Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°85080
De: Governo de Minas Data: Quarta 16/9/2020 18:16:56
Cidade: Belo Horizonte

Romeu Zema cumpre agenda de trabalho em Montes Claros, no Norte de Minas
O governador Romeu Zema cumpre agenda de trabalho nesta quinta-feira (17/9), às 11h, em Montes Claros, no Norte de Minas. O governador participa de entrega simbólica de respiradores que já estão em funcionamento para ampliar a capacidade de atendimento a pacientes da covid-19 e faz um balanço de ações de infraestrutura e combate à seca no município e região.
Serviço:
Entrega de respiradores e balanço de ações de infraestrutura e combate à seca – Montes Claros
Data: 17/9/2020 (quinta-feira)
Horário: 11h
Local: CDL (Av. Sidney Chaves, 447 - Edgar Pereira, Montes Claros – MG)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85079
De: José Ponciano Neto Data: Quarta 16/9/2020 08:27:42
Cidade: Montes Claros- MG  País: Brasil

Morre Dr. Aloysio Andrade de Faria:

Dois dias após ser citado por mim no mural desse Site - mens: N°85075 Morreu no interior do estado de São Paulo - de causas naturais - o empresário e médico Dr. Aloysio Andrade de Faria.

Aloysio Faria foi dono do Banco da Lavoura, que depois se tomou Banco Real, também controlador do Conglomerado Alfa, tinha forte influência no setor financeiro do Brasil.

Era filho do banqueiro e fazendeiro Sr. Clemente de Faria (mineiro de Pedra Azul) – foi fundador do Hospital “Clemente de Faria” hoje Hospital Universitário gerido pela Unimontes.

Seguindo os passos do pai Aloysio A. Faria em 2007/08 - com recursos próprios construiu em Montes Claros o Centro “Mais Vida” em assistência à saúde do idoso Eny Faria de Oliveira situado à Rua Primeiro Centenário, 101 - Cândida Câmara (fundos do Hospital Universitário).
Aloysio A. Faria tinha como hobby criar cavalos, sendo criador da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Machador – ABCCMM.

Na comunicação era proprietário de várias emissoras de rádios como: Transamérica e Jovem Pan.

Seu único irmão Gilberto Andrade Faria (já falecido) também foi controlador das empresas ligadas a família – Gilberto era genro do Tancredo Neves e padrasto do Senador Aécio Neves.

A família Faria é ligada biologicamente à Dona Jacy Faria Ribeiro, esposa do Dr. Mario Ribeiro e do Sr. Ênio Pacifico Faria ( antigo Bar Quintal Av. Coronel Prates 52).

Em suma o Brasil perde um grande benfeitor e autor de uma frase que até hoje convivemos:: “ORDEM SEM PROGRESSO É INÚTIL, PROGRESSO SEM ORDEM É FALSO”

16 / IX / 2020

(*) José Ponciano Neto – Membro da Academia Maçônica de Letras e Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85078
De: Manoel Hygino Data: Quarta 16/9/2020 07:51:03
Cidade: BH

O momento presente

Manoel Hygino

A questão não reside somente em abrir o comércio a todas as atividades que lhe são pertinentes, mas possibilitar que sua clientela esteja habilitada, fiduciariamente, a pagar as compras. Os que vivem no litoral não devem simplesmente reclamar e protestar contra medidas determinadas pelas autoridades sanitárias

Aproxima-se a primavera e, logo, ingressaremos no último trimestre de 2020. Um ano inclemente com todas as nações do planeta, especialmente com o Brasil, com muitos milhares de mortos pela Covid-19, e de pacientes infectados, embora a pandemia não esteja vencida.

A Covid feriu extremamente todas as atividades produtivas brasileiras. A economia foi abalada profundamente e avultados recursos públicos, ou não, se aplicaram para conter a expansão da enfermidade, agressiva e veloz.

Enquanto aumentaram significamente os preços de alimentos nos supermercados, cresceu assustadoramente o número de pessoas sem trabalho e, mais do que isso, sem perspectivas de a ele voltar. O contingente de desempregados é assustador, o que faz ampliar a profundidade da insatisfação das ruas. O governo federal, já pensando em manter o Executivo em suas mãos, iniciou a campanha para a sucessão presidencial de 2022, enquanto as bases já se põem a campo visando ao pleito municipal de novembro.

As copiosas lágrimas do novo presidente do Supremo Tribunal Federal, ao empossar-se, há poucos dias, devem servir para aguçar o interesse pelo futuro da nação, que nos serviu de berço e que nos abriga.

Não se há de meditar apenas nas lágrimas derramadas pelo alto magistrado, cujos ascendentes foram vítimas da crueldade nazista, décadas atrás. Há de se pensar nas lágrimas, que também poderão atingir-nos, se não encontrarmos saídas e soluções para os problemas que nos afligem – não poucos, nem de fácil solução.

A questão não reside somente em abrir o comércio a todas as atividades que lhe são pertinentes, mas possibilitar que sua clientela esteja habilitada, fiduciariamente, a pagar as compras. Os que vivem no litoral não devem simplesmente reclamar e protestar contra medidas determinadas pelas autoridades sanitárias.

Há muito de perigos à frente e as páginas da história presente ainda não estão viradas. Disso carecem de se conscientizar os gestores da nação, agora, muitos deles aparentemente, alheios à realidade e a seus propósitos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85077
De: Corpo de Bombeiros Data: Terça 15/9/2020 19:49:10
Cidade: Montes Claros

(...) Nesta tarde desta terça-feira (15 /09), o 7ºBBM foi acionado para combate à incêndios florestais que atingem a Serra do Mel em uma região conhecida como Palmital e Fazendinha. A ocorrência contou com a presença de 06 bombeiros militares, 08 brigadistas do IEF e 02 funcionários da Defesa Civil Municipal que atuaram em 3 frentes. A aeronave Pegasus, da Policia Militar de Minas Gerais, atuou no combate às chamas e em apoio às equipes. Os trabalhos se estenderam durante toda a tarde e finalizaram ao anoitecer, quando 2 focos ainda serão monitorados. Uma equipe composta por 15 militares deslocará nesta quarta-feira, às 05 horas da manhã, para monitorar e combater os focos.

***

Corpo de Bombeiros - 7h30m - Montes Claros - Bombeiros reiniciam trabalhos de prevenção, monitoramento e combate a Incêndios na Serra do Mel.
Militares do Corpo de Bombeiros deram continuidade aos trabalhos de combate aos focos de Incêndios na Serra do Mel, hoje (16/09) as 5h da manhã.
No local, o combate está sendo feito com o efetivo de 22 militares divididos em 5 equipes de combate e equipe de comando e controle da operação.
Com o uso de abafadores, sopradores e bombas costais, associados a técnicas de Combate os militares já debelaram os focos iniciais e permanecem em monitoramento preventivo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85076
De: Governo de Minas Data: Segunda 14/9/2020 16:07:39
Cidade: Belo Horizonte

Covid-19 segue tendência de queda em Minas Gerais
Apesar de os números indicarem redução da doença, secretário de Saúde reforça importância da prevenção
Os números da covid-19 no estado seguem indicando tendência de queda. O assunto foi abordado em coletiva desta segunda-feira (14/9), pelo secretário de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, que apresentou análises gráficas das curvas de notificação e de ocorrência de óbitos.
“Podemos observar que nos dois casos já estão começando a cair. Essa curva fica mais clara quando olhamos pela data de ocorrência”, destacou o secretário.
O secretário destacou, também, que no acumulado de óbitos durante a semana, o maior número de ocorrências se deu até o dia 25/7, fim da semana epidemiológica de número 30. “De lá para cá, temos uma tendência de queda e isso, a cada dia, se configura numa possível indicação de redução da pandemia no estado”, afirmou Carlos Eduardo Amaral.
Cuidados devem ser mantidos
Apesar de as análises indicarem uma possível redução nos números da doença no estado, o secretário de Saúde ressaltou que os protocolos sanitários para prevenção seguem inalterados.
“Algumas pessoas têm confundido a possibilidade de flexibilização com a não necessidade de adoção dos protocolos sanitários. Qualquer atividade a ser realizada precisa necessariamente ter como base o protocolo sanitário. Por isso, o estado sinaliza com muita clareza, por meio do Minas Consciente, em que onda as diferentes regiões estão” explicou.
Amaral ainda reforçou que, mesmo com o bom desempenho, a pandemia continua e é necessário mantê-la controlada ao longo dos próximos meses. “Não é aceitável que haja aglomeração ou que as pessoas se reúnam sem um mínimo cuidado. Reforçamos que o ideal é usar máscara ao máximo, lavar as mãos com freqüência, usar álcool gel e manter o distanciamento social. Se isso for feito, continuaremos a ter um controle adequado. Do contrário, teremos um aumento de caso e necessidade de retorno nas ondas”, concluiu o secretário de Saúde.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85075
De: José Ponciano Neto Data: Segunda 14/9/2020 16:11:39
Cidade: Montes Claros- MG  País: Brasil

INTERTV 40 ANOS - MAÇONARIA E A TELEVISÃO EM MONTES CLAROS

Neste setentrião mineiro com fronteiras abertas, a história da televisão está intimamente ligada à maçonaria, especialmente a Loja Maçônica “Deus e Liberdade”. Desde o nascimento da emissora TV Montes Claros, ocasião que muitos montesclarenses se equiparam com uma antena capaz de receber transmissões do Canal 04, ilustres fundadores são lembrados na imprensa.

Em 1969 e meados dos 70, era a emissora TV Itacolomy (“sempre na liderança”) – tinha a imagem chuviscada e fugaz – direto de Belo Horizonte.

Nessa época o Sr. Edes Barbosa era o nome mais falado em Montes Claros pelo seu dinamismo na gestão da transmissão de imagens e sua raça nas montagens das torres - uma delas no topo da Serra Geral (estrada Juramento/Itacambira) que era operada pelo Sr. Gilson Caldeira, ex- vereador de Juramento. As histórias dos projetos e da logística de implantação nesta época já foram contadas pelo Sr. Edes Barbosa. As emoções de assistir as novelas “Selva de Pedras” (preto e branco), e da primeira a cores “O bem amado”, são inesquecíveis.

Porém, tem uma parte da história que poucas pessoas de Montes Claros e do Norte de Minas sabem!
Foi á participação incisiva da maçonaria nos processos que viabilizou a criação da TV Montes Claros.

Em 1978, já na efetivação da emissora – depois de muitas tentativas e projetos, os primeiros sinais de televisão começam a aprimorar. Em setenta e oito eu trabalhava na Alfaiataria Montes Claros situada na Rua Simeão Ribeiro nº 200 pertencente aos irmãos Sr. João Xavier e Terezino Xavier; neste local era o “meeting point” dos maçons de Montes Claros. Além de ser funcionário eu era o “Office boy” da Loja maçônica “Deus e Liberdade” sob o comando do Sr. Terezino Xavier. Era este escriba que entregava as confecções da alfaiataria - as correspondências da Loja.’. Maçônica.’. e do Grupo Bandeirantes. Este “Office boy” às vezes tinha que ir três vezes ao Correios para saber se tinha correspondências na caixa para Elias Siufi ou Toninho Rebello

Muito curioso (*goteira) ficava ouvindo e lendo o que falavam e escreviam os maçons no meu local de trabalho. Foi aí que percebi a força e a participação da maçonaria na criação da emissora de TV em Montes Claros.

O grupo empresário era totalmente maçom – a troca de correspondências com Grupo bandeirantes do empresário JANUÁRIO LAURINDO CARNEIRO era diária. Aquelas a serem expedidas eram lacradas ali mesmo no balcão - as destinadas a Loja.’. Maç.’. e/ou ao grupo de empresários eram abertas aos olhos deste *“goteira”.

Outro empresário que muito intermediou a criação da geradora de TV, foi o Sr. ALOYSIO DE ANDRADE FARIA – foram muitas correspondências endereçadas a ele – inclusive o Dr. Aloysio Faria é parente de Dona Jacy Ribeiro, viúva do Mario Ribeiro (ex-prefeito). É um grande apoiador do Hospital Universitário Clemente de Faria.

As conversas entre os maçons acerca da implantação da geradora de TV me deixava feliz pelo fato da minha terra ganhar um canal de TV. – -Foi uma glória!

O primeiro maçom a ter esta visão de captação de imagens de TV ITACOLOMY foi o maçom Ir.’. Waldemar Heyden, e, logo foi formado o grupo de visionários com outros maçons, entre eles: Antonio Lafetá Rebelo (foto) – Geraldo Novais – José Rego – José Gomes de Oliveira – Antônio Cassimiro – Diógenes Guimarães e outros.

Quatro anos depois do decreto de outorga o grupo liderado por Elias Siufi - Antonio Lafetá Rebello – Ewany Borges – Geraldo Borges, juntamente com os profanos (não maçons) João Bosco Martins e o José Correia Machado – lembramos ainda do Valdeir Correia – Edson Santos - Sr. João Simões e o dono da Radioluz (que não me lembro o nome) INAUGURAVAM oficialmente a Televisão em Montes Claros. - Estes benfeitores citados foram responsáveis pelas primeiras imagens de TV em nossa terra chamada Montes Claros, eles fundaram a TV Montes Claros / TV Grande Minas hoje INTERTV Grande Minas.

Deixaram saudades os programas: “Debate no Quatro” - “Dois Pontos” do Elias Siufi – o programa da Marina Queiroz – Alfeu Soares (esportes) – Artur Leite – Rosangela Silveira, Eduardo Brasil e muito outros. No inicio a produção era extremamente modesta, a maior parte era lida pelo jornalista em frente às câmeras. Hoje a tecnologia trazem imagens de qualidades impressionantes.

Atualmente a InterTV é gerida pela holding Caraíva Participações Ltda., de propriedade do empresário Fernando Aboudib Camargo do Estado do Rio de janeiro.

Orgulho-me de ter feito parte da história como o “Office boy” dos maçons fundadores, além, de ter sido personagem de várias matérias jornalística abordando o Meio Ambiente e os Recursos Hídricos do Norte de Minas.

* Goteira, Gíria maçônica: significa individuo que fica prestando atenção nas conversas de maçons.


