Escolha do novo papa, nas últimas décadas, ocorreu num segundo dia, no caso hoje: os horários aproximados das fumaças ficam ao redor das 5h30, 7h, 12h30 e 14h (horário de Brasília)
Quinta 08/05/25 - 6h29A tradição recente mostra que os dois últimos papas — Bento XVI, em 2005, e Francisco, em 2013 — foram eleitos justamente no segundo dia de votações.
Após a primeira rodada, realizada na quarta-feira, a fumaça preta indicou que não há consenso entre os 133 cardeais eleitores.
Para que um novo pontífice seja escolhido, são necessários 89 votos, o equivalente a dois terços do total.
Dos cardeais presentes, sete são brasileiros.
Estima-se que o processo de escolha dure de dois a três dias, embora o alto número de estreantes — cerca de 80% nunca participou de um conclave — possa prolongar as deliberações.
Nesta quinta, estão previstas até quatro votações.
A cada duas, pode haver uma emissão de fumaça pela chaminé da Capela Sistina: branca, se houver eleição; preta, caso contrário.
Os horários aproximados das fumaças são: 5h30, 7h, 12h30 e 14h (horário de Brasília).
Caso um papa seja eleito, ele será questionado se aceita o cargo e qual nome deseja adotar.
Em seguida, vai à Sala das Lágrimas, onde se veste com os trajes papais, antes de ser apresentado ao público da sacada da Basílica de São Pedro.
O termo “conclave” vem do latim cum clavis, que significa “fechado à chave” — refletindo o isolamento dos cardeais durante o processo.