Irmão diz que Bento 16 sofre de doença debilitante, que o obriga a usar cadeira de rodas
Quinta 15/02/18 - 14hO papa emérito Bento 16 está sofrendo de uma doença em seu sistema nervoso que o obriga a usar uma cadeira de rodas com frequência, disse Georg Ratzinger, irmão dele, a um semanário alemão. Ele afirmou que há temores de que a paralisia possa chegar ao coração.
PRIMEIRO
Bento 16, alemão que em 2013 se tornou o 1º papa em 6 séculos a renunciar, disse no início deste mês estar na última fase da vida e em uma "peregrinação para casa". O papa emérito está com 90 anos de idade.
CORAÇÃO
Georg, de 94 anos, disse que seu irmão está mentalmente saudável, mas que se cansa facilmente. "O maior medo é que em algum momento a paralisia chegue ao seu coração. Aí tudo pode acabar rápido", disse Georg, acrescentando que ora todos os dias por uma morte "boa" para si mesmo e para o irmão.
JARDINS
Ele também contou que os dois conversam todos os dias pelo telefone. "Essa é uma grande dádiva. Neste sentido, ninguém está sozinho". Desde que renunciou, Bento 16, um conservador cujo papado foi marcado por problemas de administração e escândalos financeiros, mora em um antigo convento nos jardins do Vaticano. Ele só faz aparições públicas raramente.