Congresso destitui o oitavo presidente em 8 anos e o Peru escolherá nesta quarta o substituto até as eleições de abril
Terça 17/02/26 - 18h46O Congresso do Peru aprovou nesta terça-feira 17 a destituição do presidente José Jerí, que estava no cargo há apenas quatro meses.
Foram 75 votos a favor, 24 contra e três abstenções.
Jerí assumiu a presidência em outubro do ano passado, depois que o Congresso destituiu sua antecessora, Dina Boluarte.
Agora, ele perde o cargo por uma moção de censura, que exige maioria simples, diferente do impeachment, que precisa de 87 votos.
O motivo da queda foi escândalo envolvendo reuniões não divulgadas com um empresário chinês, o que levou à abertura de uma investigação por tráfico de influência.
Jerí admitiu ter cometido erros, mas negou qualquer crime.
Com a saída dele, o Peru terá o oitavo presidente em oito anos.
O atual presidente do Congresso, Fernando Rospigliosi, recusou assumir o cargo, e os parlamentares elegerão um novo chefe do Legislativo nesta quarta-feira, 18, que automaticamente se tornará o novo presidente interino do país até as eleições gerais marcadas para 12 de abril.


