M. Claros tem manhã ensolarada neste segundo domingo do ano. No Brasil, usinas hidrelétricas abrem suas comportas. (Próximas chuvas, aqui, são antevistas para sábado)
Domingo 15/01/23 - 7h21
Com aumento das chuvas, usinas hidrelétricas abrem as comportas
Itaipu Binacional abriu as comportas da calha esquerda neste sábado
Usinas hidrelétricas de várias regiões do Brasil começaram a abrir as comportas desde a última semana. Na usina de Itaipu Binacional, as comportas da calha esquerda foram abertas neste sábado (14), com vazão de 1.400 m³/s. A previsão de vertimento é de dez dias, mas a programação pode ser alterada.
Já as usinas do Rio Madeira, no Complexo Belo Monte, e das Bacias do Rio São Francisco foram abertas durante a semana. Para os próximos dias é esperado o início do vertimento na Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará.
A medida excepcional é tomada com a recuperação dos níveis dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional. Segundo o Ministério de Minas e Energia, os reservatórios superam 60% de armazenamento em janeiro, mês com chuvas acima da média em algumas regiões do país.
De acordo com o MME, em geral, a abertura dos vertedouros ocorre por dois fatores principais: garantir a segurança das barragens, quando o volume dos reservatórios chega aos patamares máximos, e redução da demanda de energia, como é esperado em janeiro. Assim, a água que passaria pelas turbinas é escoada nos vertedouros. Agência Brasil
***
FURNAS
Enquanto em M. Claros o dia veio ensolarado, neste segundo domingo do ano, em algumas das maiores hidrelétricas do Brasil suas comportas foram abertas.
Em M. Claros, a semana deverá ter período de tempo ensolarado como não ocorre desde o início de dezembro.
A próxima chuva antevista é para sábado.
As mínimas temperaturas devem ficar entre 18 e 20 graus, com máximas ao redor dos 30 graus.
Em função das fortes chuvas na bacia do Rio Grande, entre Minas e São Paulo, os vertedouros das usinas hidrelétricas de Furnas, Mascarenhas de Moraes, Luiz Carlos Barreto de Carvalho e Marimbondo foram abertas nesta sexta-feira (13).
“Furnas comunica a população que haverá aumento do nível da água jusante (após a barragem) das respectivas usinas.
A empresa acionou as autoridades locais para que adotem as providências visando a segurança de todos”, informou a Eletrobras Furnas".
A foto mostra a libertação das águas na usina de Furnas.