Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - terça-feira, 19 de novembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°80544
De: Manoel Hygino Data: Quinta 17/9/2015 08:47:08
Cidade: Belo Horizonte

Aconteceu em Antônio Olinto

Manoel Hygino - Hoje em Dia

Sequer era um povoado, mas um ajuntamento de casas em torno da estação da Estrada de Ferro Central do Brasil, ligando os grandes centros ao sertão. Quando houve um surto de coqueluche em minha cidade, nossos pais concluíram que devíamos abrigar-nos ali, longe da poeira das ruas. Havia tranquilidade e ar puro. Assim era a Antônio Olinto que conheci criança, em sossego pleno e sob carinhoso cuidado.
Antônio Olinto foi o primeiro presidente de Minas na República, antecedendo a Cesário Alvim. Natural do Serro, professor, jornalista, político e engenheiro, só ficou no cargo até 24 de novembro de 1889. O tempo passou e, como sempre, sofreu a avalanche de mudanças rápidas. Em agosto de 2015, em Antônio Olinto, zona rural de Montes Claros, a polícia entrou em ação num clube, quando surgiram denúncias de indivíduos aparecerem ostentando armas, vendendo e consumindo produtos perigosos, inclusive a menores. Todos os indivíduos , detidos ou apreendidos, apresentavam sintomas de ingestão de bebidas alcoólicas ou uso de drogas.
A lembrança alerta para a degradação do ambiente em que vivemos. O pacato lugarejo, que contribuíra para recuperação da saúde das crianças, foi golpeado por forças estranhas ao meio, ignorando a lição de São Francisco de Assis, louvando o Senhor, “pela nossa irmã, a mãe terra, que nos sustenta e governa e produz variados frutos com flores coloridas e verduras”. Contrariamente às benesses, surgiram o fumo, o álcool e as drogas, que dizimam a geração de hoje e degradam o ser humano desde a infância, contribuindo para destruição dos vínculos familiares.
A sociedade não se preparou para essa guerra. Os tóxicos invadiram e dominam o mundo, prestando-se a enriquecer os agentes do mal. Já Paulo VI, em 1971, alertava a FAO sobre a possibilidade de uma “catástrofe ecológica sob o efeito da explosão da civilização industrial”. Esta civilização industrial é a mesma que promove a produção e comercialização das drogas e destrói o ecossistema.
O pontífice (e não faço o registro simplesmente para elogiar a Igreja) observou que o ser humano parece “não se dar conta de outros significados do seu ambiente natural, para além daqueles que servem somente para os fins do uso ou consumo imediatos”... E maléficos, acrescentaria eu. Não nos apercebemos de que se trata de uma advertência sobre problema que ultrapassa a visão simplista das coisas ou a nossa imperdoável omissão diante da degeneração que avança.
O homem e a Terra são indissociáveis. O progresso humano autêntico possui caráter moral e pressupõe pleno respeito pela pessoa e pela natureza. Os humanos de nossa época, porém, talvez mais do que nunca, desconhecem essa realidade ou fazem de conta que desconhecem, procurando servir-se de produtos disponibilizados sem medir as consequências danosas. Presentemente, há ampla e indispensável divulgação de orientações quanto à preservação do meio ambiente. Assim se deve proceder. Mas nós fazemos parte desse convívio e nos vamos extinguindo, moral e materialmente.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80543
De: Juliana Veloso Data: Quinta 17/9/2015 08:17:11
Cidade: Contagem/MG

" Sempre pensei e ensinei em minhas aulas que para se lidar com o ser humano é preciso gostar de gente. Gente como a gente, que sonha, que cai, levanta, erra, aprende, chora, ri, adoece, sofre e morre. Acho, então, que para lidar com alguém fragilizado necessitamos, além do saber, de sermos carinhosos, tendo cuidado, respeito, acolhimento e amor para com o outro. (...)"

Infelizmente essas atitudes ocorrem frequentemente. Nos últimos três meses tivemos fatos inexplicáveis como este. Minha mãe passou por uma cirurgia e ficou dois meses no CTI. A forma que foi tratada por "alguns" profissionais nos causava uma enorme tristeza, não só pelo estado dela, mas por nos fazer sentir impotentes para retirá-la daquela companhia. É admirável aquelas pessoas que fazem o que gostam, dedicam-se e principalmente procuram entender tanto o paciente quanto a família.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80542
De: Luiz Ortiga Data: Quarta 16/9/2015 19:36:26
Cidade: BRASILIA/DF

Dizia-se que "cada roca tem seu fuso e cada terra com seu uso".No caso cada época com seu uso. Lembro-me lá pelo final da década de 40 até o surgimento da TV em 54, o grande uso que se fazia do rádio era um costume.A rádio Nacional ganhava de longe a audição do povo de Montes Claros. Vez por outra a rádio Mairynk Veiga que vinha em 2º lugar. A minha mãe tinha o hábito de ouvir rádio enquanto fazia suas costuras. Com o surgimento da ZYD-7 em Montes Claros, esta caiu no gosto da população. Ouvir rádio, então era um hábito natural, assim como se vê TV hoje.Eu fazia o que a rapaziada da minha época fazia: acompanhar os seriados nos cinemas S.Luiz e Cel.Ribeiro, conforme a aceitação do seriado pela turma. Tinha que ter pipoca num saquinho de forma cônica e artesanal. No Cel. Ribeiro havia uma troca ou mesmo comércio de revistas em quadrinhos. Havia, claro uma iniciação à paquera nessas sessões de cinema. Ali era onde se pegava na mão da namorada, depois de muitas tentativas. Mas voltando à ZYD-7, assistir aos programas de auditório era uma delícia. Guardadas as proporções, era como se fosse o auditório da Rádio Nacional do Rio, um "hit". Por vezes aparecia o "cantor" Manoel Quatrocentos para nossa alegria. Era sempre gongado. Se o candidato a um prêmio de valor irrisório saisse do tom, era uma vaia homérica, mas havia a compensação de um João Leopoldo, Nivaldo Maciel e outros "cobras" e de algumas moças da nossa sociedade que cantavam muito bem. Foi uma época que era a característica da cidade e que nos deixam tão saudosos pelo "modus vivendi" e de tanta simplicidade. Não poderia deixar de citar o nosso "point" das tardes que era a Praça de Esportes. A gente chegava e se dirigia ao "seu" Marino, depois "seu" Pimenta que eram sargentos da PMMG especializados em educação física ou ao Sabu, treinador de natação. Treinávamos 1000 a 2.000m por tarde, numa piscina de 25m x 12,5m. Tudo conforme a aproximação de alguma disputa no estado de Minas. Haviam uns rapazes que eram excelentes como o Gilberto Lafetá que quebrou um recorde brasileiro. O irmão dele o Leônidas Lafetá. Os irmãos José Gilberto Veloso, Marco Antonio e Pedrinho. Geoválcio Maurício, Reinine Canela, Haroldo Filpo, Dárcio, Geraldo "Barata"dos Anjos, Hiram de Paula, Eldan Veloso e tantos outros que encheria a página. Eu também dava minhas braçadas. Era uma turma saudável, sadia. Vendiam saúde. As meninas nadavam em horários especiais e não participavam. Exceção para a Maria "Fumaça". Deus me perdõe, mas nunca soube o nome real dela. Este é um apanhado geral de uma época da cidade que tantas saudades nos dá.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80541
De: Defesa Civil Data: Quarta 16/9/2015 17:09:16
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

Informamos à população que haverá detonação na bancada 02 Sul - Lafarge no dia 17/09/2015 às 12:00 horas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80540
De: Alberto Sena Data: Quarta 16/9/2015 14:45:54
Cidade: Grão Mogol

(...) Fazer 66 anos não dói. Tem cor. Mas é indolor. Tem cheiro. Sabor. Perfume. Lume. Mas não dói.
Isto eu posso assegurar porque me vejo, aqui, diante de um número 6 olhando para o outro 6. Gêmeos?! Meia/meia. Isto significa dose dupla. Multiplicação. Isto é bom. Acredito. (...) (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80538
De: Manoel Hygino Data: Quarta 16/9/2015 10:12:41
Cidade: Belo Horizonte

A Revolução Liberal de 1842

Manoel Hygino - Hoje em Dia

Pedi para me adquirirem na Assembleia Legislativa do Estado um exemplar da “História da Revolução Liberal de 1842”, de autoria do Cônego Marinho, originalmente publicado em 1844. Houve solenidade, compreensível diante da importância da obra, que – como se deduz pelas datas – se tornou pouco conhecida.
Com a iniciativa, a Assembleia lançou também um Programa Editorial de Obras de Valor Histórico e Cultural de Interesse de Minas Gerais e do Brasil, coordenado pelo deputado Lafayette de Andrade. Sobre a necessidade de resgatar um momento histórico tão valioso, falaram o presidente da ALMG, Adalclever Lopes, o secretário de Cultura de Minas, Ângelo Oswaldo, e o deputado federal Bonifácio de Andrada. Bonifácio discorreu sobre a Revolução Liberal de 1842, foco do livro, que contrapôs republicanos brasileiros a defensores da manutenção do domínio português. Não era de se estranhar. Estava-se apenas a vinte anos da independência e havia ainda segmentos que desejavam o retorno à situação anterior ao 7 de setembro.
Atravessava-se um momento candente. Quando se proclamou a Independência, o Brasil estava dividido em muitas correntes de pensamento. A abdicação de Pedro I resultaria das pressões. Havia hostilidades a Portugal em muitos lugares e se considerava a própria independência um arreglo. Duas correntes se consolidaram: a liberal e a conservadora. Esta realçava a autoridade imperial, defendendo o princípio da autoridade encarnado no Imperador. Os liberais, por um golpe de Estado parlamentar, tinham conseguido elevar ao poder o adolescente Pedro II.
Em 23 de março de 1841, quando se acirram os ânimos, sob liderança de Bernardo de Vasconcelos voltou ao poder o grupo conservador, com um gabinete ultra. Objetivava dar à máquina governamental do país condições de funcionamento para que a ordem fosse implantada, mas frustrando a autonomia das províncias. Os liberais dominavam o parlamento e se opuseram em campo até por uma solução armada, em Minas e São Paulo.
A certa altura é nomeado presidente da província de Minas Bernardo Jacinto da Veiga, tido pelos liberais como faccioso e autoritário. Enquanto isso, caminhava para Minas, procedente do Rio, Teófilo Benedito Ottoni, líder do liberalismo brasileiro. Em Barbacena, um grupo ocupou a cidade e proclamou José Feliciano Pinto Coelho da Cunha, presidente interino da província.
Moderado, de arraigados sentimentos monárquicos, Pinto Coelho aceitou a missão, até por temer uma solução republicana. Escreveu uma carta ao imperador explicando os fatos, documento aparentemente não entregue. Mas também divulgou um manifesto, que começava dizendo:
“Quando a pátria periga, é dever de todo cidadão correr em sua defesa; e quando a liberdade é calcada aos pés por um governo ambicioso, empunhar as armas para defendê-la e sustentá-la é a primeira obrigação do homem livre. Nós havemos chegado infelizmente ao ponto de recorrer a esse meio extremo, para defender a nossa pátria, para salvar as instituições livres, a nossa Constituição do aniquilamento total de que é ameaçado por uma facção astuciosa que se apoderou do poder!”.
Infelizmente, o espaço é curto para tão tema importante. Quem quiser saber mais terá de recorrer ao livro do padre José Antônio Marinho, mulato de origem humilde, nascido em 1803, na freguesia do Brejo do Salgado, distrito de Januária.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80537
De: Maria Luiza Silveira Teles Data: Quarta 16/9/2015 08:06:40
Cidade: Montes Claros

ESTAMOS FAMINTOS DE SOLIDARIEDADE

Sempre pensei e ensinei em minhas aulas que para se lidar com o ser humano é preciso gostar de gente. Gente como a gente, que sonha, que cai, levanta, erra, aprende, chora, ri, adoece, sofre e morre.
Acho, então, que para lidar com alguém fragilizado necessitamos, além do saber, de sermos carinhosos, tendo cuidado, respeito, acolhimento e amor para com o outro.
Não consigo admitir que se trate um doente, um deficiente, um idoso, um indivíduo traumatizado, qualquer um que tenha sofrido uma perda, de maneira inadequada, isto é, sem delicadeza, sem carinho, sem respeito.
Todos nós necessitamos sempre de delicadezas. Ainda mais alguém que sofre.
Entretanto, tenho percebido que médicos e técnicos de enfermagem, com honrosas exceções, não conhecem a Psicologia das Relações Humanas. Provavelmente, nem tiveram esta disciplina em seus cursos! Ou se tiveram ela foi muito mal-ensinada ou não-assimilada.
Fui, no domingo, visitar uma amiga mui querida, que vive seus últimos dias na Terra, sofrendo de câncer generalizado. Só quem passa por isto sabe do atroz sofrimento que significa. Entretanto, a grande maioria das pessoas nem tem coragem de enfrentar ou assistir a tal situação. Por quê? Porque temem que, em um malfadado dia, sejam elas que estejam num leito como aquele. E digo isto, não como cronista ou escritora, mas como especialista em Psicologia. Muitos temem a doença e a própria morte.
Minha amiga, com câncer em todos os órgãos internos, no esqueleto, no cérebro, com escaras pelo corpo, sem posição na cama, sentindo dores horríveis, gemia e pedia socorro. Eu me vi em lágrimas, sentindo-me inteiramente impotente, só podendo acarinhá-la e pedindo a Deus alívio para ela.
Há horas havíamos chamado os técnicos para trocarem sua fralda.
Quando entraram, cheios de prepotência, arrogância e completo despreparo, gritaram com a paciente. Eu interpelei-os de imediato: “O que é isto? Não vêem o sofrimento dela?”. A moça me respondeu com grosseria: “O problema dela é psiquiátrico”. Fiquei pasma! Pasma com tamanha ignorância e falta de sensibilidade! E quando voltei a me dirigir a ela, dizendo que era “jornalista” e que ia relatar o fato em jornal, ela olhou-me, com desprezo, e disse: “Pode escrever! Que me importa?”.
Isto, infelizmente, entretanto, é causado pelos cursos rápidos e sem qualificação que pretendem formar tais profissionais, que deveriam, inclusive, passar por testes psicológicos, pois nem todos têm condições para tal trabalho, como esta referida criatura o demonstrou.
Mas, pior ainda, são os médicos que, sem condições e sem preparo psicológico, consideram “chatos” os pacientes que reclamam de algo. Paciente tem que ficar calado. Até que eles mesmos sejam os pacientes. Quando estes técnicos ouvem os comentários dos médicos, já se acham capazes de diagnosticar e colocar rótulos naqueles que sofrem.
Já relatei, em uma antiga crônica, o caso de um médico, em Belo Horizonte, que, depois de passar por uma cirurgia e sofrer dores terríveis, mudou completamente a maneira de tratar seus pacientes. Passou a ser mais solidário, carinhoso e receitar analgésicos mais fortes para as dores.
Acho que a vida humana merece respeito. Não podemos nos considerar civilizados se nem sabemos conviver dignamente com o nosso semelhante.
É uma tristeza que a falta de solidariedade impere em nossa sociedade materialista, consumista e gananciosa. Mas, o dia do ajuste chega para todos nós. Ninguém pode fugir da dor, da doença e da morte. Sabem de alguma fórmula? Talvez o saibam os arrogantes e poços de vaidade. Se souberem, por favor, me comuniquem!

Maria Luiza Silveira Teles
(membro da Academia Amontes-clarense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80536
De: Armando Data: Quarta 16/9/2015 08:29:19
Cidade: Montes Claros/MG

Os assaltos e roubos não sumiram das ruas de M. Claros, como num passe de mágica. Deixaram de ser relacionados. É a velha fórmula de quebrar o termômetro para ignorar a febre. Não funciona. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80535
De: MOREIRA Data: Terça 15/9/2015 23:28:00
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

REF. A MENSAGEM N° 80534 da Sra. Margareth Sr. Margareth, não é somente no melo, mora aqui no bairro Alto João, e todos os dias também, a COPASA, corta o fornecimento da água em determinada hora, mais ou menos no mesmo horário que a senhora citou. A senhora sabe o porquê?? Quando consumimos toda a água da tubulação da rua, e quando a copasa solta a água novamente, o que acontece?? Os nossos registros marca somente ar, e mais ar, até acabar todo o ar da tubulação.É isso o que acontece. Eles arrecadam mais de 20%, do valor da conta, somente em ar, e sem falar que pagamos o esgoto na mesma proporção do consumo.Temos que entrart com um mandado de segurança para assegurarmos os nossos direitos, e para não sermos lesados.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80534
De: Margareth Data: Terça 15/9/2015 20:43:04
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Gostaria se saber porque todos os dias a partir das 13:00 horas a COPASA corta a água do Bairro Melo sem avisar a população.Sabemos que temos que economiza-la.Mas a COPASA tem obrigação de avisar a população os horários e dias que faltará água.Empresa de qualidade é empresa que comunica, esta faltando comunicação da COPASA.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80533
De: Observador Data: Terça 15/9/2015 19:02:22
Cidade: Moc/MG

Talvez porque todos nós estávamos concentrados no Atlético x Cruzeiro, em BH, e porque a intensidade foi baixa, não vi comentários a respeito do tremor de magnitude 2,09 mR, em Montes Claros, anteontem, cujos dados são os seguintes:
13-09-2015 - M 2.09, Montes Claros (MG)
Data: 13 de setembro de 2015
Hora de origem: 18:57:13 (UTC) (LocSat)
Hora (Local Montes Claros): 15:57:13
Epicentro: Próximo a Montes Claros (MG)
Lat.: -16.70º - Long.: -43.74º (Erro: ± 20 km) - Prof. 10 km (fixa)
PHASES Usadas : 13
Magnitude: 2,09 mR

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80532
De: João Carlos Sobreira Data: Terça 15/9/2015 14:48:21
Cidade: Montes Claros

Chico Pitomba e Mané Juca

Somente hoje, terça-feira, tive oportunidade de ler os textos de Wanderlino Arruda e Luiz Ortiga a respeito do lançamento do livro do escritor e historiador Dário Teixeira Cotrim - Chico Pitomba e Mané Juca - que conta as deliciosas passagens da inesquecível e fantástica dupla humorístico-sertaneja (sempre vestidos a caráter: chapéu de palha, camisa xadrez, calça cáqui dobrada nas pernas, botina rangedeira,” rosto pintado imitando bigode e barbicha), que brindou a região, na década de 1940, com seus programas semanais na D-7.
Após minha mudança para Belo Horizonte, para tratamento de saúde, meus contatos com minha querida cidade se resumem à leitura periódica do montesclaros.com, aos familiares e amigos aí residentes. Passei toda a semana, ocupado na confecção do projeto arquitetônico da uma casa, a ser construída no Condomínio Alphaville, em Belo Horizonte, às margens da Lagoa dos Ingleses, para minha filha Paula e meu genro Kleber, que moram em Campinas. Nesse momento, estou disponível para o deleite da leitura obrigatória do Mural no nosso jornal.
Sinto-me honrado por ter tido um bom relacionamento tanto com Cândido Canela, quanto com Antônio Rodrigues (o Antônio Vitrola). Nas minhas (poucas) idas ao antigo Fórum, nunca deixava de passar no cartório de Seu Cândido, para trocar dois dedos de prosa e, principalmente, ouvir suas sábias palavras Esse relacionamento era sedimentado através de uma enorme amizade minha com seus filhos Reinine e o grande articulista e também poeta Reivaldo Canela.
Já Antônio Rodrigues era dileto amigo desde os tempos da loja A Primavera, de sua propriedade, em um imóvel de minha mãe, à rua Simeão Ribeiro, antes do surgimento do “Quarteirão do Povo”. Nos onze anos que passei na capital, até minha formatura como arquiteto, essa amizade foi reforçada com uma convivência semanal com o velho Antônio. Morei, nessa época, na pensão de Dona Vêla (era assim que a maioria das pessoas chamava tia Quininha, esposa do tio Juquita). Éramos 15 estudantes de Montes Claros, alguns com laços de família com o nosso Vitrola. Metade da turma, gostava de jogar baralho (pôquer e/ou buraco, desde que fosse com pontos valendo poucos centavos). Era sempre uma grande “roda” de jogos acontecia na casa que Antônio tinha na Serra. quase todos os sábados, após o almoço até altas horas da noite. Nós, que não tínhamos o hábito de “jogar valendo” também íamos pelo agradável papo do Vitrola, seus “causos” engraçados que sempre tinha na ponta da língua e suas sessões de violão com modinhas, músicas sertanejas e paródias da dupla Chico Pitomba e Mané Juca. Era sempre muito divertido.
Antônio Rodrigues é uma figura inesquecível. Grande amigo, sempre sorridente. Não me lembro de tê-lo visto triste ou emburrado. Tinha atitudes inéditas. Ele trabalhava, como corretor de venda de seguros do IPASE. Fiz com ele, um seguro de vida, pago em carnet mensal. Combinou comigo que ele mesmo pagaria a mensalidade e eu faria o ressarcimento toda vez que viesse à Montes Claros. E completou: - “Combinei, assim, com todos meus amigos. Afinal, é uma boa maneira de revê-los a cada três meses”. Só mesmo o Nêgo Antônio (era assim que eu o tratava) para fazer uma proposta como esta. ele era único,
Prezado colega Ortiga, você tem toda razão. Aquelas memoráveis apresentações da dupla, no pequeno auditório da ZYD-7 da rua Presidente Vagas e no velho Cine Montes Claros, são inesquecíveis. Inclusive o cheiro da carne assada na brasa da Churrascaria do Leon Soltz que ficava ao lado do cinema! Em tempo: gostaria de lembrar ao amigo Wanderlino que, em 1945, o saudoso Colégio Diocesano se chamava Ginásio Municipal. O novo nome foi dado em 1950 e, nesta época você, Wanderlino, ainda não havia chegado em Montes Claros.
Parabéns para você, Dário. Resgatar nossas raízes significa fazer a elegia dos valores de nossa terra. Gostaria de saber onde posso adquirir o livro aqui, em Belo Horizonte.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80531
De: Unimontes Data: Terça 15/9/2015 14:14:50
Cidade: Montes Claros

Em ato assinado pelo governador Fernando Pimentel, foram publicados nesta terça-feira (15/9)0, no Diário Oficial Minas Gerais, as primeiras nomeações de 170 aprovados no concurso público para professor da Universidade Estadual de Montes Claros. O total corresponde à primeira das três etapas de nomeação autorizadas pela Seplag. Para aqueles que já foram nomeados, o passo seguinte é a inspeção médica pré-admissional (perícia), cujo calendário será definido exclusivamente pela Seplag.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80530
De: Defesa Civil Data: Terça 15/9/2015 12:41:01
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

Informamos à população que no dia 15/09/2015 às 17:30 horas, haverá detonação na bancada 02 Sul - JLX Mineração.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80529
De: Celso Data: Terça 15/9/2015 09:01:42
Cidade: M. Claros

Não choveu. Nada. E pela previsão de um dos institutos de meteorologia, M. Claros vai ter temperaturas altas, de até 39 graus; no caso, na quarta-feira da próxima semana. Oxalá esteja errado, pois também não vê chuvas em M. Claros, nenhuma chance, até quinta-feira da semana que vem.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80528
De: Wanderlino Arruda Data: Segunda 14/9/2015 15:36:30
Cidade: Montes Claros

Há dias comentei neste Mural da presença de Dom Antonio de Almeida Morais Jr. no auditório do cine Montes Claros onde funcionava também a ZYD7- Rádio Sociedade Norte de Minas. Ali se realizou um show de Chico Pitomba e Mané Juca. Lembrei-me de outro fato ocorrido também ali que poderia se tornado uma catátrofe: funcionava ao lado a churrascaria de León Soltz(?) creio que se escrevia assim. (...).

Prezado Luiz Ortiga, Eu estava também, na naquele horário, no Cine Montes Claros. Foi um real momento de alarme: famaça e grito de "fooogo". Um espécie de estouro de boiada, todo mundo correndo e tentando salvar-se. Saí pelo corredor do lado do restaurante do León Soltz e... juro que me pareceu tremer todo o paredão. Um alívio quando cheguei portão de saída, deixando tudo para trás e apenas respirando por estar "ainda" vivo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80527
De: Píndaro Data: Segunda 14/9/2015 08:50:44
Cidade: M. Claros

Dos 18m de chuva anunciados pela meteorologia para M. Claros, ontem e hoje, praticamente nada caiu. A manhã está nublada e "fria", para o padrão dos últimos dias. Faz 21 graus, embora nos carros a medida seja de 25. Chegou a neblinar mais cedo, pouquinho, e por toda parte os comentários são sobre a chuva, que precisa cair, imploramos que caia. Deve cair, repete a meteorologia. As chances (de 60%) de uma chuva de 8 milímetros estão confirmadas, seguem confirmadas, mas a chuva se dependura nos céus, um céu cinza claro, imperturbável aos apelos gerais. "Chuva a qualquer hora", repete a previsão, e ela lá, superior, muda. Incomoda que a previsão para as demais regiões, onde a chuva já caiu, diga que que ela, a chuva, vai fazer negaças na segunda quinzena de setembro. Traduzindo - a chuva que por enquanto vai nos desconhecendo, aqui no sertão, promete brincar de esconde esconde na segunda quinzena, até para quem já foi contemplado. Oremos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80526
De: Píndaro Data: Domingo 13/9/2015 15:53:21
Cidade: MOC

Chove em BH, chove no Rio, em S. Paulo e Brasilia mas (ainda) nāo chove em M. Claros, ao menos os - (60% de chances) - prometidos 18mm deste domingo e segunda. Uma neblinada sobre a cidade, ontem à noite, nos devolveu a esperança, e agarrado a ela, vamos, seguimos. O domingo está quente, 35 graus agora, com o tempo enfumaçado, enfarruscado, chamando e clamando pelas nuvens que afinal farāo chover, esperamos muito. O boletim meteorológico, o último, situa entre 17 e 20 horas de hoje o horário mais provável de a chuva cair. Se tivesse voz, cantaria com os penitentes da seca, peregrinos da esperança - "ó que nuvem tão bonita, boa de Deus mandar chover; chuva que chove e o santo que alumeia, ora pro nobis". (Infelizmente, por enquanto o que temos é o ronco monótono de um helicoptéro sempre a procura dos ladrōes que não nos dāo sossego)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80525
De: Luiz Ortiga Data: Domingo 13/9/2015 09:44:44
Cidade: BRASILIA/DF

Há dias comentei neste Mural da presença de Dom Antonio de Almeida Morais Jr. no auditório do cine Montes Claros onde funcionava também a ZYD7- Rádio Sociedade Norte de Minas. Ali se realizou um show de Chico Pitomba e Mané Juca. Lembrei-me de outro fato ocorrido também ali que poderia se tornado uma catátrofe: funcionava ao lado a churrascaria de León Soltz(?) creio que se escrevia assim. Certa noite, a churrascaria funcionando a pleno, começou a lançar fumaça pelas portas laterais do cinema. Passava um filme que em certa cena aparecia um fogo. Aí, um gaiato e irtresponsável gritou: FOGO! Houve"o estouro da boiada". Uma correria desenfreada em direção à porta de saída. Eu havia lido sobre isso dias atrás e corri para o lado oposto:fui para a tela do cinema. Arrodeei e encontrei uma porta nos fundos. Saí por ali. Voltei ao salão e as coisas já estavam se acalmando com centenas de cadeiras quebradas e algumas pessoas escoriadas por ter saltado sobre as mesmas. Um irresponsável provocou um pânico que poderia ter se transformado numa tragédia. São lembranças da minha adolescência em Montes claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80524
De: Cláudio Data: Sábado 12/9/2015 19:17:46
Cidade: Moc/MG

Chuva leve no Cândida Câmara, de uns 5 minutos apenas, mas muito bemvinda, graças a Deus. Que venha mais para nos aliviar do calor bem forte dos últimos dias.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80522
De: Marcelo Eduardo Freitas Data: Sábado 12/9/2015 16:08:11
Cidade: Montes Claros

(...) Escrevo hoje, pois, por dias menos agitados, por juventudes menos precipitadas, por refeições em família, pelo diálogo saudável e por momentos de maior serenidade. Como diria José Saramago em seu Ensaio Sobre a Cegueira, "afinal, há é que ter paciência, dar tempo ao tempo, já devíamos ter aprendido, e de uma vez para sempre, que o destino tem de fazer muitos rodeios para chegar a qualquer parte". (...) (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80521
De: Unimontes Data: Sábado 12/9/2015 08:10:33
Cidade: Montes Claros

Autorizada a nomeação de 454 candidatos aprovados em concurso público para professor - Em ofício assinado pelo secretário de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, nessa quarta-feira (9/9), o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, foi comunicado oficialmente sobre a autorização da Câmara de Orçamento e Finanças para a nomeação de 454 (quatrocentos e cinquenta e quatro) candidatos aprovados dentro do limite de vagas no Concurso Público para provimento de cargos de professores de Educação Superior da Universidade Estadual de Montes Claros. O ato administrativo é exclusivo do Governo de Minas Gerais. Caberá à Unimontes os atos de posse e exercício. Conforme o documento, a autorização de nomeação fica condicionada à substituição de designados e ex-efetivados. Os 454 candidatos aprovados serão nomeados em três etapas, que serão realizadas em setembro, outubro e novembro. Na primeira etapa, a previsão é nomear 180 candidatos e, posteriormente, os demais contemplados nos editais de 1 a 27 do concurso público para professor.No âmbito da Unimontes, a Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH) irá tomar todas as medidas administrativas após o ato de nomeação, organizando os procedimentos e o calendário específico para a posse e exercício dos nomeados. A primeira etapa corresponde a aproximadamente 40% do total de homologados (por edital). Os critérios baseiam-se nos primeiros colocados na lista de classificação e, também, os profissionais que estão em atuação (neste semestre) na Universidade. A segunda etapa corresponde a cerca de 20% do total com os mesmos critérios da primeira fase. Já a última etapa será aproximadamente mais 40% contemplando os candidatos ainda não nomeados. Os critérios foram estabelecidos com o objetivo de não prejudicar o desenvolvimento do atual semestre letivo. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80520
De: Defesa Civil Data: Sexta 11/9/2015 11:03:31
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

(...) haverá detonação na bancada 02 Norte - Lafarge, na data de 11/09/2015 às 17:20 horas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80519
De: Luiz Ortiga Data: Quinta 10/9/2015 12:22:16
Cidade: BRASILIA/DF

Grande notícia esta do lançamento de livro sobre Chico Pitomba e Mané Juca (Cândido Canela e Antonio Rodrigues). Moro em Brasília e gostaria de saber como adquiri-lo daqui? O fato mais marcante e inesquecível foi uma apresentação da dupla no auditório da ZYD-7, quando esta já funcionava na rua Gov.Valadares , onde funcionava também o Cine Montes Claros. O que marcou foi a presença do bispo da cidade, então o Dom Antonio de Almeida Morais Jr. um intelectual e grande orador e já dava valor ao que era bom.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80518
De: Edvaldo Data: Quinta 10/9/2015 12:13:25
Cidade: Montes Claros

“"Sáb 05/09/15 - 8h - Aprovado projeto que proíbe barulho e cadeiras em áreas externas de bares e restaurantes de BH"
Pensei, até que enfim,mas daí ao terminar de ler a frase vi que era em BH e não em Montes Claros. Dias atrás ví uma senhora de idade quase ser atropelada na Rua (...) próximo a Av. dos Militares, ao desviar de mesas colocadas em frente a uma residência, cujo dono resolveu todas as noites,transformar o passeio público em local privado para servir bebidas e tira gostos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80517
De: Defesa Civil Data: Quinta 10/9/2015 12:09:49
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

Informamos à população que haverá detonação na Bancada 01 Oeste - JLX Mineração, na data de 10/09/2015 às 17:30 horas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80516
De: José Osvaldo de Oliveira Brito Data: Quinta 10/9/2015 11:48:57
Cidade: Montes Claros

nasceu no âmbito do facebook uma página intitulada "pela duplicação da br 251". jonas antunes, de montes claros, que dentre outras muitas qualidades é sobrinho de oswaldo antunes, dono do lendário o jornal de montes claros, jmc chamado, criou a página e estamos com ele e quem mais interessar possa alimentá-la no facebook. (...)

quero parabenizar o autor dessa página e matéria que acabei de ler.verdadeiramente temos que exigir a duplicação dessa importante e perigosíssima rodovia.se não cobrarmos, politico vai sempre fingir que é normal. pois eles só andam de avião.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80515
De: Heloísa Data: Quinta 10/9/2015 11:30:30
Cidade: M. Claros

"Sáb 05/09/15 - 8h - Aprovado projeto que proíbe barulho e cadeiras em áreas externas de bares e restaurantes de BH"
É urgente. Precisamos de uma lei como esta em M. Claros. Não tanto quanto a ocupação dos passeios, que é intensa, mas principalmente quanto ao barulho, irresponsável e inconsequente, dos barzinhos e inferninhos que produzem barulho e impedem o descanso das famílias. Há uma epidemia de "barzinhos" que são montados nas calçadas, sem fiscalizaçao e improvisadamente, onde "cantores" e bandas de ocasião perturbam, sem serem incomodados.As leis não permitem, mas as leis são ignoradas. O clamor pela saúde, pelo descanso, nem sempre é ouvido. As estatísticas da Organizado Mundial de Saúde não param de dizer que o descanso e o sono são fundamentais para a saúde de todos. (...) Isto parece não valer para M. Claros, terra sem lei.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80514
De: Revista Exame Data: Quinta 10/9/2015 10:12:58
Cidade: São Paulo

As 100 melhores cidades do Brasil para investir em imóveis - Para mostrar as melhores cidades para investir em imóveis no Brasil, a consultoria Prospecta Inteligência Imobiliária analisou todos os municípios do país com menos de um milhão de habitantes (99% das cidades brasileiras), e detalhou as características da demanda de cada uma delas.
Nesta lista, divulgada com exclusividade para EXAME.com, são apresentadas as 100 cidades brasileiras que lideraram o ranking. São regiões que devem se destacar no mercado imobiliário brasileiro nos próximos meses e anos por possuir não só uma demanda aquecida, como de qualidade.
Em comum, as cidades apresentam características como: renda per capita elevada, população com alto nível de instrução e de vínculo empregatício, um número considerável de empresas atuantes e déficit imobiliário elevado. Esses e outros fatores foram analisados e ponderados de maneira a conferir uma nota final para cada cidade, a pontuação P2i-Lead.
Oportunidades são menos óbvias
Em comparação à primeira edição do estudo, divulgada em janeiro de 2015, é possível observar que as pontuações das cidades ficaram mais baixas, o que indica que o nível de atratividade diminuiu no primeiro semestre.
Mesmo com essa piora, Cristiano Rabelo, diretor da Prospecta, afirma que o mercado ainda oferece boas oportunidades, mas elas não são mais tão óbvias quanto antes. “A crise mostra que para encontrar oportunidades não adianta mais seguir a manada e estar onde a oferta está. Quem determina o preço é quem compra, por isso o investidor deve identificar onde estão os compradores e oferecer o que eles buscam.”
Na ponta da cadeia
O estudo segue um conceito diferente de análise do mercado imobiliário ao avaliar a demanda de cada região, em vez de se concentrar na oferta, transportando a análise do momento presente para o futuro.
Assim, em vez de mostrar o preço médio dos imóveis e outras informações que dizem respeito às unidades que já foram ofertadas, o indicador analisa quem está na ponta da cadeia, isto é, os consumidores, destacando as regiões do país cujas populações têm mais condições de adquirir produtos imobiliários em um futuro próximo.
Para refletir as mudanças provocadas pela crise no mercado imobiliário, foram acrescentadas duas variáveis de análise à esta versão do estudo: o aumento da desocupação, que afeta a capacidade de compra da população local; e o número de financiamentos imobiliários contratados, já que quanto maior esse volume, menor é o espaço para novas compras. (...)

***
(Nota da Redação: As 3 primeiras cidades no ranking geral são: São Bernardo do Campo (SP), Natal (RN) e Niterói (RJ). Posição das cidades mineiras entre as 100 cidades analisadas: Uberlândia (8º), Contagem (16º), Juiz de Fora (25º), Uberaba (45º), Betim (49º), Sete Lagoas (77º), Ipatinga (80º), Montes Claros (85º), Ribeirão das Neves (89º) e Divinópolis (95º).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80513
De: Estado de Minas Data: Quinta 10/9/2015 09:08:28
Cidade: Belo Horizonte

MP investiga possibilidade de pagamento de propina a vereadores de Montes Claros - Vereadores de Montes Claros são suspeitos de receber dinheiro para votar projeto de lei que trata de loteamentos na cidade - Luiz Ribeiro - O Ministério Público (MP) de Minas Gerais investiga o pagamento de propina a vereadores de Montes Claros, no Norte do estado, para a aprovação de projeto em tramitação na Câmara que favorece proprietários de chácaras irregulares na região. Os dados são mantidos em sigilo, mas a apuração foi confirmada ao Estado de Minas pela promotora do meio ambiente Aluísia Beraldo Ribeiro, uma das responsáveis pela Operação Terra Prometida, desencadeada pelo MP e Polícia Militar na quinta-feira passada. Quatro pessoas foram presas temporariamente pela suspeita de envolvimento em esquema de parcelamento ilegal do solo e venda de loteamentos clandestinos na zona rural da cidade. A direção da Câmara Municipal alega desconhecer a denúncia.
As investigações foram iniciadas para averiguar suspeitas de corrupção, tráfico de influência e estelionato em torno dos loteamentos, além dos crimes causados ao meio ambiente. Mas, a partir de escutas telefônicas autorizadas pela Justiça, depoimentos e provas periciais, foram encontrados indícios do pagamento de propinas aos vereadores para favorecimento à aprovação de projeto de lei, de autoria do Executivo, que trata do parcelamento do solo para o chacreamento de sítios de recreio na cidade. “De fato, está sendo apurada a denúncia da obtenção de vantagens indevidas a vereadores. Mas, não podemos adiantar mais nada. Os procedimentos investigatórios tramitam sob sigilo, decretado pela Justiça”, argumentou Aluísia Ribeiro.
A promotora afirmou que são investigados “alguns” dos 23 vereadores da cidade, mas não revelou quais seriam eles. Ela também se esquivou de responder sobre valores que teriam sido pagos ou prometidos aos parlamentares. O texto em tramitação na Casa tem 41 páginas e cria uma série de normas para a regularização dos “condomínios rurais”. Uma delas é que passe para os proprietários a responsabilidade pelo custeio da infraestrutura básica das chácaras, como rede de água e esgoto, luz, preservação de área verde e coleta de lixo.
Os loteamentos foram denunciados pelo Estado de Minas na edição de 10 de julho, que mostrou impactos ambientais negativos, como danos as nascentes dos cursos de água do Córrego Riachão. A Operação Terra Prometica apurou pelo menos 15 chacreamentos ilegais. Mas, de acordo com o MP, em torno de 100 loteamentos rurauis serão investigados. O esquema que envolve servidores públicos, empresários e líderes comunitários, consiste na emissão de declaração falsa de “área de interesse social”, o que permite aos proprietários serem contemplados com redes de energia elétrica, água, esgoto e outros benefícios do poder público. Segundo o MP, a participação de servidores da Prefeitura se deu de forma isolada, sem envolver a administração pública.
O presidente da Câmara, José Marcos de Freitas (PSD) afirmou que “é normal que os vereadores sejam procurados por pessoas interessadas em agilizar a aprovação do projeto” e disse desconhecer qualquer tentativa de suborno.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80512
De: Manoel Hygino Data: Quinta 10/9/2015 08:58:31
Cidade: Belo Horizonte

Tudo combinado, nada resolvido

Manoel Hygino - Hoje em Dia

Insistentemente se tem perguntado: “o Brasil é um país sério?” ou “ o Brasil pode ser levado a sério?”. “O Brasil tem jeito?”. As semelhantes indagações devem ser analisadas principalmente agora, quando se adotaram medidas saneadoras e ainda modestamente penalizadoras como as do caso do mensalão e do petrolão, que parecem indicar tempos mais austeros para a vida política e administrativa do país.
Certo é que a resposta segura só virá depois que a Lava Jato chegar ao término efetivo, quando concluídos os processos, fixadas penas para os réus como determinadas por lei, concluídos s recursos. Precisa ter-se em mente que jamais o Brasil esteve tão atento aos fatos como presentemente, quando os meios de comunicação tenazmente se esforçam por divulgar os fatos como convém. Se houver excessos, também eles poderão sofrer sanções. Assim se procede.
Mas tudo muito longínquo. A cada dia e hora surgem novas denúncias que exigem competentes averiguações. Quem leu com cuidado os jornais destes dias, surpreende-se com o manancial de crimes cometidos contra o patrimônio da nação, que é meu, é seu, de mais de 204 milhões de brasileiros, quantos os somados pelo IBGE há pouco.
Prematuro preconizar o que há pela frente, mas se admite que o Brasil será o de antes e o de depois dos processos em diligência. O povo deste país parece acordar para a nova realidade, que não deve cingir-se a autoridades e partidos que ascendem ao poder para fazer nomeações e indicações a altos cargos, e os em comissão, em toda a máquina administrativa, mas sem respeitar o verdadeiro “patrão”, o cidadão que tudo paga e tudo sofre.
Há comissões parlamentares inquirindo sobre o que obrigatoriamente se teria de saber. No entanto, o direito de defesa – e ele é indispensável – faz com que os debates se desenvolvam igualmente em torno dos interesses e razões (?) dos envolvidos nos delitos, em detrimento do objetivo principal.
Figuras típicas da fase mais aguda da crise que atravessamos nas últimas décadas, suspeitos, acusados e até julgados por improbidade, entram em cena arrogantemente, dedo em riste, para vilipendiar sobre a honra alheia. Não foi assim, por exemplo, no caso de Collor, com o procurador-geral da República?
Vive a nação uma hora grave de sua história, mas que poderá trazer a resposta às perguntas iniciais: O Brasil é um país sério? O Brasil pode ser levado a sério? O Brasil tem jeito? Verdadeiramente, os cidadãos, como todas as nações deste mundo inquieto, aguardam até com ansiedade que luzes sejam lançadas em caráter definitivo. Antes que desabemos pelo escuro precipício da marginalidade e dos interesses criminosos instalados na máquina pública.
O que a nação espera é que as longas discussões, os extensos interrogatórios de CPIs e atividades policiais e judiciais em nada resultem, como em tantas e tão numerosas vezes. Não há mais espaço para decepções e desencantos. O homem do Brasil está exaurido e indignado. O conversário destes dias faz lembrar o professor Afonso Lamounier de Andrade, antigo responsável pelo ensino dos filhos de servidores da Cemig nas Usinas, também, ex-diretor do Atlético: “Tudo combinado, nada resolvido”. É o que não mais se admite.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80511
De: Governo de Minas Data: Quarta 9/9/2015 16:33:22
Cidade: Belo Horizonte

Governo de Minas Gerais acelera ampliação do Presídio Regional de Montes Claros - O investimento é de R$ 8,8 milhões, sendo R$ 6,5 milhões do Governo Estadual e R$ 2,3 milhões do Departamento Penitenciário Nacional (Depen)
Iniciadas há um mês pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e pelo Departamento Estadual de Obras Públicas (Deop), as obras de ampliação do Presídio Regional de Montes Claros estão em pleno andamento. A edificação ocupará um terreno contíguo, doado pelo município, e aumentará a capacidade em 35%, com 210 novas vagas, em quatro pavilhões.
O investimento é de R$ 8,8 milhões, sendo R$ 6,5 milhões do Governo Estadual e R$ 2,3 milhões do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), e faz parte de um conjunto de quatro presídios que tiveram as obras paralisadas em 2014 e foram retomadas no Governo Fernando Pimentel. Estão nesse grupo os presídios de Alfenas, Itajubá e Divinópolis. As quatro unidades somadas vão acrescer 1.128 vagas ao Sistema Prisional de Minas Gerais.
O anexo do Presídio Regional de Montes Claros terá área construída de 3,2 mil metros quadrados. Serão seis blocos de celas coletivas e individuais com banheiro e camas de alvenaria, além de uma edificação com salas de atendimento jurídico, social, de saúde e para a administração. Haverá também um bloco com escola e oficinas de trabalho.
A superintendente de Atendimento ao Preso da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), Louise Bernardes Passos Leite, afirma que a Seds está em negociação com a empresa Alcance Engenharia, responsável pela obra, para o engajamento imediato de 20 detentos do Presídio Alvorada, também de Montes Claros. São presos do regime semiaberto que já podem ser beneficiados pela Justiça com autorização de trabalho externo. Eles receberão ¾ do salario mínimo e remição da pena, à razão de um dia para cada três trabalhados.
A parceria prevê, até o fim das obras, ocupação para 40 detentos. “As parcerias de trabalho são imprescindíveis para o sistema prisional porque contribuem para a ressocialização do preso e o ajuda a se preparar para o mercado de trabalho quando terminar de cumprir sua pena”, destaca a superintendente. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80510
De: Luiz Ortiga Data: Terça 8/9/2015 20:30:53
Cidade: BRASILIA/DF

Os grandes movimentos se iniciam de maneira aparentemente tímidas, mas o espírito que leva o povo da região norte de Minas a reinvindicar a duplicação da BR-251 é imenso. O que a região norte de Minas cria para os cofres públicos é uma fábula e a recíproca em termos de obraS e serviços é ínfima. Há pouco anos, quando se asfaltou a rodovia em mão única, não era o ideal, mas para a época cobriu uma grande necessidade. De lá para cá, os motoristas vindos de Rio, São Paulo e região sul, descobriram que seria uma grande economia usar a BR 251 e fazendo a ligação com a Br 116. Economia de tempo, economia de dinheiro e do equipamento. Houve um aumento no movimento da 251 que a tornou subdimensionada e temos que considerar também o aumento da economia da região. Agora, só resta às autoridades competentes iniciar os estudos da duplicação da BR 251, a fim de atender de maneira suficiente a demanda que só aumenta.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80509
De: Wanderlino Arruda Data: Quarta 9/9/2015 10:11:47
Cidade: Montes Claros

CHICO PITOMBA

Wanderlino Arruda

Por ter chegado a Montes Claros em 1951, não tive a felicidade de ouvir e acompanhar o programa sertanejo dos notáveis Chico Pitomba e Mané Juca na ZYD-7, Rádio Sociedade Norte de Minas. Mas falar dos dois radialistas foi o que mais ouvi quando - com Luiz Gonzaga de Oliveira e Cerdônio Quadros - assumimos a programação da D-7 em 1955, tempo de Diretório dos Estudantes de Montes Claros. Para quem não viveu naquela época, é bom dizer que a Rádio ficava no edifício Maria Souto, Rua Quinze, ao lado da Gazeta do Norte e da Imperial, em frente às Casas Ramos e José Alves, quando quase tudo de notícias e de cultura saía dali. Agora, o escritor e historiador Dário Teixeira Cotrim passa para o relato impresso muito ou quase tudo de informação e de textos de Chico Pitomba e Mané Juca - Cândido Canela e Antônio Rodrigues - um registro definitivo de um bonito e saudoso tempo da gostosa cidade dos Montes Claros, idos de 1945, quando os programas radiofônicos atraíam muita gente e lotavam os auditórios. Ouvidos em todos os recantos do sertão norte-mineiro, eles representavam o que havia de melhor na música e na originalidade dos causos que eram contados, quase sempre tendo que repetir alguma coisa em vista dos pedidos dos muitos ouvintes, que gostavam mais deles do que de Jararaca e Ratinho, das rádios do Rio de Janeiro. Cândido Canela e Antônio Rodrigues - ou melhor Chico Pitomba e Mané Juca - eram mais autênticos, mais legítimos na representação sertaneja, até superando os mais importantes e atuais programas de TV. Nas fazendas onde existiam aparelhos de rádio, o que era raro, no dia e hora do programa de Chico Pitomba e Mané Juca, patrões e agregados se juntavam na sala da casa grande para o programa, hora também de café, biscoitos, broas e pães de ló, que completavam a festa. Dário Teixeira Cotrim, com este livro, grava um notável serviço à história de Montes Claros, resgatando valores de um passado até distante, pois da primeira metade do século passado, quando a cidade vivia poeira e escuridão, só com duas ruas calçadas e com luz de um motor que parava de funcionar antes das onze da noite. Em 1945, a cidade tinha apenas quatro escolas secundárias - o Colégio Imaculada, o Colégio Diocesano, a Escola Normal e o Instituto Norte Mineiro de Educação. A Gazeta do Norte era o único jornal, com duas edições por semana. Os sons da pacata Montes Claros vinham da fanfarra de Leonel Beirão e dos muitos alto-falantes dos bares, botecos e lojas de tecidos. Assim, um bom programa de rádio tinha realmente que marcar época, sendo, agora, seu registro através de livro um momento tão importante como daquele período de nova cultura. Dos dois radialistas, conheci somente Cândido Canela, poeta, humorista e proseador mais do que sensível, amado e admirado, acredito por todo o mundo. Grande poeta, de nome nacional, pois vencedor de concursos em outros estados, mesmo à revelia, sem ser candidato. Homem de sensibilidade, coração à flor da pele, todo o tempo voltado às atividades intelectuais, coisas de muito espírito. Cândido, mais do que montes-clarense, foi um sertanejo autêntico, amado-amante de tudo que era do povo simples e verdadeiro. Conheceu as minúcias do falar e do viver da gente norte-mineira, sua poesia, suas manias, tudo! Nada havia de oculto para ele. Era um desnudador de consciências, seja através da observação pessoal, seja por meio do diálogo franco, pois sabia aproveitar cada minuto da vida, principalmente no que se referia à natureza, sua sempre maior paixão. Leitor vidrado de Catulo da Paixão Cearense, chegava a ser melhor do que o poeta nordestino. Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros e Academia Montes-clarense de Letras ​

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80508
De: O Tempo Data: Quarta 9/9/2015 08:53:26
Cidade: Belo Horizonte

Suposta agressão a índia será apurada pela PM de Montes Claros - Estudante Juvana Evarista dos Santos, que pertence ao grupo indígena dos Xacriábas, foi presa e algemada durante manifestação no feriado de Sete de Setembro - Um processo administrativo foi instaurado nessa segunda-feira pelo comando da 11ª Região da Polícia Militar para averiguar se ocorreu excesso de PMs no desfile de Sete de Setembro, em Montes Claros, região Norte de Minas Gerais.
Durante o protesto “Grito dos Excluídos”, que reivindicava melhorias na educação, saúde e segurança do município, a índia Xacriabá Juvana Evarista dos Santos foi presa e algemada pela PM. Os participantes do movimento alegaram que ela sofreu com a força desproporcional dos policiais.
De acordo com a PM, a índia estava com arco e flecha nas mãos e teria chutado um gradil de proteção que acertou um dos policiais dando início a confusão.
A índia, que é de São João das Missões e estuda direito em Montes Claros, foi levada para a delegacia. Ela prestou depoimento e foi liberada em seguida.


***

Estado de Minas - PM vai apurar ação de policias em prisão de índia durante desfile em Montes Claros - Confusão ocorreu logo após a apresentação de estudantes no feriado do Dia da Independência - Luiz Ribeiro - O comando da 11ª Região da Polícia Militar instaurou um procedimento administrativo para apurar se houve excessos de PMs no desfile de Sete Setembro em Montes Claros, no Norte Minas, nessa segunda-feira. Na ocasião, a índia Xacriabá Juvana Evarista dos Santos foi presa e algemada durante o protesto do "Grito dos Excluídos".
De acordo com a major Grarcielle Rodrigues, assessora de comunicação da PM do município, os manifestantes tentaram alterar o ordem dos desfile das escolas, que ocorreu na Avenida Deputado Esteves Rodrigues. Segundo a oficial, os ativistas queriam sair na frente dos alunos, contrariando o que polícia tinha tratado previamente com as instituições de ensino.
Assim que terminou o desfile dos estudantes, os manifestantes entraram na avenida e pararam em frente o palanque onde se encontravam as autoridades. Entre elas, estava o prefeito da cidade, Ruy Muniz.
De acordo com a polícia, a índia Xacriabá estava com arco e flecha nas mãos e teria chutado um gradil de proteção. A estrutura atingiu um policial militar, o que deu início à confusão. "O policial nesse momento foi obrigado a usar a força para manter a ordem, imobilizando a pessoa e a colocando dentro da viatura", relatou a oficial.
Juvana dos Santos foi levada para a delegacia, onde prestou depoimento e foi liberada.

***

Hoje em Dia - PM vai apurar suposta agressão contra índia em Montes Claros; veja o vídeo - A Corregedoria da Polícia Militar abriu um processo administrativo para apurar uma suposta agressão contra uma índia da tribo Xacriabá, durante o desfile do 7 de setembro, em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais.
Um vídeo que mostra o momento em que a índia Juvana Evarista dos Santos é imobilizada e detida por policiais militares circula pelas redes sociais. Testemunhas afirmam que houve excesso de força na atuação e a mulher foi agredida.
Durante o Grito dos Excluídos em Montes Claros, a índia teria chutado um gradil que caiu em um militar, em frente ao palanque com várias autoridades locais. A mulher ainda estava armada com arco e flecha, que foi apreendido.
Após ser ouvida na Delegacia de Montes Claros a mulher foi liberada.

***

Estado de Minas - Audiência pública ouve índia presa durante manifestação em Montes Claros - A índia Juvana Evarista dos Santos foi ouvida nesta quarta-feira, durante audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa. Pertencente à tribo Xacriabá, a Juvana foi presa e algemada pela Polícia Militar durante uma manifestação do "Grito do Excluídos", no desfile de Sete de Setembro. O caso ocorreu nessa segunda-feira, em Montes Claros, no Norte de Minas.
Em entrevista coletiva, a índia voltou a criticar a conduta do PM que a algemou, denunciou excessos da corporação e contou detalhes da prisão. "Desde o início da conduta, o policial já veio com agressão. Eu não estava apresentando ameaça a ninguém, não estava resistindo. Inclusive, eu já estava virada de costas para a parede e algemada. Do nada, ele me puxa e joga no chão", relatou.
De acordo com a polícia, a prisão da índia ocorreu em meio a uma confusão após a apresentação de escolas da cidade. Integrantes do "Grito do Excluídos" queriam desfilar na frente dos estudantes, o que contrariou um acordo entre a PM e as instituições de ensino.
Assim que terminou o desfile dos alunos na Avenida Deputado Esteves Rodrigues, os manifestantes entraram na via e pararam em frente o palanque onde se encontravam as autoridades. Entre elas, estava o prefeito da cidade, Ruy Muniz.
Conforme a polícia, a índia Xacriabá estava com arco e flecha nas mãos e teria chutado um gradil de proteção após o desfile de estudantes da cidade. A estrutura atingiu um policial militar, o que deu início à confusão. O comando da 11ª Região da Polícia Militar anunciou nessa terça-feira que instaurou um procedimento administrativo para apurar o caso.


Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80507
De: Alberto Sena Data: Terça 8/9/2015 15:32:46
Cidade: Montes Claros

Nasceu no âmbito do Facebook uma página intitulada “Pela duplicação da BR 251”. Jonas Antunes, de Montes Claros, que dentre outras muitas qualidades é sobrinho de Oswaldo Antunes, dono do lendário O Jornal de Montes Claros, JMC chamado, criou a página e estamos com ele e quem mais interessar possa alimentá-la no Facebook.
“Pela duplicação da BR-251”. A ideia é concentrar nessa página tudo que acontecer daqui para frente na rodovia, que leva a pecha de uma das malditas do Brasil diante do quadro de sucessivos acidentes que roubam preciosas vidas humanas.
O que mais nos deixa indignados é que morrem famílias na rodovia e tudo parece ficar do mesmo jeito, como se nada tivesse acontecido, como se nada mais pudesse ser feito a não ser registrar estatisticamente mais um acidente que a mídia noticia. E pronto. Esse é um exemplo gritante da banalização da vida humana.
O movimento “Pela duplicação da BR-251” não tem caráter político partidário. Mas é um movimento político porque a gente sabe que abaixo de Deus é a política que determina o nosso modus vivendi. É a política que tem a obrigação de atender o mais breve possível a nossa exigência, porque é exigência de uma coletividade, de milhões de pessoas que se utilizam da BR-251 todo dia.
De Grão Mogol, por exemplo, diariamente sai um ônibus com estudantes que fazem algum curso em Montes Claros. Os estudantes vão e voltam depois das aulas. Essa turma corre risco diuturnamente porque a rodovia recebe carga pesada sobre o asfalto em muitos pontos esburacados.
Não pedimos, exigimos a duplicação da BR-251, já. Daqui pra frente todo acidente registrado naquela importante via a responsabilidade é e sempre será do governo federal, que se mostra omisso diante do quadro avassalador da rodovia.
Não podemos mais ficar paralisados diante dos acontecimentos sem tomarmos atitudes. Não basta ter vontade política para resolver os problemas. É necessária ação política. Sem desviarmos da meta – Pela duplicação da BR-251 – vamos nos unir até alcançarmos o objetivo.
A nova página foi criada para ser ponto de convergência de todos os problemas registrados na BR, que leva o nome de Júlio Garcia. Não dá mais pra ficarmos como espectadores inoperantes. Vamos fazer todo possível para incomodar o governo federal até conseguirmos a duplicação da rodovia. A meta (o objetivo, a finalidade) é: a duplicação já, da BR-251.
Só quem depende dela sabe o quanto essa rodovia que corta Montes Claros trouxe de bom e de ruim para a cidade. Por um lado, contribuiu para o seu crescimento, mas por outro recebeu gente dos quadrantes do Brasil, nem todos de boa índole.
O mais dramático, entretanto, é o que acontece no dia a dia da rodovia que regurgita carretas, cegonheiras, caminhões e carros de passeio. Se por um lado deparamos com motoristas irresponsáveis ou movidos a rebites, que fazem ultrapassagens em locais proibidos e causam acidentes como o que se deu dia 5, sábado, por outro lado, a rodovia é estreita para a quantidade de veículos que nela trafegam.
Há muito tempo a BR-251 já devia ter sido duplicada. No caso particular dos montesclarinos e grãomogolenses, todos deveriam se unir nesta página para exigir a duplicação da rodovia. Postem fotos e textos sobre ocorrências registradas nessa rodovia e juntos seremos fortes para, enfim, fazer o governo federal se mexer. Basta de conversas. Queremos ações práticas já. Pela duplicação da BR-251.
Já presenciamos várias cenas que poderiam gerar graves acidentes nessa fatídica rodovia. O mais recente foi semana passada quando retornava a Grão Mogol vindo de Montes Claros. O motorista de uma carreta saiu do posto de gasolina como se no local tivesse um semáforo aberto pra ele.
De duas, uma: ou o camarada é irresponsável de nascença e devia estar preso para não pôr em risco a vida de ninguém, ou ele estava à base de rebites, opção mais provável para explicar a ação dele. Se o motorista do nosso carro não fosse competente, nós teríamos nos enfiado debaixo da carreta, simplesmente atravessada na nossa frente.
O motorista pisou no freio e ainda jogou o carro para o acostamento onde ficamos esperando o louco terminar a manobra para seguir em frente. O ar cheirava pneus. E o motorista da carreta ainda esbravejou-nos alguma coisa e fomos adiante certos de que escapamos por um triz. (Visite a página "Pela duplicação da BR-251", que em dois dias teve mais de 15 mil acessos).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80506
De: Ucho Ribeiro Data: Terça 8/9/2015 11:10:07
Cidade: Montes Claros

Comunico com pesar o falecimento, nesta manhã, da mestra Dona Conceição Lafetá, mulher culta, poliglota, bondosa, religiosa, professora do Conservatório durante muitos anos. O velório será na Santa Casa de Misericórdia.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80505
De: Luiz Ortiga Data: Segunda 7/9/2015 19:11:17
Cidade: BRASÍLIA/DF

Agora, 19,00h em Brasília-DF, chove.Pelo menos no Plano Piloto(Asa Sul), uma chuva branda e constante. O suficiente para "varrer" o asfalto e principalmente regar o gramado e toda vegetação. A temperatura, sente-se, já teve uma queda e a umidade relativa do ar sobe. Parece clima de gente "civilizada".Esta chuva é uma das mais solicitadas aos céus que atende justo no 7 de setembro. Esta é a segunda vez que isso acontece. Da outra vez, foi mais cedo, atrapalhando o desfile militar. Graças a Deus pela chuva.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80504
De: Ronildo B. Medeiros Data: Domingo 6/9/2015 10:09:00
Cidade: M. Claros

9bom dia ja nao agrento mais a onda de assalto em montes claros tenho uma loja de informatica e assalto direto dia 04-09-15 as 11:30 da manha tive minha moto bros 150 ano 2009 placa de ribeirao das neves roubada em frente minha loja na rua dom pedro ll centro de montes claros placa hkd 3940 alguem conseguir o paradelo da moto dou recompença de ate 1.000.00 Ron 84212019

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80503
De: José Ponciano Neto Data: Domingo 6/9/2015 00:22:09
Cidade: Montes Claros - MG

São meia noite( 00:12) O Ministério Público através da Dra. Aluísia Beraldo Ribeiro poderia combater o abuso dos sons altos em Montes Claros. A lei No. 82/2015 que foi aprovada de forma irresponsável por - alguns - vereadores, preconiza que somente as festas tradicionais poderiam ficar além do permitido por lei. Sem o E.I.A - Lei Federal 10.257/2000, o som da Praça de Esportes ficou até depois da meia noite perturbando o “pega do sono” das pessoas. Pena que nada é obedecido em Montes Claros. OBS: Parou agora 00:16

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80502
De: Píndaro Data: Sábado 5/9/2015 16:14:31
Cidade: M. Claros

Novamente a temperatura bateu nos 37 graus, agora, em M. Claros. E a umidade do ar acaba de atingir os 12 por cento, o que caracteriza já o estado de emergência. E a meteorologia vai confirmando (60%) a chance de chover 2mm amanhã, domingo. Chovendo ou não, a temperatura máxima deve recuar para 30 graus. Contudo, a previsão vem errando - a máxima prevista para hoje foi de 34 graus, e estamos a 37.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80500
De: Enoque Alves Data: Sábado 5/9/2015 15:30:02
Cidade: São Paulo

Entre os cinco últimos prefeitos que ocuparam a Prefeitura de Francisco Sá no regime intervencionista, ou seja, Dr. Antonio Tenório, Dr. Benjamim Marinho Figueiredo, Cel. Francisco Ataíde, Dr. Othon Novais e Dr. Aníbal Serra, antes de chegarmos ao grande Feliciano de Oliveira Penna no inicio do período de redemocratização do Brasil, farei um breve relato nesta minha crônica do mês de Setembro-2015 á figura do Belo-horizontino de nascimento e Brejeiro por convicção Dr. Benjamim Marinho Figueiredo não só em virtude da relevância de sua bem-sucedida administração, mas, também, ou quiçá, principalmente, pelo seu imenso e incondicional amor que sempre demonstrou para com o Brejo e sua gente, por que nem mesmo depois de ter sido vitima de traições politicas de um deputado antigo correligionário seu, que serviram para abreviar a sua gloriosa gestão no auge de grandes realizações, radicou-se em Montes Claros de onde obtinha informações da politica e administração do Brejo, mantendo-se sempre á postos para colaborar a qualquer momento com quem quer que fosse o prefeito, somente pelo simples desejo de seguir servindo ao nosso povo. Por várias vezes, em noites caladas e silenciosas, humilde e discretamente, sem ser notado, visitava o Brejo das Almas, àquela altura Francisco Sá, postando-se em frente a serra do Catuni de onde observava as paisagens adjacentes, retornando, invariavelmente á Montes Claros antes do amanhecer.
A indicação de Benjamim Figueiredo para Prefeito de Francisco Sá foi feita pelo Governador do Estado de Minas Gerais Benedito Valadares. Naquela época esta era uma das prerrogativas dos governadores de estado. Tudo normal, não fosse á forma confusa, incoerente e desastrada do governador ao tomar sua decisão que acabou por tumultuar todo o processo da indicação e talvez residam ai ás resistências e dificuldades que Benjamim enfrentaria uma vez empossado Prefeito, que certamente contribuíram para aflorar invejas e vaidades alheias que culminaram com a interrupção de sua excelente gestão. (...) (Clique aqui para ler toda a mensagem na seção Colunistas)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80499
De: Paulo Data: Sábado 5/9/2015 13:56:51
Cidade: Montes Claros / MG

Montes Claros hoje vai agradecer pela vida do extraordinário médico Dr. Geraldo Mota, pelo seu encantamento, com missa às 18h30 na Igreja da Rosa Mística. Íntegro, como médico e como homem, o cirurgião Geraldo Mota partiu muito cedo, vítima de um quadro de pneumonia e septicemia. Deixou uma trajetória luminosa, daquelas que calam fundo. E que fica para sempre, dispensando as palavras. Modesto, simples, humano, pregava pelo exemplo. Honrou a medicina - e isto é tudo. Foi comovemente fiel ao juramento de Hipócrates . Mais do que isto: podemos dizer, reconhecer, proclamar , que esteve nos passos de Lucano, médico de homens e de almas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80498
De: Consumidor Data: Sexta 4/9/2015 17:03:03
Cidade: Moc/MG

Só para minha orientação e dos demais consumidores da CEMIG, gostaria de saber se os desligamentos programados, da rede de distribuição, não estão sendo mais comunicados previamente. Na manhã de hoje ficamos aproximadamente 2 horas sem energia no Bairro Cândida Câmara e não pudemos nos organizar para essa situação inesperada, pois não tomamos conhecimento do aviso de interrupção. Obrigado pela atenção.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80497
De: Fatima Data: Sexta 4/9/2015 15:50:29
Cidade: M. Claros

Calor de 36 graus agora em M. Claros. A umidade relativa do ar está em 13%, um ponto acima do percentual de 12%, que caracteriza o nível de emergência. Cuidados especiais devem ser adotados.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80496
De: Ministério Público de Minas Gerais Data: Sexta 4/9/2015 10:12:55
Cidade: Belo Horizonte

Ministério Público de Minas Gerais realiza operação em Montes Claros para combater parcelamento irregular do solo - O Ministério Público de Minas Gerais deflagrou hoje, 3 de setembro, em Montes Claros, a operação Terra Prometida, que tem como objetivo o combate ao parcelamento clandestino do solo. A ação é resultado de investigações desenvolvidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), pela Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo de Montes Claros e pela Polícia Militar (PM).
De acordo com as investigações, empresários locais e alguns servidores públicos municipais se uniram para promover ilegalmente o parcelamento do solo nas zonas urbana e rural. Com o apoio desses servidores, que atuam em secretarias do município e em órgão ambiental local, eram instituídos empreendimentos de forma irregular, desobedecendo parâmetros estabelecidos em lei.
Na manhã de hoje, foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária, seis de condução coercitiva e 15 de busca apreensão em residências, empresas e órgãos públicos.
A promotora de Justiça à frente do caso, Aluísia Beraldo Ribeiro, chama a atenção para os denominados chacreamentos irregulares que correm na zona rural. “É uma criminalidade que, embora um tanto invisível aos olhos da sociedade, traz prejuízos imensos à coletividade, pois atingem duramente o meio ambiente, sobretudo, porque implicam a retirada de quase a totalidade da cobertura florestal para a ocupação dos lotes”, destaca.
Segundo Aluísia Ribeiro, constatou-se a existência de grande quantidade desses parcelamentos rurais, implantados sem qualquer critério, sem respeito à legislação em geral e à ambiental. “Na maioria dos casos, os terrenos foram divididos em parcelas de dois ou até mil metros quadrados, ação vedada por lei, que vincula o parcelamento, nesses casos, ao módulo rural, que é de dois hectares”, explica.
Além disso, sem planejamento e sem um regramento claro, esses empreendimentos não seriam fiscalizados adequadamente e não contemplariam solução para problemas cruciais que afetariam o dia a dia dos municípios e dos cidadãos, tais como a destinação final do lixo produzido, o tratamento dispensado ao esgoto sanitário, bem como o atendimento, por parte dos serviços públicos, às demandas nas áreas de segurança, saúde, entre outras.
De acordo com a promotora de Justiça, percebe-se a tentativa de expandir o modelo de ocupação da zona urbana para a zona rural. Com isso, segundo ela, são criadas verdadeiras aglomerações que trazem dificuldades para os municípios, como um alto custo ambiental e social. As investigações apontaram que poucos cidadãos se beneficiavam dessa atividade ilícita, por meio de artifícios que utilizam para não serem responsabilizados criminalmente, atuando também junto às instituições públicas e corrompendo servidores a fim de garantir o lucro fácil.
Entre os elementos apurados, as investigações teriam revelado investidas recentes do grupo criminoso junto ao Poder Legislativo de Montes Claros, exercendo forte pressão sobre os vereadores para a aprovação de projeto de lei sobre a matéria, contemplando propostas de seu interesse exclusivo, o que será objeto de aprofundamento.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80495
De: O Tempo Data: Sexta 4/9/2015 09:55:36
Cidade: Belo Horizonte

O Tempo - Seis pessoas morrem em acidente com carreta na BR-251, no Norte de MG - Vítimas eram da mesma família; entre os mortos estão duas crianças, de 2 e 4 anos e dois adolescentes de 14 e 16 anos Seis pessoas morreram em um acidente envolvendo uma carreta, na BR-251, em Riacho dos Machados, no Norte de Minas, na manhã desta sexta-feira (4). Entre as vítimas, estão duas crianças. De acordo com assessoria de imprensa do Serviço de Atendimento Móvel (Samu), o acidente aconteceu por volta das 6h30, a cinco quilômetros do trevo da cidade.
As vítimas estavam em um Corolla. A criança de 2 anos, que estava na cadeirinha; uma de 4 anos que estava no colo da mãe; a mãe de 35 anos; um adolescente de 14 anos, uma jovem de 16 e o pai de 38 anos (todos de idade presumida). O motorista da cegonheira não se feriu e fugiu do local.

***

Estado de Minas - Batida entre carro e cegonheira deixa seis mortos na BR-251, no Norte de Minas
Seis pessoas morreram em um acidente manhã desta sexta-feira, na BR-251, em Grão Mogol, no Norte de Minas. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), todas as vítimas são da mesma família e, entre elas, há duas crianças, uma de 2 anos e outra de 4.
De acordo ainda com a PRF, os mortos estavam em um Toyota Corolla com placa de Montes de Claros que colidiu de frente com uma carreta cegonheira. Um homem de 38 anos, uma mulher de 35 e dois adolescentes de 14 e 16 eram os demais ocupantes do Corolla.
Depois da colisão, o motorista do veículo fugiu, conforme a polícia. A batida ocorreu por volta das 6h30, a cerca de 5 quilômetros do trevo da cidade do Riacho dos Machados. A PRF informou ainda que o trânsito está parcialmente interditato.

***

Hoje em Dia - Seis pessoas da mesma família morrem em acidente entre carro e carreta na BR-251
Seis pessoas de uma mesma família morreram na manhã desta sexta-feira (4) em um acidente na BR-251, em Riacho dos Machados, próximo ao município de Grão Mogol, no Norte de Minas.
De acordo com informações da assessoria de imprensa do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por volta de 6h30 uma carreta cegonha colidiu frontalmente contra um carro de passeio. Os ocupantes eram duas crianças, sendo que uma delas estava na cadeirinha, duas adolescentes de 14 e 16 anos e um casal de adultos. Todos morreram na hora.
Testemunhas afirmaram que o motorista da carreta realizou uma ultrapassagem proibida próximo ao quilômetro 425, atingindo o carro que estava na pista contrária. Com o impacto, o veículo maior tombou. Após o acidente, o condutor da carreta fugiu e ainda não foi encontrado.

***

Corpo de Bombeiros - Norte de Minas – Grave acidente envolve família na BR-251 - Na manhã de hoje (04/09), o Sétimo Batalhão de Bombeiros de Montes Claros, foi acionado para atender uma ocorrência de acidente automobilístico na BR 251 – KM 421, próximo ao trevo de acesso ao município de Riacho dos Machados.
Segundo relatos, por motivos ainda desconhecidos, uma carreta “Cegonheira” colidiu de frente com um veículo Corolla, placa de Montes Claros. No Corolla, viajavam 6 pessoas da mesma família e devido ao impacto da colisão ficaram presos nas ferragens e vieram a óbito no local. Após realizados os trabalhos da perícia, as equipes dos bombeiros desencarceraram os corpos das vítimas e as liberaram para serem conduzidas ao Instituto Médico Legal (IML) de Montes Claros. O trânsito na via ficou limitado em meia pista por 5 horas.
Vítimas Fatais: Ocupantes do Corolla
Leandro Marques Vaz de Melo, 38 anos;
Marlucia Graciano da Silva, 39 anos;
Adilza Daniela S. Leite, 30 anos;
Luiz Silveira Marques Vaz Melo, 09 anos;
Luiz Otávio Leite, 04 anos;
Ana Luiza Silveira Marques Vaz Melo, 01 ano

Vítima Ferida: Condutor da Carreta Cegonheira
Fábio da Silva Santos, 33 anos

***

Estado de Minas -Laudo aponta excesso de velocidade de cegonheira em acidente com seis mortos em MG – João Henrique do Vale - O motorista Fábio da Silva Santos, 33 anos, condutor da carreta cegonheira que bateu de frente com um carro e deixou seis mortos na BR251, em Grão Mogol, no Norte de Minas Gerais, se calou durante o depoimento à Polícia Civil nesta sexta-feira. A análise preliminar realizada por uma equipe da delegacia consta que o veículo estava acima da velocidade permitida da rodovia. Testemunhas contaram que o motorista forçou ultrapassagem e atingiu de frente o automóvel. A batida aconteceu por volta das 6h30. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a carreta seguia pela rodovia quando o motorista tentou fazer uma ultrapassagem em uma reta. O veículo invadiu a contramão e acabou batendo de frente com um Corolla, com placas de Montes Claros. No carro, cinco pessoas da mesma família, além da babá do filho do casal. As vítimas ficaram presas às ferragens e morreram na hora. Elas foram identificadas como Leandro Marques Vaz de Melo, de 38 anos, Marlucia Graciano da Silva, de 39, Adilza Daniela S. Leite, de 30, Luiz Silveira Marques Vaz Melo, de 9, Luiz Otávio Leite, de 4 e Ana Luiza Silveira Marques Vaz Melo, de um. Os corpos foram levados para Montes Claros onde serão enterrados. O condutor da carreta teve ferimentos e recebeu atendimento do Corpo de Bombeiros. Em seguida, foi levado para a delegacia de Grão Mogol. De acordo com a delegada Maria Angélica Prado, responsável pelo caso, Fábio ficou calado durante o depoimento e não quis prestar esclarecimentos. A análise preliminar feita pela polícia, segundo a delegada, mostra que a carreta estava acima da velocidade permitida no trecho, que é de 90 quilômetros por hora para veículos de carga, e 110 km/h para veículos leves. A cegonheira estava a 95 km/h. Policiais rodoviários ouvidos disseram que o motorista forçou a ultrapassagem e provocou o acidente. O teste do etilômetro deu negativo. Fábio foi liberado da delegacia depois dos depoimentos. Segundo a Polícia Civil, a liberação aconteceu por ele ter prestado socorro e acionado a PRF. Laudos periciais foram pedidos pela delegada que vai dar continuidade no inquérito. O homem poderá ser indiciado por homicídio culposo – sem a intenção de matar – ou por dolo eventual – quando não há a intenção de matar, mas o agente assume o risco.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80494
De: Secretaria da Saúde de Minas Data: Quinta 3/9/2015 19:01:23
Cidade: M. Claros

TJMG derruba liminar e gestão hospitalar retorna ao Estado - O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) divulgou na tarde desta quinta-feira (03/09) a decisão de suspender a liminar CONCEDIDA pela 2ª Vara Empresarial e Fazenda Pública da Comarca de Montes Claros no dia 26 de agosto de 2015. Com a decisão, volta a valer a definição da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-SUS) de SUSPENDER TEMPORARIAMENTE a gestão hospitalar do Município de Montes Claros TRANSFERINDO -A para a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
A suspensão temporária da gestão hospitalar do município de Montes Claros foi uma decisão da CIB-SUS considerando o insucesso de todas as medidas que foram tomadas durante meses para mediar os conflitos entre a gestão municipal e as unidades hospitalares do município.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80493
De: amigo,aluno e admirador Data: Quinta 3/9/2015 15:03:15
Cidade: montes claros  País: brasil

É com um coração doído que recebi a triste notícia do falecimento do Dr Geraldo," SR. Geraldo " para alguns.. Professor catedrático, exemplo ímpar e insubstituível de cuidado, respeito, carinho com o paciente, independente de raça, crédulo e situação financeira. Ele nos ensinava a ser médico mesmo. Com a convivência, percebíamos se tratar de alguém desprovido de deslumbramento, dotado de uma simplicidade admirável, capacidade de ouvir muito e falar pouco.. Com certeza uma perda irreparável para Montes Claros. Uma pessoa que cumpriu sua missão com hombridade. Nunca vou me esquecer de uma paciente que atendi num plantão, tomava todos os remédios para hipertensão, diabetes e coronariopatia possíveis, me disse " quer saber vocês cardiologistas não sabem de nada, vou marcar uma consulta com DR. Geraldo Mota" Meus sentimentos a esposa, filhos e netos, herdeiros de um legado permanente!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°80492
De: Associação Comercial Data: Quinta 3/9/2015 14:56:25
Cidade: MONTES CLAROS

Comunicamos com pesar o falecimento do Sr. Raimundo Poincare Deusdará, ocorrido na madrugada desta quinta-feira, 03 de setembro, em Belo Horizonte. Raimundo faleceu aos 98 anos, de causas naturais e a família informa o desejo de cremação. Ele atuou como um dos primeiros pediatras em Montes Claros. O Sr. Raimundo Deusdará é pai de Fernando Deusdará, diretor social da ACI, um dos fundadores da FENICS.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: