Noticiário em Brasília: governador interveio pessoalmente para cumprir a ordem de retirar acampamento na frente do STF por ordem de Moraes
Sábado 26/07/25 - 7h22O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, em decisão publicada hoje, determinou a retirada imediata de acampamentos em frente ao STF e proibiu a instalação de novas barracas num raio de 1 quilômetro da Praça dos Três Poderes, da Esplanada dos Ministérios e em frente aos quartéis das Forças Armadas.
A ordem alcança especificamente deputados federais do PL, que estavam acampados nas imediações do STF.
O governador do Distrito Federal interveio pessoalmente, negociou com os parlamentares, e eles concordaram em desocupar o local.
Conforme o ministro Moraes, a determinação é uma forma de garantir a ordem democrática e a continuidade das instituições republicanas.
O noticiário em Brasília registrou:
- Neste sábado, acompanhado do secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, o governador Ibaneis dialogou com os deputados e seus advogados.
Após a leitura da decisão judicial, os parlamentares decidiram sair de forma pacífica.
Após vídeo gravado no local, o deputado Chrisóstomo afirmou:
“Recebemos uma intimação, que veio o governador do DF pessoalmente notificar, com ordem do ministro — já sabem qual — para que pudéssemos desocupar.
Estamos aqui com o Hélio Negão também.
Vamos tratar com o nosso desembargador e advogado.
Nós somos obedientes, mas vamos seguir orientação jurídica.”