Brasil, Argentina, Chile, Canadá, Colômbia e outros 9 países não reconhecem eleição na Venezuela e vão convocar seus embaixadores em Caracas
Segunda 21/05/18 - 11h15O Brasil e outros 13 países latinos anunciaram, hoje, através de nota oficial, que não reconhecem a eleição presidencial venezuelana. O grupo ficou de convocar seus embaixadores em Caracas para consultas.
LIMA
A nota é assinada pelas 14 nações que formam o grupo de Lima: Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru e Santa Lúcia.
PADRÕES
Segundo o comunicado, os países "não reconhecem a legitimidade do processo eleitoral que teve lugar na República Bolivariana da Venezuela, concluído em 20 de maio passado, por não estar em conformidade com os padrões internacionais de um processo democrático, livre, justo e transparente".
PREOCUPAÇÃO
"[Os países] Reiteram sua preocupação com o aprofundamento da crise política, econômica, social e humanitária que deteriorou a vida na Venezuela, o que se reflete na migração em massa de venezuelanos que chegam a nossos países em condições difíceis, na perda de instituições democráticas, do estado de direito e na falta de garantias e liberdades políticas dos cidadãos", diz a nota.