Putin diz a presidente do Irã que ataques à Síria “levarão o caos às relações internacionais"
Segunda 16/04/18 - 7hOs principais aliados do ditador da Síria, Bashar al-Assad, disseram que os bombardeios de EUA, Reino Unido e França a instalações militares, na madrugada de sábado, complicaram as perspectivas de resolução da guerra civil de forma pacífica.
REPRESÁLIA
A ação foi em represália a suposto ataque químico em Douma, reduto rebelde na periferia de Damasco, no dia 7, em que 40 pessoas teriam morrido, de acordo com opositores ao regime. Os 3 países acusaram Assad de realizar a ação, o que ele e a Rússia negam.
CAOS
Os líderes da Rússia, Vladimir Putin, e do Irã, Hasan Rowhani, consideraram o ataque ilegal em telefonema entre os dois. Putin afirmou que americanos, britânicos e franceses violaram a Carta das Nações Unidas e, se continuam a fazê-lo, "inevitavelmente levarão o caos às relações internacionais".
TENSÃO
O líder iraniano falou a Putin que "alguns países ocidentais não querem que a Síria consiga estabilidade permanente" e que eles não deveriam permitir o surgimento de nova tensão que incendeie a região, informou a agência iraniana Irna.