New York Times: “escândalo da carne lança dúvida sobre pilar da economia brasileira”
Segunda 20/03/17 - 7hO jornal “New York Times” disse que “o escândalo envolvendo mais 30 empresas alimentícias brasileiras acusadas de mudar a data de vencimento de carnes estragadas, maquiar seu aspecto ou usar químicos para mascarar o mau cheiro teve grande repercussão internacional”. Para o "New York Times", o escândalo "lança dúvidas sobre a indústria do agronegócio no Brasil, um pilar relativamente firme da fraca economia do país".
“GOLPE”
O jornal diz que “a investigação é mais um ‘golpe’ na economia brasileira, que tem ‘lutado para se recuperar de escândalos colossais na Petrobras, a companhia nacional do petróleo, e na Odebrecht, uma construtora gigante’".
ADULTERADAS
“Segundo as autoridades, as ações fraudulentas incluíam alterar os rótulos e as datas de vencimento dos produtos, injetar água na carne para aumentar seu peso e tratar as carnes com ácido ascórbico, substância potencialmente cancerígena”, destaca o New York Times. Ainda de acordo com a investigação, “as carnes adulteradas acabavam aprovadas por fiscais do Ministério da Agricultura, que recebiam suborno das empresas para isso”.