“O céu se escurecerá por completo, a temperatura vai cair e será possível contemplar tanto as estrelas quanto a atmosfera do Sol...”. Nasa se prepara para documentar, com o máximo de tecnologia, eclipse do Sol dia 21 de agosto
Sexta 04/08/17 - 12h "Vai ser a primeira vez na história da humanidade que teremos tecnologia para observar um eclipse de tantos ângulos." É com esta expectativa que a Nasa se prepara para acompanhar o eclipse total do sol que vai ser visto nos EUA em 21 de agosto próximo.
BOCAIÚVA
Em 1948, os norte-americanos trouxeram um fantástico laboratório para acompanhar o eclipse do sol em Bocaiúva. Naquele ano, pela segunda vez, cientistas do mundo inteiro confirmaram, durante o eclipse, as teorias de Einstein.
NAVE
Dia 21 de agosto, nos EUA, a Lua ficará entre a Terra e o Sol, tapando-o por completo. A Nasa vai transmitir o evento para o mundo. Onze satélites vão acompanhar o fenômeno. Uma nave espacial que orbita a Lua vai ser recolocada durante o eclipse. Boeing 747 também vai se deslocar com cientistas a bordo.
ESCURECER
Cinquenta balões meteorológicos serão empenhados durante o eclipse. O céu se escurecerá por completo, a temperatura vai cair e será possível contemplar tanto as estrelas quanto a atmosfera do Sol, conhecida como corona, que é normalmente imperceptível da Terra. Eclipse parcial poderá ser observado ao norte da América do Sul, África e Europa, começando às 10h16, hora local em Lincoln Beach, no Oregon.
MOVER
Durante uma hora e meia a imensa sombra vai se mover em direção ao leste, cruzando vários estados. Em Carbondale, no Illinois, o eclipse terá a maior duração: o Sol estará completamente coberto por 2 minutos e 40 segundos.