EUA suspendem importação de carne bovina fresca do Brasil. Indústria culpa reação à vacina de aftosa pelo problema
Sexta 23/06/17 - 7hO secretário de Agricultura dos EUA anunciou a suspensão da importação de carne bovina fresca do Brasil. A suspensão veio após os resultados negativos em testes de qualidade da carne brasileira que entra nos Estados Unidos.
REJEITADOS
Em comunicado, o Departamento de Agricultura americano informou que, em teste, 11% dos produtos de carne fresca brasileira importados foram rejeitados. A suspensão vale "até que o ministério de Agricultura brasileiro tome medidas corretivas que os EUA achem satisfatórias".
REAÇÃO
O presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadores de Carnes disse que o problema se deve a uma reação da vacina de febre aftosa. Segundo ele, os componentes do medicamento provocaram abscessos na carne.
A NOTA
A íntegra da declaração do secretário de agricultura dos EUA que suspendeu a importação é a seguinte:: “Garantir a segurança do nosso fornecimento de alimentos é uma de nossas missões principais, e nós a levamos muito a sério. Apesar de o comércio internacional ser uma parte importante do que fazemos no USDA, e o Brasil ter sido 1 de nosso parceiros por muito tempo, minha prioridade é proteger os consumidores americanos. É isso que fizemos suspendendo as importações de carne fresca do Brasil. Eu cumprimento o trabalho do Serviço de Segurança Alimentar do USDA por proteger minuciosamente a alimentação que damos para nossas famílias.”
VIAGEM
O ministro Blairo Maggi, da Agricultura, anunciou que irá aos Estados Unidos prestar esclarecimentos necessários para reverter a suspensão..