Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 23 - sábado, 4 de fevereiro de 2023

M. Claros tem manhã ensolarada neste segundo domingo do ano. No Brasil, usinas hidrelétricas abrem suas comportas. (Próximas chuvas, aqui, são antevistas para sábado)

Domingo 15/01/23 - 7h21




Com aumento das chuvas, usinas hidrelétricas abrem as comportas

Itaipu Binacional abriu as comportas da calha esquerda neste sábado



Usinas hidrelétricas de várias regiões do Brasil começaram a abrir as comportas desde a última semana. Na usina de Itaipu Binacional, as comportas da calha esquerda foram abertas neste sábado (14), com vazão de 1.400 m³/s. A previsão de vertimento é de dez dias, mas a programação pode ser alterada.

Já as usinas do Rio Madeira, no Complexo Belo Monte, e das Bacias do Rio São Francisco foram abertas durante a semana. Para os próximos dias é esperado o início do vertimento na Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará.

A medida excepcional é tomada com a recuperação dos níveis dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional. Segundo o Ministério de Minas e Energia, os reservatórios superam 60% de armazenamento em janeiro, mês com chuvas acima da média em algumas regiões do país.

De acordo com o MME, em geral, a abertura dos vertedouros ocorre por dois fatores principais: garantir a segurança das barragens, quando o volume dos reservatórios chega aos patamares máximos, e redução da demanda de energia, como é esperado em janeiro. Assim, a água que passaria pelas turbinas é escoada nos vertedouros. Agência Brasil


***


FURNAS




Enquanto em M. Claros o dia veio ensolarado, neste segundo domingo do ano, em algumas das maiores hidrelétricas do Brasil suas comportas foram abertas.

Em M. Claros, a semana deverá ter período de tempo ensolarado como não ocorre desde o início de dezembro.

A próxima chuva antevista é para sábado.

As mínimas temperaturas devem ficar entre 18 e 20 graus, com máximas ao redor dos 30 graus.




Em função das fortes chuvas na bacia do Rio Grande, entre Minas e São Paulo, os vertedouros das usinas hidrelétricas de Furnas, Mascarenhas de Moraes, Luiz Carlos Barreto de Carvalho e Marimbondo foram abertas nesta sexta-feira (13).

“Furnas comunica a população que haverá aumento do nível da água jusante (após a barragem) das respectivas usinas.

A empresa acionou as autoridades locais para que adotem as providências visando a segurança de todos”, informou a Eletrobras Furnas".

A foto mostra a libertação das águas na usina de Furnas.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais