Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - terça-feira, 5 de novembro de 2024

"Tigre asiático" é achado em Minas com vírus da febre amarela. Estudo da transmissão da doença pelo mosquito vai levar até 60 dias

Sexta 16/02/18 - 12h

O Instituto Evandro Chagas informou que o vírus da febre amarela foi encontrado nos mosquitos Aedes albopictus, conhecidos como “Tigres Asiáticos”. A febre amarela silvestre é transmitida apenas pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes.
RURAIS
O instituto diz ter capturado os insetos no 1º semestre de 2017 em áreas rurais próximas aos municípios de Itueta e Alvarenga, em Minas, e, agora, analisará se eles podem transmitir a doença. O resultado da pesquisa deverá sair em até 60 dias.
“RISCO”
Pesquisadores explicaram que a presença do vírus no mosquito não significa, necessariamente, que o inseto possa exercer o papel de vetor da febre amarela e, por isto, ainda não se pode falar em “risco”. Somente após a conclusão dos estudos, o Instituto Evandro Chagas poderá afirmar se o Aedes albopictus tem esta capacidade de disseminar o vírus.
ADAPTA
“A gente não pode falar em risco. Esse é um mosquito mais silvestre que urbano. Como ele se adapta bem a áreas florestais, ele pode ter sido infectado por macacos, mas não se sabe ainda a capacidade vetorial dele", disse um pesquisador.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais