Fraude faz Itália cancelar cidadania de mais de mil brasileiros, nenhum da região de M. Claros
Segunda 26/02/18 - 16hA cidade italiana de Ospedaletto Lodigiano anunciou o cancelamento de mais de mil cidadanias de brasileiros descendentes de italianos que, segundo a prefeitura, não atendiam os requisitos para a concessão do documento.
INVESTIGAÇÃO
Lista contendo 1.118 nomes foi divulgada no site da prefeitura. Segundo a imprensa italiana, a investigação começou no meio do ano passado e os processos cancelados foram abertos entre julho de 2015 e julho de 2017.
PREFEITURA
O esquema tinha participação de funcionários da prefeitura e de um casal de brasileiros, que faziam o repasse de propina para agentes públicos atestarem a residência de brasileiros que não atendiam o tempo mínimo de permanência necessário para obter a documentação.
CASOS
Há ainda casos de brasileiros que sequer foram à cidade e que, mesmo assim, obtiveram o atestado de residência. Residir na Itália é um requisito fundamental para que um brasileiro possa reconhecer a cidadania no país.
NENHUM
Na lista de mais de mil cidadanias canceladas nenhum nome tem origem nas famílias de descendentes de italianos radicados na região de M. Claros. Como em todo o Brasil, especialmente no sul, italianos também vieram para cá, alguns decidam-se conhecidas, como Veneza.