14/IX/2020
(*) José Ponciano Neto – Membro da Academia Maçônica de Letras – Ex-Venerável Mestre da Loja Maçônica “Deus, União e Trabalho” - Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros e 1º “Office boy” indireto da INTERTV antes da inauguração.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85074
De: Corpo de Bombeiros Data: Segunda 14/9/2020 06:14:50
Cidade: M. Claros

Uma guarnição de salvamento do 8º Pelotão de Bombeiros sediado em Salinas/MG, deslocou por volta das 02h39min desta segunda feira (14/09), para atendimento de ocorrência de colisão entre um veículo de passeio e uma carreta cegonheira na BR 251, próximo ao KM 313 no anel rodoviário do município de Salinas. No local, tratou-se de colisão frontal entre carreta cegonheira placa da cidade Betim-MG, conduzida pelo motorista C. M. de S., com o veículo de passeio de placa da cidade de Salinas, cujo condutor do veículo, Ítalo H. R. B. de 28 anos de idade, veio a óbito no local. Segundo informações do motorista da cegonheira, o mesmo seguia pelo anel rodoviário de Salinas na BR- 251 sentido saída para a BR-116, quando a aproximadamente 300m após o radar que fica depois do posto de gasolina Jenipapo, o motorista do veículo que seguia na direção contrária, atingiu repentinamente a contramão da rodovia, vindo a colidir frontalmente com o caminhão e que, ainda, após colisão com o primeiro veículo, ele rodou na pista e atingiu um terceiro veículo, com placa placa Mercosul, conduzida pelo motorista J. M. G. de O. que nada sofreu. No local a guarnição bm providenciou o isolamento e sinalização do acidente e após análise de situação, com uso de técnicas de salvamento veicular, foi feita a retirada da vítima fatal, que encontrava-se com as pernas presas as ferragens. Compareceram no local da ocorrência a Perícia da Polícia Civil que após trabalho de praxe liberou a retirada do corpo que foi repassado para a "Funerária Salinas". Compareceram também equipe da PRF de Itaobim para providências de ocorrência de trânsito.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85073
De: Afonso Cláudio Data: Domingo 13/9/2020 17:56:00
Cidade: Montes Claros/MG

Pandemia nos Estados brasileiros

Classificação dos números de mortes por 100.000 habitantes, em ordem decrescente, devidas ao novo coronavírus, referentes aos 26 Estados e Distrito Federal, do Brasil, extraídos da Wikipedia/Ministério da Saúde em 12/9/20:

Classif. em 12/9/Estados/Populações/Mortes/Mortes por 100.000 habts./Classif. em 5/8

1º Roraima 605.761 609 100,7 1º
2º Rio de Janeiro 17.264.943 16.871 97,7 4º
3º Distrito Federal 3.015.268 2.867 95,2 13º *
4º Ceará 9.132.078 8.666 94,9 2º
5º Amazonas 4.144.597 3.883 93,8 3º
6º Mato Grosso 3.484.466 3.044 87,5 11º *
7º Sergipe 2.298.696 1.939 84,6 8º
8º Espírito Santo 4.018.650 3.332 82,9 9º
9º Pernambuco 9.557.071 7.817 81,8 5º *
10º Amapá 845.731 677 80,1 6º *
11º Pará 8.602.865 6.299 73,2 7º *
12º Acre 881.935 636 72,3 10º
13º São Paulo 45.919.049 32.338 70,4 14º
14º Rondônia 1.777.225 1.231 69,1 15º
15º Rio Grande do Norte 3.506.853 2.308 65,7 12º
16º Paraíba 4.018.127 2.604 64,8 17º
17º Piauí 3.273.227 1.947 59,5 19º
18º Alagoas 3.337.357 1.965 58,8 16º
19º Goiás 7.018.354 3.717 52,9 21º
20º Maranhão 7.075.181 3.560 50,3 18º
21º Tocantins 1.572.866 784 49,9 20º
22º Bahia 14.873.064 5.866 39,4 22º
23º Mato Grosso do Sul 2.778.986 1.035 37,2 26º
24º Rio Grande do Sul 11.377.239 3.997 35,1 24º
25º Santa Catarina 7.164.788 2.497 34,9 25º
26º Paraná 11.433.957 3.781 33,1 23º
27º MINAS GERAIS 21.168.791 6.114 28,9 27º

* Estados que mudaram mais de 3 posições.
Como ocorreu em 5/8/20 (msg 84960), Minas Gerais apresentou o menor índice de mortes por 100.000 habitantes do Brasil, no valor de 28,9 (27º lugar) e o valor mais alto foi de Roraima, com 100,7 (1º lugar).
A alteração de maior destaque foi o Distrito Federal, que passou do 13º lugar em 5/8/20 (52,1 mortes/100 mil habts) para o 3º lugar em 12/9/20, com 95,2 mortes/100 mil habts.
As contribuições de 30 municípios de Minas Gerais, com maiores populações, podem ser avaliadas pela classificação semanal publicada neste Mural. Exemplos: Belo Horizonte teve 43,9 mortes por 100 mil habitantes (9º lugar) e Montes Claros teve 22,9 mortes por 100 mil habitantes (20º lugar), sendo 2 municípios com índices bem inferiores, por exemplo, aos de Uberlândia (67,0; 2º lugar) e Contagem (46,9; 7º lugar), conforme a mensagem 85062, de 11/9/20.

Deus nos abençoe e livre de qualquer mal.

Eng. Afonso Cláudio de Souza Guimarães

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85072
De: Libelula Data: Domingo 13/9/2020 17:25:30
Cidade: Montes claros  País: Brasil

Impiedosas chamas.
Não quero desaponta-los,
Amigos
Irmãos.
Novamente sou instigada a falar.
O que vocês chamam de floresta
É nosso lar
Rios, riachos , nascentes...
O quê vc se passa em suas mentes?
Por que estão destruindo o nosso
Que é vosso também
O meio ambiente?
Meus olhos estão secos
Minhas asas estão pesadas
Meu coração sangrando
O fogo nos consome;
Desanimada fico a observar
Os corpos dos meus amigos
Em cinzas se transformarem.
Voando perto do fogo
Ouço o gemer das árvores
Os gritos de pavor e dor dos irmão
Provocados pelas impiedosas chamas ,
Lá no chão tentando escapar.
Ouço o estalo dos ovos
Nos seus ninhos a esturricar,
Seus guardiões, quem sabe,
Conseguiram se salvar,
Menos vida o fogo permitiu gerar.
Do alto dessas chamas,
Observo,
Estranha;
A imensidão da dor no nosso reino
Esta dor não sensibiliza vocês, afinal ,
Somos apenas a raça animal.
Sentimos pelas vidas humanas perdidas para o fogo
Não somos algozes, monstros,
Sentimos dor fisica, emocional
Tal qual vocês.
Tente nos ver através do olhar de seu cão
Da tristeza dele ao ver você sofrer,
Esta é uma das nossas línguas,
O olhar.
Um olhar que grita para despertar
O homem a não devastar,
O seu e o nosso lar.
Ele é comum, dividimos,
Cada um no seu lugar.
Nós aqui não destruímos,
Construimos.
Vocês daí, não entendemos,
Apenas nos questionamos
Humildes que somos:
O que está havendo?
Eliminados estamos sendo
Vejo pouca gente algo fazendo
Para desfazer esta difícil situação,
Caminhando estão vocês,
Para a sua própria extinção.
A nossa casa geme
A sua também
Vocês não vêem
A grandeza de nossa existência
Para a sua sobrevivência.
Uma lágrima derramo
Dos meus imensos olhos secos,
Chamo.
Por favor, parem com as chamas!
Por vocês
Por nós
Queria viver.
Quero ter de volta as minhas leves asas,
Sem o peso das cinzas
Para com respeito e delicadeza
Uma doce e longa brisa lhes enviar.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85071
De: Afonso Cláudio Data: Sábado 12/9/2020 11:24:53
Cidade: Montes Claros/MG

Pandemia nos Estados brasileiros

Classificação dos aumentos percentuais dos números de mortes, em ordem decrescente, devidas ao novo coronavírus, referentes aos Estados e Distrito Federal, do Brasil, a partir de dados publicados pelo Ministério da Saúde em 05/9/2020 e 12/09/2020:

Classificação/Estados/Aumento percentual/Nºs. mortes

1º Santa Catarina 11,7% (passou de 2.235 para 2.497 mortes)
2º Mato Grosso do Sul 10,2% (de 939 para 1.035)
3º Rio Grande do Sul 9,5% (de 3.650 para 3.997)
4º Goiás 9,3% (de 3.400 para 3.717)
5º Paraná 7,9% (de 3.505 para 3.781)
6º Tocantins 7,4% (de 730 para 784)
7º MINAS GERAIS 7,1% (de 5.708 para 6.114)
8º Distrito Federal 6,9% (de 2.681 para 2.867)
9º Mato Grosso 5,9% (de 2.873 para 3.044)
10º Rondônia 5,0% (de 1.172 para 1.231)
11º Bahia 4,9% (de 5.590 para 5.866)
12º Piauí 4,2% (de 1.868 para 1.947)
13º São Paulo 4,0% (de 31.091 para 32.338)
14º Paraíba 3,4% (de 2.517 para 2.604)
15º Sergipe 3,1% (de 1.880 para 1.939)
16º Espírito Santo 3,0% (de 3.235 para 3.332)
17º Pernambuco 2,6% (de 7.619 para 7.817)
18º Alagoas 2,5% (de 1.917 para 1.965)
19º Maranhão 2,1% (de 3.488 para 3.560)
19º Acre 2,1% (de 623 para 636)
20º Ceará 2,0% (de 8.493 para 8.666)
21º Roraima 1,8% (de 598 para 609)
22º Rio de Janeiro 1,3% (de 16.647 para 16.871)
23º Rio Grande do Norte 1,2% (de 2.281 para 2.308)
24º Pará 1,1% (de 6.228 para 6.299)
24º Amazonas 1,1% (de 3.841 para 3.883)
25º Amapá 1,0% (de 670 para 677)

O Estado de Minas Gerais, que estava no 4º lugar em 5/9/20, passou para o 7º lugar hoje. São Paulo permaneceu no 13º lugar e o Rio de Janeiro passou do 12º para o 22º hoje.
Santa Catarina, que estava no 22º lugar em 5/9/20, passou para o 1º lugar hoje (pior resultado da semana). O melhor resultado foi do Amapá (25º lugar). O Amazonas melhorou muito, passando do 10º para o 24º lugar em uma semana.

Total de mortes no Brasil hoje = 130.474, com aumento de 3,9% em relação a 125.584, registrado em 5/9/20, embora já se perceba clara tendência de queda da curva de mortes por coronavírus (mensagem 85057, de 8/9/20).
Pai Nosso, livrai-nos do mal. Façamos a nossa parte: se precisarmos sair de casa, usemos máscara. Lavar as mãos várias vezes ao dia, com água e sabão, ou usar álcool em gel. Evitar aglomerações.

Eng. Afonso Cláudio de Souza Guimarães

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85070
De: Rumi Data: Sábado 12/9/2020 08:33:05
Cidade: M. Claros

Hoje, hoje que também o grande Manoel Hygino nos trouxe Cecília Meireles, a poesia em véspera de "morrer", correndo atrás saio de um, um que seja, dos "Cânticos", de Cecília.

Sua poesia mistica nos "Cânticos" talvez seja a menos conhecida.
Mas, é a mais profunda, sólida, aberta sobre o Todo, estendida.

Com a vida marcada por dores e desenganos (por Maia, enfim, e muitos entenderão o que pretendo dizer), sei que a poeta brasileira se abeirou, e jungiu-se à Canção da Vida.

É de lá, dessas brumas, das encostas álgidas dos Himalaias, onde prevalece a Voz do Silêncio (e onde talvez agora encontre um Guardador de Rebanhos), é de lá que, esbaforido, volto.

E vos sirvo um exemplar, um só - o primeiro que achei - como começo da sua poesia, que transcende, gira e faz subir. A poesia de Hafiz, de Rumi.

Buscai as demais poesias, pois procurar vai muito além do meio do caminho.
Pois tudo aquilo que procuramos a nós também procura

"Não digas onde acaba o dia.
Onde começa a noite.
Não fales palavras vãs.
As palavras do mundo.
Não digas onde começa a terra.
Onde termina o Céu.
Não digas até onde és tu.
Não digas desde onde é Deus.
Não fales palavras vãs.
Desfaze-te da vaidade triste de falar.
Pensa, completamente silencioso.
Até a glória de ficar silencioso.
Sem pensar."

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85069
De: Manoel Hygino Data: Sábado 12/9/2020 07:47:40
Cidade: Belo Horizonte

Brasil sem um ícone

Manoel Hygino

O e-mail do presidente da Associação Nacional dos Escritores, o conspícuo Fábio de Sousa Coutinho, diz o necessário: “Comunico, muito triste e pesaroso, o falecimento, no final da tarde de ontem, terça-feira, 1º de setembro de 2020, aos 89 anos de idade, de Lina Tâmega Peixoto, professora pioneira de Brasília, tendo aqui chegado em 1960, e uma das fundadoras da ANE, em 1963. Lina foi poeta de recursos extraordinários, com meia dúzia de livros publicados, de superlativa qualidade literária. Sua presença nas atividades da ANE era uma constante que a todos enchia de satisfação e alegria. A partida de Lina Tâmega Peixoto significa perda irreparável para a literatura e a cultura de sua amada Cataguases, de Minas Gerais, de Brasília e do Brasil. Ela deixa o filho Marcelo e a neta Mônica, e, em suas dezenas de amigos e admiradores, um forte sentimento de saudade, admiração e gratidão pelo privilégio de convívio tão enriquecedor, ao longo de tantas décadas”.
Em 2010, quando lançou seu “Prefácio de vida”, Lina me enviou um exemplar, com a dedicatória amável, bem típica de seu comportamento e sentimento. Na última orelha do volume, confirmo-o com o texto: “Professora, poeta e crítica de literatura, exerceu o magistério na Fundação Educacional do Distrito Federal e na Universidade de Brasília. Reside na capital do país, mas mora em muitos lugares, onde o sonho da vida habita o imaginário poético”.
Era assim Lina, que nos deixou este mês, mas legando como disse Drumond – uma herança, que é a sua poesia – que “alcança a maturidade poética, não há ternura ou indecisão de traço, tudo é firme, quando necessário, sutil e sempre lúcido e ardendo de uma chama interior”.
Grande amiga de Cecília Meireles, Lina lhe fez uma visita, quando hospitalizada e escreveu: “A última vez que te encontrei, tua vida ia sendo levada pelos deuses... Pediste-me que te levasse para tua casa. Eu respondi que sim. Que a subida seria fácil até teu quarto, pois cada degrau seria como um verso que, juntas, recitaremos”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85068
De: Corpo de Bombeiros Data: Sábado 12/9/2020 07:16:59
Cidade: M. Claros

SALINAS– 8° PELOTÃO DE BOMBEIROS ATENDEM OCORRÊNCIA DE CAPOTAMENTO DE VEÍCULO NA BR251
Nesse Sábado (12/09), por volta das 00h39min, o Pelotão de Salinas foi acionado, para atendimento a uma ocorrência de capotamento de veículo, na rodovia BR 251 , km333, distante aproximadamente 18 km de Salinas. No local, o veículo carreta que transportava cargas diversas entre papéis e mamões ,de placa da cidade Jequié -Bahia, era conduzido pela vítima, Senhor V.C . B. de 29 anos de idade, que perdeu o controle direcional do automóvel, vindo o veículo a capotar às margens da rodovia. A vítima/condutor sofreu somente escoriações pelo corpo e um corte contuso na regiao da virilha e foi conduzido pela equipe de Salinas até o Hospital Municipal de Salinas. Aém do condutor, havia mais uma vítima, que foi atendida e transportadas pela USB do SAMU de Salinas até Taiobeiras, vítima de 30 anos, o senhor P.M.D.S. que sofreu fratura no tornozelo esquerdo e joelho direito e várias escoriações. A PRF foi acioanada e compareceu ao local um guincho para proceder a remoção do veículo. Parte da via foi sinalizada, isolada durante os trabalhos e já encontra-se liberada.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85067
De: Gustavo Mameluque Data: Quarta 9/9/2020 18:15:55
Cidade: MONTES CLAROS  País: Brasil

Compra de Casal nordestino em Montes Claros não é fake News.

Estudo muito interessante e que merece ser divulgado para acadêmicos, estudiosos, historiadores e para o público em geral e para os nossos políticos é a Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós- Graduação em História Econômica da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo pelo Professor norte-mineiro Laurindo Mékie Pereira com orientação da Profa. Dra. Raquel Glezer. Importante ressaltar que o Projeto do Prof. Mékie teve efetivo apoio da UNIMONTES em diversos aspectos.

Prof. Mékie trabalha o regionalismo político norte-mineiro da segunda metade do século XX. O objetivo central é compreender a emergência e o desenvolvimento da ideologia das classes dirigentes, identificando os seus principais componentes, sua difusão e assimilação pelo conjunto da sociedade. Em especial ele analisa muito bem a participação da Sociedade Rural e da Associação Comercial e Industrial de Montes Claros na formulação do conceito de “desenvolvimento regional” e o envolvimento das mesmas com o” Poder político” local. A conclusão mais importante é a de que a burguesia regional se organizou como classe, nesse período, tendo evoluído de uma ação corporativa inicial para o exercício da hegemonia, ao final do século XX. Mas o que mais chama a atenção na sua bem elaborada Tese de Doutorado é a descoberta, durante as suas pesquisas, no Jornal Binômio , de Belo Horizonte de que em Montes Claros, no século XX ainda havia resquícios de escravidão, de escravidão branca, quando casais vindos do nordeste (retirantes) eram negociados .

