Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sábado, 11 de janeiro de 2025

Chuva de granizo, de 26mm nos Morrinhos, inundou avenida de M. Claros (veja imagens), interrompeu o tráfego e danificou telhados. Não se sabe se o avião a serviço da Copasa atuou para fazer chover. Ventos chegaram a 42 km/h

Sábado 13/01/18 - 20h02


Foi uma chuva de granizo, ventos e trovões. Variando de um lugar para o outro, durou cerca de 35 minutos. No Alto dos Morrinhos, onde se localizam os estúdios da Rádio 98 FM, a chuva foi de 26mm.
TERÇO
Contudo, em outros pontos da cidade, especialmente na parte sul e leste, a chuva desta tarde, por volta das 16h, foi mais intensa e inundou o primeiro terço da Avenida Sanitária, especialmente a Avenida Francisco Guimarães até a confluência da Avenida Mestra Fininha.
INTERROMPIDO
Ali, o tráfego de veículos teve de ser interrompido e desviado, pois os dois lados da pista foram completamente inundados, subitamente invadidos pelas águas, como passou a acontecer, até com chuvas menores. Alguns carros que passavam e seus ocupantes tiveram que ser auxiliados para escapar das águas, que subiram repentinamente. (Acima, imagens feitas pela Rádio 98 FM).
GANIZO
A chuva de granizo danificou telhados, inclusive o de parte pequena da cobertura do shopping mais antigo de Montes Claros. Árvores caíram. A previsão da meteorologia era de 8mm hoje e a quantidade registrada no centro foi de 3 vezes mais.
DEIXOU
Agora à noite, a meteorologia deixou de ver chuvas em Montes Claros até o dia 26 de janeiro. Contudo, o tempo segue carregado, escuro, na parte sul da cidade, insinuando mais chuvas.
MERGULHOU
Não se sabe se o avião contratado pela Copasa para provocar chuvas na Barragem de Juramento atuou para provocar a chuva que caiu na cidade, nesta tarde. Nuvens escuras começaram a se formar por volta das 14h, e antes de cair a chuva uma pequena aeronave foi vista mergulhando nas nuvens. A temperatura caiu cerca de 11 graus - era de 33ºC, por volta das 15h, e recuou para 22, ao fim da chuva que começou com granizo.
CÉLULA
Um instituto meteorológico assim descreveu a chuva em M. Claros: “Uma intensa célula de temporal se formou na tarde deste sábado (13) na altura do município de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais despejando grande carga de precipitação, além de granizo e muitos raios.A estação meteorológica automática operada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou vento máximo de 11,7 m/s (42,1 km/h).”

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais