INSS apura denúncia: quadrilhas usam documentos de mortos para aplicar golpes contra segurados vivos
Segunda 05/02/18 - 13hO INSS informou que apura novo tipo de fraude contra aposentados e pensionistas. Quadrilhas estão usando documentos de pessoas mortas para aplicar golpes em segurados vivos.
CONCESSÃO
Neste tipo de golpe, documentos de pessoas mortas são utilizados para concessão de benefício ou para dividir a pensão. "Os fraudadores ´montam´ documentos e apresentam no posto do INSS para habilitar o benefício", explica delegado da Polícia Federal.
ESTELIONATO
"Apresentar esse tipo de documento para concessão de benefício é estelionato", adverte o delegado. Procurado, o INSS disse não ter intermediários. Para evitar este tipo de irregularidade, especialistas recomendam ter cuidado com dados pessoais.
SPC
Bancos e instituições públicas não solicitam informações por telefone ou e-mail. Em caso de perda ou roubo de documentos, é recomendado fazer registro de ocorrência na polícia e comunicar o fato ao SPC e Serasa.
EMPRÉSTIMOS
O aposentado que desconfiar ter sido vítima de fraude deve tirar o extrato do benefício no site da Previdência e acompanhá-lo para ver se há desconto indevido. Ao perceber irregularidades, precisa ir até um posto e pedir para verificar os dados referentes a todos os empréstimos feitos em seu nome.