Ex-ministro Geddel Vieira Lima é preso preventivamente, na Bahia, por ordem de juiz federal de Brasília
Segunda 03/07/17 - 17h22O ex-ministro e ex-deputado Geddel Vieira Lima foi preso, há pouco, pela Polícia Federal, na Bahia, cumprindo ordem de prisão preventiva de juiz federal em Brasília, sem tempo de duração. O pedido foi feito pelo Ministério Público e pela Polícia Federal, para quem o ex-ministro tentou atrapalhar as investigações em curso sobre a sua gestão na vice-presidência de pessoa jurídica da Caixa Econômica Federal, entre 2011 e 2013.
DEPOIMENTOS
A Procuradoria da República no Distrito Federal disse que a prisão "tem como fundamento elementos reunidos a partir de informações fornecidas em depoimentos recentes do doleiro Lúcio Bolonha Funaro, do empresário Joesley Batista e do diretor jurídico do grupo J&F, Francisco de Assis e Silva".
VANTAGENS
O Ministério Público Federal disse que Geddel atuou contra possíveis delações premiadas do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha e do doleiro Lúcio Funaro, os dois presos pela Lava Jato. Na apuração do MPF, Geddel tentou que Cunha e Funaro recebessem vantagens para não fazer delação, além de “monitorar” o comportamento do doleiro..