Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Nobel de Física vai para cientistas dos EUA que detectaram ondas gravitacionais, antevistas por Eistein em 1915 como deformações no tempo/espaço

Terça 03/10/17 - 8h

O Prêmio Nobel de Física de 2017 foi para os cientistas norte-americanos Kip Thorne, Rainer Weiss e Barry C. Barish, que em 2016 anunciaram a detecção das ondas gravitacionais. O anúncio foi feito hoje.
EINSTEIN
Previstas por Albert Einstein em 1915, em sua teoria da relatividade geral, ondas gravitacionais são deformações no tempo-espaço, semelhante às ondas que aparecem na superfície de um lago quando se joga uma pedra.
BRASIL
No caso, as ondas gravitacionais se propagam na velocidade da luz. Na prática, tal fenômeno estica e puxa o Universo. O trabalho dos norte-americanos contou também com a participação de um grupo do Brasil, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
ACADEMIA
A escolha do vencedor do Nobel é feita pela Academia Real Sueca de Ciências, na Suécia. Os vencedores de 2017 dividirão o prêmio de 9 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 3,5 milhões).

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais