Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Marinha argentina revela “nova” última mensagem de submarino desaparecido. Governo diz que não foi informado das chamadas

Quinta 07/12/17 - 7h

A Marinha da Argentina revelou a existência de uma "nova" última mensagem enviada pelo comandante do submarino ARA San Juan ao chefe de operações do Comando da Força de Submarinos, no dia em que desapareceu com 44 tripulantes. Até o momento, acreditava-se que a última mensagem havia sido a que ele comunicava "entrada de água do mar pelo sistema de ventilação ao tanque de baterias número 3”.
OITO
Mas, depois que a empresa Tesacom revelou que 8 chamadas por satélite haviam sido feitas pelo submarino no dia 15 de novembro, a Marinha admitiu que nova mensagem foi enviada depois dessa. Na chamada, o comandante pergunta se duas mensagens anteriores haviam sido recebidas, informa que está "em plano de periscópio (a 18 metros), em velocidade de 5 nós e avaria controlada".
CRISE
O caso acabou criando uma crise entre a Marinha e o governo, que diz não ter sido informado da existência das chamadas e pediu que uma investigação interna fosse aberta.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais