Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - sexta-feira, 7 de novembro de 2025

10h38m, da PM: "A operação foi desencadeada simultaneamente nas cidades de M. Claros, C. de Jesus, S. Francisco, Janaúba, Januária, Brasília de Minas, Patis, Campo Azul e Ponto Chique, todas..."

Sexta 07/11/25 - 10h39

10h38m, sexta-feira, da Polícia Militar:

(...)

A Polícia Militar de Minas Gerais realizou, na noite desta quinta-feira (06), o lançamento regional da 1ª Fase da Operação BACO – Adegas do Crime, ação estratégica e integrada contra o financiamento do crime organizado no Norte de Minas.

A operação foi desencadeada simultaneamente nas cidades de Montes Claros, Coração de Jesus, São Francisco, Janaúba, Januária, Brasília de Minas, Patis, Campo Azul e Ponto Chique, todas pertencentes à área da 11ª RPM.

Equipes da PM atuaram em endereços previamente identificados por levantamentos de inteligência criminal, com foco em fiscalizar e identificar estabelecimentos comerciais que possam estar sendo utilizados como fachada financeira para lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas.

Durante as ações, foram apreendidos/recolhidos:
* 11 papelotes de cocaína
* 13 garrafas de uísque de 1 litro
* 12 miniaturas de uísque de 50 ml
* 38 garrafas de cachaça de 200 ml
* 16 garrafas de bebidas variadas (com indícios de descaminho)
* bebidas diversas com indícios de irregularidades

Também foram destruídos/descartados:
* 2 miniaturas de uísque de 50 ml
* 38 litros de cachaça
* 11 litros de licor de pequi
* 159 embalagens de 50 ml de licor de pequi

Verifica-se que o crime organizado vem se sofisticando e ampliando a utilização de comércios formais para dissimular valores ilícitos.

A Operação BACO mira diretamente esse fluxo clandestino.

“Nosso propósito é cortar a fonte de abastecimento financeiro do crime, proteger o comerciante honesto e aumentar a sensação de segurança da nossa comunidade”, destaca a 11ª RPM.

A ação contou com atuação integrada com órgãos parceiros, como Receita Federal do Brasil, Instituto Mineiro de Agropecuária, Corpo de Bombeiros Militar e Prefeituras, fortalecendo a fiscalização administrativa e a segurança jurídica de todas as ações executadas.

A Polícia Militar seguirá monitorando os indicadores de produtividade da operação, que terá continuidade com novas incursões planejadas ao longo do período pré-estabelecido para o desenvolvimento da 2ª fase da operação.

***

11h06m, sexta-feira, do jornal O Tempo, de BH:

Operação “Adegas do Crime” combate lavagem de dinheiro e tráfico no Norte de Minas

As equipes da PM atuaram em estabelecimentos previamente identificados por levantamentos de inteligência criminal, com o objetivo de fiscalizar e coibir comércios suspeitos de servir como fachada para lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas

A Polícia Militar de Minas Gerais realizou, na noite desta quinta-feira (6), o lançamento regional da 1ª fase da Operação BACO – “Adegas do Crime”, uma ação estratégica voltada para o combate ao financiamento do crime organizado no Norte de Minas.

Coordenada pela 11ª Região de Polícia Militar (RPM), a operação foi desencadeada simultaneamente em nove cidades: Montes Claros, Coração de Jesus, São Francisco, Janaúba, Januária, Brasília de Minas, Patis, Campo Azul e Ponto Chique.

As equipes da PM atuaram em estabelecimentos previamente identificados por levantamentos de inteligência criminal, com o objetivo de fiscalizar e coibir comércios suspeitos de servir como fachada para lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas.

Em Montes Claros, a ação contou com cerca de 100 homens, entre militares e agentes civis, além de aproximadamente 50 veículos — entre viaturas e automóveis de instituições parceiras — empregados nas diligências da operação.

Durante as ações, foram apreendidos:

11 papelotes de cocaína;

13 garrafas de uísque de 1 litro;

12 miniaturas de uísque de 50 ml;

38 garrafas de cachaça de 200 ml;

16 garrafas de bebidas variadas, com indícios de descaminho;

outras bebidas com irregularidades constatadas.

Também foram destruídos ou descartados:

2 miniaturas de uísque de 50 ml;

38 litros de cachaça;

11 litros de licor de pequi;

159 embalagens de 50 ml de licor de pequi.

De acordo com a PM, o crime organizado vem aperfeiçoando suas estratégias e utilizando comércios formais para disfarçar valores ilícitos. A Operação BACO tem como foco principal interromper esse fluxo financeiro clandestino.

“Nosso propósito é cortar a fonte de abastecimento financeiro do crime, proteger o comerciante honesto e aumentar a sensação de segurança da comunidade”, destacou a 11ª RPM em nota.

A operação contou com o apoio de diversos órgãos parceiros, entre eles a Receita Federal do Brasil, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), o Corpo de Bombeiros Militar e Prefeituras Municipais. A atuação conjunta fortaleceu a fiscalização administrativa e garantiu segurança jurídica durante toda a execução das ações.

A Polícia Militar informou ainda que continuará monitorando os indicadores de produtividade da operação, que terá novas incursões planejadas ao longo do período de desenvolvimento da 2ª fase da Operação BACO.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais