Brasil, México e Colômbia pedem atas da reeleição na Venezuela, "a fim de evitar uma escalada de episódios violentos"
Quinta 01/08/24 - 18h57Brasil, Colômbia e México emitiram uma nota conjunta nesta quinta-feira (1º), pedindo a divulgação das atas eleitorais na Venezuela e solução para o impasse político através das "vias institucionais".
A crise vem desde a reeleição de Nicolás Maduro, contestada pela oposição e por países que viram fraude e irregularidades no processo eleitoral.
Os presidentes do México, do Brasil e da Colômbia conversaram remotamente.
Pedem cautela nas manifestações e se oferecem para apoiar diálogo entre o governo acusado e a oposição.
A NOTA
A nota conjunta diz:
“Os governos do Brasil, da Colômbia e do México felicitamos e expressamos nossa solidariedade com o povo venezuelano, que compareceu massivamente às urnas em 28 de julho para definir seu próprio futuro.
Acompanhamos com muita atenção o processo de escrutínio dos votos e fazemos um chamado às autoridades eleitorais da Venezuela para que avancem de forma expedita e divulguem publicamente os dados desagregados por mesa de votação.
As controvérsias sobre o processo eleitoral devem ser dirimidas pela via institucional. O princípio fundamental da soberania popular deve ser respeitado mediante a verificação imparcial dos resultados.
Nesse contexto, fazemos um chamado aos atores políticos e sociais a exercerem a máxima cautela e contenção em suas manifestações e eventos públicos, a fim de evitar uma escalada de episódios violentos.
Manter a paz social e proteger vidas humanas devem ser as preocupações prioritárias neste momento."
***
✅ Clique para seguir o canal da 98FM/montesclaros.com no WhatsApp👇🏻
Acesse aqui
Importante: ao abrir o canal no WhatsApp pela primeira vez, CLIQUE em SEGUIR para receber todas as notícias seguintes