Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 22 - terça-feira, 21 de setembro de 2021

Rocha se desprende, atinge e fere explorador em caverna do Peruaçu, a 570 metros da base do morro. Resgate durou 5 horas

Terça 27/07/21 - 11h14

Divulgação do Corpo de Bombeiros:


Na tarde de ontem (26 de Julho), por volta das 15:25h, uma guarnição do 7° Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar, localizado em Januária, se deslocou para atender ocorrência de resgaste e salvamento de vítima em local de difícil acesso na região do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, a aproximadamente 38 km da cidade de Januária.

De acordo com o solicitante um grupo de espeleólogos se encontrava em uma gruta na Serra do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em um plano de inclinação com cerca de 570m de altura da base do morro, quando uma das placas rochosas se desprendeu, vindo a atingir um dos membros da equipe, o sr A.B.M de 40 anos.

No local, após estudo de situação foi montado o Sistema de Comando de Operações (SCO) e efetuado o plano de evacuação da vítima, que contou com uma equipe composta por 05 Bombeiros Militares e 14 voluntários espeleólogos.

Munidos de EPI´s, material de Salvamento em Altura e Terrestre, a Guarnição progrediu até a entrada da gruta onde estava a vítima.

Consciente e orientada, a mesma apresentava fratura exposta na perna direita, ferimento corto contuso com sangramento na perna esquerda e um corte no queixo.

Após a equipe de bombeiros estabilizar as fraturas, estancar os sangramentos e imobilizar o paciente em prancha rígida, a vítima foi transportada até a unidade de resgate que se encontrava na área de espera, próximo a base.

Com o uso de técnicas de salvamento em altura e terrestre, foram montadas rotas para garantir a segurança de toda a operação.

Após cinco horas de intenso trabalho, a vítima foi resgatada e conduzida ao hospital municipal de Januária pelo SAMU local.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais