84148
De: Corpo de Bombeiros Data: Sábado 10/8/2019 07:25:31
Cidade: Montes Claros

Capotamento de automóvel com vítimas presas às ferragens Ontem, 09/08/2019, por volta das 18h20, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atendimento de capotamento de automóvel, com vítimas presas às ferragens, na rodovia LMG 657 (Estrada da Produção), KM 46, próximo ao distrito de São Pedro das Garças, em Montes Claros MG. No local foi constatado que se tratava de um veículo Fiat Uno, cor prata, placa HEE 7310, de Betim/MG, com 5 ocupantes de uma mesma família, que tombou às margens da rodovia após seu condutor perder o controle direcional. As 3 vítimas que viajavam no banco traseiro (2 mulheres e um adolescente) foram encontradas fora do veículo, conscientes e orientadas, apresentando, aparentemente, lesões leves. Todas foram atendidas pela equipe do SAMU. O condutor, Sr D.C.M, de 35 anos de idade e o passageiro do banco dianteiro, Sr G.E.S, de 68 anos de idade, estavam presos às ferragens, apresentando múltiplos traumatismos e ausência de sinais vitais, tendo seus óbitos constatados pela médica do SAMU. Após a realização da perícia técnica pela Polícia Civil, as guarnições de bombeiros retiraram as ferragens das vítimas, liberando seus corpos que foram entregues sob a responsabilidade da funerária Avelar. Segundo relatos de testemunhas, o acidente ocorreu quando o condutor do veículo desviou de uma carroça que transitava em sua mão de direção. Ainda segundo relatos, eles viajavam em um comboio de 15 veículos, que deixaram a cidade de Betim para participarem do sepultamento de um parente no distrito de São Pedro das Garças. A Polícia Militar ficou responsável pelo local após finalização dos trabalhos das guarnições de bombeiros. Assessoria de Comunicação do 7º BBM

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84147
De: Corpo de Bombeiros Data: Sexta 9/8/2019 15:21:35
Cidade: Montes Claros

Corpo de Bombeiros Atende ocorrência de incêndio em Caminhão na BR 135. Nesta data (09/08/19), por volta 10h11min, o 7ºBBM foi acionado para atendimento de uma ocorrência de incêndio em caminhão na BR 135. O veículo estava estacionado às margens da rodovia, e segundo relatos, o fogo teria iniciado na cabine e se espalhando e consumindo a carroceria. Além do sinistro do veículo, o fogo se espalhou pela mata que fazia contato com a via e avançou para uma área de pastagem de uma fazenda. Houve necessidade de acionamento de mais militares para controlar o fogo. Foi necessário confeccionar um aceiro para conter o avanço das chamas. Estima-se que aproximadamente 30 Hectares foram queimados. Ao todo, 09 militares atuaram nestes chamados. Não houve vítimas. Assessoria de Comunicação do 7ºBBM

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84146
De: Sesc/Minas Data: Sexta 9/8/2019 10:50:01
Cidade: Belo Horizonte

(...) Com a possibilidade de redução da verba compulsória atribuída ao Sistema S, tornou-se urgente repensar o negócio e distribuir os recursos da melhor maneira para continuarmos atendendo o público que conta com os nossos serviços mais fundamentais. Diante desse cenário, as atividades de hospedagem em Montes Claros foram suspensas no dia 31 de julho, isso porque a taxa de ocupação estava abaixo de 40% e, por isso, precisavam ter seu funcionamento subsidiado. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84145
De: Gabriel Damasceno Data: Sexta 9/8/2019 10:03:13
Cidade: Almenara/MG

O Sesc Almenara também parou de funcionar parcialmente, já há alguns dias. Tudo relaciono à hospedagem parou de funcionar.
O chalés do Sesc eram muito usados para descanso da longa viagem entre Montes Claros e as praias da Bahia.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84144
De: Manoel Hygino Data: Sexta 9/8/2019 09:46:21
Cidade: Belo Horizonte

Um príncipe entre nós

Um príncipe entre nós. Boa parcela da população brasileira pensava que fosse algo pretérito, acolhido em lendas e contos da velha Europa ou, ainda, nas narrativas orientais, com lindas princesas ou haréns recheados de odaliscas e dançarinas experimentadas na dança do ventre. Algo dos tempos dourados de Hollywood.

Mas o príncipe que aqui veio, na primeira semana de agosto, é outra gente. Dom Bertrand de Orleans e Bragança, nascido na França, 78 anos, príncipe imperial do Brasil, o herdeiro presuntivo do irmão mais velho, dom Luís Gastão.
Protagonista de um caso mui raro, este renunciou aos seus direitos dinásticos para realizar um “casamento morganático”, ou seja, aquele em que a esposa é de condição social inferior, a quem não se transferem todos os direitos políticos e de cônjuge.

Com a família real vivia na Europa desde a proclamação da República, quando Pedro II abdicou de qualquer tipo de subsídio do governo instalado, o jovem Bertrand só veio ao Brasil com o término da II Grande Guerra, inicialmente se
instalando no Estado do Rio. Entretanto, seu pai adquiriu uma propriedade rural na cidade de Jacarezinho, onde se instalou como fazendeiro. Assim, Bertrand cresceu e realizou parte de seus estudos secundários no estado do Paraná, e,
mais tarde, estudou no Colégio Santo Inácio, de padres jesuítas na cidade do Rio de Janeiro. Posteriormente cursou a Faculdade de Direito da USP, formando-se bacharel em Direito em 1964.

Na Santa Casa, cerca de vinte pessoas em torno da mesa com o herdeiro da coroa. Curiosos ou interessados em conhecer, de própria voz, seus pensamentos sobre o Brasil e suas posições políticas. Confessou o que já se sabia: católico, defensor da doutrina social da Igreja, com participação em reuniões por vários países da Europa, sua oposição
ao aborto, o perigo sobre os direitos nacionais na Amazônia, a necessidade de prestigiar o militar e o policial, vítimas de campanhas de descrédito ou preconceito.
Enfaticamente contrário a uniões homoafetivas e à possibilidade de divórcio e do recasamento de divorciados, por considerar que “como católico, não posso ver com bons olhos o casamento de uma divorciada”. Quanto ao casamento do
príncipe britânico Harry, afirmou que jamais ele o teria aprovado. Se Harry se casasse com uma princesa ou uma mulher de família nobre, “e não com uma divorciada, a satisfação dos britânicos seria muito maior”.

A amável visita foi enaltecida pelo provedor da filantrópica, Saulo Levindo Coelho, que evocou a anterior em 19 de janeiro de 1921, feita pelo avô do atual príncipe, o Conde d’Eu, esposo da princesa Isabel, a libertadora dos escravos no Brasil, em 1888. Ele veio aqui acompanhado de Pedro de Orleans Bragança e do barão de Muritiba.

1921 foi o ano da morte da imperatriz Tereza Cristina, mas o Conde d’Eu deixou registrado em livro:

“A Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte deixou-me a melhor impressão pelo aperfeiçoamento que se nota em
todos os serviços e o excelente estado de todas suas partes”. O elogio era altamente significativo. As Santas Casas nasceram na casa imperial lusa no século XV, graças ao espírito solidário e cristão de D. Leonor de Lencastre, regente e rainha de Portugal.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84143
De: Estado de Minas Data: Sexta 9/8/2019 08:30:35
Cidade: Belo Horizonte


Vídeo mostra momento em que carro bate contra moto no Norte de Minas - Gabriel Ronan - Um acidente entre um carro e uma motocicleta deixou uma pessoa gravemente ferida em Montes Claros, na Região Norte de Minas Gerais, na tarde desta quinta-feira (8). Segundo a Polícia Militar (PM), o fato aconteceu no cruzamento formado pelas ruas São Paulo e Santa Lúcia, no Bairro Todos Santos, região de classe media de Montes Claros. Uma viatura da polícia se deslocou ao local, mas quando chegou o motociclista já havia sido socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). De acordo com o Samu, ele deu entrada na Santa de Casa de Montes Claros por volta das 16h.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84142
De: Aline Data: Quinta 8/8/2019 13:27:48
Cidade: Januária

Confirmando: em Januária, o setor de hospedagem do Sesc já deixou de funcionar. O parque esportivo e a área social seguem funcionando.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84141
De: Marcelo Data: Quinta 8/8/2019 11:13:17
Cidade: Montes Claros

Há notícias, até aqui não anunciadas oficialmente, que o Sesc vai fechar pousadas também em Montes Claros e Januária. Recentemente, pousada foi fechada em Juiz de Fora. Foi a terceira unidade do Sesc fechada na Zona da Mata nos últimos três meses. Em abril, o serviço também foi encerrado em Santos Dumont. Muriaé seria a próxima. Na lista, estariam ainda Almenara, Bom Despacho, Januária e Teófilo Otoni.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84140
De: Manoel Hygino Data: Quinta 8/8/2019 08:28:05
Cidade: Belo Horizonte

A reboque, não

Manoel Hygino

O que acontece no Brasil presentemente lembra o tempo de Jânio Quadros, mas ao contrário. O embaixador Vasco Leitão da Cunha, de alto prestígio no Itamaraty, ao comentar a renúncia do presidente, observou: “O eleitorado, pela primeira vez na história da República, tinha eleito um presidente com 6 milhões de votos. Era uma coisa enorme! E ele traiu o eleitorado”.

Sobre Jânio Quadros, acrescentou: “Era muito inteligente, muito instruído e conhecedor dos problemas. Tinha muita razão de ser o presidente. Mas o temperamento lábil o anulava, o desequilíbrio o levava ao exagero”. Quis conferir o significado do adjetivo: lábil – sujeito a escorregar, a cair; que cai facilmente; transitório; instável. Isto é, que varia de opinião. Dá para entender o que Vasco queria dizer.

Assim, a política externa, posta em prática por Jânio e Arinos, pela primeira vez, se tornou assunto de debate pela opinião nacional. As relações com Cuba e os países africanos e comunistas eram tratados nas pautas e dividiram o país.

Leitão da Cunha explicou à Fundação Getúlio Vargas: “Acho que ela – a política externa independente – se define pela noção de que até então nós tínhamos o hábito de seguir docilmente, automaticamente, os Estados Unidos, e dessa vez íamos ser independentes da política americana, íamos criar uma política com a África”.

O embaixador era mais claro. “Eu estava de perfeito acordo em fazer política com a África, desde que não prejudicasse o interesse nacional. Mas não achava que a generalização a respeito de votar automaticamente com os Estados Unidos estivesse certa. Não tínhamos porque nos queixar maiormente dessa política, considerada a partir de então, como de subserviência aos Estados Unidos, porque nas coisas importantes sempre tomávamos as deliberações mais acertadas para o Brasil. Com os Estados Unidos, mas não a reboque, era a tese de Lauro Müller”.

