Aneel prevê aumento de mais de 20% nas contas de luz
Sábado 17/03/18 - 12hEstimativas da Aneel mostram que as contas de luz devem ter aumento acima de 10% neste ano no Brasil. A avaliação é de que as concessionárias, com previsão de reajuste ordinário, feito todos os anos, devem seguir o percentual autorizado para a Light, que aumentou a tarifa em 10,36%. É o caso da Eletropaulo (em São Paulo) e da Copel (Paraná).
CEMIG
As contas dos consumidores das empresas que, além da previsão anual farão também a revisão tarifária – a cada 4 anos –, ficarão mais salgadas: devem ir na linha do que foi autorizado pela Aneel para a Enel Rio, que teve alta de 21,04% para Niterói e outras 66 cidades. Nessa categoria estão Cemig e RGE Sul.
INDÚSTRIA
Os gastos com subsídios, que vão custar R$ 18 bilhões, 30% mais do que em 2017, estão entre os motivos para as altas. A indústria deve ter aumento ainda maior de tarifas: entre 20% e 25%, segundo previsão da Associação de Grandes Consumidores de Energia (Abrace). O reajuste na conta de luz é manchete de capa hoje no jornal “O Estado de São Paulo”.