Estudo do governo prevê variação no preço da energia elétrica de acordo com o horário. Pico de consumo mudou do fim para o começo da tarde
Quinta 06/07/17 - 11h Proposta de reforma do setor elétrico prevê alterações na conta de luz, como a implantação de tarifas diferenciadas por horário e a mudança de cálculo da parcela que cobre os custos da distribuição e transmissão de energia. As mudanças fazem parte de medidas apresentadas pelo Ministério de Minas e Energia.
CONTA
Com relação à conta de luz, a principal mudança é a implantação de uma tarifa dinâmica, que pode variar de acordo com os horários de maior consumo. A proposta diz que a parte da tarifa relacionada aos serviços de distribuição e transmissão deve deixar de ser calculada de acordo com o volume consumido por cada residência.
PRIVATIZAÇÃO
O documento também propõe a criação de regras para a privatização de geradoras estatais. A proposta fica aberta para receber sugestões até o início de agosto.
MUDOU
No estudo que serve de base para as propostas, há duas conclusões:1) o horário de verão hoje pouca ajuda; 2) antigamente o horário de pico de consumo era no começo da noite e agora é no princípio da tarde, em função do uso de aparelhos de ar condicionado.