Desaceleração da Terra em torno do seu eixo vai causar aumento de terremotos - dizem pesquisadores
Terça 03/04/18 - 8h Estudo de 2 pesquisadores norte-americanos propõe nova abordagem sobre os terremotos e sugere que pode haver mais tremores de grande intensidade em 2018.
CORRELAÇÃO
O estudo conclui que existe correlação entre o aumento periódico no número de grandes terremotos e a diminuição da velocidade de rotação da Terra - o movimento do planeta para dar uma volta em seu próprio eixo.
DESACELERAÇÃO
Os pesquisadores dizem que a desaceleração da Terra pode aumentar a quantidade de fortes terremotos. Mas este efeito não seria imediato. Demoraria cerca de 5 anos para ser sentido. Como a rotação da Terra começou a desacelerar em 2012-2013, o estudo aponta que o próximo aumento no número de terremotos poderia ocorrer em 2018.
PICOS
Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores verificaram registros históricos de grandes terremotos, desde 1900. Identificaram picos de atividade sísmica de grande intensidade em 1910, 1943, 1970 e 1998. Enquanto em ano comum poderiam ocorrer cerca de 15 grandes terremotos em todo o mundo, nos anos de pico este número poderia subir para 20.
FENÔMENOS
Em seguida, começaram a procurar outros fenômenos da Terra que tivessem periodicidade semelhante. Foi aí que testaram a desaceleração no movimento de rotação. Eles compararam as 2 séries temporais e elas eram muito correlacionadas.