Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Madrugada desta segunda de Natal, em M. Claros: "...rompimento de uma adutora da Copasa, instalada no subsolo da via pública (...), ocasionou o alagamento de quatro residências (...). Em razão do risco iminente, todos os moradores foram evacuados, totalizando 20 pessoas". Energia elétrica precisou ser desligada

Segunda 22/12/25 - 7h21

7h17m, segunda-feira, dos Bombeiros:

(...)

Bombeiros Militares da sede do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM) e do Pelotão de Emergência Ambientais e Resposta a Desastres (PEMAD) foram acionados por volta das 02h08min desta segunda-feira, 22 de dezembro de 2025, para atendimento a uma ocorrência de alagamento de residências, no bairro Vila Áurea.

No local, foi constatado o rompimento de uma adutora da Copasa, instalada no subsolo da via pública, o que ocasionou o alagamento de quatro residências, sendo uma de dois pavimentos, uma de três pavimentos e duas térreas. Em razão do risco iminente, todos os moradores foram evacuados, totalizando 16 pessoas.

Durante o atendimento, uma moradora que havia sido submetida recentemente a cirurgia estética, apresentando dificuldade de locomoção, foi encaminhada pela Unidade de Resgate para local seguro.

Ainda durante a evacuação, um morador, mesmo após devidamente orientado a deixar o local, adentrou a residência de um vizinho (que também estava alagada), sem o consentimento dos bombeiros, momento em que escorregou na rampa da garagem, que se encontrava molhada, sofrendo queda da própria altura com impacto da cabeça ao solo e apresentou perda momentânea de memória, sendo posteriormente conduzido por familiares ao Hospital Santa Casa.

A Guarnição de Bombeiros Militar (GUBM) localizou e fechou o registro da adutora, situado próximo à zona quente, estancando o vazamento.

Contudo, o subsolo permaneceu encharcado.

Diante disso, as guarnições do CBMMG realizaram abertura na base da parede da residência mais afetada, possibilitando o escoamento da água e reduzindo o risco de agravamento da ocorrência, bem como de danos estruturais.

Entretanto, parte do muro de arrimo, localizado logo abaixo e com acesso a um corredor da residência dos fundos, não suportou a pressão da água e rompeu parcialmente.

Ressalta-se que o muro apresentava abaulamento, sendo necessária avaliação técnica minuciosa por engenheiro, a fim de verificar sua segurança e as intervenções estruturais cabíveis.

O Secretário Municipal de Defesa Civil, Sr. Anderson Chaves, também esteve presente para adoção dos procedimentos de praxe.

Após cerca de 1 hora de atuação da GUBM, a COPASA compareceu ao local, informando que retornará no período da manhã para a realização dos reparos definitivos.

Diante do exposto, após as medidas mitigadoras adotadas pelo Corpo de Bombeiros,

Em princípio o local foi interditado.

Permanecem necessárias ações corretivas por parte da COPASA, bem como vistoria técnica detalhada por engenheiro da Defesa Civil, já devidamente solicitada e prevista para o início da manhã da presente data.

Como medida preventiva, os padrões de energia elétrica das residências foram desligados e o CBMMG orientou os moradores a somente retornarem às suas casas após autorização técnica da Defesa Civil, condicionada à execução das soluções estruturais definitivas para eliminação dos riscos existentes na região.

Por fim, o Corpo de Bombeiros Militar agradece o apoio da Defesa Civil Municipal, da COPASA e a colaboração dos moradores que seguiram prontamente as orientações repassadas, fundamentais para a segurança das pessoas e a condução eficiente da ocorrência. Além disso, o Corpo de Bombeiros Militar permanece à disposição da população, sempre que necessário, para atendimentos de urgência e emergência.



***

8h16m, segunda-feira, dos Bombeiros:

20 pessoas evacuadas.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais