Maia assume a Presidência da República e jornal espanhol diz que ele não mexe "uma palha para ajudar o presidente sob o pretexto de..."
Quinta 20/07/17 - 10h33 O presidente da Câmara Federal e primeiro na lista de sucessão da presidência da República, Rodrigo Maia, vai assumir nesta quinta-feira o cargo de Temer, que viaja à Argentina para reunião semestral do Mercosul. Em Brasília, as notícias são de que as relações entre os dois já não são como antes.
QUEIXA
Hoje, o jornal espanhol El Paiz sintetiza o clima entre os dois: "É neste clima de tensão mal disfarçado que Rodrigo Maia assume interinamente a Presidência brasileira nesta quinta, quando Temer viaja à Argentina para reunião semestral do Mercosul. O deputado segue se dizendo leal ao presidente, mas em entrevista à GloboNews permitiu-se se queixar dos assessores do Planalto que, segundo ele, falam demais e produzem os desencontros que vão parar no noticiário".
PALHA
O jornal acrescenta: "Maia segue sem mexer uma palha para ajudar o presidente sob o pretexto de que age como um comandante da Câmara imparcial. No caso da decisão sobre como será a votação da denúncia, certamente o desfecho não agradou ao Planalto. Por decisão da Secretaria-Geral da Mesa Diretora da Câmara, subordinada a Maia, o rito da votação será o mesmo da sessão de aceitação do impeachment da presidenta Dilma Rousseff pela Câmara, em abril de 2016".
CINCO
Arremata o jornal espanhol: "Cada deputado terá até cinco minutos para declarar seu voto ao microfone. Este modelo aumenta o desgaste daqueles que irão defender um presidente da República, que conta com apenas 7% de aprovação segundo o Datafolha, com transmissão ao vivo pelas redes de TV".