“Em 1959, os retirantes de Montes Claros foram assunto nacional. O jornal Binômio, de Belo Horizonte, divulga que um” mercado de escravos em Montes Claros”, pois os jornalistas, disfarçados de fazendeiros, teriam comprado um casal de nordestinos por 4 mil cruzeiros, com recibo e garantias de saúde do mesmo.” Tal fato teve repercussão nacional e foi contestado pela imprensa montesclarense da época tendo como porta-voz o ex-colunista e Jornalista Lazinho Pimenta. Mékie destaca ainda a participação do Prof. Simeão Ribeiro Pires e dos Professores Alfredo Dolabella e Expedicto Mendonça na teorização das teses separatistas que fundamentaram o Estado de São Francisco e o Estado de Minas do Norte, ambos derrotados no Congresso Nacional.

Dr. Simeão é lembrado pelo Prof. Laurindo da seguinte maneira: “Destacamos, ainda, a atuação de Simeão Ribeiro Pires. Pertencente a uma das mais tradicionais e influentes famílias da região- os Ribeiros-, Simeão, formado em engenharia e história, era também fazendeiro, industrial e liderança política. Foi prefeito de Montes Claros entre 1959 e 1963 e vereador nas gestões 1963-1966 e 1967-1970. Entendemos que ele foi um dos principais formuladores da ideologia regionalista, desempenhando o papel de intelectual das classes dirigentes, organizando-as, contribuindo para lhes dar homogeneidade e exprimirem-se política e economicamente, conforme propõe Gramsci. (...) ele foi voz ativa no movimento de 1987-1988, fornecendo a esse movimento (Estado Minas do Norte) um dos seus argumentos mais fortes: a tese da primazia baiana na colonização do Norte de Minas e a similitude dessa região com o restante do Nordeste. Já em 1962 e 1965, ele publicou artigos defendendo suas idéias e as apresentou, de forma organizada e” completa”, em 1979, com o livro Raízes de Minas.”

O mérito maior do Prof. Mékie é sistematizar com clareza e precisão científica o processo de formação da “ideologia do regionalismo” traçando um perfil que se iniciam com as bandeiras paulistas, passando pelas disputas políticas de Camilo Prates e Honorato Alves, a criação da SUDENE, os movimentos separatistas patrocinados pela classe política local e contestada pelo centralismo do Governo mineiro. Deixa claro que neste período contemporâneo não houve espaço para significativas manifestações populares e que realmente o processo político foi ditados pelas classes empresariais e intelectuais, com poucas ou raríssimas exceções . Ressalta por fim que as poucas demandas populares de caráter regional foram capitalizadas pelo tripé: Sociedade rural, ACI e Políticos institucionalizados ( Prefeitos, vereadores e Deputados).
Referência: PEREIRA, Laurindo Mèkie. Em nome da região, a serviço do capital: o regionalismo político norte-mineiro. São Paulo: USP, 2007.

Gustavo Mameluque. Jornalista e Cronista do site montesclaros.com - Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros.
gustavomameluque@gmail.com

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85066
De: Afonso Cláudio Data: Sexta 11/9/2020 21:24:28
Cidade: Montes Claros/MG

Pandemia do novo coronavírus

I) Comparação dos aumentos percentuais dos 15 primeiros países da classificação da Organização Mundial da Saúde, em ordem decrescente, referentes às mortes por coronavírus até 11/09/2020, 7h32m e até 04/09/2020, 7h43m:

1º Argentina 16,5% (passou de 9.361 para 10.907 mortes)
2º Índia 11,4% (de 68.472 para 76.271)
3º Colômbia 8,0% (de 20.618 para 22.275)
4º México 5,0% (de 66.329 para 69.649)
4º Bangladesh 5,0% (de 4.412 para 4.634)
5º África do Sul 4,8% (de 14.563 para 15.265)
6º Peru 4,4% (de 29.068 para 30.344)
7º Rússia 4,0% (de 17.598 para 18.309)
8º Brasil 3,9% (de 124.614 para 129.522)
9º Iran 3,4% (de 22.044 para 22.798)7
10º Chile 3,1% (de 11.422 para 11.781)
11º Estados Unidos 2,7% (de 186.806 para 191.791)
12º Espanha 1,6% (de 29.234 para 29.699)
13º França 0,3% (de 30.712 para 30.819)
14º Reino Unido 0,2% (de 41.616 para 41.697)

II) Classificação da OMS hoje, referente aos 15 primeiros países e que inclui casos confirmados, mortes e casos recuperados: 1º Estados Unidos, 2º Índia, 3º Brasil, 4º Rússia, 5º Peru, 6º Colômbia, 7º México, 8º África do Sul, 9º Espanha, 10º Argentina, 11º Chile, 12º Iran, 13º França, 14º Reino Unido e 15º Bangladesh.

III) Totais referentes ao Mundo hoje: Mortes 909.927; Casos confirmados 28.191.178; Casos recuperados 18.992.383.

IV) A exemplo da classificação da mensagem 85.046, de 04/09/2020, os destaques de hoje são: a permanência da Argentina no 1º lugar, como vem ocorrendo desde 21/8, a Índia no 2º lugar, a qual apareceu 5 vezes nesse lugar e 10 vezes entre os 4 primeiros lugares e hoje, a partir de 30/5, e a Colômbia, que apareceu no 2º lugar em 6 classificações após 31/7 e hoje está no 3º lugar.

Eng. Afonso Cláudio de Souza Guimarães

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85065
De: Governo de Minas Data: Sexta 11/9/2020 18:07:55
Cidade: Belo Horizonte

Romeu Zema anuncia complemento ao auxílio emergencial para quase 1 milhão de famílias mineiras
Benefício terá valor médio de R$ 117 para famílias em situação de extrema pobreza
O governador Romeu Zema anunciou, nesta sexta-feira (11/9), ajuda financeira emergencial às famílias que vivem em situação de extrema pobreza em Minas Gerais. Batizado de Renda Minas, o programa vai atender famílias com renda per capita de até R$ 89 mensais, com o repasse médio de R$ 117, por família. Serão três parcelas do benefício.
O programa de transferência de renda direto e temporário do governo estadual servirá como um complemento à ajuda emergencial da União, que foi estendida até dezembro, no valor de R$ 300.
O governador Romeu Zema destacou que o programa reafirma o compromisso da gestão com as pautas sociais.
"É o programa mais audacioso em termos sociais do Brasil, apesar da nossa dificuldade financeira, e o mais robusto da história de Minas. Fico satisfeito de fazermos essa ação em um momento em que as famílias deixarão de receber o valor total do auxílio emergencial do governo federal", disse.
Zema também lembrou que o foco do governo é a retomada do desenvolvimento econômico.
"O auxílio é paliativo, tem hora para começar e acabar. Por isso, também estamos focados em gerar empregos, que é o que realmente trará soluções a longo prazo. Trabalhamos no sentido de desburocratizar e atrair mais investimentos para nosso estado", afirmou.
Impacto
O Renda Minas chegará a 977 mil famílias, dos 853 municípios mineiros, incluindo famílias de povos e comunidades tradicionais cadastrados no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). No total serão repassados cerca de R$ 346 milhões, o que dá uma média de R$ 117,00 por família, a cada mês.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Elizabeth Jucá, ressaltou que o auxílio é destinado a famílias extremamente pobres e terá impacto significativo, especialmente em meio à pandemia.
"É um programa complementar de renda para pessoas extremamente pobres, que ganham menos de R$ 89 por mês. Queremos dar um alívio para essas pessoas. E lembrando que também vamos atingir indígenas, quilombolas e moradores de rua cadastrados no CadÚnico", disse.
A secretária explicou, ainda, que os recursos são destinados a pautas sociais. "É um recurso carimbado, que não pode ser aplicado em obras ou pagamento de folha, por exemplo. Por isso, não trará prejuízos a outras áreas", afirmou.
Emprego e Renda
O Governo de Minas também está trabalhando em ações de estímulo de emprego e renda. Para isso, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social tem firmado parcerias com entidades públicas e privadas. Entre as iniciativas previstas estão a realização de um Feirão Virtual de Empregos, Feira Virtual da Economia Popular Solidária, cursos de qualificação profissional e intermediação de mão de obra.
Com a perspectiva de reunir mais de 500 mil profissionais autônomos, está sendo implantado o Contrata MG, plataforma digital de intermediação de mão de obra, criada em parceria com a startup Crafty. Por meio de um aplicativo, os profissionais autônomos se cadastrarão, oferecendo seus serviços a potenciais clientes, com uma negociação direta entre eles.
Repasse aos municípios
O governador anunciou ainda a ampliação do repasse aos fundos de assistência social dos municípios. Serão direcionados R$ 22 milhões para reduzir os impactos sofridos pela população mineira em decorrência da pandemia, especialmente de famílias que estão em situação de vulnerabilidade social.
Todos os 853 municípios serão contemplados com valores equivalentes a 5 parcelas a mais do Piso Mineiro, que é calculado de acordo com o número de famílias incluídas no CadÚnico, multiplicado por R$ 2,20.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85064
De: Afonso Cláudio Data: Sexta 11/9/2020 10:25:41
Cidade: Montes Claros/MG

Pandemia do novo coronavírus

I) Comparação dos aumentos percentuais dos 15 primeiros países da classificação da Organização Mundial da Saúde, em ordem decrescente, referentes às mortes por coronavírus até 11/09/2020, 7h32m e até 04/09/2020, 7h43m:

1º Argentina 16,5% (passou de 9.361 para 10.907 mortes)
2º Índia 11,4% (de 68.472 para 76.271)
3º Colômbia 8,0% (de 20.618 para 22.275)
4º México 5,0% (de 66.329 para 69.649)
4º Bangladesh 5,0% (de 4.412 para 4.634)
5º África do Sul 4,8% (de 14.563 para 15.265)
6º Peru 4,4% (de 29.068 para 30.344)
7º Rússia 4,0% (de 17.598 para 18.309)
8º Brasil 3,9% (de 124.614 para 129.522)
9º Iran 3,4% (de 22.044 para 22.798)7
10º Chile 3,1% (de 11.422 para 11.781)
11º Estados Unidos 2,7% (de 186.806 para 191.791)
12º Espanha 1,6% (de 29.234 para 29.699)
13º França 0,3% (de 30.712 para 30.819)
14º Reino Unido 0,2% (de 41.616 para 41.697)

II) Classificação da OMS hoje, referente aos 15 primeiros países e que inclui casos confirmados, mortes e casos recuperados: 1º Estados Unidos, 2º Índia, 3º Brasil, 4º Rússia, 5º Peru, 6º Colômbia, 7º México, 8º África do Sul, 9º Espanha, 10º Argentina, 11º Chile, 12º Iran, 13º França, 14º Reino Unido e 15º Bangladesh.

III) Totais referentes ao Mundo hoje: Mortes 909.927; Casos confirmados 28.191.178; Casos recuperados 18.992.383.

IV) A exemplo da classificação da mensagem 85.046, de 04/09/2020, os destaques de hoje são: a permanência da Argentina no 1º lugar, como vem ocorrendo desde 21/8, a Índia no 2º lugar, a qual apareceu 5 vezes nesse lugar e 10 vezes entre os 4 primeiros lugares e hoje, a partir de 30/5, e a Colômbia, que apareceu no 2º lugar em 6 classificações após 31/7 e hoje está no 3º lugar.

Há exatos 19 anos, em 11/9/2001, os ataques da Al-Qaeda aos Estados Unidos, transmitidos ao vivo pelas TVs para o Mundo, resultaram em 2.996 mortos e mais de 6.291 feridos. O número de mortos da atual pandemia do novo coronavírus, até hoje, é 303,7 vezes o dos citados atentados e ambos os fatos históricos chocam o Mundo. Que a Humanidade reflita sobre essas tragédias, suas consequências e como devem ser combatidas e eliminadas. E que as vítimas fatais descansem em paz no Reino de Deus e os sobreviventes tenham saúde e paz.

Eng. Afonso Cláudio de Souza Guimarães

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85063
De: José Ponciano Neto Data: Sexta 11/9/2020 14:54:25
Cidade: Montes Claros- MG  País: Brasil

ECOSSISTEMA CAATINGA FORA DOS HOSTSPOTS DE BIODIVERSIDADE.

- Das várias viagens a serviço do monitoramento dos recursos hídricos e também do meio ambiente natural. Sempre deparei, e ainda deparo com alguma anormalidade na natureza – que é consequência disso ou daquilo – principalmente do desmatamento da mata nativa.

Certo dia fui a Espinosa-MG , na volta tive de passar por uma estrada de terra de Mato Verde à Jaiba debaixo de um sol senegalês; eu e o carro percebemos a falta d’água nos nossos radiadores. Foi aí que parei em um “boteco” à beira da estrada para pedir água. Fui bem atendido por uma linda e jovem morena (afrodescendente) - muito educada - me trouxe a água, neste instante, seu pai apoderou-se de uma cartucheira e foi para os fundos da casa - eu assustado - perguntei a linda “pierrô morena” o motivo da correria do seu pai – “é para matar aquela siriema” (sic)- me respondeu.
Segundo ela, as seriemas estão comendo os ovos das galinhas e também os pintinhos. Ouvimos o estampido! Logo o Sr. Ubiratã voltou com a pobre “Çaria”, exibindo-a como troféu. -“Quero vê essa infusada me dar prejuízo mais”- diz.

Neste momento comecei explicá-lo o porquê dos ataques ao galinheiro.

- O desmatamento descontrolado e os defensivos agrícolas são responsáveis pela falta dos alimentos das Seriemas – elas alimentam (como todos sabem) de lagartixas, ratos, calango, e outros animais, inclusive cobras - na falta de alimento a seriema vai prá onde tem comida mais fácil. Sr Ubiratã quebrou o chapéu na testa - “já enrugada”, e me diz que “entendeu” - fui embora – porém, com aquela dúvida(?) – Será que o Sr. Ubiratã entendeu mesmo? - (?)

Diante do exposto me veio uma pergunta: - “Por que o ecossistema do bioma caatinga, mesmo rico, está fora dos Hostspots de biodiversidade publicados no livro Hotspots Revisited ?

Quem me conhece, sabe que não tenho a “expertise” dos biólogos - cientistas e pesquisadores que atuam nos estudos da biodiversidade, mas, sou convicto que não considerar como um “hostsport” o ecossistema da caatinga é uma sacanice!

A caatinga brasileira tem muitas espécies endêmicas da flora e da fauna que estão sendo ameaçadas de extinção. A caatinga é de uma relevância ecológica importantíssima por possuir vegetação diferenciada do restante do mundo. Sua diversidade de ambientes principalmente sua fauna de invertebrados que é responsável pelo o alimento dos répteis, anfíbios e os pequenos mamíferos – na cadeia alimentar são alimentos da Seriema, além disso, a maioria dos invertebrados é responsável pela polinização da flora. Para entender: - se não existir os invertebrados não haverá alimento para os repteis, que são alimentos das Seriemas.

Voltando aos hostpots. Se o ecossistema do Cerrado é considerado hostpot de biodiversidade, não tem como, deixar de considerar o ecossistema da Caatinga - que vai do Norte de Minas até ao Ceará - uma das prioridades de preservação, pois, estar altamente ameaçado. Diante das várias pesquisas sofisticadas que as Universidades fizeram acerca das espécies ameaçadas. Pode sim, validar a nossa preocupação com o bioma Caatinga.

No Bioma Caatinga conta como muitas espécies da fauna ameaçadas, como: onça parda – jaguatirica – gato do mato – periquito-cara-suja - Gambá – Sapo cururu - veado caatingueiro - Asa branca e outros. Na flora caatingueira também temos espécies ameaçadas: O mandacaru – facheiro (mandacaru azul) - xique-xique do sertão – várias espécies cactáceas - juazeiro – aroeira e outras espécies à serem pesquisadas;

Face do exposto: Existem locais do semiárido (caatinga) totalmente destruídos devido a criação extensiva do gado e a monocultura do eucalipto e pinus, apresentando visivelmente características de deserto.

Recapitulando: O ecossistema mais ameaçado do mundo é o Bioma Caatinga com grande número de espécies endêmicas em extinção - o grau de ameaças é enorme. Os especialistas têm que revisar e avaliar os hotspots e incluir o nosso ecossistema (Bioma Caatinga) no livro Hotspots Revisited - que é o único da América Latina.

Iremos à luta pela preservação da biodiversidade; salvar esses locais únicos e ameaçados. Será uma obrigação! A sustentabilidade é o trilho da política de preservação e conservação ambiental.

PS: “Hotspot é uma área definida como prioritária para preservação ou conservação que está com sua biodiversidade ameaçada – principalmente as endêmicas, e que tenha apenas 25% de vegetação original remanescente.”

Bioma Caatinga é semelhante, mas não é Cerrado. - Vamos salvar todos!

11/IX/2020
(*) José Ponciano Neto é Tec. Meio Ambiente - Tec. em Recursos Hídricos e Ex Membro Técnico do componente Sustentabilidade Ambiental do Programa Água Doce no semiárido brasileiro.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85062
De: Afonso Cláudio Data: Sexta 11/9/2020 15:14:29
Cidade: Montes Claros/MG

Covid-19 em Minas Gerais

Classificação dos números de mortes por 100.000 habitantes, em ordem decrescente, devidas ao novo coronavírus, referentes a 30 dos maiores municípios de Minas Gerais, a partir de dados publicados pela Secretaria Estadual de Saúde, às 10:00 hs de 11/09/2020:

Classif./Municípios/Populações/Mortes/Mortes por 100 mil habts.

1º Gov. Valadares 279.885 221 78,9
2º Uberlândia 691.305 463 67,0
3º Ipatinga 263.410 159 60,4
4º Teófilo Otoni 141.934 83 58,4
5º Araguari 117.267 66 56,4
6º Cel. Fabriciano 109.855 56 50,9
7º Contagem 663.855 312 46,9
8º Caratinga 92.062 41 44,6
9º Belo Horizonte 2.501.576 1097 43,9
10º Betim 439.340 178 40,5
11º Ribeirão das Neves 334.858 122 36,4
12º Sabará 136.344 47 34,5
13º Santa Luzia 219.134 73 33,3
14º Uberaba 333.873 107 32,0
15º Patos de Minas 150.833 48 31,8
16º Ibirité 180.204 56 31,1
17º Juiz de Fora 568.873 175 30,7
18º Pouso Alegre 150.737 44 29,1
19º Curvelo 80.129 19 23,7
20º MONTES CLAROS 409.341 94* 22,9
21º Vespasiano 127.601 27 21,1
22º Varginha 134.477 28 20,9
23º Divinópolis 238.230 46 19,3
24º Passos 114.679 20 17,5
25º Janaúba 71.648 12 16,7
26º Pirapora 56.428 9 16,1
27º Sete Lagoas 239.639 36 15,0
28º Poços de Caldas 166.085 23 13,8
29º Itabira 120.060 11 9,2
30º Januária 67.742 1 1,5

* Conforme o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde de Montes Claros, publicado pelo montesclaros.com às 18h43m de 10/09/20, o número de óbitos confirmados nesse Município é 96, o que não alteraria a posição do mesmo, no 20º lugar da classificação acima, a mesma da semana passada, conforme a mensagem 85.048.
- Percentual do número de habitantes dos municípios acima, em relação aos do Estado: 9.201.314/21.119.536 = 43,6%.
- Percentual do número de mortes dos municípios acima, em relação às do Estado: 3.674/6.114 = 60,1%.
- Governador Valadares permanece no 1º lugar desde 7/8/20 e Januária no 30º lugar desde 17/7/20, quando começou esta classificação semanal de 30 entre os maiores municípios de Minas Gerais.

A pandemia continua, embora com tendência à redução do número de casos e mortes no Brasil, como amplamente noticiado, "dependendo do grau de contaminação do vírus no país e suas consequências" (mensagem 85.057, de 8/9/20). Continuemos praticando as atitudes preventivas recomendadas pelas autoridades, especialistas e profissionais da saúde, para que se consolide essa redução e até que venha a vacina eficaz.

Eng. Afonso Cláudio de Souza Guimarães

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85061
De: Governo de Minas Data: Quarta 9/9/2020 18:23:14
Cidade: Belo Horizonte

Atividades culturais e parques estaduais terão protocolo de reabertura na onda amarela do Minas Consciente -
Triângulo do Sul, que inclui Uberaba e Frutal, avança para a onda verde; Triângulo do Norte, onde estão Uberlândia e Ituiutaba, regride para a vermelha - Atividades culturais e parques estaduais ganharão protocolos específicos para reabertura na onda amarela do Minas Consciente, plano criado pelo Governo do Estado para garantir a retomada segura e gradual da economia nos municípios. Museus, galerias, bibliotecas, parques e unidades de conservação deverão seguir a lógica modular, como a que foi implementada para academias de ginástica.
A decisão foi tomada nessa terça-feira (8/9) pelo Grupo Executivo do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coes Covid-19), que avaliou as demandas dos setores e a possibilidade de adaptação sanitária dos equipamentos culturais e naturais do Estado.
O governador Romeu Zema ressaltou que a decisão de antecipar a reabertura para a onda amarela foi tomada após especialistas da Saúde avaliarem que os setores possuem capacidade de se adaptar aos protocolos sanitários e garantir a segurança dos visitantes.

“Já estamos observando um cenário mais controlado da pandemia em Minas Gerais e, com isso, será possível liberarmos algumas atividades. Agora, as macrorregiões que estiverem na onda amarela poderão retomar parcialmente as atividades culturais, desde que estejam dentro dos protocolos de segurança. Assim, museus, parques estaduais e outros patrimônios do Estado poderão ser visitados novamente”, afirmou.
Ondas
Zema também destacou que o Comitê Executivo Covid-19 decidiu, em reunião nesta quarta-feira (9/9), pelo avanço da macrorregião de Saúde Triângulo do Sul para a onda verde, após avaliar que a localidade possui índices controlados da doença e uma quantidade suficiente de leitos disponíveis. Por outro lado, a macrorregião Triângulo do Norte apresentou aumento no número de casos e, por isso, vai regredir para a onda vermelha.
“Fico muito satisfeito que mais uma macrorregião, que inclui as cidades de Iturama, Frutal e Uberaba, possa ir para a onda verde. Isso reflete uma posição de segurança na localidade em relação à pandemia. Mas ainda temos regiões na onda vermelha, o que nos causa preocupação. Por isso, precisamos levar adiante todas as medidas de prevenção; elas continuam sendo extremamente importantes. O uso de máscara, o distanciamento e a higienização são fundamentais”, ressaltou.
Todas as mudanças definidas pelo Comitê passam a valer no próximo sábado (12/9), após publicação no Diário Oficial.
Municípios
Até esta quarta-feira (9/9), 73% dos municípios mineiros (622) aderiram ao plano Minas Consciente, impactando quase 14 milhões de pessoas.
Entre as 732 cidades com menos de 30 mil habitantes, 435 apresentaram menos de 50 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. Assim, elas estão autorizadas a avançar automaticamente para a onda amarela do plano, independentemente da situação das macro ou microrregiões nas quais estão inseridas.
Onda Vermelha
As macrorregiões de Saúde Triângulo do Norte, Noroeste e Nordeste estão na onda vermelha do plano. Portanto, nesses locais está autorizada a abertura dos seguintes serviços:

- Supermercados, padarias, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência;
- Bares (somente para delivery ou retirada no balcão);
- Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros;
- Serviços de ambulantes de alimentação;
- Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop;
- Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito;
- Vigilância e segurança privada;
- Serviços de reparo e manutenção;
- Lojas de informática e aparelhos de comunicação;
- Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões;
- Construção civil e obras de infraestrutura;
- Comércio de veículos, peças e acessórios automotores.
Onda Amarela
As macrorregiões de Saúde Centro, Vale do Aço, Jequitinhonha, Leste, Oeste, Sul, Centro-Sul, Sudeste e Leste do Sul apresentaram índices favoráveis para a abertura de serviços não essenciais, contemplados pela onda amarela.

Nesta fase, são permitidos:

- Bares (consumo no local);
- Autoescolas e cursos de pilotagem;
- Salões de beleza e atividades de estética;
- Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo;
- Papelarias, lojas de livros, discos e revistas;
- Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem;
- Comércio de itens de cama, mesa e banho;
- Lojas de móveis e lustres;
- Imobiliárias;
- Lojas de departamento e duty free;
- Lojas de brinquedos;
- Academias (com restrições)
- Agências de viagem
- Clubes
- Bibliotecas, museus, galerias, arquivos (com restrições)
- Parques estaduais, unidades de conservação, zoológicos e jardins (com restrições)
Onda verde
*As macrorregiões Norte e Triângulo do Sul apresentaram quadros controlados da doença após passarem 28 dias na onda amarela* e, por isso, avançaram para a onda verde, que permite a abertura de serviços não essenciais com alto risco de contágio.
São eles:
- Atividades artísticas, como produção teatral, musical e de dança e circo
- Cinemas
- Feiras, congressos, exposições, filmagens de festas, casas de festas, bufê
- Parques de diversão, discotecas, boliches, sinuca
- Bares com entretenimento (shows e espetáculos)
- Serviços de colocação de piercings e tatuagens

*Para avançar para a onda verde, as cidades precisam estar há 28 dias consecutivos na onda amarela, sem sofrer retrocessos durante esse período.
Microrregiões
Além das macrorregiões, os dados das 67 microrregiões mineiras são considerados pelo Comitê Executivo Covid-19, permitindo que elas sejam divididas por ondas, conforme as realidades específicas. Caso as ondas indicadas para as macro e microrregiões sejam diferentes, caberá a cada prefeito optar por qual das duas recomendações seguir.
Confira aqui a planilha com os municípios incluídos nas microrregiões.


Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85060
De: Manoel Hygino Data: Quarta 9/9/2020 10:38:11
Cidade: Belo Horizonte

Em tempo de guerra

Manoel Hygino

Os chefes de Estado e de Governo, assim como suas esposas, participavam diretamente dos esforços gerais durante guerras e tragédias outras. Poderia lembrar algumas delas.... E deles.... No front ou ao lado dos soldados. Robert K. Massie, por exemplo, autor de um livro que se popularizou, virou filme e se tornou sucesso no cinema, relata a participação da rainha Alexandra nos últimos anos da monarquia russa, assumindo espontaneamente liderança de um grupo de pessoas da família na assistência aos soldados feridos durante a 1ª Grande Guerra.
Na velha Rússia, durante o grande conflito, a imperatriz chegava às 9h pontualmente, vestindo o uniforme cinzento do serviço de saúde, acompanhada das filhas mais velhas, Olga e Tatiana, e da amiga Anna Vyrobova, para o curso de Enfermagem. Passavam ao atendimento dos soldados, que chegavam feridos e moribundos. Para Alexandra, aquilo era a Rússia, sangrando e gemendo. Cabia-lhe dar assistência. Um espetáculo sombrio, que não a desanimava.
Semelhante esforço desenvolveu no Brasil o presidente da República, Wenceslau Braz, nos últimos tempos de Governo, quando da calamidade causada pela gripe Espanhola. A doença, trazida pelos navios da Europa, pegou a população de surpresa e se alastrou facilmente.
O chefe da nação, mineiro de Itajubá, enfrentou tudo com disposição. Além de todos os misteres do cargo naquela hora, ainda encontrava tempo para visitar, diariamente, com a esposa, hospitais e cemitérios, no Rio de Janeiro, capital da República, para oferecer o conforto às famílias. Expunha-se ao contágio, firme no propósito de determinar providências que pudessem amenizar as dimensões da hecatombe. Os cariocas se emocionavam com seu senso de solidariedade e desvelo.
O velho e solidário costume parece que se vai perdendo no âmbito das lembranças e nas descrições da História.
Os dirigentes nacionais e suas esposas se dedicam mais a outros afazeres, que sempre os há para quem quer servir à pátria e seus cidadãos. Oportunidades não faltam, mas é imprescindível uma disposição de espírito, o que, parece, vai-se escasseando no período turbulento politicamente que atravessamos.



Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85059
De: Policia Militar Data: Quarta 9/9/2020 10:41:23
Cidade: Montes Claros

JANAÚBA – A Polícia Militar, ontem, 8, por volta das 12h00min, durante patrulhamento recebeu informações que na rua Ubaldino de Assis, bairro Rio Novo, em Janaúba, ocorrera um homicídio e que a vítima, identificada, homem de 31 anos, socorrida por terceiros, teria dado entrada no HPS Regional, onde veio a óbito em decorrência dos disparos de arma de fogo. De posse das informações, os policiais militares compareceram ao HPS onde, segundo a médica de plantão, que atestou o óbito, verificou que no corpo da vítima haviam 09 (nove) orifícios/perfurações provenientes de arma de fogo, sendo o corpo encaminhado ao IML. Segundo informações, 02 (dois) indivíduos chegaram na casa da vítima e fez a aquisição de uma substância entorpecente; assim que aproximaram ao portão, um grupo de aproximadamente 06 (seis) indivíduos chegaram e efetuaram diversos disparos de arma de fogo contra a vítima, e evadiram em seguida. Durante o patrulhamento/rastreamento os policiais militares receberam informações dos seis possíveis autores e que um dos que compareceram a residência da vítima também participara do crime, atuando como distração, fazendo com que a vítima saísse do interior de sua residência, sem nada desconfiar. Continuado o rastreamento 04 (quatro) dos envolvidos foram localizados, abordados e identificados, 01 (um) de 34, 02 (dois) de 20 anos, e 01 (um) menor infrator de 17 anos; as motocicletas Honda CB 300, cor amarela, placa OII-4557 e Yamaha Factor, cor preta, placa HKG-3673, relacionadas ao crime, e 01 (um) aparelho celular, foram apreendidas. Em um imóvel localizado à rua João Luiz de Almeida, no bairro Rio Novo, foram apreendidos outros 03 (três) aparelhos celulares e 01 (uma) cápsula, calibre .40, deflagrada. Os 03 (três) indivíduos, maiores, foram presos, o menor infrator foi apreendido e conduzidos a DP, com os materiais também apreendidos. Rastreamento continua na tentativa de localização e prisão dos demais envolvidos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85058
De: Corpo de Bombeiros Data: Terça 8/9/2020 08:47:08
Cidade: Montes Claros

(...) Na manhã dessa segunda-feira, 07 de Setembro de 2020, por volta das 8 horas, uma guarnição de resgate realizou atendimento em ocorrência de trânsito. Uma carreta, carregada com gordura animal, havia tombado na pista, deixando ferido o condutor. O fato ocorreu na Avenida Sidney Chaves, bairro Distrito Industrial em Montes Claros. O condutor do veículo apresentava um ferimento na cabeça, foi socorrido e encaminhado à unidade hospitalar.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85057
De: Afonso Cláudio Data: Terça 8/9/2020 16:29:47
Cidade: Montes Claros/MG

Pandemia do novo coronavírus

Até o mês de agosto/2020 os números de mortes por coronavírus no Brasil foram: Março 141; Abril 4.876; Maio 22.861; Junho 30.507; Julho 31.998; Agosto 29.211.
Entre 29/8/20 e 8/9/20 ocorreram 7.366 mortes (126.960 - 119.594), resultando numa média de 737 por dia. Projetando para 30 dias seriam 22.110 mortes em setembro/20.
Portanto, teríamos duas reduções percentuais importantíssimas: de Julho para Agosto 8,7% (real) e de Agosto para Setembro 24,3% (a confirmar).
O valor de 22.110 é muito próximo do verificado em maio (22.861) e, se for confirmado, deverá significar a descida definitiva da curva da pandemia no Brasil neste semestre, dependendo do grau de contaminação do vírus no país e suas consequências.
8/9/2020 - Natividade de Nossa Senhora
Eng. Afonso Cláudio de Souza Guimarães

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85056
De: Polícia Militar Data: Terça 8/9/2020 15:49:08
Cidade: M. Claros

POLÍCIA MILITAR PRENDE AUTOR E RECUPERA APARELHO CELULAR, PRODUTO DE FURTO
MONTES CLAROS – A Polícia Militar, ontem, 7, por volta das 16h05min, compareceu na rua Raul Corrêa, bairro Cândida Câmara, nesta cidade, onde, segundo a vítima, homem de 61 anos, se encontrava em um bar quando ao deslocar ao banheiro deixou o seu aparelho celular sobre a mesa e ao retornar percebeu que indivíduo havia subtraído o referido aparelho; testemunhas que se encontravam no local e presenciaram o ocorrido, informaram as características do autor, que, após subtrair o aparelho, evadiu do local em um veículo Ford Fiesta, cor azul, placa(...). De posse das informações os policiais militares, durante o rastreamento, por meio da placa do veículo e consulta ao sistema, localizaram o endereço do suspeito, no bairro de Lourdes, local onde depararam com o veículo estacionado defronte uma casa; em contato com o proprietário desta tomaram conhecimento que o suspeito é amasiado da sua neta e teria deixado o veículo no local e saído em uma motocicleta; devidamente autorizados, durante as buscas, localizaram a sua neta, identificada, 18 anos, com o aparelho furtado na mão e disse que ia devolver, alegando que o autor teria deixado o aparelho com ela; decorrido algum tempo o indivíduo chegou em uma motocicleta, reagiu passivamente, tentando se desvencilhar dos militares, sendo necessária a sua imobilização, com controle de contato, e uso de algema, momento em que foi abordado e identificado, 23 anos; durante a contenção do suspeito houve tumulto por parte de alguns familiares, sendo necessário uso de spray de pimenta para dispersar as pessoas que tentaram impedir a sua prisão. A sua amásia por haver desacatado os policiais militares, foi presa. O veículo Ford Fiesta foi apreendido e removido ao pátio conveniado. Os envolvidos foram presos e conduzidos a DP, com o aparelho celular recuperado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85055
De: Manoel Hygino Data: Terça 8/9/2020 08:21:47
Cidade: Belo Horizonte

Letras MG, 300 anos

Manoel Hygino

Publicado já foi e muito bem editado. Refiro-me a “Literatura Mineira: trezentos anos”, com 445 páginas, o que dá ideia da dimensão da obra, cuja organização se deve a Jacyntho Lins Brandão, da Academia Mineira de Letras, em edição do BDMG Cultural. A presidente, Gabriela Moulin, faz a apresentação, dizendo que “o leitor encontrará muito mais do que a história das diversas literaturas de Minas”.
O idealizador é Rogério Faria Tavares, jornalista e presidente da Academia, e que, como ex-presidente do BMDG Cultural, programara o livro, considerando-o “produto de interesse público, para habitar as salas de aula, as bibliotecas, os centros comunitários, os clubes de leitura de todos os cantos do Brasil” de todo o país, dedicado a Estudos Temáticos.
Na primeira parte, os artigos e ensaios são de Ângelo Oswaldo, Constância Lima Duarte/Maria do Rosário A. Pereira, Eduardo Assis Duarte, Eliana da Conceição Tolentino, Emílio Maciel, Eneida Maria de Souza, Fabrício Marques, Ivete Lara Camargos Walty, João Antônio de Paula, Leda Martins, Lucia Castello Branco, Maria Inês de Almeida, Nabil Araújo, Paulo Fonseca Andrade, Raquel Beatriz Junqueira Guimarães e Sérgio Alcides.
A segunda parte, comparecem Aline Alves Arruda, Andréia de Paula Xavier Vilela, Andréia Sirihal Werkema, Anelito de Oliveira, Antônio Sérgio Bueno, Audemaro Taranto Goulart, Cláudia Campos Soares, Daniela Magalhães da Silveira, Kelen Benfenatti Paiva, Márcia Marques de Morais, Marcos Rogério Cordeiro, Maria Alex Rosa, Telma Borges e Wesley Thales de Almeida Rocha.
São, como se vê, nomes de grande expressão no cenário das letras em Minas e que comparecem com colaborações bem apropriadas à efeméride dos 300 anos de nossa literatura. Pode-se dizer, sem medo, que a leitura corresponde a um verdadeiro curso sobre temas que dão dimensão do que fomos, somos e fizemos durante estes três decênios da História.
Antonio Carlos Secchin, da Academia Brasileira de Letras, a propósito, se manifestou na orelha: “Este livro é um marco que contribui, não apenas para um mais aprofundado conhecimento da cultura de Minas, mas, também, para melhor compreensão da própria literatura brasileira, na medida em que é impossível falar da criação literária no Brasil sem levar em conta o papel fundador e fecundador de escritores mineiros”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85054
De: Afonso Cláudio Data: Domingo 6/9/2020 18:57:47
Cidade: Montes Claros/MG

Prevenção de incêndios

Um casal de idosos teve que ser retirado na madrugada de hoje, na rua Maranhão, bairro Funcionários, BH, de um incêndio no apartamento deles. Motivo: deixaram um aparelho de massagem para dores na coluna, carregando a bateria, sobre um sofá. Dormiram enquanto a bateria do aparelho carregava. O mesmo aqueceu em excesso, queimou e incendiou o sofá. Vi imagens do incêndio e havia formação de fumaça muito escura, provavelmente muito tóxica.
Faltou acompanhamento por parte de quem ligou o aparelho ou de outra pessoa.
É mais seguro deixar qualquer aparelho eletro-eletrônico carregando bateria fora do horário de dormir e sem estar sobre qualquer superfície inflamável ou molhada.
Os bombeiros retiraram os idosos do imóvel, com queimaduras de segundo grau e os conduziram aos Hospitais João XXIII e Felício Rocho.
As chamas foram controladas, mas os moradores do prédio tiveram que permanecer fora dele neste Domingo, por orientação dos militares, para reduzir os riscos de inalação e intoxicação por fumaça residual.

Afonso Cláudio de Souza Guimarães - Engenheiro Eletricista

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85053
De: Corpo de Bombeiros Data: Domingo 6/9/2020 03:58:54
Cidade: M. Claros

MONTES CLAROS/MG – MILITARES DO CORPO DE BOMBEIROS ATENDEM OCORRÊNCIA DE VÍTIMA QUE CAIU EM RIBANCEIRA DE DESNÍVEL DE 40M AO TENTAR FUGIR DE CARRO QUE A PERSEGUIA.

Na noite deste sábado, 05 de setembro de 2020, por volta das 23h30 , os bombeiros foram acionados para procurar e resgatar uma vítima que estava caida na ribanceira com desnível de cerca de 40m , apresentando possíveis fraturas nas pernas e braço, próximo a Estrada da Produção , numa área denominada Fazendão .
A vítima ainda ferida e dentro da ribanceira, ligou para os bombeiros via 193 tentando informar o local em que ela se encontrava . Mandou áudios e tentou explicar a sua localização que estava imprecisa , pois encontrava-se confusa.
Alegava que tentou fugir de um carro que a perseguia , por isso que correu para dentro da mata por vários quilômetros e veio a cair na ribanceira.
Os bombeiros, imediatamente , se deslocaram para o local e realizaram várias ligações para a vítima , percorreram vários quilômetros mata a dentro no intuito de localizá-la.
Foram emitidos sinais sonoros por meio de apito e gritos e sinais luminosos através de lanternas e giroflex da viatura para a vítima, objetivando obter a direção certa em que ele se encontrava.
Têm-se que , após cerca de uma hora de procura, a vítima foi localizada dentro de uma ribanceira com declividade de cerca de 15m. Com muita dificuldade, os bombeiros desceram nesta ribanceira cheia de espinhos , cipós e pedras , avaliaram o estado físico da vítima do sexo masculino , que se encontrava consciente e um pouco confusa, idade aparente de 40 anos , cerca de 1,85 m de altura, 110kg .
Apresentava suspeita de fratura nas duas pernas, suspeita de fratura no braço direiro, ferimentos na cabeça e várias escoriações pelo corpo.
Salienta-se que o local onde a vítima se encontrava era circundado por vegetação densa, apresentava muitos cipós, espinhos e pedras .
Foi realizado o estudo de situação, quanto as técnicas e materiais a serem utilizados para o içamento da vítima e a melhor rota de fuga a ser usada, haja vista o grande desnível do terreno e fatores dificultadores como as possíveis lesões da vítima , peso para içamento no local de grande aclive durante o período noturno .
Foram utilizados equipamentos específicos de atendimento pré-hospitalar para a imobilização desta vítima de trauma , a exemplo de colete cervical e prancha longa . Utilizou-se de materias específicos de salvamento terrestre, como cordas , mosquetões, polias e maca tipo sked.
A partir da retirada de parte da densa vegetação local, por meio do corte com facões, foi possível criar uma rota que possibilitasse a montagem de um sistema de redução de forças para o içamento da vítima e a consequente subida da maca tipo sked com ela dentro , sendo guiada pelos bombeiros.
Após o içamento da vítima imobilizada, que contou com o apoio dos Policias Militares e retirada de dentro da densa vegetação através do transporte por vários metros da maca tipo sked, a vítima foi deixada sob os cuidados do SAMU.
A operação durou cerca de 4h , contando com o empenho de cinco militares, distribuidos em duas viaturas dos bombeiros, dois policiais militares e dois socorristas do SAMU. ASCOM/7ºBBM

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85052
De: Afonso Cláudio Data: Sábado 5/9/2020 12:21:46
Cidade: Montes Claros/MG

Pandemia nos Estados brasileiros

Classificação dos aumentos percentuais dos números de mortes, em ordem decrescente, devidas ao novo coronavírus, referentes aos Estados e Distrito Federal, do Brasil, a partir de dados publicados pelo Ministério da Saúde em 29/8/2020 e 05/9/2020:

Classificação/Estados/Aumento percentual/Nºs. mortes

1º Mato Grosso do Sul 14,1% (passou de 823 para 939 mortes)
2º Goiás 13,2% (de 3003 para 3400)
3º Tocantins 12,5% (de 649 para 730)
4º MINAS GERAIS 10,5% (de 5167 para 5708)
5º Distrito Federal 9,9% (de 2440 para 2681)
6º Rio Grande do Sul 9,8% (de 3323 para 3650)
7º Paraná 9,7% (de 3194 para 3505)
8º Mato Grosso 7,3% (de 2677 para 2873)
9º Bahia 6,6% (de 5243 para 5590)
10º Amazonas 5,8% (de 3629 para 3841)
11º Rondônia 5,2% (de 1114 para 1172)
12º Rio de Janeiro 5,0% (de 15859 para 16647)
13º São Paulo 4,7% (de 29694 para 31091)
13º Paraíba 4,7% (de 2404 para 2517)
14º Piauí 4,6% (de 1785 para 1868)
15º Espírito Santo 3,8% (de 3117 para 3235)
16º Alagoas 3,0% (de 1861 para 1917)
17º Acre 2,5% (de 608 para 623)
18º Sergipe 2,3% (de 1837 para 1880)
19º Maranhão 2,2% (de 3412 para 3488)
20º Rio Grande do Norte 2,1% (de 2234 para 2281)
21º Pará 2,0% (de 6106 para 6228)
21º Amapá 2,0% (de 657 para 670)
22º Santa Catarina 1,9% (de 2193 para 2235)
22º Roraima 1,9% (de 587 para 598)
23º Ceará 1,4% (de 8376 para 8493)
23º Pernambuco 1,4% (de 7512 para 7619)

O Estado de Minas Gerais, que estava no 3º lugar em 29/8/20, voltou hoje para o 4º lugar, como em 15/8/20.
Outros destaques: 3 Estados (Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins) e o Distrito Federal, situados na Região Centro-Oeste do Brasil, ocupam os 5 primeiros lugares, juntamente com Minas Gerais. Rio Grande do Sul e Paraná, ambos da Região Sul, ocupam lugares vizinhos (6º e 7º), bem como o Rio de Janeiro e São Paulo, ambos da Região Sudeste, ocupam praticamente o mesmo lugar (12º e 13º).
Total de mortes no Brasil hoje = 125.584, com aumento de 5,0% em relação a 119.594, registrado em 29/8/20.

5/9/2020 - 55º ano da inauguração do Estádio Minas Gerais, em BH.
7/9/2020 - 198º ano da Independência do Brasil.
Com fé e esperança venceremos o perigoso e traiçoeiro novo coronavírus, sob a proteção de Deus e não deixando de colocar em prática as ações preventivas recomendadas pelas autoridades, especialistas e profissionais da saúde, amplamente divulgadas.

