Ventos de setembro giram os redemoinhos e, neles, a lenda do "diabinho". (Mínima foi de 18 graus em M. Claros, nesta madrugada, mas vai voltar aos 13 - diz a meteorologia)
Sexta 01/09/17 - 11h10 A temperatura máxima em M. Claros, que hoje está estimada em 31 graus pela meteorologia, deverá recuar neste sábado, domingo e segunda para 28 graus. A mínima, de 17, prevista para hoje, vai cair para 13, em M. Claros, até terça-feira - diz a meteorologia.
DEZOITO
Nesta madrugada, a menor temperatura registrada no Alto dos Morrinhos, na Vila do Rádio, onde ficam os estúdios da 98 FM, foi de 18 graus.
VENTOS
A previsão é de sol em M. Claros, hoje, com tempo parcialmente nublado amanhã. Neste momento, a temperatura é de 27 graus, com ventos de 21 km e umidade do ar em 40%, devendo cair mais, à tarde.
REDEMOINHO
Os ventos de agosto, transbordados para setembro, aceleram um fenômenos verificado na região por tempos imemoriais, e que há dias são vistos por toda a Montes Claros: os redemoinhos, ou redemunhos, como dizem moradores de Minas Gerais. Guimarães Rosa, no Grande Sertão:Veredas eternizou a crença de que, nele, opera um diabinho.
O DEMO
Gerações de meninos acreditaram no demo no meio do redemunho, depois descrito por Guimarães Rosa:
"Redemoinho: o senhor sabe – a briga de ventos. O quando um esbarra com o outro, e se enrolam, o dôido espetáculo. A poeira subia, a dar que dava escuro, no alto, o ponto às voltas, folharada, e ramarêdo quebrado, no estalar de pios assovios, se torcendo turvo, esgarabulhando. (...) redemunho era d’Ele – do diabo. O demônio se vertia ali, dentro viajava. Estive dando risada. O demo! Digo ao senhor. Na hora, não ri? Pensei. O que pensei: o diabo, na rua, no meio do redemunho…