“Empresa quer devolver BR-040 sem duplicação”, diz jornal de BH. É a rodovia que vai de Juiz de Fora a Brasília e que atende o Norte de Minas
Quinta 01/06/17 - 12hO jornal “O Tempo”, de Belo Horizonte, destaca hoje que “a Via 040, empresa responsável pela administração de 936,8 km da BR–040, de Juiz de Fora, na Zona da Mata, a Brasília, avalia a possibilidade de devolver o trecho ao governo federal se houver a sanção da Medida Provisória das Concessões, que permite rompimento de contrato quando houver incapacidade de atender obrigações assumidas para, assim, ocorrer a relicitação”.
DEMORAR
Com isso, segundo o jornal, “a duplicação da rodovia em Minas, que praticamente não saiu do papel, pode demorar mais”. O governo confirmou que foi sondado pela Via 040 sobre a possibilidade de receber de volta a BR-040. A concessão do trecho começou em março de 2014, com prazo de 30 anos.
DUPLICAÇÃO
O contrato prevê a realização de obras de recuperação e manutenção, serviços operacionais, conservação e aumento de capacidade, incluindo a duplicação de mais de 700 km. Até o momento, 73 km foram duplicados, a maior parte em Goiás, segundo a concessionária. No entanto, 11 praças de pedágio estão em funcionamento há quase 2 anos, 10 delas em Minas.