Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - quinta-feira, 27 de agosto de 2026

Jornal de BH: "Quatro pessoas (de S. Paulo) são presas suspeitas de aplicar golpes se passando por servidores públicos em Montes Claros. Segundo a PM, grupo coletava dados pessoais das vítimas para contratar empréstimos e realizar financiamentos"

Quinta 27/08/26 - 16h09

16h01m, quinta-feira, do jornal O Tempo, de BH:




Quatro pessoas são presas suspeitas de aplicar golpes se passando por servidores públicos em Montes Claros





Segundo a PM, grupo coletava dados pessoais das vítimas para contratar empréstimos e realizar financiamentos.



Suspeitos são dois homens e duas mulheres, vindos de São Paulo.



Quatro pessoas, sendo dois homens e duas mulheres, foram presas nesta quinta-feira (27), em Montes Claros, no Norte de Minas, suspeitas de integrar um grupo que aplicava golpes em diferentes cidades da região.



Segundo a Polícia Militar, os suspeitos se passavam por servidores públicos para conquistar a confiança das vítimas e obter dados pessoais.


De acordo com a PM, as informações eram utilizadas posteriormente para realizar empréstimos, financiamentos e outras operações financeiras em nome das vítimas.


"Eles coletavam dados sensíveis dessas pessoas e, por meio desses dados, contratavam empréstimos, realizavam financiamentos e tomavam outras medidas a fim de lesar essas pessoas", explicou o Tenente Mendes, da Polícia Militar. Prisão
A prisão aconteceu durante a manhã, na Avenida Plínio Ribeiro, no bairro Santo Antônio, em uma ação conjunta entre a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar.

Segundo o inspetor Diego da Guarda Municipal, o veículo utilizado pelos suspeitos havia sido identificado anteriormente por uma câmera de monitoramento. A placa foi cadastrada no sistema de monitoramento do município, o que permitiu o acompanhamento do automóvel.


"O nosso sistema de rádio passou as informações da localização desse veículo, bem como o trajeto que estaria percorrendo, e, diante disso, foi iniciado uma ação integrada entre a guarda municipal e a polícia Militar, sendo esse veículo localizado e abordado", disse o inspetor.
Durante a abordagem, foram encontrados no veículo máquinas de cartão, celulares lacrados, um aparelho para aferição de pressão e pranchetas com papéis.

Os quatro suspeitos são da cidade de São Paulo. Segundo os agentes da Guarda Municipal, eles utilizavam um veículo alugado, que pode ter sido uma tentativa de dificultar a identificação do grupo. O grupo foi conduzido a delegacia junto com os materiais apreendidos.

Vítimas em Montes Claros
A Polícia Militar informou que até o momento pelo menos, 4 vítimas, foram identificadas, em Montes Claros e outras cidades da região.

Durante as diligências, uma pessoa procurou as autoridades e relatou que os suspeitos teriam realizado um financiamento de um veículo em seu nome. Também teriam sido contratados empréstimos de aproximadamente R$ 6 mil.

Prefeitura de Montes Claros alerta moradores
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros informou que tomou conhecimento de relatos envolvendo pessoas que estariam se apresentando como servidores da Prefeitura para realizar abordagens em residências.


A Secretaria recomenda que os moradores sempre solicitem a identificação formal do profissional antes de permitir sua entrada em casa.

Em caso de dúvida, a identidade do agente pode ser confirmada junto à unidade de saúde responsável ou pelos telefones (38) 2211-4313 e (38) 2211-4305.


A orientação é que, diante de qualquer comportamento suspeito, o morador não permita a entrada da pessoa na residência, não entregue documentos, não forneça fotografias, senhas ou informações bancárias e comunique imediatamente o caso à Polícia e à unidade de saúde.

A Prefeitura também recomenda que sejam preservadas informações que possam ajudar na identificação dos suspeitos, como características físicas, nomes utilizados, números de telefone, veículo, placa e horário da abordagem.

***


Resumo:



Quatro pessoas foram presas em Montes Claros suspeitas de aplicar golpes se passando por servidores da Prefeitura local.

O grupo é investigado por enganar principalmente idosos.

Em um dos casos, duas mulheres se passaram por servidoras municipais e causaram um prejuízo de 18 mil reais a uma idosa de 71 anos.

Em outra situação, uma vítima teve um empréstimo de 12 mil reais feito em seu nome.

As prisões ocorreram após o sistema de monitoramento Guardiã dos Montes, da Prefeitura, que conta com 520 câmeras em 82 pontos da cidade, localizar o veículo usado pelo grupo.

O carro, que era alugado, foi abordado na Avenida Deputado Plínio Ribeiro.

Com os suspeitos foram apreendidas maquininhas de cartão, celulares, crachás e roupas.

A Prefeitura de Montes Claros orienta a população a desconfiar de abordagens em casa.

Os servidores municipais que fazem visitas são conhecidos e utilizam veículos oficiais.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais