Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - domingo, 17 de novembro de 2024

Depois de bombas e fogo na Esplanada em Brasília, governo esvazia ministérios e autoriza o Exército a agir como polícia até 31 de maio. Marinha e Aeronáutica participam

Quarta 24/05/17 - 16h59

O presidente Michel Temer assinou decreto autorizando que tropas federais reforcem a segurança na Esplanada dos Ministério, onde se realizam desde cedo manifestações de protesto contra o governo.
FOGO
O ministro da Defesa, no momento em que sedes de ministérios eram atacadas, inclusive com fogo, tornou público o teor do decreto, publicado em edição extra do "Diário Oficial da União" e já em vigor. Por ele, foi autorizado o emprego das Forças Armadas no período entre 24 e 31 de maio.
TROPAS
O ministro resumiu: "O senhor presidente [Michel Temer] decretou, por solicitação do senhor presidente da Câmara, a ação de garantia da lei e da ordem e, nesse instante, tropas federais se encontram neste palácioi [do Planalto] no Palácio do Itamaraty e logo mais estarão chegando tropas para assegurar que os prédios dos minsitérios sejam mantidos incólumes".
DEGRINGOLOU
O ministro da Defesa entendeu que a manifestação em Brasília estava prevista como pacífica, mas "degringolou na violência, no vandalismo, no desrespeito, na agressão ao patrimônio público e na ameaça às pessoas".
GRAVE
Já o presidente da Câmara também deu sua versão: "Eu pedi o apoio das Forças Nacionais, sim. Agora, qual foi o instrumento que ele [Raul Jungmann] usou foi uma decisão do governo. Agora, de fato, o ambiente na Esplanada era grave e, para garantir a segurança tanto dos manifestantes quanto daqueles que trabalham na Esplanada e no Congresso, eu fui ao presidente que a Força Nacional pudesse colaborar neste momento junto com a Polícia do Distrito Federal", disse Rodrigo Maia.
1200
O Exército informou que deslocará 1200 homens para a Esplanada dos Ministérios. Marinha e Aeronáutica já deslocaram contingentes seus para a segurança do Palácio do Itamaraty e do Ministério da Defesa.
MINISTÉRIOS
Instalações de 6 ministérios - Planejamento, Saúde, Fazenda, Trabalho, Ciência e Tecnologia e da Agricultura e Meio Ambiente - foram danificadase e desocupadas.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais