Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - domingo, 16 de junho de 2024

Partidos de centro devem manter o controle do Parlamento Europeu, após avanço da direita. (Na França, o presidente Macron admitiu a progressão da direita “em todo o continente”)

Segunda 10/06/24 - 6h35

- Projeções da União Europeia indicam que os partidos de centro devem manter o controle do Parlamento Europeu, apesar do avanço da direita.

- Os blocos conservadores, liberais e social-democratas deverão continuar com a maioria no Parlamento Europeu, escolhendo 720 novos eurodeputados, segundo projeções divulgadas neste domingo (9).

- Os grupos pró-europeus, Democratas-Cristãos e Socialistas, permanecem dominantes, enquanto os Verdes devem perder cerca de 20 assentos, caindo para a sexta posição.

- A direita pode se tornar influente em questões como migração, segurança e clima.

- O Partido Popular Europeu (PPE, direita) continuará sendo a principal força política, com 181 assentos; os social-democratas terão 135 e os liberais do Renew, 82.

- Juntos, formarão um bloco de 389 cadeiras.

- O aumento do custo de vida e o descontentamento dos agricultores foram importantes nos resultados.

- As guerras em Gaza e na Ucrânia também foram importantes.


- O presidente Emmanuel Macron convocou eleições legislativas antecipadas após seu partido sofrer derrota significativa para o partido liderado por Marine Le Pen.

- Na Alemanha, Projeções indicam queda no apoio aos sociais-democratas de centro-esquerda de Olaf Scholz para 14%, com a direita Alternativa para a Alemanha subindo para o segundo lugar.

- Na Espanha, O Partido Popular (PP), de centro-direita, venceu, conquistando 22 assentos dos 61 atribuídos ao país, impactando o governo socialista do primeiro-ministro Pedro Sánchez.

- Em Portugal, a oposição socialista venceu contra a coalizão governamental de direita moderada, com o partido de direita Chega ficando em terceiro lugar.

- Na Itália, o partido de ultradireita da primeira-ministra Giorgia Meloni obteve a maior porcentagem de votos.



***

✅ Clique para seguir o canal da 98FM/montesclaros.com no WhatsApp👇🏻
Acesse aqui

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais