"Onde está o nosso "Obrigado América?" - pergunta Trump no Twitter. (Especialistas dizem que relações EUA/Rússia estão no pior momento desde o bloqueio naval de Cuba. Rússia declara que não afasta guerra)
Quinta 12/04/18 - 11h O presidente Donald Trump afirmou hoje que nunca disse quando o ataque contra a Síria iria ocorrer. A declaração acontece um dia após ter subido o tom com a Rússia, principal aliada do governo de Bashar Al-Assad, dizendo que mísseis "bacanas, novos e inteligentes" estavam chegando à Síria.
ATAQUE
"Nunca disse quando um ataque à Síria aconteceria. Poderia ser muito em breve ou não! De qualquer forma, os EUA, sob minha administração, fizeram um ótimo trabalho livrando a região do Estado Islâmico. Onde está o nosso "Obrigado América?", afirmou Trump no Twitter.
QUÍMICAS
Trump vem ameaçando há dias dar uma resposta ao suposto ataque químico na cidade síria de Duma. Para o governo americano, o governo sírio voltou a usar armas químicas contra os rebeldes.
PIOR
Analistas das relações EUA/Rússia dizem que a crise entre as duas superpotências militares atingiu agora o momento mais delicado desde a Crise dos Mísseis, quando o presidente Kennedy decretou o bloqueio naval de Cuba.
GENERALIZADA
Se a Rússia não tivesse recuado, ordenando a volta dos navios que se dirigiam a Cuba, uma hecatombe atômica teria ocorrido. Foi em 1962, entre 16 e 28 de outubro - os 13 dias que ameaçaram o mundo de uma guerra atômica generalizada.
GUERRA
(Atualização às 19h - O embaixador russo na ONU pediu nesta quinta-feira aos Estados Unidos e seus aliados que se contenham a respeito de ação militar contra a Síria por causa de um ataque com armas químicas. Acrescentou que "não pode excluir" uma guerra entre os EUA e a Rússia.)