Atentado terrorista na Espanha já tem 13 mortos e uma centena de feridos. Van foi lançada contra multidão no principal ponto turístico de Barcelona - nesta Avenida Las Ramblas. Estado Islâmico se apresenta como autor
Quinta 17/08/17 - 14hMORTOS
Cinco ambulâncias e 20 veículos policiais estão no local, que teve seu acesso bloqueado por cordão de segurança. A polícia diz que ao menos duas pessoas morreram no atropelamento e que 20 ficaram feridas.
TERRORISMO
De acordo com o jornal El País, ainda não há confirmação oficial do número de vítimas, mas autoridades locais determinaram o fechamento dos transportes públicos no centro de Barcelona. A polícia trata o atropelamento como ataque terrorista.
TREZE MORTOS
Às 14h20m, o principal jornal da Espanha confirmava 10 mortos. Logo depois, aumentou para 13 o número de mortos. E acrescentava: " Um atentado terrorista em Barcelona levou pânico à Espanha após uma van atropelar vários pedestres em La Rambla (conhecido como Ramblas pelos turistas), importante via no centro da capital da Catalunha, deixando vários mortos e feridos. O atropelamento foi no final da tarde desta quinta-feira, 17 de agosto, e a polícia confirmou que o caso se trata de um ato de terrorismo, embora nenhuma organização ainda tenha reivindicado o ataque. O Governo catalão suspendeu os transportes públicos no centro de Barcelona, que está tomado por viaturas de resgate, que correm para atender às dezenas de feridos. La Rambla é um dos principais polos turísticos de Barcelona. A polícia busca os suspeitos de conduzir a van, que ainda não foram localizados".
RESTAURANTE
Ainda egundo o "El País", o motorista da van fugiu caminhando. O autor do ataque estaria dentro de um restaurante na região, perto do tradicional mercado La Boquería. Clientes são mantidos como reféns no local.
LAS RAMBLAS
Lãs Ramblas, local do atentado, é ponto central e obrigatório de Barcelona. Há décadas, turistas vão ao lugar, antes frequentado pelos pintores Picasso e Salvador Dali, o arquiteto Antônio Gaudí, pai da Catedral de Barcelona, e outras celebridades. A Avenida Lãs Ramblas liga a Praça Catalunha ao monumento em homenagem a Cristóvão Colombo, voltado em direção às Américas.
MORTO
Serviços de emergência pediram que as pessoas não cheguem perto da Praça da Catalunha. Um dos autores do atropelamento foi morto em troca de tiros com a polícia, em Sant Just Desvern, localidade ao lado da cidade, informou o jornal “La Vanguardia”.
ASSUMIU
O Estado Islâmico assumiu a autoria do atentado de Barcelona através da agência da AMAQ.