Caso Triplex: Moro condena o ex-presidente Lula a 9 anos e 6 meses de prisão, mas não manda prendê-lo. Tripex foi confiscado
Quarta 12/07/17 - 14h23O ex-presidente Lula foi condenado, nesta quarta-feira, a 9 anos e 6 meses de prisão por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá.
INELEGIVEL
Se confirmada a condenação pelo Tribunal Regional Federal, o ex-presidente além de preso ficará inelegível. O recurso ao tribunal leva um ano e meio para ser decidido, em média.
ACUSADO
Lula foi acusado de se beneficiar de dinheiro desviado da Petrobras na compra e reforma do tríplex no Guarujá. E no transporte de acervo presidencial quando deixou o Planalto.
IMEDIATA
Moro disse que a prisão imediata de um ex-presidente "não deixa de envolver certos traumas" e que a "prudência" recomenda que se aguarde o julgamento em segunda instância.
INTIMIDAÇÃO
Acrescentou, na sentença, que "até caberia cogitar" o decreto de prisão diante do comportamento de Lula, com medidas de intimidação ao juiz e de outras autoridades, e de episódios de orientação de destruição de provas.
LIBERDADE
O ex-presidente Lula poderá recorrer da condenação em liberdade. Na sentença, o juiz Moro confiscou o tripex.