ONU vai discutir hoje o segundo míssil que sobrevoou o Japão e caiu no Pacífico. Tóquio examina abater novos mísseis. Este, viajou 3.700 km, e atingiu altura máxima de 766 km
Sexta 15/09/17 - 8hA Coreia do Norte lançou novo míssil a partir de área próxima da capital Pyongyang, que sobrevoou o Japão e caiu no Oceano Pacífico. Em comunicado, o Comando de Defesa Aeroespacial dos EUA disse se tratar de um míssil balístico de alcance intermediário, que não ofereceu riscos.
ONU
Os cidadãos japoneses foram alertados para ficar longe de qualquer material que possa ser destroço de míssil. O Conselho de Segurança da ONU irá se reunir hoje para discutir o novo lançamento. O gabinete presidencial sul-coreano também convocou uma reunião do Conselho de Segurança Nacional.
CONDENOU
O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, condenou duramente o lançamento. "A Coreia do Norte deveria entender que não haverá um futuro brilhante se ela continuar a seguir um caminho como este", afirmou Abe. Analistas dizem que o Japão examina a viabilidade de abater mísseis sobre o seu território.
ALTURA
O míssil percorreu a maior distância até aqui de um projétil norte-coreano, cerca de 3.700 km segundo os Estados Unidos. E atingiu altitude máxima de 766 km.
TENTOU
Especialistas disseram que o Japão não tentou derrubar o míssil, uma vez que só pode interceptar mísseis mais lentos e de menor altitude e alcance.