Resultado do julgamento de Lula deve sair à tarde. (17h45m: vota o terceiro e último desembargador, e condena por unanimidade o ex-presidente a pena já elevada de 9 para 12 anos)
Quarta 24/01/18 - 8hTrês desembargadores devem decidir hoje o futuro do ex-presidente Lula. Dentro de meia-hora, às 8h30, os 3 darão início à sessão no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, sobre o recurso contra a sentença do juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância.
TRIPLEX
Sergio Moro condenou Lula a 9 anos e 6 meses de prisão em julho do ano passado no caso do tríplex do Guarujá, São Paulo.
NEGA
A defesa nega as acusações e pede a absolvição de Lula. Já o Ministério Público Federal quer o aumento da pena. O resultado do julgamento de hoje deve sair à tarde, a menos que haja um pedido de vista. O voto do relator - que será lido tem 430 páginas.
BARRADO
Se a sentença do juiz Moro for confirmada, Lula poderá ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa, sendo impedido de disputar a eleição de outubro.
PRONTIDÃO
A Agência Estado, do jornal Estado de S. Paulo, divulgou que "cerca de 1.500 homens do Exército se encontram desde a noite de terça-feira de prontidão nos quartéis de Porto Alegre, para serem acionados, caso haja qualquer tipo de descontrole na segurança pública e se o governador do Rio Grande do Sul, Ivo Sartori (MDB), solicitar o emprego de tropas ao presidente Michel Temer".
PACÍFICAS
A Agência acrescenta: "A atenção do Exército não se restringe a Porto Alegre, mas a outras cidades por conta da possibilidade de tumulto, embora as informações, até agora, sejam de que as manifestações serão pacíficas, com aglomerações mas sem violência. Entre as cidades no radar de atenção estão São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador, onde são esperadas manifestações de apoio e contrárias a Lula, consideradas normais".
BLOQUEIO
No sul da Bahia, membros da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade bloquearam a BR-101, em Teixeira de Freitas, na manhã de hoje. A Polícia Rodoviária Federal enviou viaturas ao local e informou que agentes negociam a liberação da pista.
DIVIDIDO
O El País, jornal espanhol, vê o Brasil profundamente dividido, e comentou hoje: "Em São Paulo é até possível que os dois lados se encontrem na Avenida Paulista. Outro dos vários simbolismos que encerra esse julgamento, que é muito mais do que um julgamento: o de um país profundamente dividido e sem expectativas de que essa divisão seja superada no curto prazo".
AUMENTOU
(Por volta das 13h45m, depois de horas de leitura de seu voto, o relator do processo, desembargador Gebran Neto, considerou Lula culpado por crime de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, pelo recebimento de um apartamento triplex no Guarujá. Elevou a pena decretada por Sergio Moro de 9 anos e meio para 12 anos e um mês. 2 desembargadores ainda votarão nesta tarde. Após a primeira sentença, o tribunal suspendeu os trabalhos até as 15h).
MAIORIA
(Por volta das das 16h30m, o segundo voto dos 3 possíveis, dado pelo presidente da 8ª turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Leandro Paulsen, manteve a condenação do ex-presidente Lula, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Falta o último voto).
UNÂNIME
(18h45m: último a votar, o desembargador Victor Laus acompanhou os outros 2 juízes e manteve a condenação de Lula, por unanimidade, à pena de prisão elevada de 9 para 12 anos).