Coreia do Norte diz que Trump fez "declaração de guerra", e ameaça abater caças dos EUA "mesmo que não estejam nas nossas fronteiras"
Segunda 25/09/17 - 14h52A Coreia do Norte considerou que as ameaças de Trump, em discurso nas Nações Unidas, representaram uma "declaração de guerra". O ministro norte-coreano das Relações Exteriores, Ri Yong Ho, alegou à imprensa de Nova Iorque que a Coreia "tem o direito de se defender", pois a declaração de Trump de que os EUA estão prontos para "destruir" Pyongyang foram uma "declaração de guerra" diante de todo o mundo.
ABATER
Disse mais o ministro: "A carta das Nações Unidas sanciona o direito à autodefesa de seus Estados-membros. Visto que os Estados Unidos declararam guerra a nosso país, temos o direito de responder e abater caças norte-americanos, mesmo que não estejam nas nossas fronteiras".
ALTERNATIVAS
Em resposta à declaração do chanceler, o Pentágono anunciou ter "arsenal imenso" para fornecer a Trump para "enfrentar a Coreia do Norte". "Oferecemos ao presidente todas as alternativas necessárias se as provocações de Pyongyang continuarem", disse o porta-voz do Pentágono, coronel Robert Manning.
ABSURDA
A Casa Branca afirmou nesta segunda-feira que a afirmação norte-coreana de que o governo dos EUA declarou guerra contra o país é "absurda".