Ataque nuclear vindo de submarino atingiria Washington em apenas 12 minutos - e a decisão precisa ser rápida. Setores dos EUA temem que Trump autorize guerra atômica.
Quinta 14/09/17 - 13h01Autoridades e setores dos Estados Unidos estão preocupados com a possibilidade de o presidente Trump, considerado instável, iniciar um ataque nuclear contra a Coreia do Norte. O ex-secretário nacional de Inteligência admite que a possibilidade é "assustadora e preocupante".
MINUTOS
Só o Congresso dos EUA pode declarar guerra, mas um ataque nuclear precisa ser decidido em minutos, uma vez que mísseis disparados de silos chegariam a Washington em 30 minutos. O prazo cai para 12 minutos se o míssil atômico sair de submarino no Atlântico.
AUXILIAR
A "bola de futebol", que permite ordenar um ataque atômico, fica com auxiliar a 15 segundos do presidente. Tal mala contém códigos, planos de ataque, procedimentos de segurança e equipamento secreto de comunicação.
REFERENDADA
Por ela, Trump é conectado à sala de guerra do Pentágono. Segundo fontes norte-americanas, por tempo, filmes de Hollywood divulgaram a ideia, descartada por especialistas, de que a ordem precisa ser referendada pelo secretário de Defesa.
OGIVAS
Trump teria sua identidade checada pelo chefe-adjunto do Comando Militar Nacional, através de contrassenha. Confirmada, a ordem é inserida no sistema, que gera mensagem criptografada de 150 caracteres. A mensagem chega aos centros militares, que têm 1.800 ogivas prontas para o ataque.