Inteligência artificial: pode derrubar até 50% dos empregos administrativos de nível inicial nos próximos 5 anos; pode também elevar a taxa de desemprego entre 10 e 20% nos Estados Unidos
Segunda 14/07/25 - 14h09Especialistas mundiais voltam a alertar :
A inteligência artificial pode eliminar até 50% dos empregos administrativos de nível inicial nos próximos cinco anos, elevando a taxa de desemprego nos EUA para entre 10% e 20%.
Setores como tecnologia, finanças, direito e consultoria são os mais vulneráveis — e que tanto governos quanto empresas estão minimizando o impacto potencial dessa transformação.
A inovação abrirá espaço para novos trabalhos e crescimento econômico, desde que novas ideias surjam e impulsionem a produtividade.
Se não houver novas ambições, a produtividade cairá, e isso poderá levar à redução de vagas.
Mas a IA criará oportunidades para profissionais que interajam com a tecnologia.
Há crescente necessidade de políticas públicas, programas de requalificação profissional e estratégias corporativas que preparem a força de trabalho para os novos cenários.
A pergunta que fica é: como equilibrar o potencial da IA com os direitos e perspectivas dos trabalhadores?
De qualquer forma, a IA pode eliminar até metade dos empregos de nível inicial em 5 anos e elevar o desemprego nos EUA a até 20%.
A crise iminente de empregos, ou a oportunidade para novos empregos -- dependerá de inovação, regulação e educação, reafirmam os especialistas.