Publicado nos Estados Unidos: governo acredita que o colapso na economia cubana resultará num governo democrático neste ano
Quarta 21/01/26 - 23h58
O jornal americano Wall Street Journal relata que a administração Trump busca ativamente intermediar uma mudança de regime em Cuba até o final deste ano.
Segundo a publicação, o governo norte-americano está procurando pessoas influentes em Havana para negociar o fim do regime comunista no país.
O jornal afirma que os Estados Unidos avaliam que a economia cubana está à beira do colapso e que o regime está muito mais vulnerável após perder o aliado estratégico Nicolás Maduro, preso após a intervenção militar americana na Venezuela.
Em suas redes sociais, Trump havia sugerido que Cuba fizesse um acordo, ameaçando bloquear o envio de petróleo e dinheiro.
Em resposta, o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, defendeu o direito do país de manter relações comerciais sem interferência externa.
O Departamento de Estado dos EUA declarou ao jornal que é fundamental para sua segurança nacional que Cuba seja governada por um regime democrático e não abrigue forças de países adversários.
O governo cubano não se pronunciou oficialmente sobre o relato.


