Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sexta-feira, 8 de novembro de 2024

General brasileiro rebate críticas à presença de militares dos EUA em exercício, nesta semana, na fronteira do Brasil, Colômbia e Peru

Quarta 08/11/17 - 8h

O general Guilherme Theophilo, que foi comandante militar da Amazônia e é o principal nome do Amazonlog, exercício logístico multinacional que será realizado nesta semana, rechaçou críticas à presença de militares americanos na região de Tabatinga.
TEORIA
O general classificou de "teoria da conspiração" as críticas à presença de norte-americanos na selva amazônica. As declarações do general ocorreram durante coletiva de imprensa na abertura do Amazonlog, em Tabatinga, cidade a 1.100 quilômetros de Manaus.
AJUDA
O exercício vai simular desastres naturais em que militares atuarão em missões de ajuda humanitária, simulando circunstâncias de terremotos, furacões, enchentes ou secas.
FRONTEIRA
O exercício será coordenado a partir de Tabatinga, cidade na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, região da rota do tráfico de drogas. Observadores de outros países, como Alemanha e Japão, participarão do evento, nesta semana.
CONVITE
Os norte-americanos atuarão a convite do Exército brasileiro, em intercâmbio de experiências, já que atuam em desastres naturais em seu território, como no furacão Irma, na Flórida.
TOTAL
Apenas os exércitos brasileiros, peruano e colombiano atuarão com tropas. Os americanos participarão de ações de logística, com avião enviado para o transporte de passageiros. No total, serão 72 militares de nações amigas, de um total de 2 mil homens.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais