Aceito em 144 países, passaporte do Brasil é o “mais poderoso” da América Latina e o 14º do mundo
Quinta 26/10/17 - 9h Aceito em 144 países, o passaporte brasileiro é o "mais poderoso" da América Latina e Caribe e fica em 14º lugar no mundo, segundo a consultoria internacional Arton Capital.
RESTRIÇÕES
A lista da Arton é feita com base nas restrições a cidadãos de cada nacionalidade e o número de países nos quais é possível entrarem sem visto. Como muitas das posições são ocupadas por vários países, há mais do que 13 países à frente do Brasil na lista mundial.
BRASILEIRO
Quem possui um passaporte brasileiro tem acesso livre a 144 países sem ter de apresentar um visto, mais do que os 143 países alcançados pelos passaportes da Argentina e do Chile, que estão em 15º na lista.
CINGAPURA
Em 1º lugar, como o "mais poderoso do mundo", está o passaporte de Cingapura. Com acesso sem visto a 159 países, superou o passaporte alemão, que aparece em 2º lugar, com 158 países.
EUA
Em 3º lugar, estão a Coreia do Sul e a Suécia, com acesso a 157 países sem necessidade de visto, enquanto o Afeganistão é último no ranking, com apenas 22 nações permitindo que seus cidadãos entrem livremente. Os EUA ocupam a 6ª posição.