Papa recomenda aos sacerdotes recorrerem ao exorcismo diante de profundas inquietudes espirituais
Sábado 18/03/17 - 12hO Papa Francisco recomendou ontem aos sacerdotes recorrerem ao exorcismo ao enfrentarem no confessionário profundas inquietudes espirituais. O exorcismo é o ato de expulsar demônios ou espíritos malignos das pessoas, lugares e objetos que são supostamente possuídos ou atormentados por eles.
DISCERNIMENTO
Essa prática não é reconhecida ou apreciada por toda a religião católica, que autoriza apenas alguns sacerdotes a realizar exorcismos. Um bom confessor deve ser "um homem de discernimento", especialmente quando encara "transtornos espirituais reais", disse o Papa a um grupo de sacerdotes que participava de curso da Penitenciaria Apostólica, um dos 3 tribunais do Vaticano.
CURADOS
Diante dos sacerdotes, Francisco lembrou que a maioria dos transtornos é de porte "psicológico" e que, portanto, devem ser curados "através da colaboração sadia com as humanidades". Apesar disso, reconheceu que certos problemas espirituais podem necessitar de exorcistas e que o confessor "não deve duvidar em consultá-los".