"Em Brasília, 19 horas" - deixa de ser obrigatório, neste horário, depois de 80 anos. A 98 FM vai transmitir "A Voz do Brasil" às 21h
Quinta 05/04/18 - 14h A população do Brasil, a partir de hoje, não mais será obrigada a ouvir o programa "A Voz do Brasil", exibido simultaneamente em todas as emissoras de rádio sempre às 19 horas. O velho bordão "em Brasília, 19 horas" deixará de ser uníssono nas quase 5 mil rádios do Brasil.
PRIMEIRA
A Rádio 98, a primeira FM de M. Claros, passará a exibir o programa às 21 horas, depois de 37 anos cumprindo a legislação hoje alterada.
FLEXIBILIZA
Hoje, foi publicada e entrou em vigor a lei que flexibiliza o horário de transmissão. Com a publicação, as emissoras de rádio regulares já podem definir o novo horário - de livre escolha - para transmitir o programa, que continua obrigatório.
INTERVALO
Pela lei sancionada, “A Voz do Brasil” continua de transmissão obrigatória, agora entre 19 e 22 horas, e não mais em horário único - das 19 às 20 horas.
OBRIGADAS
As rádios educativas são obrigadas a transmitir o programa às 19 horas, assim como as vinculadas aos poderes legislativos nos dias em que não houver sessão deliberativa no plenário da respectiva casa.
HEMISFÉRIO
Programa de rádio mais antigo do Brasil e do Hemisfério Sul ainda em execução, “A Voz do Brasil” - antigamente chamada "Hora do Brasil" - completa 83 anos em 2018. Em 1938, a veiculação passou a ser obrigatória nas rádios, com o horário fixo das 19 às 20 horas.
AMIGO
O programa foi criado por um amigo de infância do ditador Getúlio Vargas e passou a ser transmitido em 22 de julho de 1935, com o nome de "Programa Nacional". Em 1939, passou a ser editado pelo Departamento de Imprensa e Propaganda, o temido DIP.