Vendaval atinge M. Claros, derruba árvore sobre este carro (com pai, mãe e 2 filhos), toca fogo em palmeira imperial, e deixa estragos por muitos bairros. Postes da rede de energia elétrica foram lançados ao chão
Domingo 04/03/18 - 16h03RAIO
Nuvens carregadas e velozes, ventos fortes, trovões e raios atravessaram a cidade no sentido oeste/leste. Na Avenida Dulce Sarmento, defronte a agência do Banco do Brasil, raio atingiu uma palmeira imperial. A copa se incendiou e folhas de fogo caíram sobre uma casa financeira.
CALÇADA
O tráfego foi imediatamente paralisado, à medida que as folhas - muito verdes - caiam em fogo sobre a calçada. O Corpo de Bombeiros, localizado ali perto, não demorou a enviar duas viaturas. Logo que começou o combate às chamas na palmeira atingida, sobreveio a forte chuva, com relâmpagos, raios e trovões.
PISCINA
Placas eram atiradas à distância pelos fortes ventos, enquanto a chuva se encarregava de por fim ao fogo na palmeira e nas chamas que então começavam a atingir uma loja de crédito. O fogo que se esparramava pela calçada foi alcançado por forte enxurrada, transformando o local em extensa e volumosa piscina.
FAMÍLIA
A chuva avançou para o setor leste e na altura do DER uma árvore, como outras por toda a cidade, foi arrancada pela raiz.
QUATRO
A árvore caiu sobre um automóvel que passava, ou estava estacionado, diante do DER, onde pessoas costumam buscar água potável. No interior do carro estavam 4 passageiros: pai, mãe, uma criança de 7 anos e outra de um. Seria funcionário do Banco do Brasil em S. João da Ponte, mas de família de Manga, com mulher e filhos.
OCULTO
Milagrosamente ninguém se feriu. Os grossos galhos da árvore ao atingir o veículo foram amortecidos pelos ramos. O carro ficou lá debaixo, quase oculto, mas logo os Bombeiros informaram que toda a família estava em segurança, sem nenhum ferimento, apesar das avarias externas do veículo (foto acima, da 98 FM).
AGUARDAVAM
Com a queda da grande árvore, a fiação e um poste de energia elétrica vieram abaixo, e os fios ficaram estendidos pela rua. Duas horas depois, agindo com segurança, os Bombeiros aguardavam que uma moto-serra funcionasse, para permitir a remoção dos troncos, das ramas e pequenos galhos, para retirar em segurança a família. Todos, muito calmos, aguardavam o resgate.
TREVO
Por toda a cidade há registro de árvores, galhos caídos, placas, antenas. No Bairro Todos os Santos, um tradicional restaurante quase foi atingido por árvore que desabou. No Trevo do Aeroporto, árvore caiu sobre veículo estacionado, sem vítimas.
AVARIADOS
Muitas partes da cidade estão sem energia elétrica. Postes de luz caíram no Bairro do Melo e na Avenida Sidney Chaves. Os semáforos em muitos locais também ficaram avariados. Há antenas da rede de telefonia celular danificados por pontos diferentes. Da mesma forma, partes da cidade podem anoitecer sem que os serviços de energia elétrica estejam plenamente recuperados.
HOSPITAL
Há informação de que o Hospital Alpheu de Quadros está sem energia elétrica e, por isso suspendeu o atendimento
QUINZE
No Alto dos Morrinhos, a chuva foi de aproximadamente 15mm, medida verificada nos estúdios da Rádio 98 FM, na Vila do Rádio. Chuva modesta, para a extensão dos ventos, raios e trovões do vendaval típico do Verão.
SEIS
Seis postes da Cemig foram derrubados pelo vendaval na Avenida Sidney Chaves, perto do CDL, além de uma grande árvore. O trecho foi fechado ao tráfego.
APAGÃO
Desde antes das 7h, parte de M. Claros está às escuras, atingida por apagão no fornecimento de energia elétrica. E, pela previsão, pode voltar a chover por volta da meia-noite, pela próxima madrugada e amanhã. Neste momento, as nuvens não estão muito carregadas. Antes de anoitecer, o céu esteve bastante claro, depois do vendaval.
JURAMENTO
Na saída de M. Claros para Juramento, árvores caíram e o trânsito chegou a ficar prejudicado.