Eng. Afonso Cláudio de Souza Guimarães

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85051
De: Prefeitura Data: Sábado 5/9/2020 00:24:50
Cidade: M. Claros

Decreto no. 4096, de 04 de setembro de 2020
DISPÕE SOBRE A ETAPA CINCO DO PLANO MUNICIPAL “AVANÇA MOC, COM RESPONSABILIDADE”, INSTITUÍDO PELO DECRETO MUNICIPAL No. 4046, DE 20 DE MAIO DE 2020 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS
O Prefeito de Montes Claros – MG, no uso de suas atribuições legais, nos termos dos arts. 71, inciso VI e 99, inciso I, alínea “i” da Lei Orgânica Municipal e do disposto no artigo 30, inciso I, da Constituição da República, bem como nos termos da Lei Municipal 5.252/2020 e da Lei Federal 13.979/2020 e,
CONSIDERANDO, a criação do plano municipal “AVANÇA MOC, COM RESPONSABILIDADE”;
CONSIDERANDO, que o referido plano estabeleceu critérios para avanços ou retrocessos na flexibilização do funcionamento das diversas atividades no Município de Montes Claros;
CONSIDERANDO, que o Estado de Minas Gerais permitiu a flexibilização de algumas atividades, a critério Município de Montes Claros;
CONSIDERANDO, que o Município está, no presente, respeitando as restrições impostas pelo Estado de Minas Gerais;
DECRETA:
Art. 1o – A partir do dia 05 de setembro, do corrente ano, ficam autorizados a funcionar no Município de Montes Claros as atividades descritas nos incisos do presente artigo:
I – campeonatos esportivos, sem presença de público;
II – eventos privados, com até 30 (trinta) pessoas; III – shows artísticos e musicais, com até 30 (trinta) pessoas;
IV – casas de festas e eventos, desde que tenham na sua realização até 30 (trinta) pessoas;
V – práticas esportivas coletivas, inclusive as atividades que envolvam o aluguel de espaços para a prática esportiva;
VI – aluguel de objetos pessoais e domésticos. Parágrafo Único. As atividades aqui descritas deverão, para o retorno ao funcionamento, atender todas as disposições constantes do Decreto Municipal n.o 4046, de 20 de maio de 2020, bem como a restrição constante no inciso I, do artigo 6o, da Deliberação do Comitê Extraordinário Covid- 19, de n.o 17, de 22 de março de 2020, do Estado de Minas Gerais.
Art. 2o – As atividades da Etapa Cinco, do plano municipal “AVANÇA MOC, COM RESPONSABILIDADE”, não descritas no artigo anterior, permanecem sem data de retorno definida, a depender da melhora de indicadores epidemiológicos e assistenciais favoráveis do Município e Região e das deliberações tomadas pelo Estado de Minas Gerais.
Art. 3o – O inciso IX, da alínea “b”, do art. 6o, do Decreto Municipal n.o 4046, de 20 de maio de 2020, passa a vigorar com a seguinte redação: “Art. 6o. ......
b)...
...
IX – serviços de qualificação profissional, com turmas presenciais de no máximo 10 (dez) pessoas no mesmo ambiente;
Art. 4o – Este decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogando as disposições em contrário, em especial a alínea “c”, do §1o, do Decreto Municipal n.o 4046, de 20 de maio de 2020.
Município de Montes Claros, 04 de setembro de 2020.
HUMBERTO GUIMARÃES SOUTO
Prefeito de Montes Claros
Dulce Pimenta Gonçalves
Secretária Municipal de Saúde

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85050
De: Manoel Hygino Data: Sábado 5/9/2020 08:03:30
Cidade: Belo Horizonte

Saúde é para todos

Manoel Hygino

Falando-se na pandemia, retrocede-se à primeira década do século passado, quando chegou ao Brasil e, consequentemente, a Belo Horizonte, a gripe espanhola, hoje uma reminiscência sombria. Muitos morreram, inúmeros viram alguém da família falecer. Um período triste iniciado no fim de 1918 e que se estendeu até 1920.
Na cidade ainda menina, com 20 anos, muito existia de incipiente, nem poderia ser de outro jeito. A Faculdade de Medicina assistira ao encerramento do curso de seus primeiros profissionais.
A pioneira entidade no âmbito da saúde na jovem capital era a Santa Casa, cujas clínicas funcionavam na área doada pela prefeitura, instaladas à medida que as doenças apareciam. Uma sucessão de construções modestas na Praça XV de Novembro, hoje a Hugo Werneck.
Tudo se fazia dentro das limitações financeiras, porque a instituição era e sempre foi particular, para atender às necessidades da população crescente e de recursos limitados. Muita dificuldade.
Eis que desembarca na estação da Central uma doença desconhecida e que avultou com inesperada velocidade. Era a Espanhola, trazida da Europa até o porto do Rio de Janeiro, capital da República, já invadida pela intrusa patologia.
Em Belo Horizonte, grande problema, o maior deles: não havia leitos suficientes para receber os doentes. A Santa Casa sozinha não dava conta e havia o risco da comorbidade. A Faculdade cedeu suas instalações para acudir.
Foi pensando nisso que o provedor da Santa Casa, o médico Hugo Werneck, sentiu a necessidade de um novo hospital para atender não somente os indigentes, cuja manutenção já era um desafio. Então fez construir o São Lucas, que se mantém até hoje como padrão de atendimento, para receber quem pudesse pagar. Por lá, passaram os maiores médicos de Minas e pacientes importantes, como José Maria Alkmim, a mãe do poeta Drumond, o pintor Guignard, o escritor Eduardo Frieiro.
A Espanhola se foi, no século XXI chegou a Pandemia da Covid, na segunda década. A Santa Casa identificou a hora de implantar, como já o fez, a Clínica São Lucas Para Todos, na rua dos Otoni, junto ao edifício original para atendimento especializado em procedimentos e cirurgias, em condições apreciáveis de pagamento, nos moldes das clínicas populares. É algo de novo e bom.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85049
De: Gustavo Mameluque Data: Sexta 4/9/2020 18:12:07
Cidade: MONTES CLAROS  País: Brasil

Antônio Dó. O grande sertanejo injustiçado – E Caleidoscópio.

Da mesma forma que Napoleão Valadares se entusiasmou ao prefaciar a obra-prima “Serrano de Pilão Arcado- A saga de Antônio Dó” eu também me entusiasmei e vibrei com tão completo, profundo e marcante romance histórico. Merecidamente selecionado pelos Professores de Letras e pela COTEC para o Vestibular UNIMONTES. Fez-me lembrar Juan Rulfo no clássico mexicano Planalto em Chamas e Pedro Páramo, Cem anos de Solidão de Gabriel Garcia Marquez e Grande Sertão Veredas do sertanejo Guimarães Rosa. Antônio Dó- Severo bandido; nos dizeres de Rosa. Perfeição na escrita e na imaginação. Riqueza de detalhes. Riqueza de fatos. Português perfeito. Misto de realidade e fantasia, com predominância do resgate histórico do herói-bandido Antônio Dó. Mas, segundo o Prefaciador Valadares: “o livro não é só história de Antônio Dó, que foi um menino da fazenda Salitre, em Pilão Arcado; um fazendeiro em São Francisco; um garimpeiro no Rio Claro, um jagunço com fama desde o Carinhanha até os Gerais de São Felipe; um bandoleiro que as forças do governo acabaram por desistir de querer matar”. Antônio Dó queria apenas Justiça. Receber o preço justo referente às terras que lhe tomaram com a aquiescência do Poder de Plantão em São Francisco. Somente queria o Justo. Foi empurrado para ser “bandido”. Serrano de Pilão Arcado mostra com muita clareza as arrelias políticas da cidade de São Francisco, cidade que tive a alegria de viver durante minha infância, com os líderes locais tramando conspirações para se agarrar ao poder, com assassinatos, deportações, fugas de canoa, incêndios, cárcere privado, canalhice, nobreza de caráter, grandeza de espírito, tudo o que há na vida e, por conseguinte, há no romance. É uma produção literária nascida de um extremado esforço de pesquisa que, ao lado de outras obras consagrou a presença de Petrônio nas letras brasileiras. Segundo Luiz de Paula Ferreira: “é obra consagrada”.

Ler Serrano de Pilão Arcado é voltar ao tempo e relembrar conhecendo todos os segredos e costumes do sertanejo, de maneira especial o sertanejo das barrancas do São Francisco. A narrativa passa por Januária, São Francisco (núcleo central), São Romão, Serra das Araras, Brasília de Minas e Pirapora. O livro que mais se assemelha a um belo roteiro de cinema mostra a chegada de Antônio Dó e sua família na antiga Pedras de Cima (São Francisco) na época do Império. Mostra com riqueza de detalhe os costumes dos Coronéis da época e também do homem comum. Homem comum muito bem representado por Antônio Dó. Antônio Dó foi escorraçado de suas terras pelo desafeto Chico Peba com a complacência e o apoio das lideranças municipais da época, inclusive o vigário de São Francisco. Foi-se embora para Serra das Araras apenas com o desejo de ser indenizado, pela Câmara Municipal pelo prejuízos sofridos. Nesta tentativa de reparo destacamos a forma como Petrônio delineou e explicitou o caráter do Cel. João Maynart. Maynart era amigo de Antônio Dó e intermediou com as autoridades locais o pagamento da indenização pelas perdas. Mas o Juiz Municipal e os Coronéis da Velha República inviabilizaram o Processo e lançaram Antônio Dó de vez no mundo do “Crime”. Antônio Dó era percebido pela população ribeirinha como um verdadeiro Hobin Hood que protegia e lutava pelos mais pobres. A população torcia para que as volantes do Governo não prendessem ou matassem Antônio Dó.
Mas para viver e sentir tudo isto que estou falando é preciso ler cada uma das 597 folhas desta Obra-Prima. Morto à traição por um jagunço infiltrado das Cotendas iniciou-se a sua lenda. Foi morto em baixo de um pé de Baru centenário que ainda hoje vive frondoso na Serra das Araras; bem ao lado do córrego da Aldeia; onde ele escolheu para viver seus últimos dias ao lado de Francilha. O Centenário Pé de Barú parece resistir como a gritar que o sertanejo Antônio Dó foi um grande injustiçado. Como João Batista o foi. Ninguém da Corte Herodes se pronunciou quando Salomé recebeu a cabeça de João como prêmio. Da mesma forma ninguém foi solidário com a injustiça cometida ao retirante Antônio Dó de Benedito. Petrônio resgata esta história. Mesmo tardio. Oitenta e dois anos depois da sua morte a memória de Antônio Dó foi restabelecida e uma outra face foi contada.

Felicidade Patrocínio nos apresenta quem é Petrônio Braz : “Diante do reconhecimento, Petrônio Braz não se deslumbrou, mas aumentaram-lhe as responsabilidades. Sua riqueza ontológica leva-o a gestos que merecem a nossa esperança. Um exemplo é esta obra que agora edita. Partindo da consciência da transitoriedade da nossa condição humana e entendendo que arte é, também, a síntese de uma época, o Autor reflete uma forma que supere os avatares de Chronos, e o que encontra? Novamente a Arte, como elemento de imortalidade. Privilegiando-a na área da literatura, seleciona textos de contemporâneos da região norte-mineira, espaço onde se fez e socializa um conteúdo que não apenas possa relembrar, mas celebrar e consagrar o que pertence à verdade de um povo. Optando pela heterogeneidade temática, CALEIDOSCÓPIO registra a explosão das letras de uma região em um tempo de efervescência intelectual. Cada seção é precedida de uma apresentação dos autores dos artigos, livrando muitos do risco de serem vítimas da pátina do tempo. O que, também, quer o Autor, é transformar a experiência escrita deste tempo em memória.”

Termino esta resenha crítica com as lindas palavras do ilustre pai de Petrônio , Brasiliano Braz , nestes termos:

“Antônio Dó nunca foi vencido. Numa sepultura rasa, nos rincões da serra das araras, dorme agora o sono da eternidade. Os seus feitos são, ainda hoje, o entretenimento, um dos temas dos serões ao pé do fogo, nos lares humildes do sertão mineiro.”

Gustavo Mameluque- Jornalista, Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros- Cronista do site montesclaros.com - Colaborador do Caderno Opinião do Jornal Hoje em Dia.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85048
De: Afonso Cláudio Data: Sexta 4/9/2020 16:57:22
Cidade: Montes Claros/MG

Covid-19 em Minas Gerais

Classificação dos números de mortes por 100.000 habitantes, em ordem decrescente, devidas ao novo coronavírus, referentes a 30 dos maiores municípios de Minas Gerais, a partir de dados publicados pela Secretaria Estadual de Saúde, às 10:00 hs de 04/09/2020:

Classif./Municípios/Populações/Mortes/Mortes por 100 mil habts.

1º Gov. Valadares 279.885 205 73,2
2º Uberlândia 691.305 421 60,9
3º Ipatinga 263.410 157 59,7
4º Teófilo Otoni 141.934 82 57,7
5º Araguari 117.267 65 55,5
6º Cel. Fabriciano 109.855 52 47,3
7º Contagem 663.855 294 44,3
8º Caratinga 92.062 40 43,5
9º Belo Horizonte 2.501.576 1051 42,0
10º Betim 439.340 174 39,6
11º Ribeirão das Neves 334.858 120 35,8
12º Santa Luzia 219.134 71 32,4
13º Sabará 136.344 44 32,3
14º Uberaba 333.783 100 29,9
15º Ibirité 180.204 53 29,4
16º Patos de Minas 150.833 44 29,1
17º Juiz de Fora 568.873 164 28,8
18º Pouso Alegre 150.737 37 24,5
19º Varginha 134.477 28 20,9
20º MONTES CLAROS 409.341 82* 20,0
21º Vespasiano 127.601 24 18,7
22º Divinópolis 238.230 42 17,6
23º Janaúba 71.648 12 16,7
24º Curvelo 80.129 13 16,2
25º Pirapora 56.428 8 14,3
26º Passos 114.679 16 13,9
27º Sete Lagoas 239.639 33 13,7
28º Poços de Caldas 166.085 21 12,6
29º Itabira 120.060 11 9,2
30º Januária 67.742 1 1,5

* Conforme o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde de Montes Claros, publicado às 17h40m de 03/09/2020 pelo montesclaros.com, o número de óbitos confirmados nesse município é 86, o que alteraria a posição do mesmo para o 19º lugar, com 21 mortes por 100 mil habitantes, mantidas as posições dos demais municípios.
- Percentual do número de habitantes dos municípios acima, em relação aos do Estado: 9.201.314/21.119.536 = 43,6%.
- Percentual do número de mortes dos municípios acima, em relação às do Estado: 3.465/5.708 = 60,7%.
- Governador Valadares permanece no 1º lugar desde 7/8/20 e Januária no 30º lugar desde 17/07/20, quando começou esta classificação semanal de 30 entre os maiores municípios de Minas Gerais.
Que o Pai Nosso nos livre de qualquer mal.

Eng. Afonso Cláudio de Souza Guimarães

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85046
De: Afonso Cláudio Data: Sexta 4/9/2020 11:17:00
Cidade: Montes Claros/MG

Pandemia do novo coronavírus

I) Comparação dos aumentos percentuais de 14, entre os 15 primeiros países da classificação da Organização Mundial da Saúde, em ordem decrescente, referentes às mortes por coronavírus até 04/09/2020, 7h43m e até 28/8/2020, 7h45m:

1º Argentina 16,3% (passou de 8.050 para 9.361 mortes)
2º Colômbia 11,6% (de 18.467 para 20.618)
3º Índia 11,3% (de 61.529 para 68.472)
4º África do Sul 6,9% (de 13.628 para 14.563)
4º Bangladesh 6,9% (de 4.127 para 4.412)
5º México 6,0% (de 62.594 para 66.329)
6º Brasil 5,0% (de 118.649 para 124.614)
7º Iran 4,3% (de 21.137 para 22.044)
7º Rússia 4,3% (de 16.866 para 17.598)
8º Estados Unidos 3,3% (de 180.844 para 186.806)
9º Chile 3,2% (de 11.072 para 11.422)
10º Peru 2,8% (de 28.277 para 29.068)
11º Espanha 0,8% (de 28.996 para 29.234)
12º Reino Unido 0,1% (de 41.564 para 41.616)

II) Classificação da OMS hoje, que inclui casos confirmados, mortes e casos recuperados: 1º Estados Unidos, 2º Brasil, 3º Índia, 4º Rússia, 5º Peru, 6º Colômbia, 7º África do Sul, 8º México, 9º Espanha, 10º Argentina, 11º Chile, 12º Iran, 13º Reino Unido, 14º França e 15º Bangladesh.

III) Totais referentes ao Mundo hoje: Mortes 869.290; Casos confirmados 26.331.492; Casos recuperados 17.512.585.

IV) A França, que não aparecia entre os 15 primeiros da OMS desde 03/07/2020, quando tinha 29.878 mortes e estava no 13º lugar, reapareceu hoje com 30.712 mortes, no 14º lugar.

V) Comentários sobre as participações de alguns países na classificação semanal dos aumentos percentuais:
- A Argentina ficou no 1º lugar em 21/8, 28/8 e hoje. A Colômbia ficou no 2º lugar em 31/7, 7/8, 14/8, 21/8, 28/8 e hoje.
- Entre 30/5 e hoje, a Índia apareceu 1 vez no 1º lugar, 5 vezes no 2º lugar, 7 vezes no 3º lugar e 2 vezes no 4º lugar.

VI) Notícias de ontem à noite: 1) o ritmo de contaminação na Europa voltou ao mesmo patamar de março/2020, quando o continente europeu era o epicentro da pandemia. A transmissão da Covid-19 cresce na Europa. São 46 casos para 100.000 habitantes em média (Jornal do SBT, 20h25m).
2) no Brasil, só 2 Estados têm tendência de alta da média móvel de mortes: Amazonas (+110%) e Tocantins (+38%). 12 Estados em estabilidade e outros 12 e o Distrito Federal em queda (Jornal Nacional, 20h51m).
Continuemos com os cuidados habituais, até que tenhamos a vacina eficaz: uso de máscaras, evitar aglomerações, manter distância mínima de 1,5 a 2 metros, higienização dos ambientes de trabalho e domésticos e lavar as mãos com água e sabão ou usar o álcool em gel várias vezes ao dia.

Eng. Afonso Cláudio de Souza Guimarães

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85045
De: Libelula Data: Quinta 3/9/2020 21:14:36
Cidade: Montes claros  País: Brasil

Abundância da beleza.
Sobre a serra dos montes,
Claro!
Nesta noite ela reina
Sem pudores de se mostrar
Com a sua beleza vem
Nos embriagar
Óh lua,
Clareia sem me judiar!
Meu coração se estonteia
Meus olhos se perdem
No brilho de seu Lumiar.
Vá,lua cheia
Clarear os corações tristes
Os desvalidos
Os perseguidos
Os miseráveis e
Os bem vividos.
Óh lua,
Passeia sobre o Oriente
Ocidente
Ásia
Américas,
Leva,lua,
Junto a sua brilhante luz
Um alento
Ao povo da terra
Que passa por tanta provação
Tanto sofrimento!
Vá,lua,
Acariciar a todos
Com sua abundância
Leve
Brilho
Cor
Esperança,
A todo homem
Seja velho,
Jovem ou
Criança!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85044
De: Governo de Minas Data: Quinta 3/9/2020 14:33:25
Cidade: Belo Horizonte

NOTA - UAI Montes Claros suspende atividades temporariamente - As atividades da UAI Montes Claros estão suspensas temporariamente a partir desta quinta-feira, 3/9, como medida de segurança em razão da suspeita de contaminação de funcionários por covid-19.
A unidade passará por um processo de desinfecção e os usuários com agendamento já realizado serão comunicados por SMS ou e-mail.
Para agendar uma nova data, o usuário pode acessar o serviço pelos canais oficiais do Governo de Minas, o Portal MG (www.mg.gov.br) e o MGaPP Cidadão.
O atendimento nas UAIs está sendo realizado somente com agendamento prévio, que pode ser feito gratuitamente pelos canais oficiais, para evitar aglomerações e manter o controle do fluxo de pessoas nas unidades.
Todas as medidas necessárias serão tomadas para que a reabertura ocorra o mais rápido possível.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85043
De: Governo de Minas Data: Quarta 2/9/2020 18:49:21
Cidade: Belo Horizonte

Macrorregião Norte e 16 microrregiões avançam para onda verde do Minas Consciente; Noroeste regride para vermelha - Grupo Executivo também liberou abertura de cursos de pós-graduação na onda amarela do plano - A macrorregião de Saúde Norte e 16 microrregiões no estado poderão avançar para a onda verde do plano Minas Consciente, criado pelo Governo de Minas para garantir a retomada segura e responsável da economia nos municípios. O avanço foi definido nesta quarta-feira (2/9) pelo Comitê Extraordinário Covid-19, após as localidades manterem bons índices durante 28 dias em que estavam na onda amarela.
Essa será a primeira vez que uma região chega ao último nível do plano, quando já é permitida a volta de atividades como cinemas, zoológicos, casas de festas, parques de diversão e shows. A abertura dos estabelecimentos deve respeitar os protocolos de segurança e o decreto estadual que restringe a lotação máxima de até 30 pessoas por ambiente.
Avanço criterioso
Romeu Zema destacou que o grupo foi criterioso para permitir o avanço e que a saúde dos mineiros continua sendo prioridade em todas as decisões.
“Estamos muito satisfeitos porque, pela primeira vez, uma macrorregião vai ser incluída na onda verde, que já permite o retorno de quase todas as atividades, desde que seguidos os protocolos de segurança. Vale lembrar que, para dar esse passo, é necessário que a região esteja em uma situação segura, com casos sob controle há pelo menos quatro semanas. E a região Norte cumpriu esse requisito”, disse.
As mudanças definidas pelo Comitê passam a valer neste sábado (5/9), após a publicação no Diário Oficial.
Cautela
Ao contrário da macrorregião Norte, que apresentou bons índices e um contexto seguro para avanço no plano, a macrorregião Noroeste teve aumento no número de casos e piora nos indicadores. Para manter a doença sob controle, o Comitê Extraordinário Covid-19 optou pela regressão da Noroeste para a onda vermelha, com abertura somente de serviços essenciais. Todas as outras macrorregiões do estado foram mantidas nas ondas definidas anteriormente.
O governador Romeu Zema lembrou que a pandemia ainda não acabou e os cuidados de segurança devem ser mantidos em todas as regiões mineiras.
"Na região Noroeste, por exemplo, tivemos aumento no número de casos e, muito provavelmente, algumas cidades terão de adotar medidas de isolamento, porque o número de leitos ficou próximo da capacidade. Todo cuidado ainda se faz necessário. Não podemos relaxar, o vírus continua presente e fazendo vítimas. Continuem usando máscaras, adotando medidas de distanciamento e higienização. Minas tem hoje a menor taxa de óbitos por 100 mil habitantes do Brasil e é a nossa contribuição que tem feito a diferença”, afirmou.
Pós-graduação
A partir deste sábado (5/9), os cursos de pós-graduação Stricto sensu (mestrado e doutorado) e Lato sensu (especialização) estão autorizados a retomarem as atividades na onda amarela do plano Minas Consciente. A decisão foi tomada pelo Grupo Executivo Covid-19 na última terça-feira (1/9). Foram observados a capacidade de adaptação do setor, além de uma tendência a pouca aglomeração e à natureza esporádica das aulas presenciais.
Municípios
Até esta quarta-feira, mais de 70% dos municípios mineiros (600) aderiram ao plano Minas Consciente, impactando cerca de 14 milhões de pessoas.
Entre as 732 cidades com menos de 30 mil habitantes, 445 apresentaram menos de 50 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. Assim, elas estão autorizadas a avançar automaticamente para a onda amarela do plano, independentemente da situação das macro ou microrregiões nas quais estão inseridas.
Onda Vermelha
As macrorregiões de Saúde Noroeste e Nordeste estão na onda vermelha do plano. Portanto, nesses locais está autorizada a abertura dos seguintes serviços:
- Supermercados, padarias, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência;
- Bares (somente para delivery ou retirada no balcão);
- Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros;
- Serviços de ambulantes de alimentação;
- Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop;
- Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito;
- Vigilância e segurança privada;
- Serviços de reparo e manutenção;
- Lojas de informática e aparelhos de comunicação;
- Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões;
- Construção civil e obras de infraestrutura;
- Comércio de veículos, peças e acessórios automotores.
Onda Amarela
As macrorregiões de Saúde Centro, Vale do Aço, Jequitinhonha, Leste, Triângulo do Norte, Triângulo do Sul, Oeste, Sul, Centro-Sul, Sudeste e Leste do Sul apresentaram índices favoráveis para a abertura de serviços não essenciais, contemplados pela onda amarela.
Nesta fase, são permitidos:
- Bares (consumo no local);
- Autoescolas e cursos de pilotagem;
- Salões de beleza e atividades de estética;
- Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo;
- Papelarias, lojas de livros, discos e revistas;
- Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem;
- Comércio de itens de cama, mesa e banho;
- Lojas de móveis e lustres;
- Imobiliárias;
- Lojas de departamento e duty free;
- Lojas de brinquedos;
- Academias (com restrições)
- Agências de viagem
- Clubes
Onda verde
A macrorregião Norte apresentou um quadro controlado da doença após passar 28 dias na onda amarela*, o que permitiu o avanço para a onda verde, que permite a abertura de serviços não essenciais com alto risco de contágio.
São eles:
- Atividades artísticas, como produção teatral, musical e de dança e circo
- Cinemas, bibliotecas, museus, arquivos
- Parques, zoológicos e jardins
- Feiras, congressos, exposições, filmagens de festas, casas de festas, bufê
- Parques de diversão, discotecas, boliches, sinuca
- Bares com entretenimento (shows e espetáculos)
- Serviços de colocação de piercings e tatuagens
*Para avançar para a onda verde, as cidades precisam estar há 28 dias consecutivos na onda amarela, sem sofrer retrocessos durante esse período.
Microrregiões
Além das macrorregiões, os dados das 67 microrregiões mineiras são considerados pelo Comitê Executivo Covid-19, permitindo que elas sejam divididas por ondas, conforme as realidades específicas. Caso as ondas indicadas para as macro e microrregiões sejam diferentes, caberá a cada prefeito optar por qual das duas recomendações seguir.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85042
De: Afonso Cláudio Data: Quarta 2/9/2020 17:36:41
Cidade: Montes Claros/MG

Desativação do Aeroporto Carlos Prates/BH

Da minha mensagem 83906, de 14/4/2019, publicada neste Mural:
`Um pequeno avião monomotor, modelo Socata ST-10, de fabricação francesa, caiu ontem na Rua Minerva, bairro Caiçara, em Belo Horizonte, por volta das 14 horas. No acidente morreu carbonizado um médico e instrutor de vôo do Aeroporto Carlos Prates, Francisco Gontijo, após o avião ter chocado com o teto de uma casa, a rede de distribuição de energia elétrica da CEMIG e o portão de outra casa. Poderia ter ocorrido mais uma tragédia, de maiores proporções, com todo respeito à perícia e memória do piloto, porque, pouco antes do acidente, um ônibus passou nessa rua e o "Estado de Minas" diz que o local é próximo a uma subestação da CEMIG. Há muito tempo, moradores e outros proprietários de imóveis próximos ao citado Aeroporto vêm denunciando os riscos de acidentes com aeronaves nas proximidades do mesmo, pois é uma região urbana, densamente habitada, mas não se toma nenhuma providência objetiva e eficaz, preventivamente, ocorrendo constantemente acidentes aéreos lá, colocando em risco muitas pessoas, como neste caso aqui relatado, que vivem em pânico..."
Em 21/10/2019 também ocorreu outro acidente próximo a aquele Aeroporto.
Hoje, 02/09/2020, sites de notícias de BH informam que o Ministro da Infraestrutura anunciou que o citado Aeroporto deverá ser desativado no próximo ano:
"Aeroporto Carlos Prates deve ser desativado, diz Ministro da Infraestrutura. Previsão é que o terminal seja fechado até dezembro de 2021 e as operações dele sejam transferidas para outros aeroportos do Estado, entre eles o da Pampulha.
Só em 2019, a rua Minerva, no bairro Caiçara, vizinho ao aeroporto, registrou a queda de dois aviões de pequeno porte, em datas distintas. O último acidente aconteceu em 21 de outubro e deixou ao menos três mortos e três feridos.
A aeronave tinha acabado de decolar do aeroporto, que é dedicado à operação de voos particulares e à formação de pilotos e fica a 1,3 km do local do acidente, quando tentou retornar e caiu. Um dos mortos ocupava o avião, e os outros dois eram um pedestre e um ocupante de carro atingido pela queda. Em abril de 2019, uma aeronave caiu no mesmo local, e o piloto Francisco Fabiano Gontijo morreu carbonizado."
Notícia muito importante quanto à prevenção de acidentes no bairro Carlos Prates, de BH. Deus abençoe para que seja concretizada a citada desativação desse Aeroporto, cujas atividades foram iniciadas em janeiro de 1.944 e tem um longo histórico de vários acidentes.

Eng. Afonso Cláudio de Souza Guimarães

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85041
De: Manoel Hygino Data: Quarta 2/9/2020 09:15:12
Cidade: Belo Horizonte

Pelo Velho Chico

Manoel Hygino

O Rio São Francisco, considerado da unidade nacional, está permanentemente nas páginas dos jornais e nas imagens de televisão. E também na literatura e nos livros de História, sempre.
Lembrado por escritores como Petrônio Braz, autor do maior conceito, com obras já prestigiadas por leitores de todo o país, recentemente reeditado pela Chiado, de Portugal, Brasil, Angola e Cabo Verde. Por sinal, ele evoca em “Caleidoscópio” que uma comissão instituída pelo Visconde de Sinimbu, nos últimos anos de monarquia, estudou os melhoramentos necessários à navegação interior dos grandes rios da costa oriental brasileira.
Pois, há poucos dias, rompeu-se uma barragem no Ceará, que represava água para uso das populações da região. O desastre obrigou a remoção de milhares de pessoas, diante dos riscos que corriam e de ficarem ao desabrigo. Donde se constata, que não é suficiente represar a riqueza líquida que ali chega, a partir do manancial da serra da Canastra, em Minas Gerais, e dos afluentes.
O São Francisco exige proteção, mediante revitalização, antes que se transforme num monumento à incúria. Que dele se cuide e antes que seja golpeado de morte pela degradação de seus afluentes, e pela poluição incontrolada, como sublinha o próprio Petrônio, nascido em São Francisco.
A propósito, o jornalista Aylê-Salassié Filgueiras Quintão, residente em Brasília há anos, mas que de sua Minas Gerais não esquece, lembrou em livro que o Conselheiro profetizou aos gritos que o sertão viraria mar, e acrescentou que o povo saiu correndo, em gritos, para evitar afogamento.
Mas a água chegou, de fato, após a transposição, um velho sonho do Nordeste. Era um projeto antigo. No Ministério das Minas e Energia, havia o DNAEE (Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica), que fazia medições em todos os lugares, sendo que os militares lhe deram atenção especial.
O bispo da barra, Dom Luís Capio fez greve de fome contra o seu uso indiscriminado e leviano, por parte dos grupos políticos. Previu: “Muitas dessas obras iniciadas nunca serão concluídas”. As águas, que singrei algumas vezes, continuam reclamando atenção, carinho e proteção.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85040
De: Governo de Minas Data: Quarta 2/9/2020 08:27:26
Cidade: Belo Horizonte

Estado cria plano de imunização para a covid-19
Objetivo é antecipação à chegada da vacina no mercado para evitar possíveis desabastecimentos
Em coletiva virtual realizada nesta terça-feira (1/9), o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, anunciou que o Estado já conta com um Plano de Contingenciamento de Imunização para a covid-19.
Embora ainda não haja uma vacina aprovada, o objetivo da antecipação é se precaver quanto a possíveis faltas no mercado, devido à alta procura por insumos.

“Lançamos o plano já pensando em preparar a rede de Saúde e orientar os municípios para o momento em que a vacina estiver disponível. Diante dessa possibilidade, precisamos ter condições de fornecer insumos, distribuir adequadamente as doses e, inclusive, fazer o acompanhamento pós-vacina”, explicou Amaral.
Taxa de contágio
O secretário também falou sobre a taxa de contágio. O índice conhecido pela sigla RT tem variado sempre abaixo de 1 ao longo da última semana.
“O índice foi de 0.95 em 27/8 para 0,92 em 31/8. Se o RT se mantiver abaixo de 1, podemos projetar no longo prazo uma redução na transmissão e também em todo o estresse com a epidemia, tanto no sentido assistencial quanto no sentido do número de casos”, explicou.
O RT é um indicador que dá base sobre o número médio de casos de infectados a partir de um caso primário, em determinado tempo.
Prevenção
Apesar da sinalização de um possível equilíbrio nos números, Amaral destacou que não é o momento de relaxar quanto aos cuidados para prevenção à covid-19.
“Orientações de higiene, como lavagem das mãos e uso de álcool gel, bem como distanciamento social seguem essenciais para que possamos controlar a epidemia de maneira ainda mais eficaz”, concluiu.
Até o momento, foram registrados 218.781 casos confirmados da covid-19 e 5.364 óbitos em Minas Gerais.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85039
De: Afonso Cláudio Data: Terça 1/9/2020 22:23:13
Cidade: Montes Claros/MG

O Estado de São Paulo tinha 30.375 mortes e a Itália 35.441, na tarde de hoje, devidas `a Covid-19. Como a população da Itália é 16,32 milhões de habitantes superior ao referido Estado, fazendo os cálculos do número de mortes/100 mil habitantes achei 69 para o Estado de SP e 59 para a Itália. População do Estado de SP: 44,04 milhões. População da Itália: 60,36 milhões.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85038
De: Corpo de Bombeiros Data: Terça 1/9/2020 17:31:19
Cidade: Montes Claros

SALINAS– (...) Nessa segunda (31/08), por volta das 16h40min, o Pelotão de Salinas/MG foi acionado, para atendimento a uma ocorrência afogamento de duas crianças (ambas de 8 anos de idade e do sexo masculino), na cidade de Taiobeiras/MG.
Segundo relatos, três crianças de famílias vizinhas brincavam em uma lagoa numa fazenda próxima às suas residências, quando entraram na água pra pegar um pacote de salgadinho e duas delas vieram a submergir, não retornando mais à superfície.
Imeditamente, após o acionamento, uma equipe composta por três bombeiros militares, dentre eles dois especialistas em mergulho autônomo, realizaram buscas no local do fato, mas devido ao avançado horário, os trabalhos foram encerrados, sendo retomados no início da terça dia 01/09, logo pela manhã. Por volta de 10h40min do segundo dia de busca, um dos corpos das crianças foi encontrado numa profundidade de aproximadamente 8 metros. Os trabalhos continuaram tarde a dentro, pela dificuldade do acesso e irregularidade de profundidade do local que se tratava de uma antiga área de extração de argila. A segunda vítima foi encontrada às 15h20min a uma distância de 4 metros do primeiro corpo e a uma profunidade 7 metros. 06 de cilindros de mergulho foram demandados para execução, em virtude da dificuldade da operação. Após encontrar o segundo corpo da criança, as buscas foram encerradas. A Polícia Civil foi acionada para os trabalhos de perícia e em seguida os corpos foram entregues à Funerária local. A 3° Companhia Especial Operacões Áreas (3°CEOA) foi demandada para apoio no transporte de cilindros de mergulho cedidos pelo 7° Batalhão de Bombeiros Militar de Montes Claros/MG para reforço da operação.

ASCOM/7°BBM

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85037
De: Policia Militar Data: Terça 1/9/2020 11:09:06
Cidade: Montes Claros

- MONTES CLAROS – A Polícia Militar, ontem, 31, por volta das 18h14min, durante patrulhamento pela Av. Leonel Beirão de Jesus, bairro Mangues, nesta cidade, deparou com vários indivíduos, em motocicletas, na prática de direção perigosa (empinando, equilibrando em apenas uma das rodas, conduzindo os veículos em zigue-zague e arrancadas bruscas), na via pública, gerando perigo a terceiros, uma vez que o local é utilizado por moradores para a prática de atividades físicas; ao serem dadas ordens de parada aos condutores para abordagem, não as acataram e tentaram evadir em alta velocidade colocando, novamente, em risco a vida dos usuários da via, contudo, foram acompanhados, sendo 03 (três) destes abordados e identificados; um deles 24, anos, na condução da motocicleta Honda CG Titan, cor prata, placa HET-2775; outro, 22 anos, na condução da motocicleta XRE 300, cor vermelha, placa PWJ-2750, e outro, 20 anos, na condução da motocicleta Honda Fan 150, cor preta, placa HJZ-9098; outras 02 (duas) motocicletas, Honda Fan, cor vermelha, placa OLW-9584; e Honda Fan, cor preta, placa OBN-3158, foram localizadas em um matagal, tendo os condutores evadido e não foram localizados. Diante do exposto os indivíduos, pelo crime de trânsito de direção perigosa, foram presos e conduzidos à DP, os veículos foram apreendidos e removidos ao pátio conveniado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85036
De: Manoel Hygino Data: Terça 1/9/2020 09:11:46
Cidade: Belo Horizonte

A hora de votar

Manoel Hygino

Este ano é de eleições. Desta vez as municipais, em 15 de novembro, data da proclamação da República no já distante 1889. Tempo de grande movimentação de populações no interior, onde a presença de autoridades é mais marcante. Outrora, oportunidade para tiros de espingarda e de garruchas 320 ou 380, ou para foguetórios antes, durante ou depois das votações. Tempo perigoso, sim senhor.
Geraldo Tito Silveira, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais e das Academias Montes-Clarense de Letras e João Guimarães Rosa, lembra a sua época de menino em Brejo das Almas, nome que inspirou o título de um de seus livros.
Quando o Brejo era distrito de Montes Claros, hoje é cidade e se chama Francisco Sá, tomava jeito de grande centro. Logo de manhã, começavam a chegar os grupos de eleitores, montados a cavalo e vindos de lugares distantes.

Que se vissem os bravos mineiros do sertão. Muitos calçavam pela primeira vez um par de botinas ringideiras, e andavam pisando em ovos. Quando apertavam demais, comprimindo os dedos causando formigação, eles as tiravam dos pés, amarravam uma na outra, as punham no ombro. E desfilavam cuidadosamente para não se machucarem mais. Mas, não se descuidavam, engravatados, e com os pés no chão. Um espetáculo inesquecível.
O autor recorda que o eleitor votava às claras, evidentemente no candidato do chefe ou patrão. Lá, no velho Brejo, os dois líderes – o coronel Jacintho de um lado da urna e o coronel Olímpio, do outro lado. O conterrâneo entra em cena, recebe a cédula nas mãos do chefe e coloca lá na urna. Todo mundo via.
Uma vez, o cidadão João Magalhães ganhara um cavalo de presente em troca do voto. Na hora da votação, ele entrou em cena, mas um coronel advertiu: “Este é meu eleitor, compadre. O senhor deve estar confundindo com outro”. O munícipe colocou o voto na urna, mas quando saiu da seção, viu que seu cavalo sumira. Para sempre.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85035
De: Policia Militar Data: Terça 1/9/2020 09:17:38
Cidade: Montes Claros

MONTES CLAROS – A Polícia Militar, ontem, 31, por volta das 23h20min, durante patrulhamento realizou uma abordagem em um estabelecimento comercial, à rua Francisco José Guimarães, bairro João Botelho, nesta cidade, onde se encontravam aproximadamente 20 (vinte) pessoas consumindo bebidas alcoólicas, os quais foram abordados e submetidos à busca pessoal, bem como extensiva a seus veículos; dentre os abordados, identificados, os policiais militares constataram, durante consulta ao sistema, haver em desfavor de um deles, 26 anos, um Mandado de Prisão, em aberto, pelo que foi preso e conduzido a DP.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85034
De: Manoel Hygino Data: Terça 1/9/2020 08:18:49
Cidade: Belo Horizonte

Pandemia ontológica

Manoel Hygino

Uma oportunidade rara: elaborar uma antologia sobre a pandemia que ora enfrentamos sem segurança de quando terminará. A história conta sobre inúmeras pestes e epidemias, que marcaram homens, povos e épocas.
Ivan Lins, filho de Edmundo Lins, (presidente do Supremo Tribunal Federal) integrou com brilho seu período de produção literária na Academia Brasileira de Letras, e descreveu o pior dos flagelos medievais, pela extensão e efeitos, eram as epidemias, porquanto nem a higiene, nem a profilaxia, ainda menos a medicina, principalmente nos períodos de guerra e depressão econômica, eram capazes de deter-lhes as devastações, em sua tríplice: forma bubônica, pulmonar e intestinal. A todas, juntas, dava-se a denominação de peste.
Para explica-la, invocava-se a conjunção dos astros e a má reputação de Marte, enquanto remédios preconizados eram contraindicados como o arejamento das casas e quartos. As habitações, a sua vez eram infestadas de ratos e pulgas, enquanto suínos e outros animais defecavam pelas ruas. Assim, ultrapassamos a Idade Média e chegamos ao século XXI.
Sou, agora, surpreendido. Com “A Escrita em Tempo de Pandemia”, uma antologia de vários escritores em minha homenagem. Além de sentir-me grato, comovi-me porque se trata de uma espontânea manifestação de apreço dos autores da maior cidade do Norte de Minas, que já me haviam honrado com eleição a membro-honorário do sodalício.
São dezesseis os autores: Amelina Chaves, Dário Teixeira Cotrim, Dorislene Alves Araújo, Edson Ferreira Andrade, Felicidade Patrocínio, José Jarbas Oliveira Silva, Juvenal Caldeira Durães, Karla Celene Campos, Mara Yanmar Narciso, Maria Luiza Silveira Teles, Maria Ruth G. V. Pinto, Miriam Carvalho, Wanderlino Arruda (presidente de honra da entidade), e Zoraide Guerra Davi, todos acadêmicos, além da prof. Ivana Ferrante Rebello, que assina um artigo e o posfácio, e Maria da Glória Caxito Mameluque, empossada na presidência do sodalício, em fevereiro, que fez a apresentação e redigiu um artigo.
A capa da edição é excelente, em cores, da artista plástica Ssara Dinizz. Através de artigos, contos, crônicas e poesia, tem-se um panorama muito vívido e sincero de como estamos convivendo com a pandemia.
Muito oportuna a iniciativa de Maria da Glória e de seus confrades e confreiras. Algo que merece ser lido.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85033
De: Afonso Cláudio Data: Segunda 31/8/2020 16:51:28
Cidade: Montes Claros/MG

1) Mensagem 85031: retifico o item I - "Ministro da Infraestrutura exalta obra na BR 251, no trecho Salinas/Padre Carvalho - Sábado, 29/08/20 - 19h49".
2) Mensagem 85032 - agradeço ao Dr. José Aluízio pelas considerações que fez nessa mensagem, relativas à prevenção de acidentes em rodovias, que abordei na msg 85031, bem como sobre a importância e vantagens do transporte ferroviário, de passageiros e cargas, com todo o respeito aos caminhoneiros.
Deus permita que os usuários das rodovias brasileiras tenham muito mais segurança ao transitar nelas.

Afonso Cláudio de Souza Guimarães - Engenheiro Eletricista pela EEUFMG/BH em 1.972, também aposentado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85032
De: José Aluizio Ferreira Pinto Data: Segunda 31/8/2020 11:32:31
Cidade: Montes Claros/MG

Mensagem: Segurança nos transportes terrestres Duas notícias que nos conduzem a mais uma análise deste assunto, referente à segurança nos transportes terrestres: I) ´Ministro da Infraestrutura exalta obra na BR-135, no trecho Salinas/Padre Carvalho - Sábado, 29/08/20 - 19h49´; II) ´2 mortes: ´...seguia no sentido Janaúba/M. Claros quando o veículo GM Vectra rodou na pista e colidiu contra a frente do ônibus. No automóvel Vectra, com placa de M. Claros, havia três ocupantes do sexo masculino, sendo o condutor e um dos passageiros vitimados fatalmente - Domingo, 30/08/20 - 12h08´. É muito preocupante que as rodovias do Brasil sejam, em sua grande maioria, de pistas simples, com mão e contra-mão, e por elas trafeguem, além dos veículos de menor porte, os veículos e cargas extremamente pesados, tais como ônibus, caminhões, bi-trens, tri-trens, cegonheiras etc., que têm grande influência para que ocorram acidentes graves e gravíssimos nas mesmas, resultando em maior número de vítimas nos veículos menores. (...)

Sou arquiteto-urbanista, formado pela EAUFMG - BH, ano de 1966, hoje aposentado. O problema levantado pelo Eng. Afonso Claudio é antigo, Por diversas vezes escrevi sobre a precariedade de nossas estradas e o triste balanço das mortes por elas causados. Já sugestionei, por escrito, por diversas vezes, medidas capazes contornar este incrível pesadelo......Adotar turnos diferentes para os transportes pesados e os de passeio e outros.....O caminhoneiros seriam tratados como outros trabalhadores, tendo o seu turno de trabalho e descanso normais, como convêm, principalmente a eles, condutores de máquinas pesadas, e em trânsito !....Uma logística adequada poderia ser estudada para o assunto pelo governo federal ou mesmo pelos Estados mais evoluídos....Nada de generalizar o problema..... ( a quem interessar possa )....

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85031
De: Afonso Cláudio Data: Segunda 31/8/2020 10:39:46
Cidade: Montes Claros/MG

Segurança nos transportes terrestres

Duas notícias que nos conduzem a mais uma análise deste assunto, referente à segurança nos transportes terrestres: I) "Ministro da Infraestrutura exalta obra na BR-135, no trecho Salinas/Padre Carvalho - Sábado, 29/08/20 - 19h49"; II) "2 mortes: "...seguia no sentido Janaúba/M. Claros quando o veículo GM Vectra rodou na pista e colidiu contra a frente do ônibus. No automóvel Vectra, com placa de M. Claros, havia três ocupantes do sexo masculino, sendo o condutor e um dos passageiros vitimados fatalmente - Domingo, 30/08/20 - 12h08".
É muito preocupante que as rodovias do Brasil sejam, em sua grande maioria, de pistas simples, com mão e contra-mão, e por elas trafeguem, além dos veículos de menor porte, os veículos e cargas extremamente pesados, tais como ônibus, caminhões, bi-trens, tri-trens, cegonheiras etc., que têm grande influência para que ocorram acidentes graves e gravíssimos nas mesmas, resultando em maior número de vítimas nos veículos menores.
E quase sempre os congestionamentos nas rodovias, provocados por esses grandes veículos, em casos de acidentes, são de longa duração e paralisam o trânsito normal da rodovia, com grande número de outros veículos bloqueados, como registrei, por exemplo, na mensagem 85.018, de 24/8/20, em experiência própria, numa viagem M. Claros-BH.
Infelizmente mais de 50.000 pessoas morrem, por ano, devido aos acidentes de trânsito no Brasil e o transporte ferroviário de qualidade, de passageiros e cargas, muito mais seguro, confortável e econômico do que o rodoviário, que deveria ter sido aperfeiçoado no nosso país, como nos países da Europa, China, Japão, Estados Unidos e Rússia, foi praticamente abandonado no Brasil ao longo das últimas 3 ou 4 décadas.
Que nossas rodovias sejam pelo menos duplicadas e não sejam apenas de pistas simples (mão e contra-mão) ou que tenham eventuais terceiras pistas em alguns pontos, pois estas características favorecem as ocorrências dos acidentes mais graves, que são os devidos aos choques frontais, os mais violentos, por serem de elevadíssima energia mecânica, provocando enormes prejuízos materiais (incluindo destruição dos veículos, incêndios, bloqueios e interrupções do trânsito, despesas com veículos e equipes de salvamento por terra e ar) e principalmente elevados números de feridos e mortos.
Duas mensagens relativas ao assunto, publicadas neste Mural: 83.903, de 8/4/2019, "Vantagens do transporte ferroviário" e 83.924, de 23/4/2019, "Homenagem ao Ministro Francisco Sá".

Eng. Afonso Cláudio de Souza Guimarães

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°85030
De: Libelula Data: Domingo 30/8/2020 15:30:00
Cidade: Montes claros  País: Brasil

Andam por aí
Leves como a neve
Destroem nosso lar
Constroem nossa dor
Involuntariamente,
Talvez.
Pensar é humano
Assim afirmam vocês
Se o pensamento é sinônimo de inteligência
Nós nada temos a oferecer
Do nada viemos
Servimos
Então, por quê?
As geleiras derretendo
Os mares aquecendo
O frio extremo
Calor eliminando os pensantes.
Daqui sofremos
Muito morremos
Fugimos o quanto podemos
Sem rumo
Até que um dia, quem sabe,
Não mais conseguiremos
Nem nós
Nem vocês
Entrar no prumo.
Necessário é pensar
Com urgência mudar
Os hábitos humanos
Para a vida continuar
Bater as minhas leves asas
Ainda me dá prazer,
Eu quero voar!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: