Brasília, agora: Alexandre de Moraes autoriza Collor de Mello a cumprir pena de prisão em casa, no caso em Maceió, onde mora. Ex-presidente da Republica usará tornozeleira eletrônica
Quinta 01/05/25 - 16h03O ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorizou nesta quinta-feira, 1º de maio, que o ex-presidente Fernando Collor de Mello cumpra sua pena em regime domiciliar.
Collor, de 75 anos, foi condenado a oito anos e dez meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no âmbito da Operação Lava Jato.
A decisão levou em consideração laudos médicos apresentados pela defesa, que dizem que o ex-presidente sofre de doença de Parkinson, apneia do sono grave e transtorno bipolar.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) também se manifestou favoravelmente à prisão domiciliar, destacando que a condição de saúde de Collor poderia ser agravada no ambiente prisional.
Apesar de o presídio Baldomero Cavalcanti, em Maceió (AL), onde Collor estava detido desde 25 de abril, afirmar ter condições adequadas para atender às necessidades médicas do ex-presidente, Moraes considerou que a medida domiciliar seria mais apropriada diante das circunstâncias.
Com essa decisão, Collor torna-se o terceiro ex-presidente brasileiro a cumprir pena em regime domiciliar.