Jornal europeu antecipa: a indústria do açúcar vai passar pela mesma rejeição que abateu a indústria do cigarro
Segunda 21/08/17 - 16h Reportagem do jornal espanhol El Pais: “Os especialistas avisam que o açúcar, uma indústria que em 2015 realizou exportações no valor de 20 bilhões de euros (74 bilhões de reais), segue o mesmo caminho”. No caso, o caminho que levou à rejeição e o declínio da indústria de cigarros no mundo inteiro.
CONSCIENTES
Afirma o jornal: “A situação da indústria de alimentos e bebidas açucaradas é comparável à indústria tabagista no ano 2000, na medida que os consumidores se tornam mais e mais conscientes dos efeitos de seu excesso na saúde”.
COMBUSTÍVEL
O jornal explica: “Nosso corpo precisa de um açúcar, mas não da sacarose (o nome científico do açúcar refinado), mas da glicose. Comer alimentos que contêm muito açúcar e colocá-lo na comida é como lançar combustível ao fogo. Mas nosso corpo, graças a todas as bactérias em nosso aparelho digestivo, está mais do que equipado para extrair glicose de quase tudo o que comemos”.
DOENÇA
Em 2014, 1,9 bilhão de adultos tinham sobrepeso; 600 milhões estavam obesos. Desde 1980, a porcentagem da população mundial com a doença duplicou.