Nação independente, o maior país do hemisfério sul da América, o Brasil quer andar de bem com os demais do Novo Mundo, conviver e somar esforços pelo desenvolvimento próprio e dos outros, mas sem subordinar-se. Daí, a preocupação que se tem com os passos dados recentemente com relação a Washington. Explica-se: o governo dos EUA designou o Brasil como aliado preferencial extra-Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). A medida foi comunicada ao secretário de Estado americano, Mike Pompeo, em memorando assinado pelo presidente Trump.

No memorando, Trump afirma que a designação se destina “para os propósitos do Ato e do Ato de Controle de Exportações de Armas”. A promessa havia sido feita por Trump durante a viagem do presidente Bolsonaro a Washington, em março deste ano.

De acordo com o Departamento de Estado, algumas das vantagens de ser um parceiro preferencial incluem a colaboração no desenvolvimento de tecnologias de defesa, o acesso privilegiado à indústria de defesa dos EUA, e aumento nos intercâmbios militares conjuntos, exercícios e treinamentos.

A medida, segundo especialistas, facilita um provável acordo comercial entre o Brasil e os EUA. Facilita, é o que consta. O presidente Bolsonaro digitou: “O Governo dos Estados Unidos oficializou na noite desta quarta, 31/07, a indicação do Brasil como aliado preferencial extra-Otan, medida mais que importante para nossa Defesa”.

O continente está de olhos ligados no andamento destas demarches, perdoem-me o galicismo. O que interessa são os “finalmentes”. O Brasil precisa de Washington, Pequim, Irã, Londres, Paris, Berlim. Viver bem com todos, eis a questão.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84139
De: Afonso Cláudio Data: Quinta 8/8/2019 00:07:45
Cidade: Montes Claros

8/8/2019, dia de São Domingos. Há exatos 70 anos, em 8/8/1949, fui batizado pelo Padre Quirino. 8/8/1952: faleceu a Irmã Beata, que fez o meu parto. 8/8/1980: faleceu o Padre Quirino. Na mensagem 83466, mais detalhes deste dia tão abençoado, que sempre agradeço a Deus ter me concedido a grande graça do batismo, no mesmo dia (8/8) em que os 2 religiosos, Irmã Beata e Padre Quirino, foram para o Céu. De lá eles abençoam a nossa cidade e seu povo, por quem ofertaram suas vidas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84138
De: Corpo de Bombeiros Data: Quarta 7/8/2019 07:48:15
Cidade: Montes Claros

Queda de veículo em ribanceira - Hoje, 06/08/2019, por volta das 19h18, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atendimento de ocorrência de queda de veículo em ribanceira, com vítima presa às ferragens, na BR 135, KM 390, Zona Rural de Bocaiúva/MG. Segundo testemunhas, o condutor perdeu o controle direcional do veículo Chevrolet Onix, cor preta, placa QMS 3082, em uma curva, vindo a cair em uma ribanceira de aproximadamente 15 metros de altura. No momento do acidente se encontravam no veículo um casal com dois filhos. Quando o Corpo de Bombeiros chegou no local, não encontrou vítima presa às ferragens, sendo que a mãe e uma criança de 01 ano de idade, já se encontravam fora do veículo e às margens da rodovia, recebendo atendimento de uma equipe da ECO 135 e relatando ter saído do veículo e subido a ribanceira, com a criança, sem ajuda de terceiros. Ambos não apresentavam lesões aparentes. Próximo ao veículo se encontrava o pai, consciente, orientado e sem lesões aparentes. Também próximo ao veículo se encontrava o outro filho, de 09 anos de idade, deitado, consciente/confuso e queixando de dor nas costas. A criança foi imobilizada em prancha de resgate e levada até as margens da rodovia, onde foi entregue aos cuidados médicos da equipe do SAMU. A polícia militar ficou responsável pelo local. Assessoria de Comunicação do 7º BBM

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84137
De: Afonso Cláudio Data: Segunda 5/8/2019 21:07:15
Cidade: Belo Horizonte

No primeiro semestre de 2019 ocorreram 8 homicídios em Montes Claros, com 2 homicídios por 100.000 habitantes (mensagem 84095), o que indicava que neste ano teríamos uma redução ainda maior do que nos anos anteriores, mas, infelizmente, diante da brutalidade, monstruosidade é covardia de um assassinato como o Sr. Ubaldino Pereira Veloso, em 2/8/19, um idoso, enfermo, indefeso, lamentado profundamente por toda a cidade, vemos que a eficácia da prevenção contra crimes tão hediondos deveria ter uma avaliação e tratamento especiais, por parte do sistema de Segurança Pública, com rigor muito maior do que outros tipos de crimes. Não só a quantidade, mas a gravidade dos crimes exige uma atuação rigorosa do policiamento preventivo e retirada do convívio social de possíveis criminosos de altíssimo grau de periculosidade, antes que seja tarde. Eng. Afonso Cláudio de Souza Guimarães .

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84136
De: Corpo de Bombeiros Data: Segunda 5/8/2019 09:26:55
Cidade: Montes Claros

Corpo de bombeiros atende acidente grave na BR 135 – Perímetro urbano de Montes Claros Por volta das 20h45min o Corpo de Bombeiros Militar de Montes Claros, foi acionado para comparecer na BR 135 KM 369, próximo ao posto Taiti, perímetro urbano, para atendimento de vítima presa às ferragens. No local deparamos com a equipe do SAMU já realizando atendimento a uma vítima do sexo masculino que era passageiro do veículo acidentado e já se encontrava fora da célula veicular, também estava no local realizando o isolamento militares da PRV e a equipe da ECO VIA 135, entretanto, ainda havia o motorista preso no interior da célula do caminhão Volks 24 – 250, placa NTP6H26/BRASIL, estava carregado de sacos de calcário, onde segundo informações teria como destino final o estado da Bahia. O motorista Sr. J. S. S, 28 anos de idade, estava consciente e orientado, relatou que veio a perder os freios na descida próximo ao motel Sky. Diante da situação, após estabilização da cabine e com uso de equipamentos de estricação veicular foi possível realizar a retirada das ferragens da vítima, sendo posteriormente repassado para a equipe do SAMU/USA 01 onde foi realizado a continuidade ao atendimento e a condução a uma Unidade Hospitalar. O motorista apresentava fratura completa e fechada na perna esquerda e braço direito. Os pertences bem como documento foram entregues para o motorista.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84135
De: Felisberto Data: Domingo 4/8/2019 15:53:51
Cidade: Colonia  País: Alemanha

Prezado Nenzao (Geraldo Antonio de Queiroz Mauricio)

Que bom reencontra-lo aqui neste mural, bem como ao Felipe Gabrich, dois grandes amigos, que ha tantos anos nao tinha noticias.
O Gabrich, meu idolo no gol do Ateneu, e posteriormente meu colega na Biobras e o Nenzao, meu chefe tambem na Biobras.
Muito bom reencontra-los-
Um grande abraco-

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84134
De: Felisberto Data: Domingo 4/8/2019 15:44:17
Cidade: Colonia  País: Alemanha

Consternacao, Esse o meu sentimento sobre o assassinato covarde e brutal do meu querido amigo, ex colega de trabalho no Frigonorte, Ubaldino. Fiquei chocado com a noticia, lamentavel.
A familia os meus sentimentos e a certeza de que ele esta descansando em paz, nos bracos de Deus.
Aos familiares o meu respeito.
Que Deus console e conforte o coracao de todos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84132
De: Geraldo Mauricio Data: Domingo 4/8/2019 11:51:43
Cidade: Brasilia DF

Felipe Gabrich,
Maravilha de crônica sobre os linotipistas da redação do Diário de Montes Claros nas décadas de 60/70 em nossa cidade. Como me lembro do Tiãozinho e do Ancelmo operando aquela máquina incrível que transformava em letras, palavras e frases, moldadas em chumbo derretido , o trabalho jornalístico de Decio Queiroz, Julio Melo Franco, você, Fernando Zuba, Jorge Silveira, Teodomiro e muitos outros , nas madrugadas frias das oficinas do jornal.
Éramos felizes e sabíamos.
Nenzão.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84131
De: Rogério Data: Domingo 4/8/2019 11:11:04
Cidade: Montes Claros

Sáb 03/08/19 - 11h01 - Assassinato brutal de aposentado e ex-jogador de futebol, de 87 anos, no Bairro Jardim São Luiz, já chega às manchetes de Belo Horizonte e Brasília

Muita comoção em Montes Claros com a morte do antigo craque do Ateneu, que também jogou futebol em outras cidades. Sua numerosa família é muito querida e respeitada.

É uma pena e uma tragédia que mesmo as pessoas abrigadas, protegidas e vigiadas em casa, cercadas da segurança possível, ainda estejam ao alcance de criminosos bárbaros que povoam as ruas.

Estamos todos reféns, entregues a uma situação absurda, em que os criminosos podem tudo e aos cidadão cabe aceitar, resignar-se com tragédias como esta, que enluta toda a cidade. Estamos todos de luto fechado.

(A FOTO

Na foto do Ateneu, Ubaldino é o primeiro, da esquerda para a direita, em pé. Depois: Tu Peixoto, Milton Ramos,, José Maria Melo, Ranulfo e Rubens. Agachados: Joaozinho, Dito, Miltinho Almeida, Moacir Almeida e Júnio).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84130
De: Manoel Hygino Data: Sexta 2/8/2019 07:29:38
Cidade: Belo Horizonte

Desde o Parnaíba

Manoel Hygino

Médico-escritor não constitui novidade. Basta um correr de olhos pelas prateleiras das bibliotecas e localizar nomes de facultativos, brasileiros (ou não), que se devotaram às letras. Nem me refiro aos livros científicos, porque estes são obrigação do profissional.

Aqui em Minas não há exceção. Está na moda, com toda justiça, Guimarães Rosa, o grande nome no século passado, nascido em Cordisburgo, onde se situa a gruta famosa, e Pedro Nava, natural de Juiz de Fora, com ancestrais do Nordeste. Ou, ainda, o excelente Agripa de Vasconcelos, de Matozinhos. Os três, alunos e formados pela Escola de Medicina de Belo Horizonte, integrante hoje da Universidade Federal de Minas Gerais.

Francisco Chagas Lima e Silva veio à luz no município de Magalhães de Almeida, no Maranhão. A outra margem já é Piauí, e o rio Parnaíba, que separa os dois estados, pode ser atravessado a nado. No Piauí, nasceu Francelino Pereira dos Santos, que aqui colou grau como advogado, e ascendeu ao cimo político como governador de Minas e integrou a Academia Mineira de Letras. Quanto a Chagas, aparece agora com “pirlampejos”, poemas, o quarto fruto de sua criação literária. A edição é da Sarau de Letras, de Mossoró, Rio Grande do Norte. Com isso, desfaz-se a ideia de que a cidade é apenas local de presídio, que assusta o Estado há anos com fugas e vinditas entre os detentos.

Chagas veio para Belo Horizonte com 17 anos, em 1959, com objetivo de estudar medicina e construir carreira acadêmica. Logo, ingressou na Faculdade de Ciências Médicas, que funcionava em prédio em frente do hospital central da Santa Casa e por ela cedido temporariamente. O edifício, que deu lugar ao atual jardim, existiu até 1967.

Em 1965, concluiu medicina e, no ano seguinte, integrou a primeira turma de residentes em clínica médica da instituição. Atuou como clínico no hospital até 1970. Casou-se na capital, gerou filhos, inclusive um profissional da área médica residente e atuante nos EUA. Iniciou mestrado na USP e, após o curso, retornou a Belo Horizonte. Foi professor titular de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, e doutorado em Medicina Tropical pela Federal, e pós-doutorado na Universidade de New Hampshire, nos Estados Unidos.

Na Santa Casa, ideou o projeto para implantação da pós-graduação Stricto Senso, resultando no Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) da instituição. Pela primeira vez no país, um hospital filantrópico e sem ligação com universidade federal ou escola de Medicina conseguiu implementar e oferecer cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

O amor pela literatura, contudo, integra desde cedo suas realizações e devoções, ouso dizer – com obras expressivas, contos e crônicas: “Murmulhos” e “Humanâncias”; o romance “Donzela do Candeeiro” e “Pirlampejos”, lançado neste 2019. Em Minas, Chagas se revelou para a literatura e produziu páginas de rara inspiração, sempre lembrando a infância humilde e a adolescência, como comenta o escritor de sua terra Clauder Arcanjo: “sua poesia é plena de luz, advinda do fulgor das águas transparentes do rio da recordação”.

“Mortalha”, incluído no volume mais recente, é simbólico. Alguém bate na janela e acorda o dono da loja durante a madrugada profunda. “Um pai clama para comprar – sem dinheiro pra pagar – meio metro de morim para a mortalha do filho. Não parece tão aflito. No semblante, um certo alívio: quanto mais novo o menino, mais curto o pedaço de pano, mais próximo da casta de anjo, maior a certeza do Céu”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84129
De: Estado de Minas/Correio Braziliense Data: Sábado 3/8/2019 11:24:56
Cidade: Belo Horizonte

Idoso de 87 anos é morto e estuprado dentro de casa em Montes Claros – Luiz Ribeiro - Um idoso de 87 anos foi morto e violentado sexualmente durante uma tentativa de assalto, na noite dessa sexta-feira, em Montes Claros, no Norte de Minas. A vítima, Ubaldo Pereira Veloso, sofria de Alzheimer e foi enforcada. Pouco depois do assassinato, a Policia Militar prendeu Felipe Ernandes Barbosa da Silva, de 29, que confessou o crime bárbaro. O fato aconteceu por volta das 22 horas, na Rua Cristóvão Colombo, no Bairro São Luís, área de classe média alta da cidade. O idoso morava sozinho. O suspeito tinha mandado de prisão em aberto por roubo. Ele também ja teve outras passagens na polícia por roubo, furto e ameaça. De acordo com a Polícia Militar, ao confessar o crime, Felipe Ernandes revelou que entrou na casa para roubar e se deparou com Ubaldo. Ainda segundo a PM, o criminoso contou que agarrou o idoso pelo pescoço e tentou esganá-lo por várias vezes, tendo conseguido enforcá-lo na terceira tentativa. Felipe disse ainda aos militares que ao constatar a morte de Ubaldo, violentou a vitima sexualmente. Segundo o boletim de ocorrência da Polícia Militar, logo depois do crime, um genro do idoso chegou no local e encontrou Felipe dentro da residência, entrando em luta corporal com ele. O bandido conseguiu fugir, sem levar nada, pulando um muro. A PM foi acionada e fez intensas buscas, prendendo Felipe Ernandes menos de meia hora depois do crime. Ele estava escondido em um lote vago perto da casa da vítima.

***

Estado de Minas - 15h22 - Idoso de 87 anos é morto e estuprado dentro de casa em Montes Claros
Idoso sofria de Alzheimer e foi enforcado. Crime ocorreu em área de classe média alta da cidade
Luiz Ribeiro - atualizado em 03/08/2019 15:22
Um idoso de 87 anos foi morto e violentado sexualmente durante uma tentativa de assalto, na noite dessa sexta-feira, em Montes Claros, no Norte de Minas. A vítima, Ubaldino Pereira Veloso, sofria de Alzheimer e foi enforcada.
Pouco depois do assassinato, a Policia Militar prendeu Felipe Hernandes Barbosa da Silva, de 29, que confessou o crime bárbaro. O fato aconteceu por volta das 22 horas, na Rua Cristóvão Colombo, no Bairro Jardim São Luís, área de classe média alta da cidade. Segundo familiares, o idoso sempre quis morar sozinho e não aceitava o contrário. Os filhos, que vivem próximo, o monitoravam por meio de câmeras.
O suspeito tinha mandado de prisão em aberto por roubo. Ele também ja teve outras passagens na polícia por roubo, furto e ameaça. De acordo com a Polícia Militar, ao confessar o crime, Felipe Ernandes revelou que entrou na casa para roubar e se deparou com Ubaldino.
Ainda segundo a PM, o criminoso contou que agarrou o idoso pelo pescoço e tentou esganá-lo por várias vezes, tendo conseguido enforcá-lo na terceira tentativa. Felipe disse ainda aos militares que ao constatar a morte de Ubaldino, violentou a vítima sexualmente.
Segundo o boletim de ocorrência da Polícia Militar, logo depois do crime, um filho do idoso chegou no local e encontrou Felipe dentro da residência, entrando em luta corporal com ele. O bandido conseguiu fugir, sem levar nada, pulando um muro.
A PM foi acionada e fez intensas buscas, prendendo Felipe Hernandes menos de meia hora depois do crime. Ele estava escondido em um lote vago perto da casa da vítima.
De acordo com a Polícia Civil, Felipe Ernandes Barbosa tinha mandado de prisão em aberto por roubo cometido em 2014. A vítima também foi um idoso, de 94 anos.

***

O Tempo - Idoso de 87 anos é morto e estuprado em Montes Claros - Suspeito já tinha um mandado de prisão e foi localizado pela polícia - RAFAELA MANSUR - Um idoso de 87 anos foi morto e estuprado dentro de casa em Montes Claros, no Norte de Minas, na noite desta sexta-feira (2). Ele era portador de Alzheimer.
De acordo com a Polícia Militar (PM), após serem acionados para uma ocorrência de latrocínio, os policiais iniciaram um rastreamento com o intuito de prender o autor. O homem, de 29 anos, foi localizado em um matagal trajando apenas cueca e confessou os crimes.
O suspeito disse aos militares que entrou na casa do idoso com a intenção de roubar pertences e dinheiro. Imagens de câmeras de segurança da residência mostram que o homem pulou o muro do imóvel, arrombou a porta e foi até o quarto da vítima, que estava dormindo.
Inicialmente, o autor abriu o guarda-roupa em busca de objetos de valor. Em seguida, ele acendeu a luz e esganou o idoso. Depois, ele fez novas buscas pela casa e voltou a atacar a vítima, esganando-a e dando socos. O homem deixou o idoso novamente e, pela terceira vez, retornou e o esganou. Depois disso, ele estuprou a vítima.
Um filho do idoso viu o que estava acontecendo ao ter acesso às imagens das câmeras de segurança da casa do pai pelo celular e foi até o local. Ele entrou em luta corporal com o autor e tentou prendê-lo, sem êxito. Um vizinho do idoso, ao escutar os gritos e pedidos de socorro, tentou ajudar e também lutou contra o homem.
O suspeito conseguiu fugir pulando o muro da residência sem levar nada, antes de ser capturado pela polícia. Ele tinha um mandado de prisão em aberto e passagens por crimes como roubo, ameaça e furto e chegou a ser preso em abril deste ano, mas recebeu liberdade provisória.
Uma vizinha da família tentou fazer manobras de ressuscitação no idoso, mas ele não resistiu. Ele tinha Alzheimer e morava sozinho

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84128
De: Corpo de Bombeiros Data: Sábado 3/8/2019 08:49:50
Cidade: Montes Claros

Derramamento de óleo combustível (...) A outra ocorrência foi na BR 365, KM 50, próximo ao distrito Água Boa, em Montes Claros, por volta das 16h19, onde uma carreta/tanque tombou e derramou na pista aproximadamente 1000 litros de óleo combustível. O fluido percorreu uma distância de 300 metros na via, até escoar por uma canaleta às margens da BR. Não houve vítimas. A tráfego no local ficou bloqueado nos dois sentidos da via por aproximadamente 02h30. Em ambas as ocorrências o Corpo de Bombeiros aplicou serragem de madeira para eliminar o perigo de derrapagem, sendo gastos, no total, 22 sacos de serragem.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84127
De: Manoel Hygino Data: Quarta 31/7/2019 10:17:59
Cidade: Belo Horizonte/MG

Onde a arca de Noé parou

Manoel Hygino

Amável amiga, de volta das andanças pelo mundo, traz-me um estojo com quatro conhaques e vários anos de produção, uma joia na verdadeira acepção da palavra. Um real presente, pela finura e cuidados na apresentação do regalo. Não menos precioso conteúdo, procedente da Armênia e com a marca Ararat. A curiosidade é aguçada.
A graciosa prenda viera da Armênia, uma das antigas repúblicas socialistas soviéticas, situada ao Sul do Cáucaso, com capital em Erivan, onde há uma universidade fundada pela URSS, em 1921. Localiza-se o país, assim, junto às nascentes dos rios Eufrates e Tigre, o que nos obriga uma incursão à história.
Com um milhão de habitantes – armênios, russos e turco-tártaros – o país não tem portos, coagindo os visitantes a cruzar os territórios do Azerbaijão e da Georgia. Ali, sempre foram ardentes os sentimentos de independência, ao longo dos séculos, causando à população sangrenta repressão, pois toda a região fora de domínio turco até 1914, quando se iniciou a dominação russa.
Pablo Neruda, que por lá também perambulou, exalta a terra laboriosa e legendária. Lá, pôde vislumbrar o cume nevado do Ararat, que preside a história do país. “Foi ali que a arca de Noé se deteve, segundo a Bíblia, para repovoar a terra. Tarefa difícil porque a Armênia é pedregosa e vulcânica. Os armênios cultivaram esta terra com sacrifício indizível e elevaram a cultura nacional ao ponto mais alto do mundo antigo”.
O poeta chileno, comunista de carteirinha, vencedor de um Nobel de literatura, elogia – com entusiasmo – o governo socialista naquele pedaço do mundo. Diz que só encontrou um russo, um engenheiro de olhos azuis entre milhares de olhos negros da população morena.
Pois Ararat, nome do meu conhaque e do monte na Armênia, citado no quarto parágrafo, é onde Noé estacionou sua arca, depois de vagar nas águas do dilúvio por 150 dias. Tinha 137 metros de comprimento, 23 de largura e 14 de altura, como especifica o confrade Pedro Rogério Moreira, da AML.
A arca se compunha de três pavimentos, havendo uma abertura de 45 centímetros abaixo do teto para a luz entrar, além de uma porta. Deus especificara até a madeira – gofer, isto é, cipreste, madeira resinosa. Mandara também que Noé a forrasse com piche, ou betume, por dentro e por fora.
A questão não fica por aí. Deus ainda determinara a Noé: “De todos os animais puros, tomarás sete casais, machos e fêmeas, e de todos os animais impuros, tomarás um casal, machos e fêmeas, das aves do céu igualmente sete casais, machos e fêmeas para que se conserve viva toda a raça sobre a face da terra, como se lê em Gêneses 7. 2-5. No Gêneses 7.15.15, contudo, conta-se: “De cada espécie que tem um sopro de vida, um casal entrou na arca com Noé. Eles chegaram, macho e fêmea, de cada espécie, como Deus tinha ordenado a Noé. E o Senhor fechou a porta atrás dele”.
Usufruindo o conhaque, aprazível nos dia de frio de 2019, aprendemos. Temos de aquecer os miolos e preservar a história.
Ararat contribui com suas lendas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84126
De: Afonso Cláudio Data: Sexta 2/8/2019 18:12:47
Cidade: Montes Claros

Conforme a mensagem 84124, de hoje, publicada neste Mural, referente ao assunto "Solatio decide investir R$21 bilhões em Minas":
"...Do valor anunciado, a empresa espanhola garante que R$ 2,5 bilhões já são investimentos consolidados em Minas Gerais, referentes a 782 megawatt (MW). O restante do investimento será destinado à produção de 6.430 MW nas usinas anunciadas para os próximos quatro anos. Este valor equivale, ainda segundo dados da empresa, à potência da usina de Itaipu."
No entanto, considerando a potência instalada da Usina de Itaipu (14.000 MW), podemos concluir que a soma 782 + 6430 = 7.212 MW corresponde à metade de Itaipu.
Este cálculo está, inclusive, coerente com declarações do Governador Romeu Zema, ao site "Diário do Comércio", de 01/08/2019, em matéria de Mara Bianchetti, cuja parte abaixo transcrevo:

"O anúncio foi feito pelo governador do Estado, Romeu Zema (Novo), por meio das redes sociais. Segundo ele, com o investimento, Minas Gerais será o Estado com mais abundância de energia e provavelmente o mais competitivo no setor também.

“Teremos o equivalente a metade da potência da Usina de Itaipu, somente não será igual, pois não é possível produzir energia solar a noite”, disse em referência aos 14 mil MW da principal usina hidrelétrica do País, localizada no Paraná."

Afonso Cláudio de Souza Guimarães - Engenheiro Eletricista

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84125
De: Prefeitura Data: Sexta 2/8/2019 15:52:30
Cidade: Montes Claros

Prefeitura faz demolição de construções irregulares no Independência - A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, desobstruiu, na manhã desta sexta-feira, 2, construções irregulares dentro de uma área verde localizada na avenida Alameda das Américas, no bairro Independência, ao lado da Escola Egídio Cordeiro. A ação foi desenvolvida depois de denúncia da Secretaria de Infraestrutura dando conta das irregularidades. As edificações foram construídas na surdina e, mesmo alertados, os infratores não recuaram, o que obrigou a Prefeitura a tomar medida enérgica, garantindo os direitos da coletividade.
Os servidores do setor de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável vão continuar monitorando o local. A comunidade pode utilizar o aplicativo Semma Denúncias para contribuir com o município, a fim de relatar ações que degradem a Natureza.
Na semana passada foi desobstruída uma construção inacabada no Residencial Vitória II, na região do Grande Santos Reis, nas proximidades do bairro Cidade Industrial. Recentemente foram desocupadas, ainda, áreas no bairro Morada do Sol, onde serão construídas pistas de caminhada. As medidas adotadas pela Prefeitura vêm alcançando boa aceitação popular, tendo em vista que a própria comunidade não aceita mais tais invasões, que prejudicam o meio ambiente e trazem sérios prejuízos à sociedade. As operações são apoiadas pelo Grupamento Tático Ambiental (GTA) e pela Polícia Militar.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, explica que, antes de derrubar as construções irregulares, os infratores são convocados a explicar tais atos e até mesmo a recuar. “A maioria insiste nos crimes, o que obriga a Prefeitura a adotar medidas enérgicas e eficazes em prol da sociedade”, concluiu.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84124
De: Governo de Minas Data: Sexta 2/8/2019 12:10:48
Cidade: BH

Solatio anuncia investimento de R$ 21 bi em Minas Gerais - Maior desenvolvedora de projetos solares da América Latina vai ampliar atuação no estado - Em reunião com o governador Romeu Zema, o presidente da Solatio, Pedro Vaquer, anunciou nesta semana, o investimento de R$ 21 bilhões até 2023 em usinas fotovoltaicas no estado. Ao todo, dez cidades mineiras serão contempladas com a instalação de usinas, dentre elas, Araxá, Coromandel, Várzea da Palma, Janaúba, Arinos, Francisco Sá e Buritizeiro.
Do valor anunciado, a empresa espanhola garante que R$ 2,5 bilhões já são investimentos consolidados em Minas Gerais, referentes a 782 megawatt (MW). O restante do investimento será destinado à produção de 6.430 MW nas usinas anunciadas para os próximos quatro anos. Este valor equivale, ainda segundo dados da empresa, à potência da usina de Itaipu.
O presidente da Solatio, Pedro Vaquer, afirmou ao governador Romeu Zema que cerca de 70% do projeto será concluído até o fim de 2022. Os outros 30% estão programados para 2023. “São contratos que não precisam de leilão do governo por serem energia contratada no mercado livre”, disse Vaquer, garantindo que oito cidades mineiras terão seus projetos iniciados até dezembro de 2019, sendo elas Bocaiúva, Pirapora, Paracatu, Corinto, Jaíba, Janaúba, Mirabela e Manga.

Na apresentação ao governador, Pedro Vaquer afirmou que a energia desenvolvida pela Solatio atualmente poderia abastecer mais de sete milhões de residências. Uma das responsáveis por este grande feito é a Usina de Marambaia, em Pirapora, considerada a maior usina fotovoltaica da América Latina e a terceira maior do mundo. “Com os investimentos, as usinas de Arinos e Janaúba serão as maiores usinas fotovoltaicas do mundo”, concluiu.
(...)
De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o ranking nacional de geração distribuída é liderado por Minas Gerais, seguido por Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso. Minas tem potencial instalado de 173,9 MW, o que representa 18,9% de participação na produção nacional.
Além da alta incidência de radiação solar no estado, o que contribui de forma positiva para a liderança de geração renovável é a legislação estadual. Minas Gerais possui os melhores incentivos tributários para a geração distribuída no país. O Estado também concede isenção de ICMS na aquisição de qualquer equipamento, peça ou parte dos sistemas fotovoltaicos de micro e minigeração quando adquirido dentro de Minas Gerais.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84123
De: Corpo de Bombeiros Data: Sexta 2/8/2019 07:58:14
Cidade: Montes Claros

Na noite desta quinta feira, por volta das 23h45min, o Corpo de Bombeiros Militar em Montes Claros, deslocou até a BR-135, km 373 ainda no perímetro urbano de Montes Claros para atender uma ocorrência onde um caminhão Ford Cargo de cor cinza e placa FJD- 8579 de São Paulo- SP que seguia no sentido Bocaiúva/Montes Claros, veio a colidir na traseira de outro caminhão Ford Cargo de cor branca e placa EZU-9447, Rio do Pires- BA, que seguia no mesmo sentido, ficando o motorista do primeiro caminhão com a perna direita presa às ferragens, consciente, orientado e queixando de dores abdominais. Diante da situação, os militares juntamente com uma equipe da ECO 135, com o uso de equipamentos adequados retiraram as ferragens da vítima sendo a mesma atendida pela equipe médica da ECO 135, ficando o local aos cuidados da referida concessionária e da Polícia Militar que também se fazia presente no cenário. Obs: Vítima do sexo masculino, 32 anos, natural de São Paulo e ficou sendo atendida pela equipe da ECO 135 até a saída dos Bombeiros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84122
De: Manoel Hygino Data: Quarta 31/7/2019 10:17:31
Cidade: Belo Horizonte/MG

Natal antecipado

Manoel Hygino

Embora o presidente tenha declarado publicamente que não há fome no Brasil, a verdade verdadeira é que existem inúmeros filhos desta terra passando necessidade, inclusive pelo desemprego que abrange a cifra de milhões. Sem fontes de trabalho suficiente para brasileiros de muitas categorias profissionais, o resultado desaba nas crescentes carências das pessoas e das famílias.
Assim, quando aparece a ocasião de receber algum dinheirinho, fica-se de antenas ligadas. Os governantes, aqui e alhures, precisam agradar aos anônimos eleitores e descobrem algum valor depositado em conta oficial e dele lança mão. Esperam aliviar dívidas e dores da população principalmente lembrada nas manifestações de apoio. É assim, assim tem sido, não há como mudar.
A descoberta mais recente foi a do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Vasculhando os cofres, localizaram-se R$42 milhões do FGTS e do PIS-Pasep e decidiu-se conceder um presente natalino extra no meio do ano. Só a promessa se tornou um alento valioso. Nem todo dia é 25 de dezembro.
A solução para a apertura dos que ricos não são virou uma novelinha, que preencheu páginas e páginas de jornais, virou manchete de meio palmo de altura. Mas a alegria se transformou em dúvida e, em seguida, em tristeza, porque demorou muito em se revelar o que de concreto existia.
No segundo semestre, soube-se que os saques só poderiam ser feitos a partir do nono mês, de modo que o Natal de meio de ano já se aproximava da data do nascimento de Jesus, o menino de Belém, de Judá.
O regalo, contudo, não é exatamente o que se esperava – reduziu-se a R$500 por conta ativa ou inativa, conforme calendário, com exceção dos trabalhadores com saldo poupança, que receberão automaticamente. Quem não quiser usar o oferecido deve informar à Caixa. Os saques aquém de R$100 poderão ser feitos em lotéricas. Não era tão fácil como se pensara e, em 2020, os saques poderão ser anuais. Atente-se para o verbo – poderão.
O presidente da Caixa afirma que a liberação de R$30 bilhões de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço terá efeito mínimo nas finanças da instituição, remunerada pela gestão do próprio Fundo, que é apenas 1% da sua receita. Assim, não haverá dificuldade em operacionalizar retiradas, que beneficiarão 100 milhões de trabalhadores.
O HOJE EM DIA, no dia 25 último, advertia em manchete de primeira página: “Saque do FGTS exige cautela”. No texto, alertava: “Quem optar por retiradas anuais a partir de 2020 perderá direito aos recursos restantes da conta por dois anos após adesão a essa modalidade, em caso de demissão sem justa causa”.
De tanto falar em Fundo, recordo um dos galantes escritores da segunda metade do século XIX, ao acompanhar a senhora robusta em quadris acomodando-se em bonde da época. Percebendo as dificuldades, comentou: “Nunca vi um banco ter riscos de quebrar por excesso de fundos”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84121
De: Leandro Data: Quarta 31/7/2019 16:21:52
Cidade: São Paulo/SP  País: Brasil

Sobre a Havan em Montes Claros, foi o próprio Luciano Hang que confirmou que teremos a mesma na cidade.Porém a localização ele não informou. Link onde salvei o Stories dele: https://screenshot.net/28d11se

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84120
De: Alves Data: Quarta 31/7/2019 14:33:19
Cidade: Montes Claros

É vaga, imprecisa, até aqui sem nenhuma confirmação, a notícia de que a loja de departamentos Havan, de Santa Catarina, vai fazer funcionar este ano uma unidade em Montes Claros.

Quando há 2 anos a Tambasa iniciou sua construção na cidade, na área que foi das Óticas Sion e depois da norte-americana Walmart, que encerrou atividades na cidade depois de poucos anos, a Tambasa ofereceu a parte residual do seu terreno para que nela fosse instalada a Havan. A negociado não foi adiante.

Agora, circulam rumores de que a Havan anunciou funcionamento em M. Claros, ainda este ano, com investimento de 30 milhões, no terreno que ainda é da Tambasa. Acontece que fontes desta empresa nada confirmam. E até perguntam: de onde saiu a notícia, uma vez que nem eles sabem de nada.

Rumores, e até aqui somente rumores, sugeriam duas hipóteses:
1) a de que a Havan ficaria na parte final do terreno da Tambasa, margeando o córrego que segue para a Avenida Magalhães Pinto, quase defronte a primeira loja da Villefort na Avenida Dulce Sarmento, já que são duas, muito próximas;
2) a hipótese de que a Villefort, que está construindo uma grande loja na avenida Sanitária, contra-esquina com o prédio da Prefeitura, cederia a loja que atualmente funciona na Avenida Plínio Ribeiro esquina com Dulce Sarmento, para que nela se instale a Havan.

Como a Tambasa, até aqui, confirma que não vendeu ou cedeu terreno para a Havan, de concreto resta esta última possibilidade. Que se confirmaria mais ao fim do ano, quando a loja Villefort na contra-esquina do prédio da Prefeitura estiver num estágio mais avançado, prestes a funcionar. No site da empresa Havan, Montes Claros aparece entre outros municípios com chance de receber uma loja.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84119
De: Prefeitura Data: Quarta 31/7/2019 12:00:43
Cidade: Montes Claros

(...) Proprietários de cães e gatos têm compromisso marcado no próxima sábado, 3: levar seus animais até um ponto de vacinação perto de sua residência para imunizá-lo contra a raiva animal. A campanha realizada pela Prefeitura de Montes Claros, irá disponibilizar 94 postos de vacinação espalhados pela área urbana da cidade no horário entre 8 e 17 horas.
Serão 68 pontos de vacinação fixos e 26 móveis. Na zona rural do município, a Campanha de Vacinação Antirrábica será realizada em três datas distintas: 18 de agosto, nas proximidades de Lagoinha, Planalto, Olhos d’Água; 25 de agosto, em Samambaia, Chácara das Paineiras e Santa Bárbara; e 1º de setembro, em Aparecida do Mundo Novo, São Pedro das Garças e Nova Esperança.
O Centro de Controle de Zoonoses orienta à população que transporte seus animais com coleiras e guias próprias. Cães mais agressivos e de maior porte devem ser conduzidos com focinheira a fim de se evitar acidentes. Os gatos, por sua vez, devem ser levados, preferencialmente, dentro de caixas próprias para transporte ou sacos de linhagem. Mais informações podem ser obtidas pelo 2211-4400.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84118
De: Prefeitura Data: Quarta 31/7/2019 11:59:39
Cidade: Montes Claros

Prefeito assina ordem de serviço para obras do complexo viário radial leste - O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, assinou nesta terça‐feira (30), a Ordem de Serviço para execução das obras do Complexo Viário Radial Leste. A obra compreende o recapeamento de todo o trecho da Avenida Dulce Sarmento (Trevo Pimentel) até o entroncamento com a Avenida Antônio Lafetá Rebelo (Córrego das Melancias). (...)
A obra está estimada em R$5.643.443,53. A primeira etapa compreende o recapeamento de todo o trecho da avenida Dulce Sarmento até o entroncamento com a avenida Antônio Lafetá Rebelo (Córrego das Melancias). A outra etapa começa simultaneamente e vai compreender a canalização e urbanização das avenidas Independência e construção de uma ponte ao final da av. Dulce Sarmento, interligando à avenida Antônio Lafetá Rebelo com pavimentação completa.
O orçamento da obra era de R$6.888.850,68, mas a empresa vencedora ofereceu desconto de 18,07%. Ela terá até 18 meses a partir da assinatura do contrato para fazer a obra. Com o Corredor Radial Leste, os bairros Interlagos, Santa Lúcia, Monte Carmelo, Carmelo l e ll, Independência, Acácias, Santos Dumont e Nova Suiça terão novo sistema viário, ficando dispensados de terem que usar os Trevos do Chimarrão e da Real. Isso desafogará o trânsito naquela parte da cidade.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84117
De: Manoel Hygino Data: Quarta 31/7/2019 10:17:03
Cidade: Belo Horizonte/MG

Emanuel segue Ruggero

Manoel Hygino

A mensagem chegou do escritor Fábio de Sousa Coutinho, presidente da Associação Nacional de Escritores, informando que, na noite do dia 29, falecera Emanuel Medeiros Vieira, de que publicara aqui trechos de comentários. Nascido em Santa Catarina, andou pelo mundo, escreveu, foi preso, assumiu um câncer que lhe devorou o resto da resistência. O velório e o sepultamento foram no Campo da Esperança, no dia seguinte em Brasília. Transcrevo parte de um depoimento seu:
“Lembro-me do padre jesuíta italiano Ruggero – tão alto – a gente varando noites, conversando sobre Teilhard de Chardin (1881-1955), Soren Kierkegaard (1813-1855), existencialistas cristãos como Gabriel Marcel (1889-1973) – que rejeitava o termo “existencialismo” –, Emmanuel Mounier (1905-1950) – fundador da revista “Esprit” –, agnósticos e ateus, como Albert Camus (1913-1960), Jean Paul Sartre (1905-1980), e marxistas como Maurice Merleau-Ponty (1908-1961). No final – sempre no final – ele arrematava: – Nunca te esqueças da Misericórdia Divina. (Ele era sempre profundo, mas – nesta frase – queria ser abertamente “solar”.)
MISERICÓRDIA DIVINA. Ele acreditava que eu era possuidor de uma “fé forte e cósmica”, mas que o tempo, as leituras e as dúvidas me afastaram dela. – Quero te dar mais ÂNIMO, e falava mais alto e soletrava a palavra “ÂNIMO”. Ria, me abraçava.
Ruggero era muito culto, leitor voraz, mas sua sabedoria maior era a simplicidade.
Tomávamos vinho, assistimos juntos duas vezes a “O Sétimo Selo”, 1957, (“Det sjunde inseglete”); ”Morangos Silvestres” (Smultronstället”), 1957, de Ingmar Bergman (1918-2007). Também vimos várias vezes “Rastros de Ódio” (“The Searchers”), 1956, de outro grande mestre: John Ford (1894-1973). Gostávamos muito também de Orson Welles (1915-1985) e assistimos algumas vezes a “A Marca da Maldade” (“Te Touch of Evil”), 1958, que admirávamos muito, até mais que “Cidadão Kane” (“Citizen Kane”) 1941 – por muitos considerado o melhor filme de todos os tempos.
Um dia, ele morreu.
Tinha um carinho enorme pelos “humilhados e ofendidos da terra”, como dizia, pelos pobrezinhos, pelos sem nada. Modesto, batina puída, evangelizava operários em comunidades pobres de Porto Alegre e pescadores em Florianópolis – não era amado pelos hierarcas, poderosos e conservadores da Igreja– afora a burguesia da capital gaúcha e da Ilha do meu nascimento.
E um dia– parece incrível – fui eu a consolá-lo. Triste, ferido com injustiças e perseguições (que não relato aqui), aquele sacerdote loiro (parecendo um camponês do interior de Santa Catarina), de quase dois metros, desajeitado, possuidor de um coração maior que ele, morando em uma casinha simples de madeira, num bairro humilde de Porto Alegre (antes estivera durante dois anos em Ponta das Canas, em Florianópolis, praia bela do Norte da Ilha de Santa Catarina, minha terra natal – ainda aprazível, pregando para os pescadores, dando para os pobres até a roupa do corpo, dividindo tudo o que tinha. Sempre achei que ele nascera na época errada. Deveria ter vivido na época das Catacumbas, levando a palavra de um Jesus pobre e libertador contra o Império Romano.
Escrevi acima: Um dia, ele morreu. Qual a causa (indagam)? Foi “pelo coração” – ataque cardíaco. Mas acho que morreu de tudo, de tudo um pouco, devido às perseguições sofridas, às injustiças que percebia no tão imperfeito mundo, à inveja de que foi vítima, difamado por tantos seres medíocres e mesquinhos. Havia abandonado a batina, voltou para a Itália, mas retornou ao Brasil para se despedir. Então, já era um velho, cabelos brancos, parecendo mais baixo, o olhar azul mais triste.
– “Desta vez, fui eu quem perdi a Fé”, me confessou. Tentei animá-lo, não falando em igreja, “reconversão”, nada. Mas nos filmes que havíamos assistido juntos. – Não há nada depois daqui, ele disse.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84116
De: Afonso Cláudio Data: Terça 30/7/2019 20:45:34
Cidade: Montes Claros

"30/7/1886 - Nasce em Cachoeira de Miralta, distrito de Montes Claros, o cel. João Lopes Martins, filho de Esperidião Ferreira Martins e dona Ana Martins da Silva Lopes. Iniciou a vida prática como tropeiro, depois adquiriu terras, passando a ser lavrador e criador, chefe político, foi vereador à Câmara Municipal de Montes Claros, exercendo a sua presidência, no período de 1948 a 1950. Eleito Vice—Prefeito Municipal de Montes Claros, de 1950 a 1954, exerceu por algum tempo as funções de Prefeito. Foi Presidente do Diretório do Partido Republicano de Montes Claros, de 1945 a 1957. É fazendeiro e invernista."
Alguns trechos do texto escrito pelo Dr. João Valle Maurício, por ocasião do centenário do nascimento do Coronel Lopinho, em 30/7/1986:
- "O Coronel Lopinho, como passou a ser chamado, com respeito e com afeição, faleceu aos 93 anos, em março de 1978, em Montes Claros."
- "Este homem foi, sem qualquer favor, um dos maiores marcos na história de Montes Claros. Ele agüentou, com mão firme e corajosa, o comando político do município e participou efetivamente, em todos movimentos para o Norte de Minas. Com a grandeza do seu genro, o Dr. José Esteves Rodrigues, Secretário de Estado, Diretor de Banco, Suplente de Senador e Deputado Federal. A atuação política do Dr. Esteves Rodrigues foi das mais valiosas para todo o Setentrião Mineiro. A enormidade dos benefícios que a Sudene vem derramando nesta região é, sem dúvida, o resultado do trabalho e da motivação do dedicado deputado, que por certo recebia as ponderações do sogro."
- "Seu Lopes foi um dos mais combativos no posicionamento do manifesto dos mineiros, que resultou na derrubada do Governo Vargas em 1945."
- "A sua casa, na esquina da Praça Dr. João Alves, com a D. Mariana, a filha D. Nenzinha, as filhas de criação e tantos parentes, era assim como uma sala de visitas da cidade. Todos iam visitar o Seu Lopes, mesmo as figuras mais marcantes da política do Estado e da União. Os próprios adversários o consideravam com muito apreço."
- "Sem dúvida, era um bravo. Era um sertanejo valente. Homem sem medo, porém ponderado. Por diversas vezes mostrou a serenidade do seu posicionamento e jamais arredou pé das posições assumidas. Seu Lopes era de uma rara inteligência e de uma memória privilegiada. Seu pai era professor primário e foi com ele que aprendeu as primeiras letras. A grande escola da vida, a sua capacidade e consciência da sua missão, fez Seu Lopinho um homem de sólida cultura política. Ele era, sem exagero, um sábio em seus ensinamentos de vida."

Tive o privilégio de ser presenteado pela filha dele, D. Nenzinha Esteves, em 13/6/87, com o livro "Centenário de Nascimento de João Lopes Martins", de onde extraí os trechos acima, escritos pelo Dr. João Valle Maurício.

Afonso Cláudio de Souza Guimarães

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84115
De: Prefeitura Data: Segunda 29/7/2019 11:26:01
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Prefeitura desocupa construção irregular em área verde no residencial Vitória II - A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semma), desobstruiu, na manhã de quarta-feira, 24, construção irregular dentro da área verde do bairro residencial Vitória II, na região do Grande Santos Reis, próximo ao Bairro Cidade Industrial. Desde novembro do ano passado, a população, através do Semma Denúncias, vem monitorando as áreas e tais infrações, o que resultou na ação de servidores da gerência de Normatização e Controle da Secretaria, que agiram rigorosamente utilizando máquinas pesadas para derrubar a construção ainda inacabada e sem moradia. A medida evitou que os infratores concretizassem o crime ambiental, prejudicando o meio ambiente e a coletividade em Montes Claros.
Tais operações vêm ocorrendo com frequência. Recentemente, foram desocupadas áreas no bairro Morada do Sol, onde serão construídas pistas de caminhada para crianças, jovens, adultos e idosos. As medidas adotadas pela Prefeitura vêm alcançando boa aceitação popular, tendo em vista que a própria comunidade não aceita mais tais invasões, o que além de prejudicar o meio ambiente também traz sérios prejuízos para a sociedade. As operações são apoiadas pelo Grupamento Tático Ambiental (GTA) e pela Polícia Militar.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, destaca que antes das ações enérgicas para desobstruir áreas verdes, os infratores são convocados a explicar tais atos e até mesmo a recuar. “Entretanto, a maioria insiste nos crimes, o que obriga a Prefeitura a adotar medidas enérgicas e eficazes em prol da sociedade e em defesa do meio ambiente” concluiu.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84114
De: José Ponciano Neto Data: Segunda 29/7/2019 10:40:24
Cidade: Montes Claros-MG

LINHA COM CEROL E A FALTA DE CLARIVIDÊNCIA

Um crime que era infantil e inocente, agora envolve muitos adultos insensatos.

Antigamente quando criança, era comum passar cerol no cordonê ou linha de sapateiro.

Esta astúcia era para cortar as outras linhas dos surecos – araras – pipas “bicudo” que eram empinadas do lado de cima da rede férrea (Bairro Morrinhos)– nosso ponto de empinar era no antigo Campo do União da Rua Dr. Veloso. Lembrando que eram poucas crianças que usavam Cerol.

O perigo era menor – quase despercebido - por que o movimento das Lambretas e Vespas era pouco – diferente das motos de hoje. Nossas manivelas ou carretilhas tinham até 16 bicos – tudo fabricado por nós mesmos.

Hoje o perigo é bastante eminente; as brincadeiras viraram batalhas que envolvem “marmanjos barbudos” insensatos – as crianças ficam somente com varas de bambu e tubos com ganchos acima de cinco metros para capturar as linhas quebradas para ficar com as pipas. Os “marmanjos barbudos” são que comerciam as linhas Chinesas e as linhas com cerol caseiro. Sem serem oportunados.

Esta brincadeira corta fios de cercas elétricas, fios da Cemig, fios de telefones e pescoços de motoqueiros.

Para terem uma ideia - bastam ir ao Bairro Jardim Olímpico, saída para Juramento. Os campeonatos de Pipas contam com mais de 150 pessoas no local - o dia todo – principalmente aos Sábados e Domingos. São varias crianças correndo – olhando prá cima - atravessando o Anel Rodoviário Leste diante de um grande movimento de carretas e veículos pequenos, linhas prendendo nos retrovisores dos carros e motos. Já houve alguns casos motoqueiros se cortarem – tanto nas pernas, como nos braços. Já houve caso de cortar a viseira do capacete de uma senhora. -

Confiram este relato nesta semana de Segunda a Domingo.

Não é só no Bairro Jardim Olímpico - estar em todos os bairros.

O que era brincadeira virou comércio. O mês Agosto trás ventania e tudo tende a piorar se não houver fiscalização. - Vidas em perigo!!

Nota: - Os carretéis de cordonê e de linhas de sapateiro eram comprados na venda do Sr. Arquilino – Jabbur e loja do Dico Zuba – O papel celofane (colorido ou transparente) e o papel de Sêda na Papelaria Xodó e na Barroso.

(*) José Ponciano Neto – Membro do Instituto Histórico e geográfico de Montes Claros

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84113
De: Estado de Minas Data: Segunda 29/7/2019 07:43:39
Cidade: Belo Horizonte

Jovem morre eletrocutado ao empinar pipa perto de rede elétrica em Minas - Luiz Ribeiro - Um adolescente de 13 anos morreu eletrocutado, em Montes Claros, no Norte de Minas, no final da tarde deste domingo, ao ser atingido por uma descarga da rede elétrica. O fato aconteceu no Conjunto Monte Sião 2, na Região Norte da cidade. De acordo com informações de testemunhas, o garoto estava soltando uma pipa junto à rede elétrica, quando ocorreu o acidente. Segundo a Polícia Militar, o adolescente segurava uma vara de bambu de quatro metros de altura, que atingiu a rede de alta tensão, provocando a descarga elétrica. A vítima chegou a ser atendida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu), mas não resistiu ao forte choque elétrico e morreu no local. O adolescente teria usado a vara de bambu para retirar a pipa, que ficou presa à fiação de alta tensão, o que causou o acidente fatal. Para evitar os riscos de acidente, a Cemig sempre realiza campanhas de conscientização, alertando que crianças, adolescente e adultos devem soltar papagaios sempre em locais abertos, longe da rede elétrica. Além dos riscos para vida, os acidentes com a pipas podem causas interrupções no fornecimento de energia. Ainda conforme informações da Cemig, a maioria dos acidentes ocorre quando a pipa fica presa à rede elétrica e as crianças e adolescentes tentam retirá-la com o uso de materiais condutores, como madeira ou mesmo artefatos de metais. Foi o que aconteceu na tarde deste domingo em Montes Claros, onde a vitima usou uma vara de madeira (bambu).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84112
De: Corpo de Bombeiros Data: Segunda 29/7/2019 07:04:17
Cidade: Montes Claros

Acidente automobilístico na Av. Deputado Esteves Rodrigues. - Na noite deste domingo por volta das 19h00min, militares do Corpo de Bombeiros em Montes Claros foram acionados na Av. Deputado Esteves Rodrigues na altura do n° 556, em frente a Cia do Churrasco, para atendimento a uma vítima, o Sr. F.A.C, 37 anos, que veio a perder o controle do veículo saiu da pista e caiu dentro do córrego Vieira, ficando o automóvel um Gol de Cor branca e placa PUS- 9341, com as quatro rodas para cima no curso d`água e com a vítima presa em seu interior. Na chegada das guarnições foi constatado pelos Bombeiros que a vítima já havia sido retirada do interior do veículo por terceiros porém ainda encontrava-se no leito do córrego, inconsciente, com um ferimento na cabeça e apresentando um quadro de parada cardiorrespiratória. Diante do fato, foram iniciadas as manobras de ressuscitação cardiopulmonar bem como providências quanto a retirada da vítima para um local apropriado onde receberia os cuidados da equipe da USA do SAMU que estava em deslocamento para o local. Com a utilização de equipamentos de salvamento em altura a vítima foi retirada do canal para um local próximo a via pública onde foram reiniciadas as manobras de ressuscitação juntamente com a equipe do SAMU que persistiu nos trabalhos por aproximadamente uma hora. Sendo esgotada todas as possibilidades de reanimação, o médico do SAMU veio a constatar o óbito da vítima no local, ficando o cenário aos cuidados da PMMG que também se fazia presente.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84111
De: Manoel Hygino Data: Sábado 27/7/2019 16:39:02
Cidade: BH

A serviço da cultura

Manoel Hygino

Quem ouve falar em Congresso Nacional, Senado ou Câmara dos Deputados, lembra imediatamente os discursos que lá se pronunciam, e a formação de CPIs para apuração de delitos que já tramitaram pelas vias costumeiras, para exame e debate de uma série de problemas do país ou partidários, para as consequentes discussões, nas comissões técnicas e por aí afora.

Não faltam cadeiras vazias em grande número durante a semana na Casa Baixa, debates acalorados quando se alcança quórum, em troca de farpas entre os parlamentares ou, ainda, as diatribes verbais, até o de baixo calão, se aceitável na acepção o adjetivo ao substantivo diatribe.

Ora, a Câmara dos Deputados, em junho, lançou pela Secretaria de Comunicação Social, via Centro Cultural, uma publicação do mais alto interesse – bem elaborada, de conteúdo excelente, com apresentação gráfica de elevado nível técnico e artístico. Trata-se de “Alencar, Machado e Euclides – Patrimônios da Cultura Brasileira”.

Se o título diz muito, mais se apreciará com a leitura dos textos e a rica iconografia, inclusive fotos raríssimas dos ilustres escritores, que tanto honram nossas letras, os locais que lhes marcaram a existência e a carreira.

Quem esperar algo de belo visando maior conhecimento dos personagens, de suas famílias, de suas principais obras, de suas qualidades literárias, ficará mais realizado porque se utilizou o que de melhor há em pesquisas com informações valiosas extraídas das fontes disponibilizadas, páginas notáveis de divulgação literária e histórica.

A publicação – mais do que uma revista, com magnífico bom gosto – oferece um retrato de três dos maiores escritores brasileiros, revelando pormenores e imagens que certamente não estão em outro qualquer trabalho do gênero. Tudo com leitura fácil e agradável, de que se quererá um exemplar para arquivo.

A coordenação foi de Edmilson Caminha, professor e escritor, que soube assimilar o mais relevante e inclui-lo na edição. E há curiosidades. Na família de José de Alencar encontram-se Alencar Araripe, Leonel Martiniano de Alencar, Miguel Arraes, Humberto de Alencar Castello Branco (presidente do Brasil no período revolucionário iniciado em 1964), Eduardo Campos (deputado federal e governador de Pernambuco, aquele que faleceu em desastre aéreo em São Paulo) e também Rachel de Queiroz e Pedro Nava, nascido em Juiz de Fora e que se suicidou, já no ocaso, na Glória, Rio de Janeiro.
Machado de Assis, que só uma vez saiu do seu Rio de Janeiro – epiléptico, preto e gago, fundador da Academia Brasileira de letras, o Bruxo do Cosme Velho, aparece em muitas páginas, de magníficas fotos. Surge em uma delas, diante de nossos olhos, ao lado de Joaquim Nabuco. Meçam a diferença de altura.

Nem se diga de Euclides da Cunha, engenheiro e militar. Surge ele, de corpo inteiro, para lembrança de “Os Sertões”, obra inexcedível. Há muito mais, denso, evocando-se sua aventurosa existência e seu assassinato por razões passionais. O óbito foi em 15 de agosto de 1909, fazendo 110 anos no próximo

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84110
De: Manoel Hygino Data: Sexta 26/7/2019 07:08:24
Cidade: Belo Horizonte

Salve-se quem puder

Manoel Hygino

A minha interrupção nos comentários sobre a Venezuela não significa que a América Latina, construída abaixo do rio Grande, esteja em tranquilidade. Nada disso. Nem se há de referir à incessante e desumana, seguidamente trágica, campanha empreendida pelos Estados Unidos para evitar o ingresso de centenas/milhares de migrantes dos pequenos países da América Central em terra de Tio Sam, através do território mexicano.

Na Venezuela, acontece o que se sabe e o que não se sabe, tentando-se um difícil apaziguamento entre o presidente-ditador Nicolás Maduro, sucessor do notório Hugo Chávez, e o pretendente Guaidó, líder da oposição que se queria já na chefia do Executivo. Petróleo não falta, como não falta a avidez de poder por todos os meios. No momento, quando se supunha quase irreversível uma guerra civil, sobreveio o intermezzo. Até quando, não se sabe.

Assim as diminutas nações da América do meio permanecem em atitude de expectativa. Suas populações sofridas buscam caminhos mais condizentes com a condição humana, procurando até fugir pelas fronteiras, também pouco receptivas, ou por mar.

Sabe-se amplamente, todavia, que o petróleo, ainda uma das molas da economia, constitui fator de inquietude e de guerra nas regiões produtoras. No Oriente, as autoridades iranianas se mantêm em alerta, diante da possibilidade de agravamento da tensão no estreito de Ormuz. A Europa, sobretudo o Reino Unido, na presente conjuntura, teme a posição hostil de Teerã. Um navio britânico foi aprisionado, mas isso pode ser o estopim de uma crise maior.

Parece um mal sem solução: refiro-me à dos países do lado de cá, das Américas.

Na Venezuela, não houve sequer equacionamento dos grandes e prolongados desafios, mas vão evoluindo. A Nicarágua, supostamente exemplar para a esquerda da centro-América, continua sob impasse. O presidente Daniel Ortega, sucessor dos Somoza, Tacho e Tachito, sente a pátria mergulhada em severa crise social e econômica. Ortega, hoje com 75 anos, governando com a esposa, não consegue dar conta do recado. Há uma ebulição.

Na Guatemala e em El Salvador, o momento não é menos doloroso. Por via de dúvida, multidões sonham transpor os terríveis obstáculos. Trump mantém posições drásticas com relação à transposição das fronteiras com o México. Mais do que isso; quer a deportação imediata de imigrantes ilegais. As respectivas ações agora serão mais rápidas e eficazes. Salve-se quem puder.

Ainda nesta semana, o governo da Venezuela denunciou que um avião-espião americano entrou novamente no espaço aéreo do país, sem sequer notificar as autoridades aeronáuticas. Segundo Caracas, foram nada menos de 78 violações por jatos tanques só neste ano. As autoridades julgam que a série de incursões de aeronaves acentuam a crescente hostilidade entre as duas nações. Um caça venezuelano seguiu “agressivamente” um avião da Marinha norte-americana. O advérbio é da agência informativa.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84109
De: José Ponciano Neto Data: Quinta 25/7/2019 16:49:45
Cidade: Montes Claros- MG  País: Brasil

DIA MUNDIAL DO ESCRITOR..

Há 59 anos o escritor Jorge Amado – então, um dos diretores da União Brasileira de Escritores – UBE – teve a ideia de estabelecer no calendário brasileiro o “Dia Nacional do Escritor”.

Ser escritor é ser poeta; historiador; romancista; compositor e et cetera. É transmitir para os leitores aquilo que eles querem imaginar - falar – pensar -autoajuda e viver.

Suas obras sejam qual forem, desde escritas jornalísticas, contos; composições, até aos romances - fazem o leitor viajar durante seu devaneio. .

Não é fácil ser Escritor! Cada um tem seu próprio estilo. Cada um tem sua técnica para chegar à plataforma ideal.

Ser escritor é, entender acerca das criticas – é reconhecer que, nem sempre os leitores irão interpretar seu texto da maneira que queria.

Ser escritor é ficar lisonjeado e, saber agradecer quando o leitor lhe aborda e diz: “Gostei muito do seu artigo”. Isto nos deixa cada dia mais animado a fazer parte do mundo da literatura.

Parabéns para os meus confrades da Academia Maçônica de Letras – Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros e a todos os escritores que brotam variadas obras para nossa literatura.

EM TEMPO: No dia 13 de Outubro iremos comemorar o Dia Mundial do Escritor.

Portanto, o escritor tem seu dia Nacional e o Mundial no calendário internacional. É merecedor!

(*) José Ponciano Neto é Vice Presidente da Academia Maçônica de Letras do Norte de Minas - colunista deste site –montesclaros.com - colaborador dos Jornais impressos da nossa região

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84108
De: Manoel Hygino Data: Segunda 22/7/2019 15:15:42
Cidade: Belo Horizonte/MG

O mineirês existe

Manoel Hygino

Sem limites claros e definidos, Minas não é una e única, como a própria nação. Nem poderia ser de outra maneira, se se considerar o estado com dimensões maiores de numerosos países continentes afora. O falar do Sul mineiro não é exatamente igual ao que se fala nas regiões limítrofes com Bahia, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro ou São Paulo. Basta conferir em visitas que se faça, mesmo sem interesse linguístico. O vocabulário também varia.
Daí ser perfeitamente compreensível que Joaquim Mendes de Sant’Ana tenha evocado para si laborar e editar um “Dicionário Norte-Mineirês Rural”, que me foi trazido por Wagner Gomes (cujo pai é responsável por uma coletânes fotográfica memorável sobre Montes Claros), autor de belos artigos sobre o Brasil de hoje, sob aspectos sociais, econômicos e políticos).
O próprio Wagner se encarrega de dizer quem é o autor do Dicionário: “... um homem à frente de seu tempo em todos os sentidos. Desprendido das coisas materiais, sua grande riqueza consiste em seus valores e em suas raízes. Tipicamente mineiro, sem deixar de ser um cidadão do mundo. Nascido com a ajuda de uma parteira analfabeta, numa pequena fazenda de uma cidadezinha que era pequena até no nome: Porteirinha. E essa cidade foi seu primeiro amor e a ela permaneceu sempre fiel. Até imaginou, um dia, mudar seu nome para Edenópolis... Fiel a esse mundo, guardou, ao longo de sua vida vitoriosa, cada palavra que ouvia dos matutos e dos interioranos... Engenheiro por formação, humanista por convicção, fez da vida o seu repente”. A excelente capa é de Nélson Flores.
Chico Mendonça acrescenta: “Esse dicionário é fruto de 12 anos de meticulosa pesquisa, feita por quem tinha o hábito de ser em tudo organizado, o que considero atributo invejável... O leitor tem diante de si, como resultado, um livro robusto de consulta, de qualidade e confiabilidade garantidas”. Estefânia Oliveira Sant’Ana auxilia a compreensão do significado: O autor “observou a paisagem rural com clareza, exuberância e afirmação contundentes”... que “resultaram em descobertas notáveis e criaram este guia sólido”.
Depois de tais comentários, é útil registrar que não se trata de meras observações de quem se interessa pela maneira como se fala em pedaços do Brasil- brasileiro, mas não único. O vocabulário que Joaquim Mendes de Santa’Ana nos oferece é perfeitamente representativo da realidade nacional. O próprio autor declara, e razão tem, o vocabulário contém palavras e expressões usuais no Centro e no Norte de Minas, principalmente entre as classes mais populares e na zona rural. Não são exclusivas dali e muitas delas, seguramente, nem são de lá originárias, mas incorporadas, trazidas pelos nordestinos que desceram para o Sul, como se diz.
Não só, contudo, as palavras e expressões, pois o próprio falar, que pincipalmente os baianos trouxeram e foi assimilado. Chamou-me a atenção, por exemplo, o adjetivo “bondadoso”, que corresponde a – bondoso- usado em espanhol: “Zé Roxinho era um sujeito moreno, de rosto redondo, de bigodeira farta- escorrendo pelos cantos da boca sem dentes. Homem bondadoso, dono de uma fazendinha ajeitada, de terras negras nos varjões de bengo”. Dá pra entender?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84107
De: Afonso Cláudio Data: Terça 23/7/2019 15:25:34
Cidade: Montes Claros

Prevenção de acidentes com celulares

É mais seguro desligar da tomada, antes de dormir, o celular que estiver em situação de carga da bateria, pois, após esta ter completado a carga, ficando ligada à instalação elétrica por demasiado tempo, enquanto o usuário dorme, pode receber injeções excessivas e desnecessárias de corrente, que vão aquecendo-a e podem provocar sua queima e maior risco de acidente, enquanto a pessoa estiver dormindo.
Não operar o celular enquanto o mesmo estiver em situação de carga da bateria, ligado à tomada de 127 V, evitando variações de corrente e tensão excessivas, vindas da rede de distribuição ou devido a descargas atmosféricas.
A Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade registrou 41 acidentes com celulares no Brasil, em 2018, com 23 mortes, e é necessário que o usuário tenha muito cuidado no ato de recarregar a bateria do seu aparelho, pois é a situação de maior risco de choque elétrico ou incêndio, já que o mesmo está conectado indiretamente à tomada de 127 V.
Outras mensagens sobre prevenção de acidentes com celulares e de outros tipos, de minha autoria, publicadas neste Mural: 82883, 83374, 83805 e 83826.

Afonso Cláudio de Souza Guimarães - Engenheiro Eletricista

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84106
De: Manoel Hygino Data: Segunda 22/7/2019 15:16:30
Cidade: Belo Horizonte/MG

O homem e a lua

Manoel Hygino

Dados da Nasa revelaram que junho atingiu recorde de temperatura no mundo, marcado por severa onda de calor na Europa, com superação de recordes. Mantida a tendência, julho permanecerá com termômetros acima da média global. Não foi exatamente assim no Brasil, com frentes de ar frio do Polo Sul trazendo tempo variável, com ventos fortes durante os dias até agora. A baixa umidade relativa do ar, preocupava.
No meio do mês, mais especificamente no dia 15, registrou-se o eclipse parcial da lua, o último do ano, pois o próximo, total, visível, ocorrerá em maio de 2022. O do dia 15 coincidiu com a data da missão Apollo 11 completou 50 anos, com decolagem rumo à lua. O foguete, comandado pelo norte-americano Neil Armstrong desceu em nosso satélite, deixando os terrestres com olhos pregados à tela das televisões. O astronauta faleceu em 2012, com 82 anos, restando agora apenas a memória.
Mas tudo lembra entre nós gerações de brasileiros, que - à falta de rádio e televisão, que ainda não existiam, se entregavam às serenatas, que davam um brilho melancólico às noites de luar no interior brasileiro, inclusive as de minha cidade mineira lá do Norte.
Nelson Viana, nascido em Curvelo, formado em agrimensura em Ouro Preto, por Montes Claros se apaixonou. Ali viveu mais de trinta anos, casou, tornou-se figura singular e escreveu sobre os fatos e pessoas que ali via, numerosos e preciosos livros, que são resgate de uma época e de seus personagens...
“... E as serenatas passaram pelas noites enluaradas... Eram chorões, com flautas, bandolins, violões, pistons e cavaquinhos, tocando valsas, schoticts, mazurcas ou polcas em voga, e eram seresteiros inveterados, que cantavam modinhas sentimentais como a “Casa branca da serra”, “Pela janela da saudade” ou “A pequenina cruz do teu rosário”, provocando fundos e doloridos suspiros nos recessos das alcovas, as jovens românticas cujo coração madrugava para o amor, modinhas amarguradas, ternas modinhas que eles cantavam molhando a voz de pranto, nas horas em que as ruas dormiam silenciosas nos mistérios da noite cheia de encantamento e de luar...”
Seresteiros há que resistiram às agruras do tempo, mas desapareceram aqui os velhos ritmos e as letras de músicas possivelmente tidas como perenes. A lua só aparece para os demais jovens de hoje quando envolvem um fenômeno raro, mas previsto pelos cientistas e que lhes atraí a atenção.
Pior ainda:
Estudo da Nasa revela que a lua está encolhendo à medida em que o seu interior se resfria. De forma lenta, mas em pausas, a lua perdeu mais de 50 metros nos últimos 100 milhões de anos. Cientista do Museu do Ar e do Espaço dos EUA revela que o encolhimento faz com que a superfície da lua ganhe elevações e escarpas. O efeito também causa abalos sísmicos.
“Tal como uma uva se enruga na medida em que encolhe até se tornar uma uva-passa, escarpas se formam na lua conforme o satélite natural da terra diminui”, explicou a Nasa.
Mas, ao contrário da casca da uva, que é flexível, a crosta da lua é rígida e se quebra quando seu tamanho diminui, formando falhas onde um segmento é empurrado para cima de outro.
Como será, então, a lua ou o que dela sobrar?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84105
De: Afonso Cláudio Data: Segunda 22/7/2019 10:19:21
Cidade: Montes Claros

Código Newton

Os 50 anos da descida dos astronautas Neil Armstrong e Edwin Aldrin na Lua, anteontem completados, mexem com nossa imaginação. Algo muito diferente dos últimos 2018 anos está relativamente próximo de acontecer. Já há até o ano previsto: 2060.
Em 05/08/2011 acompanhei alguns vídeos do History Channel sobre o "Código do Apocalipse", que são previsões de Sir Isaac Newton (1643-1727), astrônomo, alquimista, filósofo natural, teólogo e cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, pai da ciência moderna, um dos maiores gênios da História e anotei este resumo: "Sionismo, holocausto e criação do Estado de Israel confirmam previsões de Sir Isaac Newton, conforme "Código do Apocalipse", do History Channel. Virá o Anti-Cristo. O Armagedon (batalha entre o Bem e o Mal) acontecerá. Jesus Cristo virá. Haverá ressurreição dos mortos. E o Reino de Deus vencerá."
Há inúmeros fatos históricos, agora confirmados, previstos na Bíblia Sagrada, muitos séculos antes, conforme códigos que estão sendo descobertos, principalmente após a invenção dos computadores modernos.O vídeo do link abaixo dá mais detalhes: https://m.youtube.com/watch?v=TF0BcJWAEBY

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84104
De: Gustavo Mameluque Data: Segunda 22/7/2019 12:14:06
Cidade: Roma  País: Itália

Agenda Antiga.

Relendo uma agenda de 1996 observo uma Coluna de Carlos Heitor Cony ( falecido este ano) que nos oferece uma linda reflexão. Tentarei aqui resumir : “ já contei, há tempos, a história daquele empresário que enfrentou uma greve de seus empregados. Depois de várias negociações, ele se dignou a receber a comissão de grevistas que desejava expor as justas reivindicações da categoria. Se atendidas, a greve seria suspensa e todos voltariam ao trabalho no dia seguinte”. O empresário era cristão e recebeu paternalmente os grevistas com a pergunta : “ Meus filhos, vocês não sabem que o muro de Berlim caiu ? Esse negócio de greve já era. Muita gente há que, com outras palavras, diz a mesma coisa. Tendo caído o muro de Berlim, a luta pela justiça social não tem mais sentido, o socialismo é coisa do passado, retrógrodo, ou, como que o Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, coisa de pobre de espírito. O afobado come cru- não sou eu quem o digo, é a sabedoria dos séculos. O Imperador romano Trajano afobou-se: era também bom homem, Suetônio e Renan, fazem elogios a ele, apesar de ter perseguido os cristãos em todo o império Romano . Trajano foi tão eficiente nessa perseguição que cismou de erguer uma Coluna, por sinal existente até hoje em Roma, no foro que tem o seu nome, ali ao lado da Piazza Venezia. Na Coluna, ele colocou a inscrição consagradora : “ O nome dos cristãos foi destruído “. Ou seja, não havia mais cristãos ao longo do imenso império. O Muro de Berlim havia caído. Conhecemos a história. Hoje a Coluna de Trajano é uma referência turística. Muito visitada, diga-se de passagem. Perto dela há uma taberna, chamada Ulpia. Foi fechada diversas vezes pela polícia, era um dos pontos de droga mais famosos de Roma. Ou quem sabe da Itália. Drogados da África, da Àsia, da América Latina e sobretudo da Europa tinham dificuldade de encontrar a taberna, que é meio escondida. Bastante escondida. Propositadamente. A referência que os usuários recebiam era a seguinte : “ Perto da Coluna de Trajano”. Ao menos para isso ela serviu. Quanto aos cristãos, eles continuam por lá. E espalhados por todos os continentes. Do outro lado do tibre, á um sujeito vestido de branco que é uma espécie de sucessor de trajano. No entanto é o Chefe de Estado do Vaticano. E está mais forte do que nunca....

Gustavo Mameluque é Jornalista. Vaticanista e colunista do montesclaros.com. Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: