Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - terça-feira, 5 de novembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°84863
De: Afonso Cláudio Data: Sexta 26/6/2020 22:58:38
Cidade: Montes Claros/MG

Pandemia do coronavírus

Comparação dos aumentos percentuais dos 15 primeiros países da classificação da Organização Mundial da Saúde, em ordem decrescente, referentes às mortes por coronavírus até 19/6/2020 e até 26/6/2020:

1º México 26,9% (passou de 19.747 para 25.060 mortes)
2º Paquistão 22,7% (de 3.229 para 3.962)
3º Índia 21,7% (de 12.573 para 15.301)
4º Chile 19,8% (de 4.093 para 4.903)
5º Peru 17,4% (de 7.461 para 8.761)
6º Brasil 12,3% (de 48.954 para 54.971)
7º Rússia 11,9% (de 7.841 para 8.781)
8º Iran 9,0% (de 9.392 para 10.239)
9º Estados Unidos 6,1% (de 118.519 para 125.796)
10º Turquia 2,9% (de 4.905 para 5.046)
11º Reino Unido 1,8% (de 42.461 para 43.230)
12º Alemanha 0,85% (de 8.872 para 8.948)
13º Itália 0,5% (de 34.514 para 34.678)
14º França 0,45% (de 29.617 para 29.752)
15º Espanha 0,05% (de 28.315 para 28.330)

- Manchete do G1, em 24/6/20: "Pandemia na América Latina ainda não chegou ao pico e deve resultar em mais casos e mortes contínuas nas próximas semanas, alerta OMS.
Afirmação foi feita pelo diretor de emergências da Organização, Michael Ryan.
Questionado especificamente sobre quando o ápice da pandemia ocorreria no Brasil, ele respondeu que os picos são difíceis de prever, mas a altura e a duração deles depende de ações dos próprios governos e da sociedade.
"O que você faz afeta o pico: afeta a altura do pico, afeta a duração do pico. E afeta a trajetória de descida [do número de casos]. Tem tudo a ver com a intervenção do governo para responder, com a cooperação da comunidade com a intervenção e com a capacidade de atuação dos sistemas de saúde", respondeu o diretor de emergências."
Revendo uma anotação que fiz em 25/3/20, referente a 14 países, o Brasil era o 13º, com 47 mortes. Os Estados Unidos registravam 809 mortes e era o 6º.
Hoje, o Brasil está no 2º lugar, com 54.971 mortes e os Estados Unidos no 1º lugar, com 125.796.
Em união, peçamos ao Senhor Deus que inspire aos cientistas e pesquisadores desenvolverem, em tempo o mais breve possível, a vacina capaz de imunizar todos os seres humanos contra o novo coronavírus.
Enquanto não tivermos a vacina, tomemos todos os cuidados possíveis para não sermos contaminados por esse vírus, como vem sendo divulgado pelos meios de comunicação, pois os elevados riscos para nossas vidas e saúde assim exigem.
Eng. Afonso Cláudio de Souza Guimarães



Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84862
De: Polícia Militar Data: Sexta 26/6/2020 14:23:55
Cidade: Montes Claros

(...)
Assim, a Polícia Militar, sempre atuante nas causas públicas e preocupada com a proteção ao nosso bem maior: a vida, reforçou, desde ontem, como esforço suplementar, a fiscalização quanto ao uso de máscaras de proteção imposta pelo Governo do Estado, por meio da Lei Estadual n. 23.636, de 17/04/2020, provocação de aglomerações e/ou desrespeito às práticas sanitárias impostas pelas autoridades competentes.
Lembremos que a conscientização social sempre será a melhor ação no combate à COVID-19, e a PMMG ajudará o povo mineiro nesse despertar da consciência humana.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84861
De: Prefeitura Data: Sexta 26/6/2020 10:34:39
Cidade: Montes Claros

(...) A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Montes Claros já está convocando candidatos aprovados no processo de seleção para atuar no combate ao coronavírus nos hospitais de campanha do Município. Neste momento estão sendo convocados e deverão se apresentar, entre 29 de junho e 2 de julho, quatro candidatos aprovados para o cargo de vigia e dois para servente de zeladoria. Eles devem se dirigir à Secretaria de Planejamento e Gestão, na sede da Prefeitura,
A seleção disponibilizou 196 vagas para cargos de ensino superior, ensino técnico, médio, elementar e fundamental. Todos os candidatos aprovados no processo devem ficar atentos ao site da Prefeitura de Montes Claros, pelo qual saberão de sua convocação, que também pode acontecer pelo e-mail ou telefone fornecidos no ato da inscrição, sempre respeitando a ordem de classificação final dos candidatos.
A contratação dos profissionais será pelo período de três meses, prazo que pode ser prorrogado. Os candidatos aprovados deverão submeter-se a exames médicos admissionais, de caráter eliminatório, e prévia inspeção médica, feita por profissional credenciado pelo Município de Montes Claros, visando constatar se o candidato está apto, física e mentalmente, para o cargo.
Os convocados também deverão apresentar o atestado da Junta Médica Oficial APTO, duas fotos 3x4 coloridas e recentes e original e xerox dos seguintes documentos: carteira de identidade; certidão de nascimento ou de casamento, se casado; certidão de nascimento e CPF de filhos menores de 21 anos; título eleitoral e comprovante das duas últimas votações ou justificativas; certificado de reservista, se do sexo masculino; CPF; número de PIS/PASEP (se já inscrito) ou declaração, de próprio punho, de que não é inscrito; diploma ou certificado de escolaridade, conforme exigência do cargo pleiteado; registro no respectivo conselho de classe conforme exigência legal, se for o caso; e certidões negativas da Justiça Eleitoral, da Justiça Estadual de Minas, civil e criminal.
O candidato convocado ainda deverá apresentar declaração, de próprio punho, de não ter sido demitido do serviço público e de não ter sido demitido do serviço público do Município de Montes Claros pelos motivos estabelecidos no Artigo 146 da Lei Municipal n.º 3.175/2003 e, ainda, de não estar impedido de exercer o cargo em decorrência das disposições do Artigo 152 da referida Lei; declaração de que exerce ou não outro cargo para fins de verificação da acumulação de cargos, conforme dispõe o Artigo 37, Incisos XVI e XVII da Constituição Federal; carteira de habilitação categoria D, para o cargo de motorista; e documentos comprobatórios da pontuação obtida na análise curricular, além de comprovante de residência.
O edital do processo e todas as suas retificações podem ser acessados no site da Prefeitura de Montes Claros, pelo link da Central de Concursos (https://concursos.montesclaros.mg.gov.br/processoconcurso/processo-seletivo/edital-n-0012020).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84860
De: Governo de Minas Data: Quinta 25/6/2020 10:12:01
Cidade: Belo Horizonte

Onda amarela do plano Minas Consciente será suspensa para conter avanço da pandemia no estado
Leste do Sul, Norte e Centro-Sul seguirão protocolos da onda branca e as outras 11 regiões devem abrir somente serviços essenciais
O Comitê Extraordinário Covid-19, que se reúne semanalmente para avaliar o avanço da pandemia do coronavírus no estado, suspendeu, na macrorregião de Saúde Leste do Sul, os protocolos da onda amarela do plano Minas Consciente. O programa foi criado pelo Governo de Minas para promover a retomada econômica gradual e coordenada nas cidades mineiras, sugerindo medidas que preservem a saúde dos mineiros.
A orientação do grupo técnico é que a macrorregião Leste do Sul volte para a onda branca, unindo-se às regiões Norte e Sul, que têm uma taxa de ocupação de leitos controlada até o momento. Como forma de prevenção, deverão ser fechados temporariamente estabelecimentos como papelarias, salões de beleza e lojas de roupas. Podem continuar funcionando os serviços essenciais e as atividades autorizadas na onda branca, a exemplo das autoescolas, lojas de artigos esportivos e floriculturas.
Já as outras 11 macrorregiões de Saúde do Estado deverão seguir os protocolos da onda verde, abrindo somente os serviços essenciais, como padarias, farmácias e supermercados.
Medidas de prevenção
A medida pretende preservar a saúde da população, já que Minas Gerais apresentou aumento expressivo no número de casos da doença na última semana, colocando em risco a capacidade assistencial da rede hospitalar. O governador Romeu Zema ressaltou a importância de manter as medidas de prevenção, como o isolamento social e o uso de máscara, para desacelerar a disseminação do vírus.
“Precisamos ter em mente que ainda não vencemos o jogo - ainda devemos estar em 20 minutos do primeiro tempo. Isso vai demandar paciência e comprometimento da população. Um Estado sozinho não consegue fazer tudo. Estamos tomando todas as medidas necessárias e, por isso, o Estado está mais estruturado a cada dia. Mas, se as pessoas estiverem fazendo churrasco, saindo de casa desnecessariamente e reduzindo o uso de máscara e a higiene das mãos, não teremos como conter o avanço dessa pandemia. Peço a todos que participem desse esforço”, pediu.
Zema também salientou que algumas cidades mineiras já decretaram o lockdown, quando o distanciamento social se torna obrigatório e as medidas de abertura são mais rígidas até mesmo para os serviços essenciais. Ele também destacou que existe a possibilidade de o Executivo estadual adotar a medida nas macrorregiões que apresentarem uma taxa de ocupação hospitalar considerada crítica.
“Provavelmente, não decretaremos lockdown em todo o estado, pois Minas possui um território muito amplo e precisamos avaliar a situação de cada região. Mas não descartamos a possibilidade de fechar as regiões que estiverem mais críticas. É uma medida extrema, mas que pode ser necessária para preservar a saúde de todos os mineiros”, disse.
Todas as mudanças definidas na reunião do Comitê Extraordinário Covid-19 passarão a valer a partir do próximo sábado (27/6), com a publicação no Diário Oficial do Estado.
Minas Consciente
Até o dia 24 de junho, 155 prefeituras já tinham oficializado a adesão ao Minas Consciente, impactando 3,7 milhões de mineiros. O plano setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas” (onda verde – serviços essenciais; onda branca – primeira fase; onda amarela – segunda fase; onda vermelha – terceira fase), a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença.
As mudanças de ondas são avaliadas semanalmente pelo Comitê Extraordinário Covid-19. Além do governador e de todo o secretariado do Executivo mineiro, o grupo, criado especialmente para monitorar o avanço da epidemia no estado, conta com representantes do Ministério Público do Trabalho, do Ministério Público de Minas Gerais, da Defensoria Pública e do Tribunal de Contas do Estado.
O plano tem objetivo de orientar as prefeituras. Fica a critério de cada prefeito aderir e seguir os protocolos em seu município. Os empresários que desejam reativar seus estabelecimentos devem consultar se a prefeitura local aderiu ao plano e seguir as orientações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
Onda branca
Após voltar para a onda branca, a macrorregião Leste do Sul se junta às macrorregiões de Saúde Norte e Sul, que deverão manter as medidas já adotadas nas últimas semanas.
Algumas das orientações são que os estabelecimentos tenham meios para higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%. Eles também devem fornecer Equipamentos de Proteção Individual adequados para a atividade exercida e providenciar barreira de proteção física quando os funcionários estiverem em contato com o cliente.
Onda verde
Além da região Centro-Sul, que voltou à onda verde após aumento no número de casos, as regiões Centro, Noroeste, Nordeste, Jequitinhonha, Leste, Vale do Aço, Sudeste, Oeste, Triângulo do Sul e Triângulo do Norte não apresentaram índices favoráveis para a retomada de novos setores econômicos. A relação entre o número de leitos e a incidência de novos casos, além do tempo médio para internação após solicitação, não permitem uma folga confiável se a demanda crescer em decorrência da reabertura de novos estabelecimentos.
A orientação é que os municípios dessas regiões continuem seguindo os protocolos previstos na onda verde, para preservar a saúde da população e a capacidade de atendimento do sistema de saúde local.
Entenda os protocolos previstos para cada onda:
O Minas Consciente setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas”, a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença.

• Onda verde – serviços essenciais

• Onda branca – 1ª fase

• Onda amarela – 2ª fase

• Onda vermelha – 3ª fase

Vale ressaltar que alguns setores foram excluídos das ondas por necessitarem de uma ótica diferenciada de tratamento. São eles:
Setores que só poderão ser retomadas quando houver controle da pandemia: atividades que geram um risco extremamente alto para a população brasileira, com grande aglomeração de pessoas e grande possibilidade de contágio, tais como grandes eventos, museus, cinemas e demais atividades incentivadoras de grandes aglomerações, além de turismo em geral, clubes, academias, atividades de lazer e esportivas;
Instituições de ensino: estas atividades possuem uma ótica particular de funcionamento, que perpassam as ondas e que devem ser avaliadas pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) em conjunto com as demais secretarias;
Administração pública, organismos internacionais e transporte público: regulados em atos próprios.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84859
De: Governo de Minas Data: Quinta 25/6/2020 09:20:31
Cidade: Belo Horizonte

(...) A partir desta quinta-feira (25/6), oficiais deverão advertir quem estiver transitando sem máscara ou participando de aglomerações A Polícia Militar de Minas Gerais iniciará, nesta quinta-feira (25/6), a abordagem de pessoas que não estiverem seguindo as recomendações de prevenção ao coronavírus, como o uso de máscara e o distanciamento social. (...)
O comandante-geral da PMMG, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, disse que a orientação aos militares é que acompanhem e conscientizem os mineiros que ainda não estiverem seguindo as medidas de segurança.
“Nós teremos a função de orientar para fazer com que as pessoas despertem a consciência. A parte de fiscalização ficará a cargo de cada município. A PM, como já vem fazendo, entrará com um suporte. É uma guerra, é um combate, e precisamos estar conscientes. A ação de cada pessoa é o que vai garantir o resultado final. O nosso objetivo principal é preservar vidas”, disse Rodrigues.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84858
De: Hipolabor Data: Quarta 24/6/2020 11:09:16
Cidade: Belo Horizonte

(...) A indústria farmacêutica Hipolabor —a maior do segmento em Minas Gerais e líder no ranking brasileiro de fabricantes de medicamentos injetáveis— recebeu autorizações para iniciar a produção de medicamentos na unidade instalada em Montes Claros, no Norte de Minas. Com a obtenção do certificado de Condições Técnico-Operacionais (CTO), emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e a licença de operação, concedida pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), as linhas fabris devem entrar em operação em julho.
A unidade da Hipolabor em Montes Claros será a maior fábrica de medicamentos genéricos de Minas Gerais e uma das maiores do Brasil. De acordo com o presidente da empresa, Renato Alves, serão contratados cerca de 100 profissionais a partir deste mês e, no total, a fábrica vai gerar aproximadamente 300 empregos diretos. “O início da produção de medicamentos no Norte de Minas é a concretização de parte do nosso plano de expansão no país”, afirma Alves.
Segundo ele, “a nova unidade fabril amplia a oferta de empregos qualificados na região e aumenta a disponibilidade de medicamentos de qualidade para a população brasileira”. As linhas de produção incluem medicamentos sólidos (entre eles, carbonato de lítio, paracetamol e omeprazol) e injetáveis (epinefrina, hemitartarato de norepinefrina, cloridrato de midazolam e citrato de fentanila, entre outros).
A fábrica da Hipolabor em Montes Claros recebeu investimentos de R$ 180 milhões e conta com 14 prédios —auxiliares, laboratórios, processos fabris, entre outros— em uma área construída de 30 mil metros quadrados em um terreno de cerca de 120 mil metros quadrados. As questões ambientais também merecem destaque. O entorno do parque fabril foi totalmente arborizado, com o plantio de cerca de 2 mil árvores. Foram adotados também procedimentos para economia de água: dos 24 mil m³/hora que serão consumidos na fábrica, 10 mil m³/hora serão reutilizados.
Sobre a Hipolabor
A Hipolabor, fundada em 1984, é a maior indústria farmacêutica de Minas Gerais e líder nacional na fabricação de medicamentos injetáveis genéricos. A empresa, que possui atualizado o Certificado de Boas Práticas de Fabricação emitido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mantém unidade administrativa em Belo Horizonte (MG) e fábricas em Sabará (MG) e Montes Claros (MG).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84857
De: Manoel Hygino Data: Quarta 24/6/2020 09:16:37
Cidade: Belo Horizonte

Aconteceu em agosto

Manoel Hygino

Por muito menos, talvez, houve o suicídio de Getulio em 24 de agosto de 1954. Um inquérito policial-militar, instalado no Galeão, no Rio de Janeiro, queria identificar o mandante do atentado contra o jornalista Carlos Lacerda, na rua Toneleros, dias antes. Ele denunciava abertamente desvios do governo. Gregório, o guarda-costas e chefe da guarda pessoal do presidente, com QG no próprio Catete, homem de confiança de Vargas e família, “se recusou obstinadamente a reconhecer que tinha havido alguém acima dele que deu a ordem” de eliminar o jornalista. O próprio Lacerda afirmou: “Ele se atribuiu quase tudo e já então passou a admitir, dizendo: A ideia foi minha”. O propósito era executar Lacerda.
Benjamim Vargas, o Bejo, foi intimado a depor no Inquérito, porque tinha ascendência sobre Gregório. “Pela presente, fica o sr. Benjamim Vargas intimado a comparecer ao quartel, assinado, coronel Adil de Oliveira. Benjamim, que deveria revelar o fato ao mano, no Palácio, entrou no quarto do presidente e disse: ”Getulio, estou intimado a comparecer ao Galeão para depor”. Getulio teria dito: É o fim”.
O presidente se sentiu pessoalmente atingido, como contou Lacerda. “Traído, enganado pela família; o irmão envolvido no assunto, não mais apenas o chefe da Guarda Pessoal”. Alzira, a filha predileta e sempre ouvida, confirmaria os fatos. “Bejo chegou ao quarto do irmão dizendo: “Estou aqui com um mandado de intimação para depor”, e Getulio respondeu: É o fim”, e, em seguida, deu um tiro no coração”.
O atentado contra Lacerda se deu em 5 de agosto, em Copacabana, na rua Toneleros, onde residia o jornalista. Este, após cumprir naquela noite um programa de palestra em um educandário, acompanhado pelo major Rubem Florentino Vaz, da Aeronáutica (havia em torno dele sempre um oficial daquela força para protegê-lo), desceu do carro, já passara da meia-noite, demorou para achar a chave do apartamento, vislumbrando um vulto a uns três metros de distância do automóvel.
Imediatamente, ele abriu o paletó, sacou uma arma e começou a atirar. O indivíduo, contratado para executar Lacerda, acertara o oficial. Desarmado, Vaz avançou sobre o assassino. Nada feito. Era tarde demais.
A sucessão de depoimentos na República do Galeão, como se apelidou a central das investigações, não surpreendeu Vargas, embora a nação se achasse em ebulição. “Na solidão do poder em ruínas”, Getulio não se dá por vencido, mesmo supondo que possa ser convocado a depor sobre o assassinato do major.
Na inauguração da Mannesmann, em 12 de agosto, pronuncia um discurso arrasador: “As injúrias que me lançam, as pedras que me atiram, a objurgatória, a mentira e a calúnia não conseguiram abater o meu ânimo, perturbar a minha serenidade, nem me afastar dos princípios de amor e humildade cristã por que norteio a minha vida e que me fazem esquecer os agravos e perdoar as injustiças. Por outro lado, não terei condescendência para aqueles que se fazem agentes do crime ou instrumentos de corrupção”. Adiante: “Saberei resistir a todas e quaisquer tentativas de perturbação da paz e da tranquilidade pública”.
Depois, seria 24 de agosto. Pela manhã, no Catete, Vargas se mata com um tiro de revólver calibre 32, cabo de madrepérola. O coração para.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84856
De: José Ponciano Neto Data: Quarta 24/6/2020 08:30:54
Cidade: Montes Claros- MG

Tremor ou Estrondo?

Quem ouviu um estrondo acertou.

Na madrugada de terça-feira 23/06 por volta das 04:20hs, algum engraçadinho detonou uma mega bomba nas mediações do bairro São José. Em principio semelhava uma explosão de um transformador da Cemig.

Tal barulho acordou parte da população – portanto, não tratou de um abalo sísmico. - Mas, incomodou!

(*) morador do centro Moc

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84855
De: Estado de Minas Data: Terça 23/6/2020 08:27:40
Cidade: Belo Horizonte

Janaúba é cidade do Norte de Minas com maior incidência da COVID-19 - Município já supera Montes Claros, que tem população muito maior, em número de mortes - Luiz Ribeiro - Janaúba tornou-se a cidade do Norte de Minas com maior incidência da Covid-19 em termos proporcionais. De acordo com boletim da Secretaria de Saúde do Município, nesta segunda-feira (22) , Janaúba (71.648 habitantes) alcançou 184 casos, apenas quatro registros a menos do que os 188 pacientes registrados em Montes Claros, cidade-polo da região, cuja população (409.341) é quase cincos vezes maior.
Mas, em número de óbitos confirmados pela doença (cinco), Janaúba já supera Montes Claros, que tem três mortes confirmadas.
Por outro lado, Janaúba apresenta um índice elevado de recuperação da COVID-19 (82,6%), com o total de 152 pessoas curadas. O índice de recuperados em Montes Claros é 55,85% (105 entre os 188 que testaram positivo para o coronavírus).
Janaúba tem um caso da COVID-19 para 389,39 habitantes, enquanto a relação de contágio da doença em Montes Claros é de um caso para 2.177, 3 habitantes.
Questionada sobre qual seria a explicação pela cidade ter maior incidência da COVID-19 em termos proporcionais no Norte do estado, a Prefeitura de Janaúba informou que a situação é decorrente do aumento do número de funcionários de empreiteiras do ‘”Consórcio Linhão”. A empresa atua na instalação de uma rede de transmissão de energia renovável (solar voltaica e eólica).
A Prefeitura não informou quantos trabalhadores das empresas testaram positivo para o coronavírus. No entanto, destacou que eles estão “assintomáticos”.
Bocaiúva.
Em Bocaiúva, também no Norte de Minas, 13 trabalhadores do mesmo consórcio foram contaminados.
Pirapora
Ainda no Norte do estado, ocorreu o contágio da COVID-19 em 13 trabalhadores de uma empresa de Pirapora – cujo nome não foi divulgado, mas que também seria uma prestadora de serviços na área de energia.
Janaúba
A Prefeitura de Janaúba informou no início da noite desta segunda-feira que, embora tenha 184 confirmados, o município conta com somente três pacientes internados por causa do coronavírus, sendo um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e três em leitos clínicos.
A Prefeitura informou ainda que adota uma série de medidas para o enfrentamento da pandemia da COVID-19. O município prepara a instalação de mais 15 leitos de UTI no Hospital Regional de Janaúba, que “serão exclusivos” para o atendimento dos casos graves de coronavírus. Está sendo aguardada a chegada de respiradores e monitores a serem enviados pelo governo estadual.
Entre as medidas preventivas adotadas também está a implantação de barreiras sanitárias nos pontos de entrada do município. As barreiras sanitárias em Janaúba foram criadas desde o início da pandemia no Brasil, na segunda quinzena de março.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84854
De: Manoel Hygino Data: Terça 23/6/2020 08:09:35
Cidade: Belo Horizonte

As prescrições perigosas

Manoel Hygino

Interesses, muitas vezes, escusos levam pessoas a adotar determinada posição em torno de algum acontecimento ou episódio, de uma autoridade ou de alguma coisa. O que se tem visto, repetidamente, nestes dias de dúvidas, dores e angústias com a Pandemia do coronavírus, de alto desemprego, de precipitadas atitudes políticas. Quando o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta anunciou uma série de medidas para combater o mal ainda tão mal conhecido, foi um Deus nos acuda.
Permanecer em casa enquanto é tão bom ir às ruas, e às festas, andar de bicicleta, passear, adquirir um bronzeado na praia ou na piscina, assemelha-se a uma séria ofensa ao cidadão moderno e saudável. Sobretudo entre nós, que gostamos de esportes, de praticá-los, de ir ao futebol, pareceria um ultraje à orientação oficial. No entanto, vemos que agiram os gestores de Saúde como deviam, evitando males maiores. Mas, há gentes – uso plural – que persistem em suas decisões, contrariando o que a autoridade competente propõe. São aqueles que assim agem para aparecer, em grande parte, para se promover, como no caso famoso do uso da cloroquina proposto para combater a Covid-19. Como o infalível presidente dos Estados Unidos afirmara que o produto era indicado e eficaz, outros chefes de governo o seguiram, e não é preciso acrescentar que o Brasil foi atrás, a despeito de pareceres contrários de organizações credenciadas e profissionais de notório saber. Aconteceu com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cuja posição científica séria foi criticada por Trump.
O atual ocupante da Casa Branca deu o exemplo: já estava tomando a cloroquina, embora todas as advertências. Até que chegou a público conhecimento o julgamento da Food and Drugs Administration, a poderosa agência que expressa a palavra final e oficial sobre assuntos dessa natureza.
O respectivo documento é claro e objetivo: “Estudos recentes apontam que não há diferença e eficiência no uso do medicamento contra o Sars-CoV-2; a agência diz acreditar que as dosagens para hidroxicloroquina não têm efeito antiviral; diretrizes médicas dos EUA não recomendam o tratamento com as substâncias e o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos Unidos (NIH) não defende o uso fora de pesquisas.
Desmente-se, assim, o ditado popular de que “aonde vai a vaca, o boi vai atrás”. Principalmente, quando se trata de saúde e vida do ser humano. Ainda bem que não houve, ao que se sabe, até agora, consequências mais perversas, de que também padeceria Trump. Se bem que ele mesmo declarou que, com o uso do medicamento, não se sente melhor, tampouco pior.
Mas fiquemos atentos: “Já foram reportados à OMS mais de 7,8 milhões de casos da Covid-19, com mais de 430 mil mortes atribuídas a ela. Levou mais de dois meses para os primeiros 100 mil casos serem reportados. Nas últimas duas semanas, mais de 100 mil casos foram reportados quase todo dia”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84853
De: Corpo de Bombeiros Data: Terça 23/6/2020 06:15:03
Cidade: M. Claros

No início da noite dessa segunda-feira, 22 de junho de 2020, por volta das 19h:30min, equipes de bombeiros militar das cidades de Montes Claros e Francisco Sá deslocaram para atendimento de um grave acidente na BR 251, no início da Serra de Fco Sá, envolvendo um caminhão 3/4, três carretas, sendo uma delas bi-trem, o qual resultou nove vítimas sem ferimentos e uma vítima fatal, condutor de uma das carretas. Ela encontrava-se presa as ferragens com esmagamento de crânio. Após a liberação da cena pela Perícia Criminal da Polícia Civil as Guarnições de Bombeiros Militar retirou as ferragens da vítima e entregou-a aos Agente da Funerária de plantão, que por sua vez foi encaminhada para IML em Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84852
De: Policia Militar Data: Segunda 22/6/2020 10:27:23
Cidade: Montes Claros

Por volta das 21h40min desse domingo (21), deram entrada no Hospital Santa Casa dois indivíduos, um de 24 e outro de 28 anos, vítimas de disparo de arma de fogo. O indivíduo de 28 anos não resistiu aos disparos e veio a óbito no hospital. Conforme informações de testemunhas que estariam em uma residência na rua Eliane Vieira Gomes, bairro Vila Atlântida, estavam reunidos em frente a referida residência e quando a vítima, um homem de 28 anos, adentrou na cozinha do imóvel, foi seguida pelo autor dos disparos, o homem de 24, que teria efetuado dois disparos. Em seguida, ao tentar fugir da residência em uma motocicleta que o aguardava do lado de fora com um comparsa, o autor dos disparos também foi atingido nas costas por um terceiro indivíduo que também estaria armado no local, porém, mesmo atingido, ele conseguiu fugir. Após passar por atendimento médico, este autor foi preso e conduzido. Após várias diligências, policiais militares prenderam o envolvido que efetuou os disparos nas costas do primeiro autor, um homem de 25 anos. As armas de fogo utilizadas no homicídio consumado e no tentado não foram localizadas até o momento. Um terceiro autor, de 30 anos, que deu fuga na motocicleta para o autor dos disparos do homicídio consumado, foi identificado e qualificado no Boletim de ocorrência e está sendo procurado. Ele é primo do autor dos disparos. Quaisquer informações que possam levar à prisão desse autor podem ser repassadas através do telefone 190 ou pelo 181, com sigilo absoluto.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84851
De: Manoel Hygino Data: Segunda 22/6/2020 08:36:12
Cidade: Belo Horizonte

Os reis magos

Manoel Hygino

O Rio Grande do Norte, que atravessa um dos períodos mais dramáticos de sua história com a Covid-19, pela falta de adequadas condições para atender a sua população, me vem à cabeça, porque – pelo Natal de 2018 – o escritor Franklin Jorge me enviou uma joia. Trata-se de “Actas Diurnas”, bela edição do Novo Jornal em parceria com Ludovicus Instituto Câmara Cascudo, contendo crônicas de Luís da Câmara Cascudo.
Pois a terceira crônica do memorialista potiguar chama especialmente a atenção dos brasileiros, até há algum tempo muito interessados nas lições da religião que os lusitanos para cá trouxeram. Informa que, dos quatro evangelistas, apenas Mateus toca no assunto (II, 1-12), enquanto Lucas, Marcos e João silenciam.
E registrou parcamente, no capítulo II, versículo I: Ecce Magi ab Oriente Venerunt Jerosolyman – isso é, “uns magos vieram do Oriente a Jerusalém”. Não acrescenta quem eram os visitantes, quais os nomes, o que foram ali fazer. Tudo o que mais se sabe foi obra do folclore, da cultura popular; até os visitantes procedentes do Oriente adquiriram feições próprias, nomes, o que eram, frutos da devoção do mundo católico.
A visita de personagens reais ao Messias fora profetizada nos Salmos de Davi e Salomão e em Isaías. Mas os cristãos simpatizaram com aqueles senhores que tinham vindo de tão longe procurando o Rei dos Judeus, guiados por uma estrela milagrosa. Nunca mais foram vistos na vida de Jesus. Consta que São Tomé ainda os encontrou velhinhos, em algum lugar não sabido, e os teria abençoado. Quem disse, onde, quando? Mortos, seus corpos ficaram na Pérsia, e Helena, mãe do Imperador Constantino, levou-os para Constantinopla, por ele fundada.
Emest Hello, em “Physionomies dos Saints”, informa que “Sainte Helenne les fit deposer avec magnificence dans la Brasilique de Sainte Sophie”. Mas a comparação das datas revela incongruências. Santa Helena faleceu em Roma, no ano 327, enquanto a Basílica foi construída em torno de 531 e inaugurada em 537, no reinado de Justiniano. Desse modo, o templo não existia na época da santa.
Consta, ainda, que o bispo Eustaquilo teria levado as relíquias para Milão, séculos depois. Em 1162, o imperador Frederico Barbaroxa destruiu a cidade e os três magos foram transportados para Colônia, na Alemanha, onde devem permanecer.
Cascudo observa que a palavra “mago” quer dizer sábio, doutor, sabedor. Assim os três magos eram tidos, Maggi, como os considerou Mateus, uns sábios. Mas existe na igreja de São Vital, em Ravena, Itália, um mosaico dos Reis Magos, com coroa real e nomes. Data do século VII, constando a sigla SCS, Santos. O Rei Negro é o último, que fica perto do Deus Menino.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84850
De: Afonso Cláudio Data: Domingo 21/6/2020 22:40:13
Cidade: Montes Claros/MG

"Governador de Minas: "Medidas mais duras vão se fazer necessárias no Estado"; Domingo 21/06/20 - 8h16"

Mortes por coronavírus nos Estados brasileiros até 10º lugar
27/5 21/6 +%
1º São Paulo 6712 11846 76,5
2° Rio de Jan. 4605 8412 82,7
3º Ceará 2671 5377 101,3
4º Pará 2545 4395 72,7
5º Maranhão 853 1607 88,4
6º Amazonas 1891 2605 37,7
7° Pernamb. 2468 4057 64,4
8º Bahia 531 1263 137,8
9º Paraíba 298 709 137,9
10º Esp. Santo 511 1217 138,1
Total 23085 41488 79,7
26 Est. e DF 25598 50182 96,0

Em 21/6/20 os Estados brasileiros que foram classificados nos 10 primeiros lugares da classificação do Ministério da Saúde, somaram 41488 mortes pela pandemia do coronavírus.
A soma total, referente aos 26 Estados e Distrito Federal foi de 50182 mortes. Portanto, os 10 primeiros Estados correspondem a 82,7% (41488/50182) do total de mortes do Brasil.
Em 27/5/20 esse percentual era 90,2% (23085/25598). Deduz-se que a diferença dos óbitos, de 18403 (41488 - 23085), foi distribuída entre os demais 16 Estados e DF.
O aumento percentual de cada um dos 10 Estados primeiros colocados, no período 27/5/20 a 21/6/20, variou de 37,7% a 137,9%, conforme o quadro acima.
Minas Gerais não está entre os 10 primeiros, mas no 13º lugar, com um aumento de 137,5%, passando de 240 para 570 mortes, no citado período, conforme o Ministério da Saúde.
Considerando as declarações do Governador, publicadas neste jornal eletrônico na manhã de hoje e o texto "Alerta: de cada 3 mortes por coronavírus em Minas, desde 21 de março, uma ocorreu nos últimos 10 dias; Domingo 21/06/20 - 18h24", bem como outras notícias referentes aos aumentos dos números de casos confirmados, de lotação de leitos e as dificuldades ligadas aos tratamentos dessa doença, percebemos que chegamos a uma situação muito delicada no tocante à prevenção da Covid-19 em Minas Gerais e no Brasil, o que tem sido amplamente divulgado pela mídia nacional e internacional.
Com todo cuidado que essa pandemia e o vírus exigem, continuemos nos empenhando para chegarmos à vitória final, com muita fé e esperança.

Eng. Afonso Cláudio de Souza Guimarães

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84849
De: José Ponciano Neto Data: Sábado 20/6/2020 13:56:04
Cidade: Montes Claros- MG

TRÁGICO ACIDENTE - Foi com muito pesar que tive a triste noticia (tardia) do falecimento da Gerente do Parque Estadual Lapa Grande da bióloga e funcionária de carreira Elisângela A. Mota Chinelato ocorrido devido um acidente automobilístico na BR 365 próximo ao Trevo da BR 040 em Luizlândia do Oeste na tarde desta Sexta Feira 19/06/2020. Ela era esposa do Coronel Alex Augusto Chinelato que comandava a Brigada de incêndio da Policia Militar em Montes Claros; recentemente tinha sido transferido para Uberlândia e posteriormente para Belo Horizonte. Todo meio técnico ambiental lamenta o trágico acidente; ficam aqui minhas condolências as Famílias Alves / Mota e Chinelato
(*) José Ponciano Neto, ex conselheiro do Parque Lapa Grande

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84848
De: Afonso Cláudio Data: Sexta 19/6/2020 22:47:08
Cidade: Montes Claros/MG

Pandemia do coronavírus

Comparação dos aumentos percentuais dos 15 primeiros países da classificação da Organização Mundial da Saúde, em ordem decrescente, referentes às mortes por coronavírus até 12/6/2020 e até 19/6/2020, às 20h45m:

1º Índia 47,95% (passou de 8.498 para 12.573 mortes)
2º Chile 42,61% (de 2.870 para 4.093)
3º Paquistão 31,10% (de 2.463 para 3.229)
4º México 23,85% (de 15.944 para 19.747)
5º Peru 22,13% (de 6.109 para 7.461)
6º Brasil 17,03% (de 41.828 para 48.954)
7º Rússia 16,76% (de 6.715 para 7.841)
8º Iran 8,46% (de 8.659 para 9.392)
9º Espanha 4,34% (de 27.136 para 28.315)
10º Estados Unidos 4,05% (de 113.899 para 118.519)
11º Turquia 2,65% (de 4.778 para 4.905)
12º Reino Unido 2,36% (de 41.481 para 42.461)
13º Alemanha 1,24% (de 8.763 para 8.872)
14º Itália 0,85% (de 34.223 para 34.514)
15º França 0,82% (de 29.374 para 29.617)

Embora o Brasil esteja no 6º lugar da classificação acima, não podemos esquecer que o nosso país é o 2º colocado do mundo, na classificação da OMS, que inclui casos confirmados, mortes e números de recuperados.
Até que seja produzida e aprovada a vacina contra esse vírus, cabe a todos nós, cidadãos, seguirmos com todo o empenho as recomendações dos especialistas nacionais e internacionais e das autoridades sanitárias, relativas a permanecer em casa (só sair se realmente necessário), evitar aglomerações, manter distância de segurança (acima de 1,5 a 2 metros), lavar as mãos várias vezes por dia, uso do álcool em gel e de máscaras (cobrindo o nariz e a boca), manter higienizados os locais e objetos com os quais tivermos contato.
E que o Pai Nosso nos livre do mal.
Afonso Cláudio de Souza Guimarães.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84847
De: Governador Valadares Data: Sexta 19/6/2020 09:42:04
Cidade: Governador Valadares mg  País: Brasil

Sou encarregado de obras pavimentação drenagem e obra cívil bom diaestou a procura de emprego estou disponível para trabalhar

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84846
De: Prefeitura Data: Sexta 19/6/2020 18:11:31
Cidade: Montes Claros

(...) Estão incluídos, na fase atual do plano, bares e restaurantes. (...) Para garantir o cumprimento dessas regras (e, consequentemente, a saúde de toda a população), a Prefeitura, através da Guarda Municipal e em parceria com a Polícia Militar, está promovendo um amplo trabalho de fiscalização em toda a cidade, com o objetivo de inibir aqueles que não estão cumprindo as regras. Nesta quinta, 18, dia da implementação da Fase 4, foram multados vários estabelecimentos na cidade pelo não cumprimento das medidas sanitárias exigidas. Inclusive, um desses estabelecimentos, além da multa, também teve o alvará de funcionamento suspenso de forma cautelar, por 10 dias.
(....)
REGRAS PARA O FUNCIONAMENTO DE RESTAURANTES, BARES E SIMILARES:

a) afastamento mínimo de 2 metros de raio entre cada cliente que estiver consumindo no local, não sendo exigido no caso de grupo familiar que coabitam;

b) entrada permitida para clientes de máscara no estabelecimento, podendo as mesmas serem retiradas somente durante a refeição;

c) disponibilização de meios de higienização, como água e sabão ou álcool na concentração de 70%, para lavagem de mãos e rosto, na entrada e saída de buffets, bem como no local onde ficam os talheres e pratos;

d) os talheres devem ser embalados individualmente e os pratos, copos e demais utensílios devem estar protegidos;

e) proibição de clientes servirem-se diretamente nos buffets, devendo serem servidos por empregados, que deverão higienizar as mãos antes de cada atendimento, na presença dos clientes;

f) disponibilização de meios de higienização dos trabalhadores e clientes;

g) organização das filas, de forma a manter 2 metros entre os clientes, limitadas a capacidade de atendimento do estabelecimento;

h) ficam suspensos o autosserviço de pães e similares, cabendo ao colaborador servir e embalar o produto solicitado;

i) higienização, quando do início das atividades, e após cada uso, durante o período de funcionamento, das superfícies de toque, com álcool 70%, solução de hipoclorito de sódio ou outro produto adequado;

j) a utilização de toucas e luvas descartáveis é obrigatória para atividades que envolvam a preparação e distribuição de alimentos;

k) na hipótese do trabalhador ou colaborador utilizar uniforme, este não poderá ser utilizado fora do ambiente de trabalho;

l) funcionamento nos seguintes horários:

I – de 08:00 às 22:00 horas, de domingo a quinta-feira;

II – de 08:00 às 23:00 horas, na sextas-feiras e aos sábados.

Denúncias podem ser feitas no número (38) 9 9819-9965.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84845
De: Prefeitura Data: Sexta 19/6/2020 17:36:39
Cidade: Montes Claros

(...) A Prefeitura de Montes Claros irá iniciar, nesta segunda-feira, 22 de junho, o processo de credenciamento para a contratação de profissionais (pessoas físicas, empreendedores individuais e microempresas) que irão confeccionar máscaras de tecido reutilizáveis para serem distribuídas gratuitamente à população, como parte das medidas de combate à transmissão da COVID-19 na cidade.
Os costureiros, costureiras e pessoas jurídicas serão contratados para confecção de 300 mil máscaras, recebendo R$ 0,40 por peça produzida. O valor recebido pelas máscaras produzidas engloba todos os custos diretos e indiretos, encargos, tributos, transporte, contribuições e obrigações sociais, trabalhistas e previdenciárias e outros necessários ao cumprimento integral do objeto do credenciamento.
Os costureiros contratados deverão realizar apenas o acabamento das peças, pois os tecidos já estão cortados. Os interessados devem comparecer à Sala de Licitações do prédio-sede da Prefeitura entre as 9 horas do dia 22 e as 17 horas do dia 24 de junho (quarta-feira).
No site da Prefeitura de Montes Claros (https://licitacoes.montesclaros.mg.gov.br/licitacao/chamamento-publico/chamamento-publico-n-0092020) estão disponíveis todas as informações necessárias para a participação no processo, inclusive os documentos que precisam ser apresentados no momento do credenciamento.
O Chamamento Público anterior, iniciado no mês de abril, contratou cerca de 160 costureiros, a maioria pessoas físicas, que produziram, no total, 500 mil máscaras. Uma dessas pessoas físicas é a dona Janete Ferreira, do bairro São Judas. Ela produziu 6 mil máscaras, o que, segundo ela, trouxe uma renda importante, principalmente nesse momento de pandemia que todos estamos vivendo. "É uma oportunidade boa pra gente, que trabalha como autônomo, e também pra população de Montes Claros", afirmou.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84844
De: Prefeitura Data: Sexta 19/6/2020 15:48:50
Cidade: Montes Claros

(...0 A Prefeitura de Montes Claros, através da Guarda Municipal e com o apoio da Polícia Militar, realizou fiscalização em diversos bairros da cidade na tarde dessa quinta-feira, 18, para apreender linhas de pipa feitas com material cortante. (...) Durante a fiscalização em pontos estratégicos, as equipes apreenderam vários carretéis de linhas chilenas e linhas com cerol, fazendo sua incineração em seguida. As equipes também notificaram os responsáveis por crianças e adolescentes que praticavam a perigosa "brincadeira". Segundo o secretário municipal de Defesa Social, Anderson Chaves, “as denúncias podem ser feitas pelo número 190 da PM e pelo 153 da Guarda Municipal, que também irão fiscalizar os estabelecimentos comerciais que estão operando clandestinamente vendendo o material. O Comando de Inteligência da PM, juntamente com a GM, vai fiscalizar também as redes sociais, para identificar e coibir essa ação criminosa praticada em nossa cidade. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84843
De: Prefeitura Data: Sexta 19/6/2020 16:44:39
Cidade: Montes Claros

(...) Pesquisa com testagem rápida será iniciada em Montes Claros neste domingo - Ministério da Saúde - Pesquisadores do IBOPE Inteligência vão aplicar testes rápidos para o coronavírus em visitas domiciliares a moradores de 133 cidades do Brasil, incluindo Montes Claros, entre os dias 21 e 23 de junho. A pesquisa EPICOVID19-BR, que estima a proporção de casos de infecção por coronavírus no Brasil, inicia nova etapa a partir deste domingo, 21, com a meta de realizar 33.250 testes rápidos e entrevistas em 133 cidades de todos os estados do país. Cerca de 2,6 mil pesquisadores do IBOPE Inteligência vão às ruas, nos dias 21, 22 e 23 de junho, para visitar residências e convidar 250 moradores a realizar testes rápidos para o coronavírus, em cada uma das cidades incluídas na pesquisa.
“É fundamental que a população aceite participar da pesquisa. Em cada cidade, por exemplo, é preciso realizar pelo menos duzentos testes, para que possamos apresentar estimativas sobre a real dimensão da Covid-19. Além de contribuir com o esforço coletivo de enfrentamento da pandemia, o participante tem a oportunidade de realizar o exame e saber o resultado na hora”, diz a epidemiologista Mariângela Freitas da Silveira, integrante da coordenação do estudo.
O Estudo de Prevalência da Infecção por Covid-19 no Brasil (EPICOVID19-BR), coordenado pela Universidade Federal de Pelotas com financiamento do Ministério da Saúde, é o maior levantamento populacional do mundo a estimar a prevalência de Covid-19. A segunda etapa da pesquisa apresentou evidências inéditas sobre a velocidade de expansão do coronavírus em 83 cidades do país. A proporção de pessoas que já contraíram o vírus no Brasil aumentou em 53% no período de duas semanas entre a primeira etapa, realizada de 19 a 21 de maio, e a segunda, de 4 a 5 de junho.
Como funciona a pesquisa
O estudo inclui a cidade mais populosa de cada uma das 133 sub-regiões definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o território brasileiro. A seleção das residências e das pessoas que serão entrevistadas e testadas ocorre por meio de um sorteio aleatório, utilizando os setores censitários do IBGE como base.
Para o exame, os pesquisadores coletam uma gota de sangue da ponta do dedo do participante, que será analisada pelo aparelho de teste em aproximadamente 15 minutos. Enquanto aguarda o resultado, o participante responde a perguntas sobre sintomas da COVID-19 nas últimas semanas, busca por assistência médica e rotina em relação às medidas de prevenção e isolamento social. Em caso de resultado positivo, os profissionais comunicam a Vigilância Epidemiológica local.
Os pesquisadores que realizam as visitas estão identificados por crachá do IBOPE Inteligência e utilizam os equipamentos de proteção individuais (EPIs): máscaras, toucas, aventais, sapatilhas (todos descartáveis), óculos de proteção e luvas. Todos os profissionais são testados e apenas aqueles que tiverem resultado negativo realizam as visitas domiciliares. O estudo tem aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e cumpre todos os requisitos de segurança necessários para proteger os pesquisadores e a população.
Em caso de dúvidas, os participantes podem entrar em contato para esclarecimentos pelos telefones 0800-800-5000, (11) 3335-8583, (11) 3335-8606; (11) 3335-8610, ou pelos e-mails pesquisa.covid-19@ufpel.edu.br e pesquisa.covid-19@ibopeinteligencia.com.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84842
De: José Ponciano Neto Data: Sexta 19/6/2020 13:03:32
Cidade: Montes Claros- MG  País: Brasil

NOVELA DA BARRAGEM DE JEQUITAÍ – NÃO VALE A PENA VER DE NOVO

A dança das verbas já se tornou uma coisa pitoresca.
Há 47 anos discutem da Barragem do Jequitaí. Sem dúvida será um dos maiores projeto de múltiplos usos da América Latina; irá contemplar a irrigação – geração de energia – lazer – abastecimento público e a piscicultura.
A barragem poderá ser uma das fontes de produção de água para Montes Claros, Jequitaí, Francisco Dumont e também incrementar a vazão do “Velho Chico”.
Mas, este empreendimento Jequitaiense está sempre sendo ameaçado pelo Congresso Nacional devido à falta de força dos nortemineiros, e principalmente da forma que os paraquedistas intrometem para capitalizar apoio na nossa região.
Por diversas vezes, desde que iniciaram o projeto de execução a dança das verbas vem prejudicando a obra. São políticos medindo forças ilusórias.
Quando fui vice-presidente do Comitê das Bacias dos Rios Jequitaí, Pacuí e trecho do São Francisco, o EIA-RIMA foi entregue em uma cerimônia na cidade de Jequitaí-MG, ocasião que esta obra tomou um certo impulso – todo mundo acreditou – e novamente a verba retornou ao Ministério da Integração Nacional do ministro Gustavo Canuto, sendo redirecionada para outras finalidades.
No passado recente (Maio/2019) novamente aconteceu a dança da verba de R$20.000.000-milhões que foi covardemente realocada para o Projeto de irrigação do Gurutuba. - Não é que o Gurutuba não faz jus ao investimento, - Não é isto! - Mas, da maneira que foi reconduzida a verba – “despiu um santo para cobrir outro”. Logo veio a resolução da briga política, entretanto, não houve progresso da obra Jequitaiense.
Alguns atores que estavam no processo dizem que foram “enganados” no redirecionamento da verba - um dos responsáveis pela relocação, que, não é do Norte de Minas, agora, chega do mesmo modo, anunciando um novo aporte. Haverá uma visita do ministro Rogério Marinho “in loco” para anunciar liberação de R$ 47,9 milhões para retomada das obras da Barragem de Jequitaí. Entretanto, a briga pelo “filho bonito” vai continuar no Senado, que, pode não viabilizar o repasse em detrimento do projeto Jequitaí. Vamos esperar!
A população percebe que o Projeto Jequitaí é importante diante da sua multiplicidade (foram citados na introdução deste artigo).
Não é de hoje que o projeto da Barragem do Jequitaí vem sofrendo com desinteresses. Nos processos de licenciamentos – desde outrora – foi uma via-crúcis para a companhia titular da obra.
A elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) foram debatidos no Comitê das Bacias dos Rios Jequitaí, Pacuí e trecho do São Francisco – no Conselho de Política Ambiental – COPAM-NM – com idas e voltas - ás vezes por causa de uma “vírgula” o processo empacava..
Para terem uma ideia, o custo ($) com as compensações ambientais e sociais já é o dobro do valor da obra – O CADASTRO DOS ATINGIDOS altera e “achega” a cada matrimônio, uma demanda constante no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Jequitaí-MG. São episódios que deverão ser devidamente explicitados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e Codevasf.
A novela da implantação do Projeto Jequitaí no Norte de Minas é uma novela de anos, mas que pode sim, chegar a um final feliz.
Sendo assim! Esperamos que, mesmo com a falta de recursos o governo federal libere mais verbas para realmente iniciar a construção do barramento; até agora - os recursos prometidos – são apenas para regularização fundiária; se não aportarem para as estruturas físicas, corre o risco de mais uma obra pública paralisada. É hora de unirmos.

(*) José Ponciano Neto: Ex-vice-presidente do Comitê das Bacias dos Rios Jequitaí, Pacuí e trecho do São Francisco - Tec. Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros (IHGMC) e Vice Presidente da Academia Maçônica de Letras do Norte de Minas – AMALENM.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84841
De: Prefeitura Data: Quinta 18/6/2020 17:16:53
Cidade: Montes Claros

Prefeitura licita hospital de campanha que vai funcionar no Alpheu de Quadros - A Prefeitura de Montes Claros realizou na manhã dessa quinta-feira, 18, a sessão de abertura do processo licitatório que vai contratar uma empresa para reformar o Pronto Atendimento Municipal Alpheu de Quadros, de forma que ele possa receber um hospital de campanha para atender pacientes com COVID-19.
(...)
O hospital de campanha terá por objetivo receber os pacientes que estão em fase final de tratamento e que não necessitam permanecer em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A edificação possui uma área construída de mais de três mil metros quadrados e a reforma vai acontecer na ala superior esquerda, que possui uma área aproximada de 800 m². De acordo com o projeto de engenharia elaborado, podem ser implantados 52 leitos, sendo 14 na ala inferior e 38 na ala superior. O projeto foi elaborado de acordo com as especificações legais previstas para os hospitais de campanha, respeitando os espaçamentos entre leitos; em uma situação excepcional e em caso de extrema necessidade, podem ser adicionados mais 8 leitos, totalizando 60.
A reforma vai contemplar troca de pisos, implantação de sistema elétrico e hidráulico, instalação de novos vasos, lavatórios, pias, torneiras e registros, revestimentos cerâmicos em paredes, pintura em toda a unidade e instalação de portas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84840
De: Helena Data: Quinta 18/6/2020 11:57:14
Cidade: M. Claros

No dia em que M. Claros ficou de reabrir algumas atividades - como restaurantes, bares, shoppings e academias, governo recomenda retrocesso nas medidas em todo o Norte de Minas. Veja as novas instruções para as 86 cidades da região
Quinta 18/06/20 - 11h11

A comunicação dos governos é péssima. Estamos sofrendo com a pandemia, com o desemprego, com a quebra de empresas, com a falta de unidade nas medidas e também com a comunicação dos governos, péssima, em linguagem indecifrável, empolada, hermética, técnica para os leigos e impiedosa para os dias que estamos vivendo. Alguém precisa ver o que de fato está acontecendo, .

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84839
De: Governo de Minas Data: Quinta 18/6/2020 10:49:23
Cidade: Belo Horizonte

Macrorregiões Centro e Norte voltarão a ondas mais rígidas do plano Minas Consciente após aumento de casos - Todas as localidades serão monitoradas nos próximos dias para garantir saúde da população - As macrorregiões de Saúde Centro e Norte retornarão às ondas verde e branca, respectivamente, do plano Minas Consciente, conforme decisão anunciada pelo Comitê Extraordinário Covid-19, nesta quarta-feira (17/6). A medida pretende preservar a saúde da população, já que as duas regiões apresentaram aumento expressivo no número de casos da doença, colocando em risco a capacidade assistencial da rede hospitalar.
Com o retrocesso, os 101 municípios da macrorregião Centro, que engloba a Região Metropolitana de Belo Horizonte, estão orientados a manter abertos somente os serviços essenciais, como padarias, farmácias e supermercados. Já as 86 cidades do Norte estão orientadas a fecharem temporariamente estabelecimentos como papelarias, salões de beleza e lojas de roupas. Podem continuar funcionando os serviços essenciais e as atividades autorizadas na onda branca, a exemplo das autoescolas, lojas de artigos esportivos e floriculturas.
As outras 12 macrorregiões de Saúde seguem nas ondas estipuladas na última semana, mas são monitoradas diariamente, com possibilidade de retrocesso a qualquer momento, caso o quadro se agrave.
O governador Romeu Zema fez um alerta sobre o avanço da doença em Minas e pediu que a população mantenha o máximo possível de isolamento e não descuide das medidas de proteção individual nas próximas semanas.
“Pedimos para que o mineiro, que se comportou tão bem até agora, não relaxe com relação às medidas preventivas. Quem puder ficar isolado, fique. O grupo de risco não deve sair de casa. Minas Gerais já rompeu a barreira dos 500 óbitos, uma marca triste, e sabemos que esse número, independentemente das nossas ações, continuará subindo até o momento de pico que, conforme a previsão dos especialistas, deve ser no mês de julho. Por isso, peço que todos redobrem os cuidados nas próximas 4 ou 5 semanas, porque elas serão decisivas. Se passarmos bem por esse período, com certeza teremos um horizonte mais seguro a partir daí”, afirmou.
Prevenção
Além do isolamento, Zema reafirmou a importância de praticar o distanciamento social, o uso da máscara e as medidas de higienização. Ele também destacou que a gestão estadual vem se esforçando para ampliar a capacidade de atendimento.
“Nesta semana, fizemos a entrega de mais 79 leitos de UTIs, o que vem a fortalecer ainda mais o sistema de Saúde do Estado, e estamos criando mais 23 leitos de UTI no Hospital Julia Kubitschek, em Belo Horizonte. Além disso, entregamos 500 novos respiradores. A Secretaria de Saúde está sendo extremamente criteriosa na distribuição desses equipamentos e eles irão para aquelas regiões que apresentam um cenário mais crítico, levando em conta o número de pessoas que precisam ou precisarão de tratamento intensivo, de acordo com a indicação da curva, e a quantidade de leitos disponíveis”, explicou.
Todas as mudanças definidas na reunião do Comitê Extraordinário Covid-19 passarão a valer a partir do próximo sábado (20/6), com a publicação no Diário Oficial do Estado.
Minas Consciente
O plano Minas Consciente foi criado pelo Governo de Minas para promover a retomada econômica gradual e coordenada nas cidades mineiras durante a pandemia do coronavírus, sugerindo medidas que preservem a saúde dos mineiros.
Até o dia 17 de junho, 145 prefeituras já tinham oficializado a adesão ao Minas Consciente (clique aqui para ver a relação das cidades). O plano setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas” (onda verde – serviços essenciais; onda branca – primeira fase; onda amarela – segunda fase; onda vermelha – terceira fase), a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença.
As mudanças de ondas são avaliadas semanalmente pelo Comitê Extraordinário Covid-19. Além do governador e de todo o secretariado do Executivo mineiro, o grupo, criado especialmente para monitorar o avanço da epidemia no estado, conta com representantes do Ministério Público do Trabalho, do Ministério Público de Minas Gerais, da Defensoria Pública e do Tribunal de Contas do Estado.
O plano tem objetivo de orientar as prefeituras. Ficará a critério de cada prefeito aderir e seguir os protocolos em seu município. Os empresários que desejam reativar seus estabelecimentos devem consultar se a prefeitura local aderiu ao plano e seguir as orientações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
Onda amarela
A macrorregião de Saúde Leste do Sul apresentou resultados favoráveis após a adoção das medidas mais flexíveis, permitindo, assim, a manutenção do funcionamento seguro de espaços como lojas de variedades, lojas de departamentos ou magazines (exceto Duty Free), tabacarias, livrarias, papelarias e lojas de vestuário. A manutenção é possível graças às taxas controladas da doença nas regiões e o índice seguro de ocupação de leitos de UTI. Contudo, vale lembrar que os números são acompanhados diariamente e as recomendações podem ser alteradas a qualquer momento, caso sejam identificados fatores que coloquem em risco a saúde da população.
As empresas localizadas nas macrorregiões que estão na onda amarela deverão seguir protocolos de segurança para a reativação. Alguns deles são: demarcar com sinalização no lado externo do estabelecimento a distância de 2 metros entre as pessoas que ficarem nas filas; só permitir a entrada de clientes se estiverem utilizando máscaras; dar atendimento preferencial e especial a idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes, garantindo um fluxo ágil de maneira que essas pessoas permaneçam o mínimo de tempo possível no interior do estabelecimento; e limitar o número de funcionários ao estritamente necessário para o funcionamento do serviço. Todos os protocolos estão disponíveis no site www.mg.gov.br/minasconsciente/empresarios.
Onda branca
Após voltar para a onda branca, a macrorregião Norte se junta às macrorregiões de Saúde Sul e Centro-Sul, que deverão manter as medidas já adotadas nas últimas semanas.
Vale lembrar que, para a reabertura segura, os comerciantes devem seguir os protocolos do plano Minas Consciente. Algumas das orientações são que os estabelecimentos tenham meios para higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%. Eles também devem fornecer Equipamentos de Proteção Individual adequados para a atividade exercida e providenciar barreira de proteção física quando os funcionários estiverem em contato com o cliente.
Onda verde
Além da região Centro, que voltou à onda verde após o aumento no número de casos, as regiões Noroeste, Nordeste, Jequitinhonha, Leste, Vale do Aço, Sudeste, Oeste, Triângulo do Sul e Triângulo do Norte ainda não apresentam índices favoráveis para a retomada de novos setores econômicos, já que a relação entre o número de leitos e a incidência de novos casos, além do tempo médio para internação após solicitação, não permitem uma folga confiável se o número de casos crescer em decorrência da reabertura de novos estabelecimentos.

Por isso, a orientação é que os municípios dessas regiões continuem seguindo os protocolos previstos na onda verde, para preservar a saúde da população e a capacidade de atendimento do sistema de saúde local.
Entenda os protocolos previstos para cada onda:

O Minas Consciente setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas”, a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença.

Onda verde – serviços essenciais
Onda branca – 1ª fase
Onda amarela – 2ª fase
Onda vermelha – 3ª fase
Vale ressaltar que alguns setores foram excluídos das ondas por necessitarem de uma ótica diferenciada de tratamento. São eles:

Setores que só poderão ser retomadas quando houver controle da pandemia: atividades que geram um risco extremamente alto para a população brasileira, com grande aglomeração de pessoas e grande possibilidade de contágio, tais como grandes eventos, museus, cinemas e demais atividades incentivadoras de grandes aglomerações, além de turismo em geral, clubes, academias, atividades de lazer e esportivas;

Instituições de ensino: estas atividades possuem uma ótica particular de funcionamento, que perpassam as ondas e que devem ser avaliadas pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) em conjunto com as demais secretarias;

Administração pública, organismos internacionais e transporte público: regulados em atos próprios.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84838
De: Prefeitura Data: Quarta 17/6/2020 18:10:54
Cidade: Montes Claros

(...0O Shopping Popular Mário Ribeiro da Silveira reabrirá nesta quinta-feira, 18, conforme a determinação do Decreto nº 4046, de 20 de maio de 2020, que criou o plano municipal “Avança MOC, com responsabilidade”, flexibilizando o funcionamento de atividades e estabelecendo meios de prevenção, controle e monitoramento do contágio pelo novo coronavírus.
A reabertura do Shopping faz parte da etapa quatro da flexibilização, que inclui, dentre outros setores, shoppings centers, centros comerciais e galerias de lojas.
O PREVMOC, autarquia responsável pela administração do Shopping, orienta os lojistas, funcionários e visitantes do estabelecimento que tomem todas as medidas cabíveis para minimizar os riscos de contágio pela COVID-19, como distanciamento entre clientes, disponibilização de meios de higienização e delimitação dos bancos que podem ser usados.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84837
De: Prefeitura Data: Quarta 17/6/2020 17:34:22
Cidade: Montes Claros

(...) Nesta quinta-feira, 18, será realizada a sessão pública de abertura do processo licitatório que vai contratar empresa para realizar as obras necessárias para a instalação de um hospital de campanha no Pronto Atendimento Municipal Dr. Alpheu de Quadros.
A sessão terá início às 9h30, mas os interessados deverão apresentar suas propostas até as 9 horas do mesmo dia. A reforma da unidade de saúde proporcionará a implantação de aproximadamente 60 leitos para tratamento de COVID-19. A estimativa do investimento é de cerca de R$ 455 mil, e o prazo para execução das obras é de 30 dias.
A medida leva em consideração a pandemia provocada pelo coronavírus e que o município de Montes Claros é ponto estratégico da disseminação da doença, pois possui uma população de mais de 400 mil habitantes e é polo de uma macrorregião com mais de 1,6 milhão de pessoas, além de ser referência na área da saúde.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84836
De: Governo de Minas Data: Quarta 17/6/2020 14:04:14
Cidade: Belo Horizonte

(...) O governador Romeu Zema anunciou, nesta quarta-feira (17/6), a data de pagamento da segunda parcela do funcionalismo público em junho. Os servidores do Estado vão receber o restante dos salários no dia 25/6, quando também serão pagos os duodécimos dos Poderes Legislativo e Judiciário.
A primeira parcela dos servidores, com depósitos de até R$ 2 mil, foi paga no dia 15/6. Servidores da Saúde e da Segurança Pública receberam integralmente na data.
(...)
Zema disse ainda que a situação financeira do Estado ainda é crítica e destacou a importância da aprovação de reformas para garantir a sustentabilidade financeira de Minas.
“Vamos encaminhar nos próximos dias à Assembleia Legislativa a lei que reza sobre a reforma da Previdência do funcionalismo público. Lembrando que Minas Gerais é um dos últimos estados a encaminhar e realizar a reforma, que precisa ser feita até o próximo mês. Caso contrário, o Estado passará a perder recursos da União”, lembrou.
Coronavírus
Durante o pronunciamento, transmitido virtualmente pelas redes sociais, o governador também lamentou as mortes provocadas pela pandemia.
“Infelizmente, tivemos nas últimas 24 horas um número recorde de óbitos no estado em decorrência do coronavírus: 35 pessoas. Registro aqui minha solidariedade a todos os familiares dessas vítimas e também às famílias das 537 pessoas que perderam a vida em Minas desde que a doença chegou aqui”, afirmou.
Zema ressaltou, ainda, que a ascendência da curva deve se manter pelos próximos dias, já que Minas Gerais está caminhando para aquilo que os especialistas chamam de pico – ápice da contaminação quando os números devem, enfim, começar a baixar.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84835
De: Esurb Data: Terça 16/6/2020 17:19:38
Cidade: Montes Claros

(...) A Empresa Municipal de Serviços, Obras e Urbanização (ESURB) está realizando um processo seletivo simplificado para contratação temporária de profissionais que vão atuar em contratos de prestação de serviços firmados entre o Município de Montes Claros e a empresa.
(...)
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 22 de junho, exclusivamente no site da Prefeitura de Montes Claros (https://concursos.montesclaros.mg.gov.br/processoconcurso/processo-seletivo/portariaesurb-no-04-de-10-de-junho-de-2020) . As vagas oferecidas são de cadastro de reserva, para atuar em serviços como reparação e manutenção de vias, pavimentação asfáltica, manutenção da iluminação pública e extensão de redes de baixa tensão para iluminação de praças. Os profissionais contratados deverão cumprir uma jornada semanal de 44 horas. Os cargos disponíveis no processo são: eletricista de linhas e rede (remuneração de R$ 1.460), motorista categoria D (R$ 1.460), operador de motoniveladora (R$ 2.600), operador de máquinas (R$ 1.460), servente de obras (R$ 1.045) e pedreiro (R$ 1.395). O contrato de trabalho será de 12 meses e pode ser renovado por igual período.
(...)
O resultado final do processo será divulgado no dia 7 de julho, no site da Prefeitura, e recomenda-se que o candidato acompanhe periodicamente possíveis retificações do edital do processo em https://concursos.montesclaros.mg.gov.br/processoconcurso/processo-seletivo/portariaesurb-no-04-de-10-de-junho-de-2020.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84834
De: Manoel Hygino Data: Quarta 17/6/2020 08:13:12
Cidade: Belo Horizonte

Racismo, zero

Manoel Hygino

O Brasil está atento aos acontecimentos nos Estados Unidos, após o sepultamento do ex-segurança negro, morto por um policial branco em Minneapolis, há meio mês. O ignóbil assassinato não encerra o processo e o problema, que sensibilizou todas as nações e impôs manifestações condenatórias de suas maiores lideranças. O episódio de agora, e os protestos que desencadeou nas grandes cidades dos EUA, renovou as lembranças da morte de Martin Luther King, em 1968, o mais simbólico dos defensores dos direitos dos negros no país.
Mas deve-se meditar sobre a observação de Angela Merkel, chefe do governo alemão: “O racismo sempre existiu. É, infelizmente, também o caso aqui”, referindo-se à sua pátria. Na realidade, o problema tem muito maior amplitude e alcança também o Brasil, habitado grandemente por afrodescendentes, conterrâneos que deram essencial contribuição à construção nacional.
Os nossos meios de comunicação divulgaram, à suficiência, os episódios alusivos à morte de Floyd e as tevês destinaram-lhe espaço específico. Mas não se pode ficar apenas nisso. É imprescindível mudar a mentalidade das pessoas, que tem raízes no próprio processo de colonização. Há, sim, racismo entre nós, com preconceitos que se revelam em muitas ocasiões, às vezes, com ampla repercussão e registros policiais.
É coisa que vem de longe, como aponta Darcy Ribeiro, lembrando que o Brasil e as demais nações latino-americanas enriqueceram secularmente as metrópoles, mediante extração de bens, que representaram “o desgaste de milhões de escravos”. Os episódios registrados na mais poderosa nação do mundo demonstraram, à suficiência, que não basta riqueza. Para viver bem, as populações têm de fazer parte de uma comunidade, efetivamente, de uma nacionalidade. Não somos governados e governantes, pois o povo não se sente um mero pagador de tributos e responsável somente por deveres.
Os regimes políticos passam, transformam-se, as instituições sociais desaparecem, e outras surgem substituindo-as, mas a nação permanece, um aparelho social cuidadosamente constituído, perfeitamente delimitado, meticulosamente regulado. Está à frente do Estado um povo que quer fazer sentir e prevalecer seus anseios e mais caros ideais. O povo, dono do poder, não é formado só por brancos, porque todos somos parte da nacionalidade. Não há espaço para racismo. Isso já era. A raça é a humana.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84833
De: Prefeitura Data: Terça 16/6/2020 18:09:35
Cidade: Montes Claros

Novos leitos de UTI reduzem a taxa de ocupação hospitalar em Montes Claros, mas o momento ainda exige muito cuidado - ASCOM - Em reunião nesta terça-feira, 16, os membros do Centro Integrado de Comando e Controle Local de Enfrentamento à COVID-19 (CICCL) debateram sobre os novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) habilitados para Montes Claros.
Foram credenciados, no total, 74 novos leitos de UTI na cidade, distribuídos entre os hospitais Santa Casa, Dilson Godinho, Aroldo Tourinho, Mário Ribeiro e Universitário Clemente de Faria. Os novos leitos praticamente dobram a capacidade do município de atender pacientes que necessitam desse tipo de leito, uma vez que a cidade contava, antes do início da pandemia do coronavírus, com 75 leitos.
De acordo com a secretária municipal de Saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta, "esses leitos reduzirão a nossa taxa de ocupação, dando mais segurança neste momento de flexibilização. É importante destacar que os novos leitos nos dão uma folga, mas ainda estamos em meio a uma pandemia e, por isso, os cuidados devem ser mantidos”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84832
De: Prefeitura Data: Terça 16/6/2020 10:53:37
Cidade: Montes Claros

(...) Implantação da Fase 4 começa nesta quinta, mas os empresários devem ficar atentos às regras - ASCOM - Está prevista para esta quinta, 18 de junho, a implantação da Fase 4 do plano municipal “Avança MOC, com Responsabilidade”, que flexibiliza a abertura das atividades econômicas em Montes Claros. A Fase 4 é especialmente aguardada, pois libera diversas atividades importantes, como academias, salões de beleza, bares e restaurantes.
Serão liberadas as seguintes atividades:
- academias de práticas esportivas e atividades físicas e centros de prática esportiva;
- shopping centers, centros comerciais e galerias de lojas;
- bares e restaurantes;
- parques públicos, com controle de entrada;
- comemorações particulares com até 25 (vinte e cinco) pessoas;
- utilização das áreas de lazer e convivência dos condomínios de edifícios e condomínios de casas;
- hotéis e similares;
- salões de beleza, cabeleireiros e barbearias.
No entanto, é necessário que os donos desses estabelecimentos atentem para as seguintes regras necessárias para evitar a transmissão do novo coronavírus (COVID-19):

BARES, RESTAURANTES E SIMILARES

a) afastamento mínimo de 2 metros entre cada cliente, menos no caso de grupos familiares que coabitam;

b) as máscaras podem ser retiradas somente durante a refeição;

c) disponibilização de meios de higienização, como água e sabão ou álcool na concentração de 70%;

d) os talheres devem ser embalados individualmente e os pratos, copos e demais utensílios devem estar protegidos;

e) proibição de self-service;

f) funcionamento das 8 às 22 horas, de domingo a quinta-feira; e das 8 às 23 horas, nas sextas e sábados.

ACADEMIAS

a) o número de clientes dentro da academia deve ser, no máximo, de 30% da capacidade;

b) cada cliente poderá ficar, no máximo, 90 minutos, por dia, no estabelecimento;

c) a academia deve organizar os alunos em grupos e horários. O grupo deve começar as atividades no mesmo período de tempo;

d) deve haver um intervalo de 15 minutos para a chegada do próximo grupo, permitindo-se que se faça a limpeza da academia antes de mais alunos começarem os exercícios;

e) na entrada do estabelecimento devem estar disponibilizados meios de higienização, como água e sabão ou álcool na concentração de 70%;

f) os equipamentos devem ser higienizados com álcool 70% ou desinfetante equivalente, após o uso;

g) será obrigatório o uso de toalha individual, do próprio cliente, durante a prática da atividade física;

h) não será permitida a venda de produtos alimentícios nas academias e centros de prática esportiva.

SALÕES DE BELEZA, CABELEIREIROS E BARBEARIAS

a) redução do fluxo e permanência de pessoas (clientes e colaboradores) dentro do estabelecimento para uma ocupação máxima de dois metros quadrados por pessoa;

b) sistematização da limpeza local (instrumentos de trabalho, piso, balcão e outras superfícies) após o atendimento de cada cliente, com desinfetantes à base de cloro para piso e álcool a 70% para as demais superfícies, no mínimo duas vezes ao dia;

c) para os trabalhadores ou colaboradores, manutenção dos cabelos presos e não utilização de bijuterias, joias, anéis, relógios e outros adereços, para assegurar a correta higienização das mãos;

d) na entrada do estabelecimento devem estar disponibilizados meios de higienização, como água e sabão ou álcool na concentração de 70%, para lavagem de mãos e rosto;

e) caso possua bebedouro, o mesmo deve ser lacrado e não utilizado por trabalhadores ou clientes, que devem trazer recipientes de água de suas casas.

HOTÉIS E SIMILARES

a) disponibilização, na entrada do estabelecimento, de lavatório com dispensador de sabonete líquido e papel toalha ou dispensador com álcool em gel 70%, bem como nos sanitários;

b) proibição de utilização das áreas comuns, como piscinas, saunas, áreas de lazer e academias;

c) proibição de várias pessoas no mesmo quarto, salvo nos casos de pessoas da mesma família ou que possuam relacionamento amoroso.

SHOPPING CENTERS, CENTROS COMERCIAIS E GALERIAS DE LOJAS

a) os estabelecimentos devem funcionar com horário especial para atendimento de pessoas do grupo de risco, reservando-se as duas primeiras horas do período comercial para o referido grupo;
b) os restaurantes e demais lojas de alimentação somente poderão funcionar após expressa autorização da Autoridade Sanitária Municipal;
c) deve ser garantida a distância mínima de 2 metros entre os clientes nas áreas comuns;
d) devem ser disponibilizados meios de higienização, como água e sabão ou álcool na concentração de 70% para lavagem de mãos e rosto, nas áreas de uso comum, nos corredores, nos acessos e saídas de escadas e elevadores e nos estacionamentos;
e) o número de clientes em uma loja não pode ser maior do que 50% da capacidade do local;
Mais informações podem ser obtidas nos decretos municipais 4.046 (https://portal.montesclaros.mg.gov.br/decreto/com-numero/decreto-n-4046-de-20-de-maio-de-2020) e 4.059 (https://admin.montesclaros.mg.gov.br/upload/diario-oficial/files/edicoes/2020/jun-20/DiarioOficialEletronico16-06-20.pdf), ambos disponíveis no site da Prefeitura.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84831
De: Manoel Hygino Data: Terça 16/6/2020 08:30:24
Cidade: Belo Horizonte

Além do vírus

Manoel Hygino

Neste nosso tempo, algo invisível assusta o mundo, produzindo uma pandemia, enquanto cientistas buscam identificar exatamente o que é e como eliminar a “coisa” que ora infecta e mata muitos milhares de pessoas. Assim, não traria novidade o romance “A paixão segundo G.H.”, de Clarice Lispector. A obra da escritora ucraniana que viveu no Brasil até partir é consentânea com esta hora e suas circunstâncias.
A psicóloga e escritora, que reside em Brasília, Vera Lúcia de Oliveira, de reconhecido prestígio e notório saber, fez palestra na Associação Nacional dos Escritores e marcou uma noite na capital da República. O romance conta o caso de uma mulher, escultora, sem marido e filhos, que vive em apartamento de cobertura no Rio de Janeiro. Sua empregada se demite e ela se sente à vontade para percorrer aquilo que lhe pertence.
Visitando o ex-quarto de Janair, verifica que tudo está em ordem, limpo, mas se espanta com um desenho a carvão de um homem, uma mulher e um cão. As figuras fazem pensar em múmias que vêm de outro tempo. Percebe que há energia no desenho e um sentimento de ódio, “uma espécie de ódio isento, o pior ódio”, de alguém socialmente invisível, “mas que seria o da antiga empregada”.
Aquela negra-rainha africana parecia estar ali para julgá-la. “O quarto divergia tanto do resto do apartamento. Para entrar nele era como se antes tivesse saído de minha casa e batido a porta, “oposto do que eu criara em minha casa, o oposto da suave beleza que resultara de meu talento de arrumar, de meu talento de viver, o oposto de minha ironia serena, de minha doce e isenta ironia.
G. H., a protagonista, sente uma cólera inexplicável e resolve lavar o quarto, jogando baldes e baldes de água para afogá-lo; “eu queria matar alguma coisa ali”. Entrei no quarto-caverna, onde o único ruído residia na “ressonância do silêncio roçando o silêncio”, “um silêncio acumulado de séculos”, “silêncio que é a respiração contínua que ouvimos do mundo”. G. H. sente os primeiros sinais do desabamento nela de “cavernas subterrâneas que ruíam” sob o peso de camadas arqueológicas estratificadas.
Percebeu precisar de alguém que entendesse o que acontecia. Quedou-se na análise do desenho e, ao abrir a porta do guarda-roupa, sofre um susto enorme ao defrontar-se com uma barata – grande e supostamente velha. Horrorizada, já que tanto temia baratas, regressa ao tempo imemorável da formação da vida na Terra, quando todos os seres ganhavam sua primeira forma.
Sente no mais íntimo de si mesma: “Uma barata tão velha que era imemorial”. (...) elas já estavam na Terra, e iguais à de hoje, antes mesmo que tivessem aparecido o primeiro dos dinossauros; saber que o primeiro homem surgido já as havia encontrado proliferadas e vivas, saber que elas testemunharam a formação das grandes jazidas de petróleo e carvão no mundo, e lá estavam durante o grande avanço, e depois durante o grande recuo das geleiras ‘há trezentos e cinquenta milhões de anos se repetiam sem se transformarem”. E era só uma barata!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84830
De: Prefeitura Data: Terça 16/6/2020 07:38:37
Cidade: Montes Claros

(...) A Prefeitura Municipal de Montes Claros está tomando todas as providências cabíveis para preservar a integridade física da população, principalmente dos motoqueiros, através de uma fiscalização ostensiva da Guarda Municipal”, destaca Anderson Chaves, secretário municipal de Defesa Social.
(...)
CEROL E LINHA CHILENA – Usado há décadas, o cerol é uma criação caseira, onde cola e pó de vidro ou de ferro são adicionados à linha das pipas para torná-las cortantes. Já a linha chilena é feita industrialmente e seu poder de corte é ainda mais elevado, pois é feita com pó de quartzo e óxido de alumínio. O uso das linhas cortantes é proibido por lei estadual em Minas Gerais desde 2002. Em Montes Claros, as denúncias podem ser feitas pelo telefone 153 (Guarda Municipal).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84829
De: Prefeitura Data: Segunda 15/6/2020 21:09:43
Cidade: M. Claros

Município de Montes Claros – MG
Procuradoria-Geral

DECRETO Nº. 4059, 15 DE JUNHO DE 2020

DISPÕE SOBRE LIMITAÇÃO DO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DE BARES, RESTAURANTES E SIMILARES


O PREFEITO DE MONTES CLAROS, no uso de suas atribuições legais, nos termos do artigo 71, inciso VI, combinado com o artigo 99, inciso I, letra “i”, da Lei Orgânica do Município de Montes Claros e,

CONSIDERANDO, o disposto no inciso IV, do art. 2º, da Lei Municipal de n.º 5.252, de 19 de março de 2020;
CONSIDERANDO, a criação, pelo Decreto Municipal n.º 4046, de 20 de maio de 2020, do plano municipal “AVANÇA MOC, COM RESPONSABILIDADE”, que regula a flexibilização do funcionamento das atividades econômicas, assistenciais, culturais, religiosas e dos serviços públicos no Município;
CONSIDERANDO, a peculiaridade do setor de bares, restaurantes e similares na economia;
CONSIDERANDO, a necessidade de viabilizar a fiscalização municipal;

DECRETA:

Art. 1º. Fica determinado que as lojas de conveniências, bares, restaurantes e similares, cujo o funcionamento encontra-se regulado no plano municipal “AVANÇA MOC, COM RESPONSABILIDADE”, funcionarão respeitando os limites dos seguintes horários:
I – de 08:00 às 22:00 horas, de domingo a quinta-feira;
II – de 08:00 às 23:00 horas, na sextas-feiras e aos sábados.
§1º. Fora dos referidos horários poderão ser exercidas apenas atividades internas relacionadas a serviços administrativos, de reabastecimento de produtos e limpeza.
§2º. As restrições de horário de funcionamento, previstas no presente artigo, não se aplicam às lojas de conveniências, bares, restaurantes e similares localizadas nas margens das rodovias.

Art. 2º. É obrigatória a fixação do presente Decreto nos referidos estabelecimentos para a visualização pelo público.
Parágrafo Único. Fica igualmente determinada a fixação, para a visualização pelo público, do Anexo Único, do Decreto Municipal n.º 4046, de 20 de maio de 2020, declarando a plena ciência pelo estabelecimento de todos os requisitos para o funcionamento da atividade, especialmente os relativos ao distanciamento social, ao uso de máscaras e às regras sanitárias vigentes.

Art. 3º. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogando as disposições em contrário.

Município de Montes Claros, 15 de junho de 2020.

HUMBERTO GUIMARÃES SOUTO
Prefeito de Montes Claros

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84828
De: Ágata Data: Segunda 15/6/2020 07:42:20
Cidade: Montes Claros/MG

Ola, tudo bem? Sou estudante de História da UFMG (campus pampulha) sede BH. Estou participando de uma pesquisa sobre Honorato Alves, político e médico que atuou em Montes Claros e inclusive foi homenageado pela cidade nomeando uma praça. A pesquisa se trata sobre os fundadores da faculdade de medicina da Belo Horizonte (atual UFMG), e estou procurando artigos sobre esse nome tão importante para a cidade de Montes Claros. Gostaria de saber se os(as) senhores(as) tem conhecimento de pesquisas ou artigos anteriormente publicados pela prefeitura ou pelas insituições de ensino da cidade, para auxiliar no projeto. Atenciosamente, Gabriela Rocha Fonseca. Telefone: (33) 984297190

Olá Gabriela, Procure por gentileza a gerência de Preservação do Patrimônio Histórico de Montes Claros, no telefone 03822113302/ 03822113303, pois la você certamente encontrará todo o material sobre Honorato Alves, disponível no Arquivo Histórico da cidade. Creio que possam escanear e te enviar por email, já que mora em outra cidade. Boa pesquisa. Espero ter ajudado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84827
De: Antonio Data: Domingo 14/6/2020 18:13:43
Cidade: M. Claros

Assisti, ontem, toda a live sobre o montes-clarense Geraldo Martins Santana, cabo da FEB morto em combate na Itália.

Ali foi revelado que, no próximo dia 25 de Agosto, Dia do Soldado, na entrada da Avenida que leva ao 55º Batalhão do Exército em M. Claros será inaugurado o monumento em sua homenagem, 76 anos após a morte nos campos gelados dos Apeninos, na Itália.

O monumento - na verdade uma pequena praça com a evocação do expedicionário em destaque - será o mais expressivo memorial relativo à FEB em Minas, e um dos mais tocantes no Brasil. (Imagem acima).

Poderá ser visto por todos que passarem pelo anel leste de M. Claros, cujo intenso movimento leva às estradas do norte/nordeste brasileiro, começando pela Bahia.

A live ainda revelou que M. Claros enviou 13 (ou 16?) dos seus filhos para enfrentrar os alemães na Linha Gótica, muito provavelmente reservistas saídos do nosso glorioso Tiro de Guerra 87 e de outras unidades.

Era um imenso cinturão de fogo - às vezes com muralhas em concreto e casamatas - para impedir que as tropas da Alemanha fossem empurradas para trás, até a derrota final.

O que aconteceu no ano seguinte, mas pela Normandia, na França, uma vez que os Alpes só foram transpostos em guerra pelos elefantes, de Anibal, general que partiu do Norte da África. Outra guerra, outra história, outros tempos, cenário que também pude ver.

Nada ,no programa de mais de 2 horas, foi mais emocionante do que a carta do pai ao cabo Geraldo. Carta que o filho nao leu.

Datada em 28 de outubro, em M. Claros, provavelmente levou 15 dias para chegar à Itália, mas no dia 9 de novembro Santana caiu no front, atingido por estilhaço de morteiro entre os olhos, aos 21 anos.

A carta já foi publicada neste Mural muitas vezes.

Mas há muitos que não a conhecem, e é preciso lê-la como ato preparatório para a homenagem que está prevista para 25 de Agosto.

Quem passa pelo local vê as obras em curso.

Em 1959 - foi também dito no programa, para nosso sofrimento - ensaiou o poder público a colocação de um busto do cabo na cidade, mas o responsável pelo trabalho desapareceu....e levou o dinheiro da homenagem impostergável. Triste.

Importante é que agora o preito necessário está para ser feito.

É importante que esta carta seja imortalizada em bronze, no local, para eterna lembrança:

"Montes Claros, 28 de outubro de 1944

Querido filho Geraldo:

Saudades…

Recebi do Quartel-General do Rio de Janeiro comunicação que foste incorporado à Força Expedicionária Brasileira.

Não foi pra mim nenhuma surpresa, porque o soldado está sempre sob as ordens dos seus superiores e deve acatar essas ordens com todo o respeito.

Foste incorporado porque era necessário que a Pátria insultada respondesse à agressão dos corsários Nazistas que agiram debaixo de espesso nevoeiro, matando nossos irmãos.

Aqui, em casa, todos receberam com imenso orgulho essa notícia. Filho, jamais surja em teu cérebro o pensamento de um homem covarde. Seja firme no cumprimento do dever, principalmente quando a nossa Pátria foi traiçoeiramente atacada pelos vilões de além-mar.

Não importa que o intenso inverno dificulte a nossa marcha ou que o sol abrasador faça demorar o avanço, o certo é que precisamos chegar até o fim do nosso itinerário ombro a ombro com as FORÇAS ALIADAS.

Ainda me recordo daquela bela poesia que diz em uma de suas estrofes:

Para a frente que importa a invernada,
Temporal, inclemência de sois.
Quem for fraco, que fique na estrada,
Que a vanguarda é o lugar dos heróis.

Pedimos a Deus para conservar tua pessoa ilesa das balas assassinas dos Nazistas; porém, se for do agrado do Altíssimo que o teu corpo tombe no campo de batalha, para que muitos outros vivam, seja feita a vontade de Deus.

O ataque deve ser repelido embora sucumbam alguns dos nossos. Que papel faríamos se permanecêssemos de mãos cruzadas quando o inimigo comum tentou ultrajar a nossa soberania?
Seremos por ventura alguma estátua onde o sangue não circula?

É legal trair nossa tradição?

Não, isto não.

Dos túmulos de Caxias, do Tenente Antônio João, de Camisão e outros mais, ouviríamos o grito da dor do insultado dizendo-nos:

Irmãos, hoje mais do que nunca o Brasil precisa vingar os seus filhos.

Levai em resposta à agressão a esses Nazistas o brilho de uma baioneta empunhada para que os nossos sejam vingados.

E, assim, acalmarão as ondas tempestuosas do mar furioso, e a bonança reinará para todos os povos do mundo, que foram vítimas dos sutis ataques do Eixo.

Portanto, filho, não queiras ter maus pensamentos e jamais haja em tua pessoa o desespero.

Seja também calmo. Porque todos nós temos que morrer um dia; logo, é desnecessário e mesmo indecente o desespero.

Muitos se enganam com a morte.

Ela não causa assombro a ninguém, porém enobrece a muitos. Se for preciso, morre em honra da Pátria e viverás eternamente. A tua lembrança ficará sempre conosco.

Um conselho: conserve sempre a tua fé em Deus e jamais a deixe seduzir por outrem. Todos nós estamos indo bem graças a Deus.

O que sentimos são saudades tuas, mas esperança de que em breve estarás aqui em Montes Claros conosco.

Terminando, pedimos a Deus por tua pessoa e pela honra e glória do Brasil e o cabal êxito da FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA.

Queira aceitar a benção de teu pai e os abraços que teus irmãos, tias e cunhados lhe mandam.
Teu pai,

Antônio Martins de Santana Primo "

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84826
De: Geraldo Magela Pereira Data: Domingo 14/6/2020 11:50:31
Cidade: Divinópolis MG  País: Brasil

Bom dia Antônio.
Enviei uma mensagem anterior pra complementar sua brilhante explanação sobre o herói norte mineiro Soldado Geraldo Martins Santana : 1G 295.595 11RI; morto em combate no Vale do Rio Renoem 09/11/ 44. Portanto depois da invasão aliada na Normandia. Grande abraço

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84825
De: Antônio Data: Sábado 13/6/2020 18:58:36
Cidade: M. Claros

A M. Claros recente anda descuidada com a memória dos seus filhos que fizeram história.

Há pouco tempo, foi resenhado aqui como, numa tarde de fim de semana, fizeram ruir sob a fúria de máquinas sobra antiga de casarão (perto da Matriz) que guardava singela homenagem pelo primeiro centenário do jornalista Hermenegildo Chaves, imortalizado no Brasil por crônica do seu discípulo Rubem Braga.

Há uma dezena de nossos expressivos nomes, mais por nós do que por eles, que aguardam, de alguma forma, que se preserve o seu exemplo para as florações que virão.

Mas, não é este o propósito desta nota.

Acabo de saber, e estou feliz em repassar, com urgência e pressa, que nesta noite o Brasil terá oportunidade de saber, um pouco mais, como foi o desempenho heróico de um dos nossos nos campos da Itália, na Segunda Guerra Mundial.

(Por acaso, ainda nesta tarde, passei por sinuosa rua, também atrás da Matriz.
Lá, na esquina acanhada mas absurdamente digna, li como faço sempre o nome da viela secundária - Rua Cabo Santana.

Ao menos, falta dizer abaixo da placa que, naquele endereço, nasceu e viveu um herói brasileiro.)

Pois bem. Hoje às 20h, o canal Sala de Guerra, um dos melhores do Brasil no seu gênero, promete live com o titulo: "Cabo Geraldo Martins Santana - Herói da FEB".

Filho de família local, é irmão do emérito professor Pedro Santana, bem vivo na memória dos seus milhares de alunos, e do exemplar cidadão Raimundo Santana, bem vivo entre nós.

Geraldo lutou - ao lado de outros 25 mil soldados brasileiros - para dobrar e capturar os alemães entrincheirados na famosa Linha Gótica, nos Apeninos, pouco antes dos Alpes. E que recentemente foi cenário da grossa epidemia. Estive lá.

A épica carta de seu pai - e que ele nunca chegou a ler, pois tombou antes - é um dos documentos mais preciosos, uma relíquia da campanha da FEB, e deve ser mencionada hoje.

As condições eram tão adversas que as tropas aliadas - já lutando em solo europeu - preferiram levar para a Normandia o Dia D do desembarque definitivo no continente retido pelo nazismo.

Dia 6 de junho agora completaram-se os 76 anos do desembarque, a maior operação militar da história, e que teve sua epopeia na Praia de Omaha.

Nesta praia, entre milhares, morreu em combate o coronel Roosevelt, filho do primeiro presidente dos EUA com este nome (e não do que, no momento, seguia com o Ocidente nos esforços de guerra).

É também a praia do soldado Ryan, em cerca medida o equivalente norte-americano do nosso cabo Santana

Escapa-me se, nesse dia D, o montes-clarense já estava morto, alcançado por fragmento de morteiro na testa, entre os olhos, aos 21 anos, deixando noiva aqui, sua terra.

Seu corpo desceu ao cemitério brasileiro de Pistoia. Depois, foi transladado para o Monumento da FEB no Rio, ao lado dos demais caídos em combate.

Espero ver o documentário desta noite, e corro.

Mas, não posso deixar de acrescentar.

Sempre que um de nós for ou voltar a Pisa, aquela famosa torre inclinada no Norte da Itália, peço que desvie o olhar para a magnifica catedral e o batistério do conjunto (em que a torre é o campanário).

E relembrem: no auge dos combates, os brasileiros ocupavam o templo monumental, durante missa, e cantavam o Hino Nacional Brasileiro, quando a aviação alemã, em duas passagens, despejou duas cortinas de bombas, felizmente sem atingir o conjunto.

A gravação ao vivo da BBC é testemunha - o canto dos brasileiros não se interrompeu, nem declinou, não claudicou em meio aos estrondos. É de arrepiar.

Desconheço se o cabo Santana estava ali, ou se já havia tombado.

Todos os que, de alguma forma, lutam pelas liberdades, em qualquer lugar ou momento, todos guardam um compromisso com este momento. Estávamos lá, todos, cantando entre bombas.

Cabo Santana, nosso irmão, vive.


(PS - Tenho o costume de visitar cemitérios históricos, pois neles é que melhor se desvenda a Vida.

Em Washington DC, no Cemitério Nacional de Arlington, o maior cemitério militar do mundo, onde o presidente Kennedy está sepultado, li, bem na entrada, a homenagem ao Soldado Desconhecido:

- Desconhecido dos homens. Conhecido de Deus)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84824
De: José Ponciano Neto Data: Sábado 13/6/2020 11:03:52
Cidade: Montes Claros- MG

Amácio Mazzaropi


Há 39 anos faleceu o maior humorista brasileiro – ator Amácio Mazzaropi, se vivo fosse, estaria com 108 anos, veio ao mundo em 09 de Abril 1912.

Mazzaropi foi o ídolo durante a infância; adolescência e até hoje de muitos brasileiros. Ele era produtor dos próprios filmes no qual já anêmico devido a um câncer, faleceu no dia do Santo Antônio – 13/06/1981.

Seu jeitão de capiau, seu modo inconfundível de andar, falar, calça tipo “pega-frango”, blazer maleitoso e camisa xadrez, fazia todos os espectadores mirins e adultos chegar ao êxtase da alegria. Aquele “capiau” muito simples era a cópia fiel do trabalhador rural e inocente diante do mundo moderno.

Mazzaropi trabalhou (iniciou) em Circo aos 16 anos quando se juntou à trupe - do circo foi a mais de 32 filmes. Sua malícia era a chave mística do sorriso. O filme que mais me fascinou do cineasta, foi, "Chofer da Praça", o personagem
"Cárias" trabalhava no Taxi para custear a faculdade de medicina do filho – um filme muito cômico, porém, com momentos tristes devido à postura do filho “Dr. Raul” que rejeitava seus pais por conta do jeito matuto.

- Mazzaropi sempre será nosso ídolo. - Jamais será esquecido!

13/06/2020

(*) José Ponciano Neto – Membro do instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros - IHGMC

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84823
De: Manoel Hygino Data: Sábado 13/6/2020 08:03:13
Cidade: Belo Horizonte

Sob o céu de BH

Manoel Hygino

Como presente de aniversário, recebi o exemplar de “Sob o céu de Belo Horizonte”, em cujas quase 250 páginas, Pedro Rogério Couto Moreira conta fragmentos da vida da capital, principalmente nos anos 40, 50 e 60 do século que ficou para trás.
Trata-se de obra cuja leitura não se deve nem se pode adiar, por muitos e justificáveis motivos. Editada pela Thesaurus (que sabe prestigiar os bons autores), aguarda o término desta terrível pandemia de coronavírus em 2020 para lançamento oficial.
Estou certo de que o adiamento será precioso incentivo no interesse do leitor pelo conteúdo, e pelo especial sabor que imprime Pedro Rogério a seus escritos. Liminarmente, diria tratar-se de uma descrição bem-humorada dos seus 21 anos de vida na amorável casa do pai, saudoso escritor Vivaldi Moreira, no número 600 da rua Professor Morais, antiga Paraibuna, a do Canal, no Funcionários. A residência não existe mais, nem nenhuma outra no trecho, pois cederam lugar a luxuoso hotel. Mas ficaram, felizmente, as lembranças daquela época, do local, da vizinhança e tantos outros etcéteras. São eles exatamente que dão calor ao livro, acrescentando recordações e informações.
Filho de sábio escritor e incomparável leitor, o confrade acadêmico na AML alimentou-se certamente na farta biblioteca do pai. Teve muita sorte. Assim, leu, além de muitas preciosidades outras, “A Capital”, de Avelino Fóscolo (emprestei meu exemplar, não devolvido); “O Cabo das Tormentas”, de Eduardo Frieiro; “João Ternura”, de Aníbal Machado; “Meu Fabulário Infantil”, de Euryalo Cannabrava; “Baú de Ossos”, de Pedro Nava; “Serra do Curral”, de Sylvio Miraglia; “Memórias de um Chauffer de Praça”, de Moacyr Andrade; além dos mais recentes, como “O Encontro Marcado”, de Fernando Sabino; “Hilda Furacão”, de Roberto Drumond; “Prisioneiro do Círculo”, de Ricardo Gontijo; e “Juventude, Juventude”, de Odin Andrade, além de recorrer a suas próprias reminiscências e muitos mais bons autores.
Mas não se pode deixar de realçar a importância que Pedro Rogério dá a “O amanuense Elmiro”, de Cyro dos Anjos, nascido em Montes Claros, e colaborador precioso de Benedito Valadares, governador. Mas o tom de “Sob o céu” é o da capital desde o seu primórdio, dos bons autores mencionados, que souberam amar Belo Horizonte e em Belo Horizonte. Porque o verbo é conjugado em todos os modos e tempos.
A numerosa gente que veio para cá para construir a cidade merece carinho, como a de procedência italiana, a comunidade católica, os adeptos do futebol, os fundadores dos clubes sociais, os empresários, como o judeu que instalou a Casa Arthur Haas, onde se encontra até hoje, ou a Salles, de Armas, na São Paulo com Caetés. Mas se recorda o Cine Grátis, o Maria das Tranças, o restaurante térreo do Automóvel Clube com Pedro Aleixo e Milton Campos na chegada da noite, a Pampulha e a gafieira Elite, o Cine Glória, enfim, a cidade inteira – dos céus e da terra, com fatos e acontecimentos. Juscelino, Milton, Djalma Andrade, festas e suicídios, as reuniões dos rapazes na Mansão Vivacqua, a que compareciam Drumond, o de Itabira, Milton Campos, e toda a flor das artes, das letras e do pensamento. Pedro conhece as coisas e sabe contá-las.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84822
De: Afonso Cláudio Data: Sexta 12/6/2020 23:11:07
Cidade: Montes Claros/MG

Pandemia do coronavírus

I - O Brasil tem hoje 41.828 mortes por Covid, segundo o Ministério da Saúde, conforme informado pelo G1 às 18h45m, e 41.901, de acordo com o G1, O Globo, Extra, Estadão, Folha de SP e UOL.
O nosso país se torna o segundo com maior número de óbitos no mundo, sendo também classificado em segundo lugar pela Organização Mundial da Saúde, quando se incluem os casos confirmados, mortes e números de recuperados, ficando os Estados Unidos no primeiro lugar.

II - Comparação dos aumentos percentuais de 14, entre os 15 primeiros países da classificação da OMS, em ordem decrescente, referentes às mortes por coronavírus até 6/6/2020 e até 12/6/2020, 20h45m.

1º Chile 98,20% (passou de 1.448 para 2870 mortes)
2º Índia 33,86% (de 6.348 para 8.498)
3º Rússia 21,64% (de 5.520 para 6.715)
4º México 21,06% (de 13.170 para 15.944)
5º Brasil 19,42% (de 35.026 para 41.828)
6º Peru 18,34% (de 5.162 para 6.109)
7º Iran 6,45% (de 8.134 para 8.659)
8º Estados Unidos 4,37% (de 109.132 para 113.889)
9º Reino Unido 3,03% (de 40.261 para 41.481)
10º Turquia 2,79% (de 4.648 para 4.778)
11º Alemanha 1,74% (de 8.613 para 8.763)
12º Itália 1,33% (de 33.774 para 34.223)
13º França 0,90% (de 29.111 para 29.374)
14º Espanha 0,00% (de 27.134 para 27.136)

"Vai passar. Tenha fé." Palavras de tapete típico da Solenidade de Corpus Christi, ontem, em Sabará/MG.
Saúde, Paz e Bem e as bênçãos de Santo Antônio de Pádua.

Afonso Cláudio de Souza Guimarães

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84821
De: Corpo de Bombeiros Data: Sexta 12/6/2020 07:51:03
Cidade: Montes Claros

(...) Na noite dessa quinta-feira, 11 de junho de 2020, por volta das 22h30min, duas viaturas do Corpo de Bombeiros, tripuladas por sete militares, deslocaram até a MG 122, altura do km 234, próximo ao trevo da Rodovia BR-251, para atendimento de ocorrência envolvendo dois veículos acidentados. No local, tratava-se de uma colisão frontal entre dois carros de passeio, vitimando fatalmente o motorista de um dos veículos, idade aparente de 24 anos. Ao todo foram quatro vítimas decorrentes do acidente, sendo uma fatal (condutor de um EcoSport) e três não fatais (duas mulheres e um homem) com pequenos ferimentos ocupantes de uma Caminhonete (carro de passeio especial), todas aparentando ter idade aproximada de 35 a 42 anos de idade, que segundo relato da condutora foi surpreendida pelo outro automóvel que vinha realizando uma ultrapassagem. O corpo da vítima fatal ficou preso às ferragens sendo necessário o desencarceramento pela equipe do Corpo de Bombeiros que lançou mão de apetrechos operacionais específicos e EPIs adequados, ficando sob responsabilidade da Polícia Técnico-Científica para providências decorrentes, enquanto as vítimas do outro veículos foram conduzidas pelo SAMU para o hospital de Capitão Enéas e Montes Claros para atendimento médico especializado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84820
De: José Ponciano Neto Data: Quinta 11/6/2020 11:31:35
Cidade: Montes Claros- MG

BRINCANDO DE MATAR:

Em 29/07/2019 (mens:84.114) - Titulo: LINHA COM CEROL E A FALTA DE CLARIVIDÊNCIA, escrito que externei meu sentimento acerca dos adultos e adolescentes que brincam de ceifar vidas.

Este relato culminou-se em várias blitz da Policia Militar no Bairro Jardim Olímpico e adjacências, ocasião que fizeram varias apreensões de materiais, além de alguns marmanjos presos.

Portanto, as consciências insensíveis continuam a matar.

Como está claro, estes empinadores de Pipas se esquivam da culpabilidade pelas mortes, e, continuam a colocar em risco a vida de terceiros. A solução é intensificar as fiscalizações e considera-los assassinos frios, pois, têm intenções adversas.

Eles não têm limites acham que tudo é normal.

O ser humano é “produto do meio”; se vier do bem – será do bem; se vier do mal – será do mal. Em suma: “Somos frutos do meio que vivemos”.

Brincar de guerra de “Pipas”, sabendo do que pode acontecer; é crime!

(*) José Ponciano Neto é Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros - IHGMC

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84819
De: Governo de Minas Data: Quinta 11/6/2020 11:28:03
Cidade: BH

Macrorregião Centro, que engloba a RMBH, retorna à onda branca do plano Minas Consciente após aumento de casos
Norte tem mantido a doença em níveis controlados e poderá avançar para onda amarela
A macrorregião de Saúde Centro, onde fica localizada a Região Metropolitana de Belo Horizonte, vai retornar à onda branca do plano Minas Consciente, criado pelo Governo de Minas para promover a retomada econômica gradual e coordenada nas cidades mineiras durante a pandemia do coronavírus.
Com a mudança, as 101 cidades da região estão orientadas a manterem fechados estabelecimentos como papelarias, salões de beleza e lojas de roupas. Podem continuar funcionando os serviços essenciais e as atividades autorizadas na onda branca, como autoescolas, lojas de artigos esportivos e floriculturas.
A decisão foi tomada pelo Comitê Extraordinário Covid-19, nesta quarta-feira (10/6), em função do aumento do número de casos na localidade e da alta ocupação da rede hospitalar. Por outro lado, o grupo técnico avaliou que a macrorregião de Saúde Norte atende os requisitos necessários para avançar para a onda amarela do plano, adotando medidas mais flexíveis para a retomada do comércio. As outras 12 macrorregiões de Saúde mineiras serão mantidas nas ondas determinadas durantes os últimos encontros do Comitê.
O governador Romeu Zema destacou que o número de casos tem aumentado no território mineiro e é fundamental que todos se empenhem para manter o máximo de isolamento possível e as medidas de proteção que desaceleram a propagação da doença.
“Minas Gerais, até o momento, tem combatido de forma adequada a pandemia, mas nos últimos dez dias o número de casos subiu mais que o esperado, e isso tem nos preocupado. A recomendação é que mantenhamos o isolamento sempre que for possível. E quando não for, que adotemos as medidas preventivas, como distanciamento, uso de máscara de proteção e higienização dos locais onde as pessoas tocam, para manter a pandemia sob controle. Ela está longe de ter sido vencida”, alertou.
Todas as mudanças definidas na reunião do Comitê Extraordinário Covid-19 passarão a valer a partir desta quinta-feira (11/6), com a publicação no Diário Oficial do Estado. O encontro contou com a participação do vice-governador Paulo Brant, dos secretários de Estado e de representantes do Ministério Público do Trabalho, do Ministério Público de Minas Gerais, da Defensoria Pública e do Tribunal de Contas do Estado.
Festas juninas
O governador Romeu Zema também pediu que a população não realize festas juninas e outras comemorações típicas da estação, já que as aglomerações poderiam gerar um grande índice de contaminações e sobrecarregar o sistema de saúde estadual.
“Agora que estamos no mês de junho, quando realizamos as festas juninas, saliento que, infelizmente, apesar de também apreciar e gostar, não teremos condição de realizar esse tipo de comemoração neste ano. Estamos perto de atingir o pico da pandemia no estado, previsto para o mês de julho. Muitas vezes, como as pessoas não veem más notícias sobre Minas nos jornais, começam a julgar erroneamente que o estado está com a situação resolvida. Não está. O que está acontecendo em outros estados, com pessoas sem atendimento médico, pode ser a realidade de Minas no futuro, caso não tenhamos cuidado agora. Eu tenho certeza que o mineiro não quer essa situação. Conto com a colaboração de todos”, disse.
Minas Consciente
Até o dia 10 de junho, 130 prefeituras já tinham oficializado a adesão ao Minas Consciente (clique aqui para ver a relação das cidades). Elaborado pelo governo estadual, o plano setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas” (onda verde – serviços essenciais; onda branca – primeira fase; onda amarela – segunda fase; onda vermelha – terceira fase), a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença.
O plano tem objetivo de orientar as prefeituras. Ficará a critério de cada prefeito aderir e seguir os protocolos em seu município. Os empresários que desejam reativar seus estabelecimentos devem consultar se a prefeitura local aderiu ao plano e seguir as orientações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
Para a avaliação das ondas são analisados os dados fornecidos pela Sala de Situação da Secretaria de Estado de Saúde, que realiza o monitoramento constante dos municípios mineiros. São feitas atualizações diárias (dados epidemiológicos, leitos e ocupação) e semanais (curvas de tendência global e regional), que permitem analisar a situação de cada macrorregião e os impactos de uma possível reabertura para o sistema de saúde local.
Onda amarela
Além da macroregião de Saúde Norte, que passou para a onda amarela do plano Minas Consciente, a região Leste do Sul apresentou resultados favoráveis após a adoção das medidas mais flexíveis, permitindo, assim, a manutenção do funcionamento seguro de espaços como lojas de variedades, lojas de departamentos ou magazines (exceto Duty Free), tabacarias, livrarias, papelarias e lojas de vestuário. A manutenção é possível graças às taxas controladas da doença nas regiões e o índice seguro de ocupação de leitos de UTI. Contudo, vale lembrar que os números são acompanhados diariamente e as recomendações podem ser alteradas a qualquer momento, caso sejam identificados fatores que coloquem em risco a saúde da população.
As empresas localizadas nas macrorregiões que estão na onda amarela deverão seguir protocolos de segurança para a reativação. Alguns deles são: demarcar com sinalização no lado externo do estabelecimento a distância de 2 metros entre as pessoas que ficarem nas filas; só permitir a entrada de clientes se estiverem utilizando máscaras; dar atendimento preferencial e especial a idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes, garantindo um fluxo ágil de maneira que essas pessoas permaneçam o mínimo de tempo possível no interior do estabelecimento; e limitar o número de funcionários ao estritamente necessário para o funcionamento do serviço. Todos os protocolos estão disponíveis no site www.mg.gov.br/minasconsciente/empresarios.
Onda branca
Após voltar para a onda branca, a macrorregião Centro se junta às macrorregiões de Saúde Sul e Centro-Sul, que deverão manter as medidas já adotadas nas últimas semanas.
Vale lembrar que, para a reabertura segura, os comerciantes devem seguir os protocolos do plano Minas Consciente. Algumas das orientações são que os estabelecimentos tenham meios para higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%. Eles também devem fornecer Equipamentos de Proteção Individual adequados para a atividade exercida e providenciar barreira de proteção física quando os funcionários estiverem em contato com o cliente.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84818
De: Afonso Cláudio Data: Quarta 10/6/2020 18:06:36
Cidade: Montes Claros/MG

"3 dias depois de Bocaiúva, linha chilena também mata em M. Claros. Novamente uma mulher, mãe de 46 anos que levava na garupa da moto - comprada há 8 dias - o filho de 10.
Terça 09/06/20 - 6h11"

Conforme o texto do montesclaros.com, "As leis que impedem o uso de cerol e da linha chilena são praticamente ignoradas e o uso generalizado do fio misturado a fragmentos de vidro ameaça a população indefesa em praticamente todos os lugares, principalmente agora na entrada do inverno, quando os ventos favorecem a atividade de "empinar" araras."
Na outra matéria, de 06/06/20, 7h21, referente à morte de moça de 24 anos em Bocaiúva, este jornal eletrônico já destacava a impunidade, tanto em relação a quem usa, como quem vende as linhas cortantes.
Portanto, que motociclistas, ciclistas, pedestres, cavaleiros e carroceiros fiquem muito atentos, pois podem ser atingidos por essas linhas mortais a qualquer instante. O ideal seria evitarem de ser alvos fáceis. Sempre observarem se há alguém empinando araras e evitarem de passar próximo dessas pessoas.
Os motociclistas e os ciclistas deveriam instalar antenas nos seus veículos, que funcionam como escudo protetor contra as linhas de cerol e chilena.
Todos os cidadãos contam com repressões objetivas e eficazes dessas atividades criminosas, referentes ao uso dessas linhas cortantes, extremamente perigosas, pois vidas preciosas são ceifadas prematuramente pelos autores dessa barbárie.
Eng. Afonso Cláudio de Souza Guimarães

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84817
De: Manoel Hygino Data: Quarta 10/6/2020 11:31:27
Cidade: Belo Horizonte

NOITE DE CRISTAL

Manoel Hygino

Os recentes acontecimentos no Brasil, em especial na capital federal, no âmbito político-jurídico-militar, trouxeram à tona a famigerada Noite de Cristal, na Alemanha de Hitler. Havia uma perigosa onda de anti-semitismo com o país varrido por perseguições aos judeus. Registrou-se a destruição de sinagogas em Munique, Nuremberg e Dortmund. Em Berlim, proliferavam insultos e dísticos injuriosos. Tudo partia de um grupo organizado – os homens do SA, que expunham em todos os lugares desenhos de judeus degolados, torturados, feridos, juntamente com inscrições obscenas. Ademais, janelas quebradas e restos da pilhagem das lojas de judeus nas ruas e sarjetas. Popularizou-se o protesto das vítimas: “ser judeu não constitui crime”.
De quem partira a ordem? De Goebbels, tudo levava a crer. Ou teria partido do próprio Hitler? Himmler, dirigindo-se aos generais do SS, atacara violentamente os judeus. Os judeus estavam decididos a destruir a Alemanha e deveriam ser expulsos do país, “com uma impiedade sem exemplo”. “Se a Alemanha não triunfasse nesse combate de morte, não haverá um só teto sob o qual um teuto encontre abrigo; todos perecerão de fome ou serão massacrados”.
A Alemanha se preparava para a segunda grande guerra e não encontraria mais apoio de outras nações. A Noite de Cristal, quando grupos de população impelidos pelas liderança do Reiche, com conhecimento de Hitler, arruinaram os bens de propriedade dos judeus, incrementou o sentimento de o conflito ser irremediável.
O historiador John Toland considera que as lideranças, a começar de Hitler, admitiam aquelas manifestações e tudo que resultou na Noite de Cristal, procurando que a comunidade internacional conhecesse os fatos. O auxiliar mais importante de Himmler, Heydrich enviou mensagens urgentes a todos os quartéis e postos do SD-Serviço de Segurança e da Polícia, concitando-os a cooperar com os líderes do Partido e da SS, “para organizar manifestações”. Judeus, principalmente os ricos, deveriam ser presos, quanto fosse possível alojar nas cadeias existentes, para depois serem encaminhados a campos de concentração.
O historiador comentou: “Foi uma noite terrível, uma noite de desespero que os judeus conheceram na Alemanha, enquanto a Polícia testemunhava, de braços cruzados, a destruição e as violências físicas impostas às pessoas”.
Segundo dados oficiais, foram arruinadas 814 lojas, 171 residências particulares, 191 sinagogas incendiadas, 39 homens assassinados e outros 36 gravemente feridos. O próprio Heydrich, contudo, admitiu que os números reais dos acidentes, mortes e incêndios “deveriam ter sido consideravelmente superiores”. O nome Noite de Cristal lembrava o grande número de vidraças partidas. Em todo mundo, a Alemanha foi classificada como país de bárbaros. Contra aquele estado de coisas, temendo que chegasse ao Brasil, manifestou-se o decano do STF, Celso de Mello, em mensagem reservada, já de conhecimento geral.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84816
De: Unimontes Data: Quarta 10/6/2020 10:35:18
Cidade: Montes Claros

(...) Os números divulgados nesta semana pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica em Ambiente Hospitalar (Nuveh), do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), reforçam por si só a preocupação e a necessidade de prevenção aos ataques de animais peçonhentos. Nos cinco primeiros meses de 2020, a unidade já atendeu 1.184 casos de picadas de escorpião, caso mais comum registrado pelo HUCF e que corresponde a 80% do total de vítimas neste tipo de acidente. Infelizmente, dois dos pacientes não resistiram e faleceram.
“A atenção com crianças e idosos deve ser redobrada neste período de pandemia da COVID-19, em todos os aspectos. E, neste sentido, reforçamos também o pedido para que se tenha todos os cuidados e evitem os riscos de acidentes com animais peçonhentos”, alerta o médico pediatra Carlos Lopo, da equipe do HUCF.
FATAIS – Entre janeiro e maio de 2019, o Nuveh registrou 1.173 picadas de escorpião, 1% a menos em relação a este ano, contra 1.060 em 2018 – no mesmo período. Sobre os casos fatais neste ano, até a primeira semana de junho, dois falecimentos por causa de escorpiões: um menino de 7 anos, natural de Janaúba, e uma criança de 4 anos, do distrito de Bentópolis de Minas, município de Ubaí (Norte de Minas). No histórico recente, um óbito em 2018 (criança de seis anos) e três óbitos em 2019 (crianças de 3, 10 e 12 anos).
“Apesar de ainda não estarmos no período que combina altas temperaturas com chuvas, não devemos esquecer que os animais peçonhentos estão soltos e vivem mais próximos do que imaginamos. A prevenção deve existir a todo o momento. As medidas antecipadas aos animais peçonhentos, assim como os cuidados preventivos que estamos vivenciando com a gripe, é sempre a ação mais tranquila e aceitável em se evitar uma internação grave ou o risco de morte”, pontuou o médico.
MAIS NÚMEROS
Como citado acima, as picadas de escorpiões foram responsáveis por 80,38% (1.184) das notificações de atendimento no Hospital da Unimontes entre 1º de janeiro e 31 de maio deste ano. Considerando o histórico de casos com os demais animais peçonhentos, o total geral chega a 1.473 vítimas em 2020: ataques de serpentes (96), de insetos desconhecidos (56), aranha (23), lagarta (24), abelha (16) e de marimbondo (7). O boletim considera, ainda, outros ataques, como mordedura de cães (62), de gatos (2), de morcego (1) e rato (1) e, ainda, acidente com primata/macaco (1).
Em todo o ano de 2019, o Núcleo do HUCF teve 3.146 notificações: escorpiões (2.833), picadas de serpentes (121), insetos desconhecidos (86), aranha (45), marimbondo (17), lagarta (16), abelha (24), mordida de morcego (3) e lacraia (1). No ano anterior, foram 2.908 notificações, com a maioria de vítimas de picadas de escorpião (2.833).
SOBRE – Escorpiões são aracnídeos como as aranhas e alguns realmente oferecem riscos seríssimos. Existem aproximadamente duas mil espécies de escorpiões no mundo e, no Brasil, há cerca de 100 delas. O gênero Tityus é o que causa mais mortes, em especial o Tityus serrulatus: o escorpião-amarelo. Suas populações eram naturais do Norte de Minas, em uma área bem restrita, onde existiam machos e fêmeas. Hoje, a espécie foi introduzida em grande parte do Brasil e se reproduz por partenogênese. Isto é, não precisam de machos para gerar filhotes. O escorpião é visto, hoje, como um problema de saúde pública, se adaptaram bem aos meios urbanos: cemitérios, esgotos e em locais de despejo de entulho e madeira.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84815
De: Prefeitura Data: Quarta 10/6/2020 06:55:23
Cidade: M. Claros  País: Brasil


Decreto no 4057, 09 de junho de 2020
DETERMINA PONTO FACULTATIVO NAS REPARTIÇÕES PÚBLICAS MUNICIPAIS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
O Prefeito Municipal de Montes Claros – MG., no uso de suas atribuições legais e nos termos do artigo 71, inciso VI, combinado com o artigo 99, inciso I, letra “i”, da Lei Orgânica do Município de Montes Claros e,
CONSIDERANDO que no dia 11 de junho corrente não haverá expediente nas repartições públicas municipais, em razão do feriado municipal de CORPUS CHRISTI;
D E C R E T A:
Art. 1o – Fica decretado PONTO FACULTATIVO nas repartições públicas do Município de Montes Claros, no dia 12 de junho de 2020 (sexta-feira), para os servidores municipais.
Art. 2o – Aos serviços essenciais prestados pelo Município, bem como às Diretorias de Licitação, de Gestão de Pessoas e a Gerência de Transportes, Garagens e Oficinas da Secretaria de Planejamento e Gestão, os setores responsáveis pela Manutenção de Estradas Rurais, Limpeza Pública, Saúde, Guarda, Vigilância Patrimonial e pelos Abrigos e demais Centros de Fornecimento de Alimentos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social não se aplicam as regras deste Decreto, devendo o expediente ter o seu transcurso normal.
Art. 3o – Revogadas as disposições em contrário, este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Município de Montes Claros, 09 de junho de 2020.
Humberto Guimarães Souto
Prefeito de Montes Claros

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84814
De: Polícia Militar Data: Terça 9/6/2020 10:29:19
Cidade: Montes Claros

MONTES CLAROS – A Polícia Militar, ontem, 8, por volta das 18h05min, compareceu na Av. Dr. Avilmar Gonçalves de Oliveira, Vila Campos, nesta cidade, onde, segundo informações, a motoneta, Yamaha Neo 125, cor cinza, placa QXH-9552, conduzida pela vítima, fatal, 46 anos, transitava, sentido bairro Canelas II/Vila Campos, quando embaraçou em um pedaço de linha com cerol (linha chilena), que a atingiu na altura do pescoço, causando um profundo corte com intenso sangramento. Equipe do SAMU compareceu ao local e constatou o óbito. Perícia compareceu ao local, realizou os trabalhos de praxe, recebeu da equipe do SAMU certa quantidade de linha com cerol (linha chilena) e liberou o corpo ao serviço funerário para encaminhamento ao IML. Segundo testemunhas no momento do acidente um filho da vítima, 10 anos, encontrava-se como passageiro da motoneta o qual foi examinado pela equipe do Samu e liberado aos familiares, sem nenhuma lesão aparente. Testemunhas que presenciaram o acidente, relataram que avistaram várias Pipas/Papagaios oriundas, possivelmente, do bairro São Judas/Cristo Rei e uma pessoa, não identificada, recolhendo as linhas que estavam no local. Foi constatado que a condutora/vítima não possuía CNH/PPD, categoria “A”, sendo a motoneta liberada para pessoa devidamente habilitada.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: